segunda-feira, 19 de abril de 2010

Projeto : "Profissões"

Título: PROJETO : PROFISSÕES

Texto:
O projeto apresentado abaixo procura valorizar o trabalho inter e transdisciplinar. Pode ser aplicado, com adaptação, às turmas de diferentes níveis e idade cronológica, que possuam ou não alunos inclusos.



Objetivo geral da Proposta: Desenvolver práticas contextualizadas diferenciadas e heterogêneas, que tenham relação com o mundo do trabalho, visando atender as particularidades dos alunos com necessidades educativas especiais, valorizando suas habilidades e potencialidades, removendo as barreiras e promovendo a aprendizagem significativa dos conteúdos curriculares, bem como sua inclusão nos contextos social e educacional.
Objetivos Específicos:
_ Valorizar as diferentes profissões nos vários espaços e épocas;
_ Conhecimento e discussões sobre perfil do profissional, diversidade de profissões e sua importância na sociedade, para o aluno futuramente escolher conscientemente a profissão que deseja;
_ Construção da identidade social com novas perspectivas e projetos de vida.
_Valorizar as diversas formas de expressão cultural, cultivadas através do Trabalho.
ATIVIDADES SUGERIDAS:
_ Visitas a entidades públicas, filantrópicas e privadas para a realização de pesquisa, entrevistas e/ou gravações e demais atividades planejadas e pré-estabelecidas pelos professores das diferentes áreas;
_ Pesquisa de campo, bibliográfica e investigativa e divulgação dos dados coletados, para contextualização, enriquecimento do trabalho e alcance de melhores resultados;
_ Produção impressa ou on-line, pelos alunos, de livro e/ou guia de profissões, depoimento de trabalhadores, sobre a trajetória profissional dos pais.
ÀREAS TRABALHADAS: Português, Matemática, Informática e Áreas do desenvolvimento.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
O primeiro passo metodológico será a socialização entre os professores e gestores da escola e alunos de uma série previamente escolhida (de preferência a que possua mais alunos com necessidades educativas especiais inseridos e que freqüentam apoios especializados (S.R. ou CAE) sobre o projeto a ser desenvolvido, em sua totalidade. A partir daí fazer o encaminhamento para as seguintes atividades:
ATIVIDADE 1- Contextualização
OBSERVANDO OS TRABALHADORES EM SEU OFÍCIO NOS ARREDORES DA ESCOLA
Sugerimos que o professor convide os alunos para um passeio pela quadra da escola ou ao centro da cidade, para observação das atividades desenvolvidas pelos trabalhadores.
No retorno, solicitar que contem o que viram: quais as atividades, quem estava realizando, para quê, etc.
Peçam que descrevam ou imitam os trabalhos realizados pelas pessoas. Explique-lhes o significado e conceito da palavra trabalho. Escolha uma das profissões, comente e contextualize-a o máximo possível em atividades intra e extra-classe.
Afixe na parede ou quadro de giz, várias imagens representando o TRABALHO. Peça que observem com atenção as imagens e as descrevam.
JOGOS PEDAGÓGICOS: Separar os alunos da sala em 3 grupos. Dois grupos ficarão na sala e o 3º grupo sairá da sala. Ao som de uma música pré-escolhida, um aluno por vez, entrará na sala e representará através da mímica, gestos e expressões corporais, uma profissão. O grupo que acertar primeiro, ganhará 10 pontos. (obs. Fazer rodízio para a dramatização para que todos participem de todas as atividades). Vence que obter maior pontuação.
1- JOGOS DE FAZ DE CONTA: Poderão ser realizadas simulações, através do jogo do faz de conta, que os alunos da sala são adultos e estão investigando sua vocação profissional e as possibilidades de emprego no mercado local para suas atuações profissionais. Realizar as atividades enumeradas abaixo:
1ª atividade:
ATIVIDADES – LÍNGUA PORTUGUESA
CHUVA DE PALAVRAS: TRABALHO E SEUS DIFERENTES SENTIDOS
