Arquivo do blog

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Modelo de PAE - aluno com TDAH

Anexo  C


COLÉGIO  ESTADUAL "   " - EF

PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL  DI, DFN, TGD, TFE


ANO LETIVO 2017 - 1º BIMESTRE

I – IDENTIFICAÇÃO

Professor da SRM: Silvana Bassani da Silva  
Nome do aluno(a):  
DN.: 14/01/2005 série: 6º ano A turno: matutino  
Diagnóstico registrado no SERE: Distúrbios de Aprendizagem  : Indicativos de  TDHA  (  Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ).

II - CARACTERIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Avaliação pedagógica acadêmica    
Levantamento dos aspectos de conteúdo acadêmicos do ano de matrícula do estudante e funções como memória, atenção, linguagem... obtidos através do relatório da avaliação psicoeducacional e/ou avaliação do rendimento escolar.

K.A é uma aluna com nível intelectual dentro da média ,mas com indicativos de TDHA. Possui boa iniciativa com estratégia de pensamento e ritmo lento com déficit de atenção. A aluna tem dificuldades na interpretação e elaboração de anunciados de situações problemas, no que exige idéia multiplicativa e repartitiva, mas realiza com mediações.Tem dificuldades  em frações SND, cálculo mental e raciocínio lógico matemático.Necessita  maior compreensão de representações  gráficas ( mapas), figuras e sólidos geométricos, interpretação de dados de tabelas e gráficos.
   
Aspectos sociais e psicoafetivos    
Descrição do comportamento esperado para sua faixa etária e situação familiar em relação aos aspectos voltados à aprendizagem do estudante.
A aluna é interessada, insegura,  possui boa auto estima e interege com colegas e professores.. É comprometida com a aprendizagem,   tranquila, extrovertida, educada, muito prestativa, mas é desatenta, principalmente na sala comum. Tem autonomia para fazer seus trabalhos e tarefas, pede ajuda quando está com dificuldades.  Relaciona-se bem com professores e colegas, é participativa e bem-aceita no grupo. Caprichosa com sua aparência e materiais escolares.
.  
III - PLANO DE TRABALHO

Organização do Atendimento: descrever como se dá o atendimento do estudante na SRM (individual ou em grupo), número de atendimentos por semana, carga horária, necessidade de flexibilização curricular no cotidiano da sala de aula e avaliações, organização do trabalho colaborativo com os professores do ensino comum.
O atendimento pedagógico é realizado em grupos , com 02 (dois) atendimentos h/aula por semana.
Até o momento não houve necessidade de flexibilização curricular de grande porte no cotidiano da sala de aula e nas  avaliações. A flexibilização curricular de pequeno porte e organização do trabalho colaborativo com os professores do ensino comum é realizado quando necessário. Como por exemplo: tempo maior para realização das provas de Matemática e utilização da tabuada no dia da prova.    
Objetivo Geral deverá retratar o objeto do trabalho a ser desenvolvido tomando como  referência o acesso ao currículo do ano de matrícula no ensino comum de forma a desenvolver as funções defasadas como  memória, atenção, concentração e percepção...
-Trabalhar as dificuldades encontradas nos conteúdos das áreas acadêmicas, através de atividades diversificadas, usando métodos variados, materiais concreto e outros recursos que possibilitem o aprendizado dos alunos dentro do nível que ele se encontra, com o domínio dos pré requisitos das séries anteriores.
Leitura, oralidade, interpretação de textos e produção textual.
-Interpretar textos de diferentes gêneros textuais, identificando idéias explícitas e implícitas;
.-Produzir textos de diferentes gêneros, de acordo com a função social exigida.
-Expor suas ideias com sequencia lógica e boa organização textual;
-Fazer boa leitura obedecendo pontuação, entonação e ritmo;
--Ter noção de verbos regulares e irregulares;
- Compreensão das principais classes gramaticais
-Realizar concordãncia verbal e nominal de forma adequada
-Sistema Monetário Nacional
-Sistema de Numeração Decimal.
-Sólidos e figuras geométricas.
--Conceitos básicos da matemática.
-Tabuada: compreensão e utilização;
-Divisibilidade;
-Realizar as quatro operações com recurso e reserva;
-Interpretar, elaborar situação problemas, utilizando diferentes processos;
-Dominar os pré requisitos e conteúdos das séries anteriores.

