EQUAÇÃO DE 1º GRAU
Equação
do 1º grau (primeiro grau) é
nada mais do que uma igualdade entre as expressões, que as
transformam em uma identidade numérica, para um ou para mais valores
atribuídos as suas variáveis.
A
incógnita é o valor que precisamos achar para encontrar a solução
para a equação. A variável que não conhecemos (incógnita)
costumamos representá-la na equação pelas letras x,
y
e
z.
Numa equação do
primeiro grau, o expoente da incógnita é sempre 1.
Exemplo:
- 5 + x = 8 Essa equação se transforma numa identidade, fazendo:
- x = 3 ⇒ 5 + x = 8 ⇒ 5 + 3 = 8 ⇒ 8 = 8 temos uma identidade.
A
letra x
na
equação é denominada a variável da equação ou incógnita,
enquanto que o número 3
é
chamado de solução
da equação,
conjunto
verdade ou
raiz.
Na equação acima, o que
está antes da igualdade é chamado de primeiro membro, e o que está
do lado direito é chamado de segundo membro da equação.
Exemplo:
- 3x – 12 (1º membro) = 7 + x(2º membro)
Tipos de equações
As equações podem ter
uma ou mais incógnitas ou variáveis, como queira chamar:
Exemplos:
- 4 + 2x = 11 + 3x (uma incógnita ou uma variável, a variável x)
- y – 1 = 6x + 13 – 4y (duas incógnitas ou duas variáveis, x e y)
- 8x – 3 + y = 4 + 5z – 2 (três incógnitas ou três variáveis, x,y e z)
Observação:
não importa se a variável apareceu várias vezes, o que conta é
quantas variáveis diferentes tem na equação.
Exemplo:
x
+ 1 = x + 2,
temos uma variável, o x,
e não duas, não é a quantidade que levamos em conta.
Equações numéricas
É a equação que não
tem nenhuma outra letra diferente a não ser a das incógnitas.
Exemplo:
- x – 5 = -2x + 22
Equações literais
Toda equação que contém
outra letra, além das que representam as variáveis.
Exemplo:
- 3ax – 5 = ax + 4 (variável é x)
Como resolver uma equação de primeiro grau?
Para resolver uma equação
do primeiro grau deve-se levar em consideração que ao mudarmos as
variáveis (incógnitas) e os valores numéricos de posição na
equação, a igualdade deve continuar sendo verdadeira.
Também
devemos ficar atento com o sinal de cada variável ou valor numérico,
pois para que a igualdade continue valendo devemos inverter o sinal
ao mudar de lado na equação, apenas quando se trata de uma adição
ou
subtração.
Dessa
forma, uma multiplicação
passa
para o outro lado dividindo, uma divisão
passa
multiplicando, uma subtração passa somando e uma soma passa
subtraindo. Veja:
Exemplo:
Encontrar o valor de x
na
equação: 3x
+ 2 = x + 1
Dessa
forma, o valor da variável x que
torna a equação verdadeira é –1⁄2.
Vamos ver outro exemplo.
Exemplo:
Encontrar o valor de x para
a equação: -5x
= -5
Existem
duas formas de responder essa equação, multiplicando os dois lados
por -1,
para tornar toda a equação positiva ou manter o sinal e lembrar que
durante a divisão de dois números negativos o sinal muda para
positivo. Veja:
Equação
do 1º grau solução
Atenção:
sempre
pode-se multiplicar os dois lados por -1, apesar de ser mais útil
quando o lado que possui a incógnita for negativo.
Lista
de exercícios com gabarito:
Sugestóes
de atividades online:
Atividades
para fixação no AEE
Vídeo
para explicar a resolução da Equação do 1º grau
Atividade:
Dar as equações seguintes para o aluno resolver:
6x
+ 3 = 4x + 5
10x
– 9 = 21 + 2x + 3x
10
– (8x – 2) = 5x + 2(– 4x + 1)
x
− 4 = 3
4x
− 9 = 23
x
+ 5 = 8
9x
– 2 = 4x + 18
3x
= 15
x − 1 = 5
2(x
+ 5 ) – 4 = 26
Confome
o aluno resolve, ele vai colocando o prendedor nos números referentes ao
resultado da equação
AULA EXPOSITIVA E PROBLEMAS SOBRE EQUAÇÕES DO 1º GRAU
Atividades: (Fonte: Dante 2016) Passe da linguagem usual para
uma expressão algébrica:
a) Cinco menos um número:
_______________________
b) O dobro de um número mais sete:
_________________
c) Um número dividido por quatro:
___________________
(Fonte: Autora) Monte a equação referente a sentença a seguir:
“Pensei em um número, adicionei 4, tirei 2 e obtive 10. Em que
número pensei?
TESTE INVESTIGATIVO
Colégio Estadual
_________________________________________________.
Nome:
__________________________ nº _____ 7º _____ Data: ___/___/ ___.
1)
Para cada sentença, passe da linguagem usual para uma expressão
algébrica:
a) Pensei em um número e adicionei a 4
________________________
b) O dobro de um número, subtraído 8
__________________________
c) Um número adicionado a um terço desse
número _______________
Sabendo-se que “x” é a variável,
calcule o valor numérico em cada caso:
a) 3x – 4, para x = 2
b) 2x
+ 8, para x = -3
Resolva as seguintes situações:
a) Pensei em um número, adicionei
a cinco e obtive 48. Que número pensei?
b) Um número adicionado a
seu triplo é igual a 16. Que número é esse?
c) O dobro de um
número subtraído 3 é igual a esse número adicionado a doze. Qual
é esse número?
d) Letícia pensou em um número, adicionou a sua
metade e obteve 12. Que número Letícia pensou?
Resolva as
equações:
a) x + 15 = 35
b)3x – 4 = 28
c) 2( x – 2 ) = 16
d) 3z
– 10 = z + 60
JOGOS:
DOMINÓ
Imagem
disponível em:
http://laboratoriodematematicaufu.blogspot.com.br/2012/10/domino-das-equacoes-deprimeiro-grau.html
. Acesso em 10/12/2016.
TABULEIRO
Imagem
disponível em:
http://escolasec21.blogspot.com.br/2016/03/jogo-equacoes-do-1-grau.html.
Acesso em 10/12/2016.
CRUZADINHA
Imagem
disponível em:
http://educandocomjogos.blogspot.com.br/2013/04/cruzadinha-com-equacao-do-1-grau.html. Acesso em 10/12/2016.
JOGO DOS QUADRADOS
Imagem
disponível em:
http://www.douradosagora.com.br/noticias/dourados/com-jogos-professora-ensinamatematica-e-aumenta-rendimento.
Acesso em 10/12/2016.
É HORA DE JOGAR
Público Alvo
A partir da 9ª série/9º ano.
Competências e Habilidades:
Obter o dominio no cálculo mental usando as quatro operações fundamentais com números naturais em equações de 1º grau, despertar interesse pelos ensinamentos matemáticos básicos, raciocínio e convívio social.
Material:
28 peças/pedras com diferentes inscrições de equações de primeiro grau, utilizando das quatro operações matemáticas básicas.
O Jogo
Número de Participantes:
- 2 - um contra o outro.
- de 4 a 6 - em equipes de 2 ou 3 jogadores.
Objetivo(s):
O jogador/equipe liberar todas as suas peças/pedras da mão.
Regras:
- Os participantes devem jogar um contra o outro ou estar em um grupo de até 3 pessoas (totalizando 6 jogadores);
- Os jogadores devem sentar-se intercalados de acordo com os times, sempre colocando uma pessoa do grupo 1 e em seguida outra do grupo 2.
- Cada participante receberá um número de peças equivalente ao 'número total de peças dividido pelo número total de jogadores', mantendo a proporção jogadores/peças;
- A pedra de saída será a x = -1 e x = -1 (nomeada como a peça 0);
- O próximo a jogar será aquele que estiver à direita do iniciante do jogo;
- O jogador deve encaixar sua peça/pedra na mesa conforme as pedras presentes nas pontas do caminho formado pelo dominó, seguindo as regras do dominó tradicional, porém utilizando da resolução de equações de primeiro grau.
6.1 O jogador que não conseguir encaixar nenhuma pedra/peça nem seu turno deverá ceder sua vez ao próximo adversário da fila. - O vencedor será aquele, jogador ou time, que primeiro encaixar, no caminho/dominó exposto na mesa, todas as suas peças/pedras;
- Caso haja "fechamento" da partida, o vencedor, jogador ou time, será aquele que estiver com a menor quantidade de peças/pedras em mãos.
Fonte: elaborada pelos autor(es).
2- Jogo das Equações
Número de participantes:
3 ou 4
Materiais: papel sulfite de cores diferentes
Preparando o
jogo: Providenciar duas folhas de papel sulfite de cores
diferentes; Dividir cada folha em 12 partes iguais como mostram
as figuras abaixo; Em uma das folhas escrever as equações;
Na outra folha as soluções;
Recortar 24 peças.
Modo de Jogar:
Em cada rodada os participantes misturam as peças e as repartem
igualmente. No caso de 3 participantes, cada um fica com 4 fichas de
cada cor. No caso de 4 participantes, cada um fica com 3 fichas de
cada cor. Ao receber as fichas, cada jogador as verifica e marca um
ponto toda vez que tiver uma ficha com a equação e a ficha com sua
solução. Por exemplo:
O
mesmo deve ser feito nas rodadas seguintes. Os pontos devem ser
anotados em uma folha de sulfite à parte. Vence quem primeiro fizer
5 pontos.
Mais fontes:
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