1- Instiga aos alunos para falarem palavras, expressões ou frases que possam ser associadas a palavra TRABALHO e vá anotando-as na lousa. Em seguida, organize a classe em grupos e oriente-os a formar, com as palavras ou frases anotadas, conjuntos que tenham sentidos parecidos, obedecendo a um critério estabelecido por eles. Por exemplo: conjunto um (1): legal, gostoso, criativo; conjunto dois (2): chato, exploração,cansativo; conjunto três (3): necessário para viver; etc. Dê a cada grupo uma folha de papel pardo para anotarem os conjuntos formados, verificando se estão agrupados de maneira coerente com o critério que combinaram. Peça que dêem um título a cada conjunto. Terminando, convide-os a apresentar o que fizeram aos colegas e, depois, a afixar as folhas na parede. Na discussão coletiva sobre estas, certifique-se se ficou claro para eles o sentido atribuído ao trabalho (de humanização, alienação e outros), Finalmente, divida a classe em dois grandes grupos e proponha aos integrantes de um grupo (A) que façam uma entrevista com algum profissional empregado (escolher a profissão). Aos do outro grupo (B), que entrevistem um empregador (escolher empresa). Organize com eles um roteiro com as perguntas que irão fazer. Certifique-se de que as questões de jornada de trabalho, local, atividade realizada, condições de trabalho, salário e tipo de empresa sejam contemplados nesse roteiro. (atividade adaptada do livro: Sugestões de Atividades - Combatendo o Trabalho Infantil - CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).
Os alunos deverão pesquisar a trajetória profissional dos pais, através de questionários pré-elaborados por professor/aluno. Pedir que conversem com os pais, perguntando sobre seu trabalho: o que faz, como faz, por que faz, se gostam, com que idade começaram a trabalhar e por quê ( registrar as respostas no caderno e discutir com a turma no dia seguinte) Em seguida poderá ser feita uma pesquisa investigativa, centrada na comunidade do comércio local , para conhecimento das profissões mais rentáveis, mais concorridas, que ocupam maior espaço na cidade, que possuem maior campo de trabalho, consulta aos classificados e cadernos de empregos, entrevista com professores, pais e profissionais, fazendo um paralelo entre o presente e o passado,etc.
2ª atividade: propor que os alunos realizem outra pesquisa, com busca de elementos “in loco”, centrados na comunidade que atuam profissionalmente no comércio local, para conhecimento, por exemplo, das profissões que existem, as mais rentáveis, mais concorridas, que ocupam maior espaço na cidade, que possuem maior campo de trabalho, etc. Deverão ser utilizadas fichas para catalogar, questionários para entrevistas, pesquisa on-line e, principalmente, contato direto com as pessoas nos locais escolhidos para a pesquisa.
Indicamos os links abaixo como sugestões de pesquisa. Eles fazem parte de sites infantis, que contemplam o assunto profissões, de forma lúdica e prazerosa : http://www.junior.te.pt/servlets/Jardim?P=QueFaz&ID=1491 http://www.sitiodosmiudos.pt/57/miniclick.asp?modulo=0107 e http://www.dgct.msst.gov.pt/profissoes2005/7_lista_alfabetica.htm
Sugerimos ainda uma pesquisa na webquest, hospedada no site abaixo para conhecimento sobre as profissões atuais e extintas, bem como as mudanças ocorridas e as exigências para o profissional do futuro. http://www.colsantamaria.com.br/educacional/webquest/4serie/trabalho/intro.htm
2- PRODUÇÃO DE TEXTOS: Propor que os alunos analisem e interpretem a música: Sem trabalho eu não sou nada (Legião Urbana). Após, pedir que produzam um texto sobre o trabalho e sua importância na vida do cidadão. Para sua escrita, os alunos poderão escolher um dos aspectos relacionados ao tema: Finalidade social do Trabalho; A importância de cada profissão para o perfeito funcionamento da sociedade; Comentários sobre as diversas profissões; A postura e a maneira de se vestir ao procurar emprego; A cultura e as informações que as pessoas devem ter; A importância do lazer na vida do profissional, ou outro aspecto ou tema sugerido pelo professor. (Obs. Antes da produção do aluno, o. professor deverá explicar aos alunos cada aspecto relacionado ao tema).

3-TRABALHO EXTRA-CLASSE: Visitas externas, em grupos, em diferentes segmentos da sociedade (farmácia, polícia, fábrica, construção civil, pizzaria, comerciantes, etc.) entrevistando profissionais de diversos setores (se possível)
As várias disciplinas envolvidas podem também auxiliar nas seguintes tarefas:

Matemática com a produção de tabelas e/ou gráficos, representando os dados coletados na pesquisa;
Língua Portuguesa com as produções, inclusive com a confecção de livrinhos, com narração e ilustração sobre a vida profissional da família ou a produção de um guia de profissões;

História poderá trabalhar com a linha do tempo, descrevendo e relatando como foram realizadas as atividades, inserindo fatos, registrando o próprio percurso e a própria história da proposta.
Artes com os desenhos que ilustrarão os livrinhos, etc.

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