Apoio a Sala comum - Português ( 1º semestre ): Noções de verbos regular e irregular, formas nominais, modo subjuntivo,discursos direto e indireto, frase e oração, sujeito e predicado, modo imperativo, tipos de sujeitos, concordância verbal, verbo de ligação e predicativo do sujeito, acentuação das formas verbais, 
Apoio a Sala comum- Matemática- (1º semestre): Noções de números naturais, frações e números decimais, números negativos, proporcionalidade, razões e porcentagens , construçãoe interpretação de gráficos, áreas e volumes, equações, inequações, ângulos e triângulos, leitura e escrita dos numerais,múltiplos e divisores,mmc, comparação de números inteiros, números inteiros na reta numérica, situações problemas com operações de números inteiros, potenciacção com base negativa, raiz quadrada, expressões com números inteiros, reconhecimento de figuras planas, poliedros, prismas e pirãmides, poliedros regulares, cilindros, cones  e esferas, razão, proporção, grandezas inversamente e diretamente proporcionais
   
Objetivos Específicos  analisar o percurso de aprendizagem e o conhecimento prévio do estudante; criar situações de aprendizagem que aproximem, o máximo possível dos conhecimentos trazidos pelo estudante, do currículo do ano de matricula do mesmo; organizar o espaço, materiais e equipamentos em função das propostas de ensino planejadas em relação ao ano de matricula do estudante no ensino comum; avaliar os resultados obtidos e redirecionar as propostas, que não foram satisfatórias.)

Áreas abordadas e conteúdos a ser trabalhados:
1 Área Cognitiva
2 Área Social
3 Área Emocional
4 Áreas de auto Cuidado
5 Áreas da Linguagem
6 Área Motora
7 Área das Atividades Acadêmicas

Desenvolver o raciocínio lógico verbal percebendo a sequência lógica dos fatos.
Estabelecer associações de ideias, contradições e inferências
Expor suas ideias oralmente ena escrita com sequencia lógica, organização , coerência e coesão efunção da esrita;
Interpretar histórias e diversidade de gêneros textuais lidos e ouvidos, buscando a ideia principal  e secundárias do texto
Identificar e corrigir erros ortográficos
Interpretar e resolver situação problemas, utilizando diferentes processos
Melhorar  a capacidade de cálculo e raciocínio lógico matemático.
Apreender e utilizar os conteúdos matemáticos básicos de forma prática no dia a dia,
 Trabalhar orientação espacial e temporal. Trabalhar no computador jogos pedagógicos on e off line,  webquests, softwares educacionais, simuladores, animações, vídeos, blogs, sites diversos, etc. Atiovidades como; produção de texto, tabuada, operações online, resolução de situações problemas, etc. 
Utilizar  como recurso metodológico: calculadora, tv pendrive, notebook, tablets, computador de mesa, lupa digitral, retroprojetor, pendrive, impressora comum e em Braille, matriais concretos, livros didáticos, atividades impressas, matriais adaptados, jornais revistas, folhetos, bula de remédio, manual de instrução, mapas, roteiros, propagandas, rótulos, etc.
 
