PROJETO
EDUCACIONAL
Um projeto educacional
geralmente tem esses requisitos:
1 - Título
2 - Duração do
projeto
3 - Justificativa
4 - Objetivos
(geral e específicos)
5 - Culminância
6 - Metodologia
ou procedimentos metodológicos
7 - Avaliação
8 - Anexos ou
atividades a serem desenvolvidas
1 - Título:
O título do projeto
é onde colocaremos a nossa ideia, ele pode ser baseado em uma data
comemorativa, em um acontecimento, em atitudes ou qualidades.
Dependendo do título escolhido podemos ou não despertar de imediato
a atenção do que estão em volta.
Exemplo:
Na semana do circo
eu posso criar um título simples como:
O
Circo ou Conhecendo o mundo mágico do circo.
Os dois temas tratam
do mesmo projeto, mas o segundo tema nos dá uma visão geral do como
vai ser desenvolvido este projeto.
2 - Duração do
projeto:
Quanto tempo vai
durar este projeto? A duração do projeto pode ser relativo, pode
durar um dia, uma semana, um mês, um bimestre, um trimestre, um
semestre ou até mesmo um ano letivo.
3 -
Justificativa:
A justifica serve
como uma "introdução", nela você vai relatar quais os
motivos de estar desenvolvendo este projeto na escola, de onde saiu a
ideia, o que fez a escola querer tratar este tema, você pode colocar
a parte histórica ou literária (se for conveniente), seus desejos e
anseios sobre as perspectivas do projeto. Lembre-se, não precisa
escrever uma folha inteira, pois é desnecessário, sugiro de 05 a 10
linhas para a justificativa.
4 - Objetivos
geral e específicos:
Alguns
projetos tem objetivo geral e específicos ou apenas objetivos
específicos.
O
Objetivo geral é o foco principal do projeto, ele deve começar com
verbo, que tem sua terminação sempre em ar, er ou ir, e deve ter
apenas um verbo, evite repetir verbos em diferente terminações.O
objetivo geral deve responder as seguintes perguntas:
1)
O que a sua organização deseja realizar com o Projeto?
2)
Qual problema em especial se quer solucionar?
3)
Que mudanças se quer alcançar?
4)
Que diferença o projeto quer fazer?
Exemplo de objetivo
geral:
- Conhecer o
universo circense.
Nos objetivos gerais
devemos ter muito cuidado ao escolhê-los, não é bom colocar muitos
objetos, pois criará muita abrangência de ideias, dependendo da
duração do projeto, pode não dar tempo de concluí-lo dentro do
prazo, o ideal é que tenha de três até cinco objetivos.
Conhecer, aprender,
fazer, compreender, integrar, interagir, socializar...
5- Objetivos
específicos
Os
objetivos específicos representam os passos necessários para se
alcançar o objetivo geral. Também devem ser redigidos utilizando
verbos no infinitivo e devem expressar uma só ação por objetivo.
São resultados e benefícios quantificáveis.
Para cada objetivo
específico serão definidas atividades e a divisão de
responsabilidade para a execução das mesmas ao longo do ano.
Os
objetivos específicos são passos estratégicos para que o objetivo
geral possa ser alcançado, isto é, eles são capazes de mostrar as
estratégias que serão utilizadas pelo Projeto.
Ex:
1)
Capacitar profissionalmente 100 jovens de poucos recursos na região
de Campinas- SP;
2) Articular parcerias com 5 empresas privadas
das regiões de Campinas para a oferta de estágios remunerados
para os jovens egressos dos cursos profissionalizantes;
6 - Culminância:
Veja aqui o
significado de culminante: O mais
elevado.
Ponto
culminante, diz-se da parte mais elevada de uma coisa:
Fig.
O mais alto grau possível: o ponto culminante da glória.
A culminância de um
projeto é justamente isso, é a finalização dele, é o fechamento,
o encerramento.Ex:
Apresentação de um
show de mágica e teatro com professores para as crianças ou se for
um projeto para dia das mães eu posso fechar com: Um chá para as
mães com apresentação das crianças, ou se for um projeto de
ciências eu posso escolher: uma feira de ciências com curiosidades
e trabalhos realizados pelos alunos.
7 - Metodologia
ou procedimentos metodológicos
O que é
metodologia?
Parte
de uma ciência que estuda os métodos aos quais ela se liga ou de
que se utiliza: metodologia linguística. A
metodologia traz a maneira de como Os integrantes do projeto poderão
introduzir o tema em sala de aula, na escola, onde trará detalhes
de como o professor trabalhará o tema do projeto e aplicará as
suas atividades.
8- Cronograma
O
cronograma do projeto documenta as atividades do projeto, suas
respectivas datas de início e de término, ele mostra quando as
atividades do projeto serão desenvolvidas e
por quem
e, com isso, permite avaliar se o projeto vai terminar no prazo
esperado.
9- Avaliação:
Como vamos avaliar o
projeto durante o processo de desenvolvimento de suas atividades?
A avaliação pode
ser qualitativa e/ou quantitativa.
A avaliação
qualitativa é o grau de aquisições como socialização, interação,
participação e conhecimento que o aluno terá com as atividades e
com seus colegas durante as atividades.
A avalização
quantitativa e geralmente feita por acumulo de notas.
Nos projetos sociais
e nos projetos escolares a avaliação é feita na forma qualitativa;
Exemplo:
poderá avaliar de
acordo com o interesse com a atividades, participação, interação
e socialização com os seus colegas e professores.
Se for quantitativa
poderá ser escrita assim:
Durante o
desenvolvimento do projeto serão feitos trabalhos, apresentações,
etc.
Dependendo do
projeto ele poderá ter avaliação qualitativa e quantitativa.
10 - Anexos ou
atividades a serem desenvolvidas
Os anexos ou
atividades a serem desenvolvidas são sugestões de atividades que os
participantes poderão aplicar , geralmente esses anexos são de
grande valia e devem ser condizentes com o objetivos do projeto.
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