Arquivo do blog

terça-feira, 28 de maio de 2019

Sistema Respiratório - Construção de um Pulmão Artificial

Professora: Sumaia Nassar
Disciplina: Ciências
Ano: 8° anos
Conteúdo: Sistema Respiratório

Metodologia da Aula:

 A professora iniciou questionando aos alunos  
sobre o que entendiam sobre respiração e se 
respiração pulmonar era o mesmo que respiração
 celular e se estes dois processos tinham ligação
 (obs.: a professora já havia explicado no conteúdo
 anterior sobre células, suas organelas e funções 
e sobre mitocôndrias - uma organela responsável
 pela respiração celular).
Em seguida, a professora fez uma revisão do 
processo de respiração celular e sua ligação
 com o processo de respiração pulmonar, para o
 conteúdo não se tornar fragmentado.
Foi conversado sobre qual gás inspiramos e 
expiramos no processo de respiração pulmonar 
e a importância da circulação sanguínea para o 
transporte destes gases.
O Banner, acervo da escola, sobre o assunto foi 
apresentado e discutido com os alunos,  com 
ênfase nos órgãos que os compõem e o 
envolvimento do músculo diafragma, que separa
 a caixa torácica do abdômen, no processo de 
expiração e inspiração. E ainda sobre as funções
 de cada órgão.

Para entender, na prática o que é, como funciona
 e quais os órgãosdo Sistema respiratório, foi
 proposto aos alunos, a construção de um
 modelo para representar o mecanismo de 
ventilação pulmonar, ou seja , um 
 PULMÃO ARTIFICIAL !!!

Foi repassado, pela professora, os materiais
 a serem utilizados  para construirem o experimento
  e a imagem de como  o modelo deveria ficar:

Materiais:
Garrafa  de plástico pet grande ou pequena cortada
 ao meio, utilizando a parte de cima, onde se encontra a boca 
da garrafa;
Canudo plástico ou cano fino;
Dois balões ou bexigas de festas de aniversário;
Rolha , tampa de garrafa ou massa de modelar para tampar a garrafa;
Dois elásticos ou fita isolante, durex largo ou fita crepe.


Com a experiência, os alunos aprenderam não só o
 funcionamento, mas entenderam como ele realmente
 é, na prática!!!

Vejam os resultados:







Após a construção do Pulmão Artificial os alunos responderam as 
seguintes questões:



1- Expliquem o resultado que vocês observaram quando a borracha da
 bexiga foi puxada
2-Expliquem o que vocês observaram quando a borracha foi empurrada 
para cima
3-Comparem o modelo com o  Sistema Respiratório Humano. 
O que representa:

a) o canudo?
b)a borracha?
c)o balão ou balões dentro da garrafa?
d)a garrafa?

4- Comparando o que vocês observaram com os movimentos 
de inspiração e expiração, é possível afirmar que o
modelo representa perfeitamente 
esses movimentos? Por quê?


Cabe ressaltar que no início, os alunos não entenderam bem
 o porquê da 
construção do modelo, mas conforme foram fazendo uso do
 material, começaram
a entender e responder as perguntas, chegando a seguinte conclusão:


Na imagem, as bexigas que estão dentro das garrafas pet 
correspondem aos pulmões e as garrafas representam a caixa 
torácica, a bexiga que está no fundo da garrafa é uma representação
 do diafragma, já os canos (ou canudos) que saem
 pela boca das garrafas são
 as nossas vias respiratórias. Todo o conjunto forma
 o pulmão humano!!!

NO AEE:

 No AEE (Sala de Recursos), aos alunos que necessitaram, 
foram utilizados  recursos como vídeos, simuladores, atividades de 
associação, jogo da memória, quiz, cruzadinhas, conforme
 seguem abaixo:



Vídeo explicativo de como fazer o Pulmão Artificial ou Caseiro:


 acessado em 28/05/2019


VÍDEO : SISTEMA RESPIRATÓRIO:


SISTEMA RESPIRATÓRIO
Para entender a incrível viagem do ar


MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS


Simulador Diafragma

Nenhum comentário:

Postar um comentário