Arquivo do blog

terça-feira, 15 de outubro de 2019

COMO ELABORAR UM PROJETO ?




PROJETO EDUCACIONAL

Um projeto educacional geralmente tem esses requisitos:

1 - Título
2 - Duração do projeto
3 - Justificativa
4 - Objetivos (geral e específicos)
5 - Culminância
6 -  Metodologia ou procedimentos metodológicos
7 - Avaliação
8 - Anexos ou atividades a serem desenvolvidas

1 - Título:
O título do projeto é onde colocaremos a nossa ideia, ele pode ser baseado em uma data comemorativa, em um acontecimento, em atitudes ou qualidades. Dependendo do título escolhido podemos ou não despertar de imediato a atenção do que estão em volta.

Exemplo:
Na semana do circo eu posso criar um título simples como:
O Circo ou Conhecendo o mundo mágico do circo.
Os dois temas tratam do mesmo projeto, mas o segundo tema nos dá uma visão geral do como vai ser desenvolvido este projeto.

2 - Duração do projeto:
Quanto tempo vai durar este projeto? A duração do projeto pode ser relativo, pode durar um dia, uma semana, um mês, um bimestre, um trimestre, um semestre ou até mesmo um ano letivo.

3 - Justificativa:
A justifica serve como uma "introdução", nela você vai relatar quais os motivos de estar desenvolvendo este projeto na escola, de onde saiu a ideia, o que fez a escola querer tratar este tema, você pode colocar a parte histórica ou literária (se for conveniente), seus desejos e anseios sobre as perspectivas do projeto. Lembre-se, não precisa escrever uma folha inteira, pois é desnecessário, sugiro de 05 a 10 linhas para a justificativa.

4 - Objetivos geral e específicos:
Alguns projetos tem objetivo geral e específicos ou apenas objetivos específicos.
O Objetivo geral é o foco principal do projeto, ele deve começar com verbo, que tem sua terminação sempre em ar, er ou ir, e deve ter apenas um verbo, evite repetir verbos em diferente terminações.O objetivo geral deve responder as seguintes perguntas:


1) O que a sua organização deseja realizar com o Projeto?

2) Qual problema em especial se quer solucionar?
3) Que mudanças se quer alcançar?
4) Que diferença o projeto quer fazer?

Exemplo de objetivo geral:
- Conhecer o universo circense.

Nos objetivos gerais devemos ter muito cuidado ao escolhê-los, não é bom colocar muitos objetos, pois criará muita abrangência de ideias, dependendo da duração do projeto, pode não dar tempo de concluí-lo dentro do prazo, o ideal é que tenha de três até cinco objetivos.
Conhecer, aprender, fazer, compreender, integrar, interagir, socializar...

5- Objetivos específicos
Os objetivos específicos representam os passos necessários para se alcançar o objetivo geral. Também devem ser redigidos utilizando verbos no infinitivo e devem expressar uma só ação por objetivo. São resultados e benefícios quantificáveis.
Para cada objetivo específico serão definidas atividades e a divisão de responsabilidade para a execução das mesmas ao longo do ano.


Os objetivos específicos são passos estratégicos para que o objetivo geral possa ser alcançado, isto é, eles são capazes de mostrar as estratégias que serão utilizadas pelo Projeto.

Ex:
1) Capacitar profissionalmente 100 jovens de poucos recursos na região de Campinas- SP;
2) Articular parcerias com 5 empresas privadas das regiões de Campinas  para a oferta de estágios remunerados para os jovens egressos dos cursos profissionalizantes;


6 - Culminância:
Veja aqui o significado de culminante: O mais elevado.
Ponto culminante, diz-se da parte mais elevada de uma coisa: 

Fig. O mais alto grau possível: o ponto culminante da glória.
A culminância de um projeto é justamente isso, é a finalização dele, é o fechamento, o encerramento.Ex:
Apresentação de um show de mágica e teatro com professores para as crianças ou se for um projeto para dia das mães eu posso fechar com: Um chá para as mães com apresentação das crianças, ou se for um projeto de ciências eu posso escolher: uma feira de ciências com curiosidades e trabalhos realizados pelos alunos.

7 -  Metodologia ou procedimentos metodológicos
O que é metodologia?
Parte de uma ciência que estuda os métodos aos quais ela se liga ou de que se utiliza: metodologia linguística. A metodologia traz a maneira de como Os integrantes do projeto poderão introduzir o tema em sala de aula, na escola, onde trará detalhes de como o professor trabalhará o tema do projeto e aplicará as suas atividades.

8- Cronograma
O cronograma do projeto documenta as atividades do projeto, suas respectivas datas de início e de término, ele mostra quando as atividades do projeto serão desenvolvidas e por quem e, com isso, permite avaliar se o projeto vai terminar no prazo esperado.

9- Avaliação:
Como vamos avaliar o projeto durante o processo de desenvolvimento de suas atividades?
A avaliação pode ser qualitativa e/ou quantitativa.
A avaliação qualitativa é o grau de aquisições como socialização, interação, participação e conhecimento que o aluno terá com as atividades e com seus colegas durante as atividades.
A avalização quantitativa e geralmente feita por acumulo de notas.
Nos projetos sociais e nos projetos escolares a avaliação é feita na forma qualitativa; Exemplo:
poderá avaliar de acordo com o interesse com a atividades, participação, interação e socialização com os seus colegas e professores.
Se for quantitativa poderá ser escrita assim:
Durante o desenvolvimento do projeto serão feitos trabalhos, apresentações, etc.
Dependendo do projeto ele poderá ter avaliação qualitativa e quantitativa.

10 - Anexos ou atividades a serem desenvolvidas
Os anexos ou atividades a serem desenvolvidas são sugestões de atividades que os participantes poderão aplicar , geralmente esses anexos são de grande valia e devem ser condizentes com o objetivos do projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário