Arquivo do blog

quinta-feira, 16 de maio de 2019

ANATOMIA DO SISTEMA NERVOSO


ANATOMIA DO SISTEMA NERVOSO - Aula diferenciada na sala comum- Disciplina : Ciências    - 9º anos - Professora : Sumaia Nassar 

O ensino de Biologia é centralizado em conteúdos extensos e muitas vezes complexos para os alunos, onde há a necessidade expressiva da memorização de conceitos e nomes. Para os alunos que possuem TDAH ou outros transtornos ou deficiências torna-se mais difícil ainda.
Neste sentido, pensando em ofertar situações de aprendizagem que favoreçam o aprendizado de todos os alunos, a professora de Ciências da escola em que atuo no AEE, adotou práticas metodológicas diferenciadas como alternativas mais eficazes para tornar as aulas mais motivadoras e interessantes e promover o aprendizado.

Para tanto , a professora sondou os conhecimentos prévios dos alunos sobre o Sistema Nervoso, perguntando quem já ouviu falar sobre este sistema, quais órgãos eles acham que fazem parte deste sistema, quais as funções desempenhadas pelo sistema nervoso e deixou que os alunos se manifestassem, dando suas opiniões e registrando suas experiências.
Após isso, a professora trabalhou com os alunos um resumo do conteúdo, já preparado antecipadamente por ela e explicou sobre células importantes do sistema nervoso, as principais funções do sistema nervoso, diferenças do sistema nervoso central e sistema nervoso periférico, funcionamento básico do sistema nervoso, etc.

Foi utilizado também o banner que apresentou a anatomia do Sistema nervoso para visualização dos conceitos trabalhados. Esse material é acervo da escola:


A pedido da professora, os alunos baixaram o aplicativo no celular no play store Anatomy System Pro ou Brain & Nervous System Pro III



Criado para ser uma ferramenta acadêmica viável e um guia de referência sério para estudiosos do cérebro, este app traz recursos como imagens realistas, camadas seletivas, função de teste dinâmico, entre outros.
Entre as animações funcionais, estão as de: fluxo de fluido cefalorraquidiano, neurotransmissão, arco reflexo patelar e sinapse Neuronal. O aplicativo também simula a anatomia do cérebro em situações de doenças como astrocitoma (tumor cerebral), oligodendroglioma (tumor cerebral) e esclerose múltipla.
Para uma melhor compreensão da estrutura cerebral, o app permite que o usuário navegue pela anatomia com uma rotação de 360 graus em qualquer direção, que explore 728 etiquetas com áudios com pronúncias, e que teste seus conhecimentos em dois tipos de quiz.
https://www.appgeek.com.br/anatomia/ , acessado em 16/05/2019

Depois de explorarem o aplicativo com orientações e explicações da professora, os alunos foram divididos em grupos para confeccionarem , na prática, materiais didáticos, com material reciclado, os conteúdos abordados. A professora orientou e deu alternativas de materiais que poderiam utilizar , bem como sites para pesquisas sobre o assunto.

O resultado do trabalho foram excelentes e foram expostos no pátio central da escola . Vejam alguns deles:







No AEE :

Não houve necessidade de trabalhar com os alunos da SRM esses conteúdos , pois os alunos assimilaram muito bem na sala comum, mas segue sugestões de como trabalhar no AEE , os conteúdos, caso os alunos não compreendam de forma satisfatória , na sala comum.

Achei bem interessante as aulas que deixarei os links, pois contém informações e recursos didáticos excelentes para trabalhar com os alunos. A linguagem é fácil e objetiva e possui Ferramentas tecnológicas – Atividades Visuais e atividades complementares para serem consultadas , tais como:

http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso1.asp (consultado em 16/05/19, às 11h17min).    
http://www.icb.ufmg.br/mor/anatoenf/sistema_nervoso.htm (consultado em 16/05/19, às 11h42min). 


Jogo: Sistema Nervoso Central :





Quiz

Quiz para testar os conhecimentos sobre  o sistema nervoso, uma das principais partes do corpo humano, os seus órgãos e suas funções, com níveis de dificuldades variados.


Vídeo aula interessante:


Pratica coletiva:

Coloque a turma em círculo e peça que todos os alunos se dêem as mãos. Peça que um aluno inicie um movimento com uma das mãos, e que este deverá ser reproduzido, passado para a frente pelo colega subseqüente, e assim por diante, até o retorno ao primeiro. Este movimento poderá ser um aperto de mão, um sinal, ou até mesmo um pequeno objeto.
Pergunte para a turma qual a importância da transmissão da informação nesta brincadeira. Explique que a informação foi passada de um para o outro através das pontas dos dedos, e isso seria semelhante a sinapses, que ocorrem no sistema nervoso. O braço seria o axônio do neurônio, a mão do colega o corpo celular e os dedos o dendrito dessa célula. O neurônio é a principal célula do sistema nervoso.



Simulado sobre Sistema Nervoso;


Referência bibliográfica:

Nenhum comentário:

Postar um comentário