DEPARTAMENTO DE
EDUCAÇAO ESPECIAL E INCLUSAO
RELATÓRIO
DE AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
(anexo
6)
I. DADOS DE
IDENTIFICAÇÃO:
NRE: Wenceslau Braz
Município:
Wenceslau Braz
Estabelecimento de
Ensino: Escola Estadual “ “- EFM
Nome:
Data
de nascimento: 24/10/2003
Série/Ano: 8º ano
Turno: diurno
Data
da Avaliação:14/02/2019
Avaliadores(es):
Professores da sala comum, pedagoga do colégio e professora da Sala
de Recursos. Multifuncional.
- MOTIVO DE ENCAMINHAMENTO: dificuldades na compreensão, leitura e escrita. E nos conteúdos de Matemática
- SÍNTESE DAS ÁREAS AVALIADAS:
a) Instrumentos -
As
informações do processo avaliativo contidas neste relatório foram
obtidas através de conversas informais com professores da sala comum
e com a aluna, Ficha de Interesse Social, Observações, Jogos
Pedagógicos, Análise da Produção da Aluna (material escolar) e
Atividades Informais.
Bom
raciocínio verbal e vocabulário apropriado para a idade; se
expressa bem, com clareza de ideias, articulação, organização
mental e sequência lógica. Possui
boa sociabilidade com colegas e professores, faz amigos com
facilidade, é alegre. É ativa. Possui
coordenação global dinâmica e estática; coordenação motora
ampla e fina com integração viso motora; bom esquema corporal,
equilíbrio, postura e habilidade espaço temporal.
Já
foi avaliada por equipe multiprofissional, mas nunca tinha
frequentado a SRM, até o ano passado. No ano de 2018, a mãe
procurou
a escola para pedir que a filha frequentasse a SRM, pois a mesma
estava enfrentando muitas dificuldades no processo ensino
aprendizagem, principalmente nas disiciplinas de Matemática e
Ciências. A aluna frequentou a SRM no 2º semestre, com razoável
assuidade. Houve rendimento e melhora da aluna no aprendizado da sala
comum.
A aluna não
é
assídua na sala comum. Possui dificuldade na concentração e
atenção. tem dificuldades em recordar conceitos básicos, regras,
fórmulas, conteúdos estudados, etc.
b) Áreas do
Desenvolvimento e Conhecimento:
Segundo
professores da sala comum, a aluna, no convívio social com os
colegas e professores, é colaborativa e carismática. Sempre
marca suas tarefas e organizada para os estudos.
Cuidadosa
com materiais escolares e boa participação e interesse nas aulas,
porém tem dificuldade de assimilação/compreensão de conteúdos
acadêmicos,
atenção e concentração e na memorização.
Na área
acadêmica, segundo informações coletadas, a aluna faz leitura
compreensiva, identifica ideias implícitas do texto, identifica
gêneros textuais que faz parte da sua realidade. Na escrita, escreve
com erros ortográficos. Utiliza letras maiúsculas para escrever
nomes próprios e em começo de frases. Percebe a relação entre a
oralidade e escrita. Possui dificuldades na estruturação e
organização de textos. A produção oral é coerente e coesa com
sequência lógica de ideias, boa localização temporal e espacial,
mas não consegue representar suas ideias e pensamentos através da
escrita.
A
aluna compreende classificação e seriação numérica de 1 em 1, 2
em 2, 3 em 3, 4 em 4, 5 em 5, 10 em 10, 100 em 100, não estabelece
de forma adequada relações entre unidades de medidas de tempo
(dia e semana, hora e dia, dia e mês, mês e ano, ano e década, ano
e século, década e século, hora e minuto, minuto e segundo),
incluindo leitura de calendário.
Na
disciplina de Matemática, faz representação dos numerais até a
classe dos milhões. Sabe ordens e classes até a ordem do milhar. Na
decomposição tem dificuldades a partir da ordem de milhar. Faz
agrupamento de base 10, realiza leitura, representação e
utilização do SND com a utilização de materiais concretos .
Reconhece valor absoluto e posicional, possui domínio das noções
básicas, realiza operações adição e subtração com recursos e
reservas, compreende o processo da divisão e multiplicação, mas
tem dificuldades na divisão e multiplicação com dois ou mais
números. Não sabe a tabuada. Tem dificuldades na interpretação e
elaboração do enunciado das situações problemas, principalmente
no que exige ideia multiplicativa e repartitiva, mas com mediação,
realiza. Tem dificuldades em noções de fração, domínio de
leitura, escrita e representação gráfica (reconhece, representa e
lê somente até 1/9), no concreto. Reconhece Sist. Mon. Bras., tem
defasagem em noções básicas de grandezas de tempo, comprimento,
massa e capacidade. Reconhece figuras geométricas simples e planas,
não domina porcentagem.
Resolve
situação problemas simples com um raciocínio (adição ou
subtração). No concreto, resolve situação problema com dois
raciocínios, compreendendo a ideia repartitiva e multiplicativa.
