As atividades abaixo foram trabalhadas com os alunos de 7º ano e 8º como revisão de conteúdos.
Houve grande interesse e participação e principalmente aprendizagem.
Aquecimento
Tempo
previsto: 3 minutos
Orientações: Peça aos alunos que calculem as potências propostas no exercício, encontrando respostas
Fazer
que os alunos retomem as propriedades de multiplicação de divisão
de potências de mesma base.
Orientações: Peça aos alunos que calculem as potências propostas no exercício, encontrando respostas
Propósito:
Discuta
com a turma:
- A base negativa deixará o resultado negativo em que situações?
Materiais
complementares:
Orientações:
-
Agrupe os alunos em trios, que deverão possuir um Juiz e dois
Desafiantes.
-
Entregue o monte com as bases para o juiz de cada time, coloque o
monte com os expoentes entre os dois desafiantes de cada time e peça
que peguem uma moeda para definir a operação. Se não tiverem
nenhuma moeda, peçam para que usem uma borracha, riscando um dos
lados que indicará a multiplicação e o outro a divisão.
-
Leia atentamente com os alunos as regras do jogo, fazendo, se
necessário, uma simulação.
Enquanto
os alunos jogam, circule pela sala observando se os jogadores
entenderam bem as regras do jogo e se estão conseguindo jogar. Não
induza estratégias e deixe com que os alunos desenvolvam suas
próprias técnicas de cálculo. Se necessário, consulte o guia de
intervenção para dicas de como ajudar os alunos esclarecendo
dúvidas e auxiliando-os com seus erros.
Propósito: Fazer com que os alunos desenvolvam estratégias eficientes para cálculos entre duas potências de mesma base.
Tempo sugerido: 30m
Após , os alunos fizeram em dupla e individualmente o dominó de potências e raízes exatas, que eles mesmos me ajudaram a confeccionar . As potências e raízes seguiram o nível que se encontravam os alunos , na sala comum, dando apoio aos conteúdos trabalhados pelos professores .
Segue fotos do jogo :
Nenhum comentário:
Postar um comentário