IV - PLANO DE AÇÃO
Individualizado,  organizado a partir dos levantamentos das potencialidades e defasagens descritas no relatório de avaliação psicoeducacional ou no relatório do rendimento escolar para o replanejamento. Seleção de aspectos referente às expectativas de aprendizagem propostas no planejamento dos professores do ensino comum do ano de matrícula do(a) aluno(a). Alternativas com vistas ao acesso ao currículo planejado pelo professor da SRM e, caso  necessário, a flexibilização curricular a ser desenvolvida tanto no cotidiano escolar com relação a avaliação na sala de aula do ensino comum.
Ações:
Sentar o(a) aluno(a) perto de alguém que seja um bom modelo a seguir.
Sentá-lo próximo de algum colega que possa apoiá-lo em sua aprendizagem.
Orientar a atenção do(a) aluno(a) para a tarefa que será iniciada. É importante ajudá-lo a descobrir e selecionar a informação mais importante, organizá-la e sistematizá-la.
As rotinas de trabalho devem ser claras. Devem ser evitadas, na medida do possível variações imprevistas.
Não é conveniente fazer atividades com limites de tempo. Isto pode favorecer condutas impulsivas.
Permitir um tempo extra para completar seus trabalhos.
Encurtar períodos de trabalho de modo a coincidirem com seus períodos de atenção.
Dividir os trabalhos que lhes sejam dados em partes menores de modo que elas possam completá-lo.
Dar assistência ao aluno(a) para que ele  coloque metas a curto prazo.
Entregar os trabalhos um de cada vez.
Exigir do(a) aluno(a) menos respostas corretas que do restante da turma.
Dar instruções tanto orais como escritas.
Tentar envolver o aluno na apresentação dos temas ( conteúdos ).
É importante que o aluno esteja em ambientes de trabalho motivantes, com tarefas que sejam significativas . Deve-se atrair o seu interesse e apresentar a ele tarefas que sejam desafiantes. 
Trabalhar jogos  diversificados para melhorar a atenção e concentração: quebra cabeças, formar figuras ocultas, tangran, sete erros, carta enigmática, sequência lógica e outros;
Sempre retomar as quatro operações e situações problemas, bem como o uso da tabuada, trabalhar a escrita , oralidade e leitura  com diferentes estratégias a atendendo a todos os gêneros textuais;
Retomar todos os conteúdos defasados pela aluna  até sua adequada assimilação; e sempre que iniciar um assunto novo que dependa do conteúdo já trabalhado anteriormente.
Se necessário, realizar flexibilização curricular de objetivos, conteúdos, estratégias de ensino, avaliações, temporalidade e organização em função de suas necessidades;
A aluna possui desempenho limítrofe no raciocínio, atenção, memória, capacidade de planejamento, aprendizagem não verbal e verbal, habilidade para manipular estímulos visuais, concentração, atenção imediata e de curto prazo, portanto trabalhar sistematicamente este conteúdos;
Prestar orientações  pedagógicas periódicas  aos professores da sala comum, e orienta-los sobrea necessidade de: maior atenção por parte dos professores( explicações adicionais e apoio individual quando possível), organizar as atividades de acordo com o grau de dificuldade e apropriada ao repertório da aluna, as instruções devem ser passadas por escrito, a fim de que a mesma não venha a esquecê-las; a aluna pode usar agendas, cãmeras do celular para registrar datas de avaliaçõers e trabalhos escolares;
Orientar o aluno a adotar estratégias  para a realização de tarefas escolares e de estudo. tais como:
ter um local e um horário fixo para realizar tarefas e atividades de estudo todos os dias,
o ambiente de estudo deve ser apropriado: iluminação adequada, sem barulho e interferência de pessoas, mobiliário confortável, material organizado, deixar em cima da mesa apenas o material que será utilizado para a atividade , utilizar recursos que ajudem a lembrar do que foi solicitado pela professora ou o que deve ser feito nas atividades como; anotar tudo o que foi dito no caderno ou em uma agenda, utilizar canetas grifa-textos para ajudar a destacar o que for mais importante, fazer lembretes em post-its coloridos, realizar leituras de livros de acordo com seu interesse e faixa etária;
Trabalhar o desenvolvimento da autorregulação e o pensamento matemático.

ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DA SALA COMUM:

1 – Quando  der alguma instrução, pedir ao aluno para repetir as instruções ou compartilhar com um amigo antes de começar as tarefas.

2 – Quando a aluna desempenhar a tarefa solicitada ofereça sempre um feedback positivo (reforço) através de pequenos elogios e prêmios que podem ser: estrelinhas no caderno, palavras de apoio, um aceno de mão… Os feedbacks e elogios devem acontecer SEMPRE E IMEDIATAMENTE após a aluna conseguir um bom desempenho compatível com o seu tempo e processo de aprendizagem.

3 – NÃO criticar e apontar em hipótese alguma os erros cometidos como falha no desempenho. Alunos com TDAH precisam de suporte, encorajamento, parceria e adaptações. Esses alunos DEVEM ser respeitados.

4 – Na medida do possível, oferecer para o aluno e toda a turma tarefas diferenciadas. Os trabalhos em grupo e a possibilidade do aluno escolher as atividades nas quais quer participar são elementos que despertam o interesse e a motivação. É preciso ter em vista que cada aluno aprende no seu tempo e que as estratégias deverão respeitar a individualidade e especificidade de cada um.

4 – Optar por, sempre que possível, dar aulas com materiais audiovisuais, computadores, vídeos, DVD, e outros materiais diferenciados como revistas, jornais, livros, etc. A diversidade de materiais pedagógicos aumenta consideravelmente o interesse do aluno nas aulas e, portanto, melhora a atenção sustentada.

