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quinta-feira, 17 de outubro de 2019

MODELO DE AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR DE ALUNO COM INDICATIVOS DE DPAC ( DISTÚRBIO DE PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL)







SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇAO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇAO ESPECIAL E INCLUSAO


RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

(anexo 6)


I. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
NRE: Wenceslau Braz
Município: Wenceslau Braz
Estabelecimento de Ensino: Escola Estadual “ “- EFM
Nome:
Data de nascimento: 24/10/2003
Série/Ano: 8º ano Turno: diurno
Data da Avaliação:14/02/2019
Avaliadores(es): Professores da sala comum, pedagoga do colégio e professora da Sala de Recursos. Multifuncional.


  1. MOTIVO DE ENCAMINHAMENTO: dificuldades na compreensão, leitura e escrita. E nos conteúdos de Matemática

  1. SÍNTESE DAS ÁREAS AVALIADAS:
a) Instrumentos -
As informações do processo avaliativo contidas neste relatório foram obtidas através de conversas informais com professores da sala comum e com a aluna, Ficha de Interesse Social, Observações, Jogos Pedagógicos, Análise da Produção da Aluna (material escolar) e Atividades Informais.
Bom raciocínio verbal e vocabulário apropriado para a idade; se expressa bem, com clareza de ideias, articulação, organização mental e sequência lógica. Possui boa sociabilidade com colegas e professores, faz amigos com facilidade, é alegre. É ativa. Possui coordenação global dinâmica e estática; coordenação motora ampla e fina com integração viso motora; bom esquema corporal, equilíbrio, postura e habilidade espaço temporal. Já foi avaliada por equipe multiprofissional, mas nunca tinha frequentado a SRM, até o ano passado. No ano de 2018, a mãe procurou a escola para pedir que a filha frequentasse a SRM, pois a mesma estava enfrentando muitas dificuldades no processo ensino aprendizagem, principalmente nas disiciplinas de Matemática e Ciências. A aluna frequentou a SRM no 2º semestre, com razoável assuidade. Houve rendimento e melhora da aluna no aprendizado da sala comum.
A aluna não é assídua na sala comum. Possui dificuldade na concentração e atenção. tem dificuldades em recordar conceitos básicos, regras, fórmulas, conteúdos estudados, etc.
b) Áreas do Desenvolvimento e Conhecimento:

Segundo professores da sala comum, a aluna, no convívio social com os colegas e professores, é colaborativa e carismática. Sempre marca suas tarefas e organizada para os estudos. Cuidadosa com materiais escolares e boa participação e interesse nas aulas, porém tem dificuldade de assimilação/compreensão de conteúdos acadêmicos, atenção e concentração e na memorização.
Na área acadêmica, segundo informações coletadas, a aluna faz leitura compreensiva, identifica ideias implícitas do texto, identifica gêneros textuais que faz parte da sua realidade. Na escrita, escreve com erros ortográficos. Utiliza letras maiúsculas para escrever nomes próprios e em começo de frases. Percebe a relação entre a oralidade e escrita. Possui dificuldades na estruturação e organização de textos. A produção oral é coerente e coesa com sequência lógica de ideias, boa localização temporal e espacial, mas não consegue representar suas ideias e pensamentos através da escrita.
A aluna compreende classificação e seriação numérica de 1 em 1, 2 em 2, 3 em 3, 4 em 4, 5 em 5, 10 em 10, 100 em 100, não estabelece de forma adequada relações entre unidades de medidas de tempo (dia e semana, hora e dia, dia e mês, mês e ano, ano e década, ano e século, década e século, hora e minuto, minuto e segundo), incluindo leitura de calendário.
Na disciplina de Matemática, faz representação dos numerais até a classe dos milhões. Sabe ordens e classes até a ordem do milhar. Na decomposição tem dificuldades a partir da ordem de milhar. Faz agrupamento de base 10, realiza leitura, representação e utilização do SND com a utilização de materiais concretos . Reconhece valor absoluto e posicional, possui domínio das noções básicas, realiza operações adição e subtração com recursos e reservas, compreende o processo da divisão e multiplicação, mas tem dificuldades na divisão e multiplicação com dois ou mais números. Não sabe a tabuada. Tem dificuldades na interpretação e elaboração do enunciado das situações problemas, principalmente no que exige ideia multiplicativa e repartitiva, mas com mediação, realiza. Tem dificuldades em noções de fração, domínio de leitura, escrita e representação gráfica (reconhece, representa e lê somente até 1/9), no concreto. Reconhece Sist. Mon. Bras., tem defasagem em noções básicas de grandezas de tempo, comprimento, massa e capacidade. Reconhece figuras geométricas simples e planas, não domina porcentagem.
Resolve situação problemas simples com um raciocínio (adição ou subtração). No concreto, resolve situação problema com dois raciocínios, compreendendo a ideia repartitiva e multiplicativa.
Necessita ser trabalhado as representações gráfica (mapas) , figuras geométricas complexas (figuras planas e tridimensionais) e sólidos geométricos, interpreta tabelas e gráficos simples.
Nos aspectos psicomotores, a aluna tem consciência corporal, identificando todas as partes do corpo..
Tem lacunas nos pré requisitos de Português e Matemática.
Durante a avaliação, confrontando-se com os pareceres orais dos professores e as atividades realizadas com apoio especializado, percebe-se que a aluna possui dificuldades , principalmente em Matemática Entretanto, percebeu-se que a aluna assimila conteúdos explicados facilmente, se tiver apoio individualizado e de forma diferenciada.
Percebeu-se dificuldade na compreensão de explicações quando o ambiente está ruidoso ou tem várias pessoas falando ao mesmo tempo. A aluna queixa-se que não entende, que o barulho a atrapalha. Conversaqndo melhor sobre as dificuldades apresentadas pela aluna, sugere-se que a mesma realize testes de Processamento Auditivo Central , pois a mesma tem indicativos de DPAC
  1. MEDIDAS DE INTERVENÇÃO
Estimular a participação, através de perguntas direcionadas, sobre o conteúdo trabalhado.
Desenvolvimento da leitura
Construção de narrativa oral, respeitando o tempo da aluna
Ajustar a atividade ao ritmo de compreensão e execução da aluna para que ela possa cumpri-la.
Reduzir a quantidade de exercícios de avaliação.
Usar formas variadas para explicar um determinado conteúdo.
Fazer sempre relação do conteúdo novo, com o que já foi aprendido e com as experiências da aluna.
Usar sempre um número reduzido de conceitos ou um único que explique o que se quer.
Desenvolver momentos de explanação de assuntos fora da sala de aula variando os ambientes.
Destacar e apontar sempre a informação fundamental da atividade, fazendo-os anotarem.
Evitar textos longos, muitas anotações ou copia de informações do livro.
Dar sempre dicas e pistas para a atividade a ser resolvida.
Evitar pressionar o aluno para o término das atividades. Por isso, é fundamental a adequação de temporalidade.
Usar instrumentos de avaliação alternados como oral, resposta múltipla, planejar avaliações com poucas atividades, fazer avaliação, de assunto por assunto.
Ampliar na sala um ambiente cooperativo, amigável, estimulando que os alunos cooperem com a aluna em explicações, grupo de atividades.
Se possível, usar a televisão e data show com imagens ou animações para introduzir um conteúdo.
Ilustrar sempre as aulas e explicações e estimular os alunos a fazerem o mesmo.
Variar sempre que possível o material didático e se possível, usar o computador. Ele é estimulante para pesquisas e buscas. Força a leitura e compreensão.
Dividir o conteúdo a ser explicado por tópicos pequenos, fazendo intervalos com perguntas dos pontos principais.
Incentivar as respostas às indagações sobre o tema, propondo discussões.
Fazer uso de resposta em coro, para facilitar a compreensão e retenção.
Utilizar atividades que desperte o interesse, com imagens, caça-palavras, cruzadinhas, vídeos para debates, jogos on line, para reforçar os conteúdos trabalhados.
Utilizar materiais concretos no aprendizado de conteúdos matemáticos,
reforçar a tabuada no concreto, utilizando música, jogos coletivos, etc.,
Valorizar as capacidades da aluna, elogiando, para melhorar a auto-estima,
Iniciar com tarefas curtas, e em número menor, para que não exija muita concentração da aluna. Encorajar iniciativas,
Reforçar o que há de melhor na aluna,
Priorizar e focalizar o que é mais importante sobre os conteúdos abordados,
Oferecer variados tipos de leituras, como histórias infantis, revistas, gibis, jornais, dicionários, receita, música, etc.
Estabelecer um trabalho integrado com professores de atividades complementares, caso necessário,
Trabalhar conteúdos matemáticos de forma contextualizado e de acordo com a realidade da aluna. Procurar situações vivenciadas pelos mesmos para trabalhar o conteúdo,
Mostrar onde a aluna utilizará, no contexto social aquele conteúdo apresentado, mostrando -lhe a importância do mesmo.
  1. ENCAMINHAMENTOS:
Pedagógico: classe comum com orientação para o professor e Apoio Especializado , em contraturno, 2 vezes por semana.
Outros: avaliação neurológica
Avaliação clínica para verificação se a aluna possui DPAC

VI -OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES:


WENCESLAU BRAZ, 14 de fevereiro DE 2019.




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Diretora da Escola






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Pedagoga






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Silvana Bassani da Silva
Professora da SRM











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