Necessita
ser trabalhado as representações gráfica (mapas) , figuras
geométricas complexas (figuras planas e tridimensionais) e sólidos
geométricos, interpreta tabelas e gráficos simples.
Nos
aspectos psicomotores, a aluna tem consciência corporal,
identificando todas as partes do corpo..
Tem lacunas nos pré
requisitos de Português e Matemática.
Durante a
avaliação, confrontando-se com os pareceres orais dos professores e
as atividades realizadas com apoio especializado, percebe-se que a
aluna possui dificuldades , principalmente em Matemática
Entretanto, percebeu-se que a aluna assimila conteúdos explicados
facilmente, se tiver apoio individualizado
e de forma diferenciada.
Percebeu-se
dificuldade na compreensão de explicações quando o ambiente está
ruidoso ou tem várias pessoas falando ao mesmo tempo. A aluna
queixa-se que não entende, que o barulho a atrapalha. Conversaqndo
melhor sobre as dificuldades apresentadas pela aluna, sugere-se que a
mesma realize testes de Processamento Auditivo Central , pois a
mesma tem indicativos de DPAC
- MEDIDAS DE INTERVENÇÃO
Estimular
a participação, através de perguntas direcionadas, sobre o
conteúdo trabalhado.
Desenvolvimento
da leitura
Construção
de narrativa oral, respeitando o tempo da aluna
Ajustar a
atividade ao ritmo de compreensão e execução da aluna para que ela
possa cumpri-la.
Reduzir a
quantidade de exercícios de avaliação.
Usar formas
variadas para explicar um determinado conteúdo.
Fazer sempre
relação do conteúdo novo, com o que já foi aprendido e com as
experiências da aluna.
Usar sempre um
número reduzido de conceitos ou um único que explique o que se
quer.
Desenvolver
momentos de explanação de assuntos fora da sala de aula variando os
ambientes.
Destacar e
apontar sempre a informação fundamental da atividade, fazendo-os
anotarem.
Evitar textos
longos, muitas anotações ou copia de informações do livro.
Dar sempre dicas
e pistas para a atividade a ser resolvida.
Evitar pressionar
o aluno para o término das atividades. Por isso, é fundamental a
adequação de temporalidade.
Usar instrumentos
de avaliação alternados como oral, resposta múltipla, planejar
avaliações com poucas atividades, fazer avaliação, de assunto por
assunto.
Ampliar na sala
um ambiente cooperativo, amigável, estimulando que os alunos
cooperem com a aluna em explicações, grupo de atividades.
Se possível,
usar a televisão e data show com imagens ou animações para
introduzir um conteúdo.
Ilustrar sempre
as aulas e explicações e estimular os alunos a fazerem o mesmo.
Variar sempre que
possível o material didático e se possível, usar o computador. Ele
é estimulante para pesquisas e buscas. Força a leitura e
compreensão.
Dividir o
conteúdo a ser explicado por tópicos pequenos, fazendo intervalos
com perguntas dos pontos principais.
Incentivar as
respostas às indagações sobre o tema, propondo discussões.
Fazer uso de
resposta em coro, para facilitar a compreensão e retenção.
Utilizar atividades
que desperte o interesse, com imagens, caça-palavras, cruzadinhas,
vídeos para debates, jogos on line, para reforçar os conteúdos
trabalhados.
Utilizar materiais
concretos no aprendizado de conteúdos matemáticos,
reforçar
a tabuada no concreto, utilizando música, jogos coletivos, etc.,
Valorizar as
capacidades da aluna, elogiando, para melhorar a auto-estima,
Iniciar com tarefas
curtas, e em número menor, para que não exija muita concentração
da aluna. Encorajar iniciativas,
Reforçar o que há
de melhor na aluna,
Priorizar e
focalizar o que é mais importante sobre os conteúdos abordados,
Oferecer variados
tipos de leituras, como histórias infantis, revistas, gibis,
jornais, dicionários, receita, música, etc.
Estabelecer um
trabalho integrado com professores de atividades complementares,
caso necessário,
Trabalhar
conteúdos matemáticos de forma contextualizado e de acordo com a
realidade da aluna. Procurar situações vivenciadas pelos mesmos
para trabalhar o conteúdo,
Mostrar
onde a aluna utilizará, no contexto social aquele conteúdo
apresentado, mostrando -lhe a importância do mesmo.
- ENCAMINHAMENTOS:
Pedagógico:
classe comum com orientação para o professor e Apoio Especializado
, em contraturno, 2 vezes por semana.
Outros:
avaliação neurológica
Avaliação clínica
para verificação se a aluna possui DPAC
VI -OBSERVAÇÕES
COMPLEMENTARES:
WENCESLAU BRAZ, 14
de fevereiro DE 2019.
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Diretora da Escola
______________________________________
Pedagoga
___________________________________
Silvana Bassani da
Silva
Professora da SRM
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