5 – Utilizar a técnica de “aprendizagem ativa” (high response strategies): trabalhos em duplas, respostas orais, possibilidade do aluno gravar as aulas e/ou trazer seus trabalhos gravados em CD ou computador para a escola.

6 – Adaptações ambientais na sala de aula: mudar as mesas e/ou cadeiras para evitar distrações. Não é indicado que alunos com TDAH sentem junto a portas, janelas e nas últimas fileiras da sala de aula. É indicado que esses alunos sentem nas primeiras fileiras, de preferência ao lado do professor para que os elementos distratores do ambiente não prejudiquem a atenção sustentada.

7 – Usar sinais visuais e orais: o professor pode combinar previamente com o aluno pequenos sinais cujo significado só o aluno e o professor compreendem. Exemplo: o professor combina com o aluno que todas as vezes que percebê-lo desatento durante as atividades, colocará levemente a mão sobre seu ombro para que ele possa retomar o foco das atividades.

8 – Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades memoriais: tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos solicitados, usar post-it para fazer lembretes e anotações para que o aluno não esqueça o conteúdo.

9 – Etiquetar, iluminar, sublinhar e colorir as partes mais importantes de uma tarefa, texto ou prova.

Tempo e processamento das informações

1 – Usar organizadores gráficos para planejar e estruturar o trabalho escrito e facilitar a compreensão da tarefa.

2 – Permitir como respostas de aprendizado apresentações orais, trabalhos manuais e outras tarefas que desenvolvam a criatividade do aluno.

3 – Encorajar o uso de computadores, gravadores, vídeos, assim como outras tecnologias que possam ajudar no aprendizado, no foco e motivação.

4 – Reduzir ao máximo o número de cópias escritas de textos. Permitir a digitação e impressão, caso seja mais produtivo para ao aluno.

5 – Respeitar um tempo mínimo de intervalo entre as tarefas. Exemplo: propor um trabalho em dupla antes de uma discussão sobre o tema com a turma inteira.

6 – Permitir ao aluno dar uma resposta oral ou gravar, caso ele tenha alguma dificuldade para escrever.

7 – Respeitar o tempo que cada aluno precisa para concluir uma atividade. Dar tempo extra nas tarefas e nas provas para que ele possa terminar no seu próprio tempo.

Organização e técnicas de estudo

1 – Dar as instruções de maneira clara e oferecer ferramentas para organização do aluno desenvolver hábitos de estudo. Incentivar o uso de agendas, calendários, post-it, blocos de anotações, lembretes sonoros do celular e uso de outras ferramentas tecnológicas que o aluno considere adequado para a sua organização.

2 – Na medida do possível, supervisionar e ajudar o aluno a organizar os seus cadernos, mesa, armário ou arquivar papéis importantes.

3 – Orientar os pais e/ou o aluno para que os cadernos e os livros sejam “encapados” com papéis de cores diferentes. Exemplo: material de matemática – vermelho, material de português – azul, e assim sucessivamente. Este procedimento ajuda na organização e memorização dos materiais.

4 – Incentivar o uso de pastas plásticas para envio de papéis e apostilas para casa e retorno para a escola. Desta forma, todo o material impresso fica condensado no mesmo lugar minimizando a eventual perda do material.

5 – Utilizar diariamente a agenda como canal de comunicação entre o professor e os pais. É extremamente importante que os pais façam observações diárias sobre o que observam no comportamento e no desempenho do filho em casa, assim como o professor poderá fazer o mesmo em relação às questões relacionadas à escola.

6 – Estruturar e apoiar a gestão do tempo nas tarefas que exigem desempenho em longo prazo. Exemplo: ao propor a realização de um trabalho de pesquisa que deverá ser entregue no prazo de 30 dias, dividir o trabalho em partes, estabelecer quais serão as etapas e monitorar se cada uma delas está sendo cumprida. Alunos com TDAH apresentam dificuldades em desempenhar tarefas em longo prazo.

7 – Ensine e dê exemplos frequentemente. Use folhas para tarefas diárias ou agendas. Ajude os pais, oriente-os como proceder e facilitar os problemas com deveres de casa. Alunos com TDAH não podem levar “toneladas” de trabalhos para fazer em casa num prazo de 24 horas.

Técnicas de aprendizado e habilidades metacognitivas

1 – Explicar de maneira clara e devagar quais são as técnicas de aprendizado que estão sendo utilizadas. Exemplo: explicar e demonstrar na prática como usar as fontes, materiais de referência, anotações, notícias de jornal, trechos de livro, etc.

