Arquivo do blog

quinta-feira, 7 de julho de 2022

 

DISLEXIA :

Distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura escrita e soletração

Pode se apresentar quando uma criança saudável, inteligente, com estímulos sócio culturais adequados e sem problemas de ordem sensorial ou emocional, tem uma dificuldade acima do comum em aprender a ler.

É um distúrbio neurofuncional.  O funcionamento cerebral depende da ativação integrada e simultânea de diversas redes neuronais para decodificar as informações. Pode estar ou não em comorbidade com outros Transtornos de Aprendizagem.

Primeiramente, é necessário a verificação se o aluno realmente possui indicativos de algum transtorno de Aprendizagem, ou apenas dificuldade de aprendizagem.

Depois de Identificado se o aluno tem ou não Indicativos de Dislexia, deve ser conversado com os pais, cuidadores ou responsáveis para entrega do Relatório de Avaliação Psicoeducacional, bem como conversar com os responsáveis sobre os encaminhamentos necessários. A escola também deve ser orientada. A intervenção terapêutica é necessária, com a equipe multiprofissional. Intervenções pontuais devem ser voltadas às particularidades e individualidade do aluno, com o objetivo de auxiliar na superação/minimização de suas dificuldade aceitação de limitações e o mais importante, descobrir suas potencialidades, visando impulsionar, através de suas habilidades, o pleno desenvolvimento em todas as esferas, principalmente a cognitiva, acadêmica, social e emocional.

Fazem parte da Equipe multiprofissional:

Psicopedagogo(a)

Psicólogo(a)

Neurologista

Fonoaudiólogo(a)

Professor(a) do AEE – Atendimento Educacional Especializado, que atua nas Salas de recursos Multifuncionais


Leitura Complementar