ANATOMIA DO SISTEMA NERVOSO - Aula diferenciada na sala comum- Disciplina : Ciências - 9º anos - Professora : Sumaia Nassar
O ensino de
Biologia é centralizado em conteúdos extensos e muitas vezes
complexos para os alunos, onde há a necessidade expressiva da
memorização de conceitos e nomes. Para os alunos que possuem TDAH
ou outros transtornos ou deficiências torna-se mais difícil
ainda.
Neste
sentido, pensando em ofertar situações de aprendizagem que favoreçam o aprendizado de todos os alunos, a professora de Ciências da escola
em que atuo no AEE, adotou práticas metodológicas diferenciadas
como alternativas mais eficazes para tornar as aulas mais
motivadoras e interessantes e promover o aprendizado.
Para
tanto , a professora sondou os conhecimentos prévios dos alunos
sobre o Sistema Nervoso, perguntando quem já ouviu falar sobre este
sistema, quais órgãos eles acham que fazem parte deste sistema,
quais as funções desempenhadas pelo sistema nervoso e deixou que
os alunos se manifestassem, dando suas opiniões e registrando suas
experiências.
Após isso,
a professora trabalhou com os alunos um resumo do conteúdo, já
preparado antecipadamente por ela e explicou sobre células
importantes do sistema nervoso, as
principais funções do sistema nervoso, diferenças do sistema nervoso central e sistema nervoso periférico, funcionamento
básico do sistema nervoso, etc.
Foi
utilizado também o banner que apresentou a anatomia do Sistema nervoso para
visualização dos conceitos trabalhados. Esse material é acervo da
escola:
A
pedido da professora, os alunos baixaram o aplicativo no celular no
play store Anatomy System Pro ou Brain
& Nervous System Pro III
Criado
para ser uma ferramenta acadêmica viável e um guia de referência
sério para estudiosos do cérebro, este app traz recursos como
imagens realistas, camadas seletivas, função de teste dinâmico,
entre outros.
Entre
as animações funcionais, estão as de: fluxo de fluido
cefalorraquidiano, neurotransmissão, arco reflexo patelar e sinapse
Neuronal. O aplicativo também simula a anatomia do cérebro em
situações de doenças como astrocitoma (tumor cerebral),
oligodendroglioma (tumor cerebral) e esclerose múltipla.
Para
uma melhor compreensão da estrutura cerebral, o app permite que o
usuário navegue pela anatomia com uma rotação de 360 graus em
qualquer direção, que explore 728 etiquetas com áudios com
pronúncias, e que teste seus conhecimentos em dois tipos de quiz.
https://www.appgeek.com.br/anatomia/
, acessado em 16/05/2019
Depois
de explorarem o aplicativo com orientações e explicações da
professora, os alunos foram divididos em grupos para confeccionarem ,
na prática, materiais didáticos, com material reciclado, os conteúdos abordados. A professora orientou e deu
alternativas de materiais que poderiam utilizar , bem como sites para
pesquisas sobre o assunto.
O
resultado do trabalho foram excelentes e foram expostos no pátio
central da escola . Vejam alguns deles:
No
AEE :
Não
houve necessidade de trabalhar com os alunos da SRM esses conteúdos
, pois os alunos assimilaram muito bem na sala comum, mas segue sugestões
de como trabalhar no AEE , os conteúdos, caso os alunos não
compreendam de forma satisfatória , na sala comum.
Achei
bem interessante as aulas que deixarei os links, pois contém
informações e recursos didáticos excelentes para trabalhar com os
alunos. A linguagem é fácil e objetiva e
possui Ferramentas
tecnológicas
– Atividades Visuais
e
atividades complementares para serem consultadas , tais como:
http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso1.asp (consultado
em 16/05/19, às 11h17min).
http://www.icb.ufmg.br/mor/anatoenf/sistema_nervoso.htm (consultado
em 16/05/19, às 11h42min).
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2004/149/reflexos-do-cerebro/ searchterm=reflexo (consultado
em 16/05/19, às 11h52min).
Jogo:
Sistema Nervoso Central :
Quiz
Quiz para testar os conhecimentos sobre o sistema nervoso, uma das principais partes do corpo humano, os seus órgãos e suas funções, com níveis de dificuldades variados.
Vídeo aula interessante:
Pratica
coletiva:
Coloque
a turma em círculo e peça que todos os alunos se dêem as mãos.
Peça que um aluno inicie um movimento com uma
das mãos, e que este deverá ser reproduzido, passado para a frente
pelo colega subseqüente, e assim por diante, até o retorno ao
primeiro. Este movimento poderá ser um aperto de mão, um sinal, ou
até mesmo um pequeno
objeto.
Pergunte
para a turma qual a importância da transmissão da informação
nesta brincadeira. Explique que a informação foi passada de um para
o outro através das pontas dos dedos, e isso seria semelhante a
sinapses, que ocorrem no sistema nervoso. O braço seria o axônio do
neurônio, a mão do colega o corpo celular e os dedos o dendrito
dessa célula. O neurônio é a principal célula do sistema nervoso.
Retirada
do site:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28632
Simulado
sobre Sistema Nervoso;
Referência
bibliográfica:
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