2 – Definir metas claras e possíveis para que o aluno faça sua autoavaliação nas tarefas e nos projetos. Este procedimento permite que o aluno faça uma reflexão sobre o seu aprendizado e desenvolva estratégias para lidar com o seu próprio modo de aprender.

3 – Usar organizador gráfico para ajudar no planejamento, organização e compreensão da leitura ou escrita.

Inibição e autocontrole 

1 – Buscar sempre ter uma postura pró-ativa. Antecipar as possíveis dificuldades de aprendizado que possam surgir e estruturar as soluções. Identificar no ambiente de sala de aula quais são os piores elementos distratores (situações que provocam maior desatenção) na tentativa de manter o aluno o mais distante possível deles e, consequentemente, focado o maior tempo possível na tarefa em sala de aula.

2 – Utilizar técnicas auditivas e visuais para sinalizar transições ou mudanças de atividades. Exemplo: falar em voz alta e fazer sinais com as mãos para lembrar a mudança de uma atividade para outra, ou do término da mesma.

3 – Dar frequentemente feedback (reforço) positivo. Assinale os pontos positivos e negativos de forma clara, construtiva, respeitosa. Este monitoramento é importante para o aluno com TDAH, pois permite que ele desenvolva uma percepção do seu próprio desempenho, potencial e capacidade e possa avançar motivado em busca da sua própria superação.

4 – Permitir que o aluno se levante em alguns momentos, previamente combinados entre ele e o professor. Alunos com hiperatividade necessitam de alguma atividade motora em determinados intervalos de tempo. Exemplo: pedir que vá ao quadro (lousa) apagar o que está escrito, solicitar que vá até a coordenação buscar algum material, etc., ou mesmo permitir que vá rapidamente ao banheiro ou ao corredor beber água. Este procedimento é extremamente útil para diminuir a atividade motora e, muitas vezes, é ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO para crianças muito agitadas.

Referência:
http://www.tdah.org.br

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM- LÍNGUA PORTUGUESA 1º SEMESTRE
1. Efetue leitura compreensiva, global, crítica e analítica de textos verbais e não verbais
2.. Identifique o tema/tese do texto
3. Localize informações explícitas no texto
4. Realize inferência de informações implícitas no texto.
5. Reconheça os efeitos de sentido decorrentes do uso das classes gramaticais no texto
6. Realize inferência do sentido de palavras ou expressões no gênero trabalhado.
7. Reconheça o grau de formalidade e informalidade da linguagem em diferentes textos, considerando as variantes linguísticas
8. Compreenda o efeito de sentido proveniente do uso de elementos gráficos (não verbais), recursos gráficos (aspas, negrito, travessão) e linguísticos no texto.
9.  Identifique os elementos constitutivos do gênero (tema, estilo e forma composicional)
10.Reconheça as diferenças (de posicionamento, de ideias, de intenções) entre textos que tratam do mesmo assunto.
11. Estabeleça as relações existentes entre dois ou mais textos.
12. Atenda à situação de produção proposta (condições de produção, elementos composicionais do gênero, tema, estilo).
13. Organize o texto, considerando aspectos estruturais (apresentação do texto, paragrafação).
14. Utilize recursos textuais de informatividade e intertextualidade
15. Empregue palavras e/ou expressões no sentido conotativo.
16. Utilize as normas ortográficas e de acentuação
17. Realize a adequação do discurso à situação de produção (formal/informal).
18. Leia com fluência, entonação e ritmo, observando os sinais de pontuação
19. Respeite os turnos de fala
20. Organize a sequência da fala

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM- MATEMÁTICA - 1º SEMESTRE

1. Reconheça, compare e represente números racionais e irracionais
2. Efetue cálculos com números racionais e/ou irracionais, envolvendo as seis operações fundamentais
Resolva equações do 1º grau.
3. Reconheça e determine sistemas de equação do 1º grau
Interprete e represente notações científicas
4. Resolva situações-problema envolvendo notações científicas
5. Identifique monômios e polinômios e efetue suas operações
6. Reconheça e determine o quadrado da soma de dois termos
7. Reconheça e determine o quadrado da diferença entre dois termos
8. Reconheça e determine o produto da soma pela diferença de dois termos
 9. Calcule o comprimento de circunferência

Wenceslau Braz, 10 de março de 2017


Assinaturas:

Profissionais das atividades educacionais: ___________________


Pedagoga___________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário