Escola Estadual ................... - Ensino Fundamental
PAE- PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL
DI,
DFN, TGD, TFE - SÉRIES FINAIS
ANO
LETIVO 2017 - Período Vespertino - 3º BIMESTRE
I
– IDENTIFICAÇÃO
Professora
da SRM: Silvana Bassani da Silva
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Nome
do aluno:
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DN.:03/04/2005
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série:
9º
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turno:
manhã
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Diagnóstico
registrado no SERE: Autismo ( classificação até
2013: Asperger)
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II -CARACTERIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Caracterização do
Transtorno ( informação aos professores)
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Avaliação
pedagógica acadêmica
O aluno é assíduo na SRM, é lento na resolução de atividades. Vocabulário de acordo com sua idade, ótima sequência lógica de pensamento ao construir textos. Faz boa leitura com entonação e ritmo...Mostra interesse e consegue concentrar-se na aprendizagem quando o conteúdo é do seu interesse, e não consegue nas disciplinas de estudo em que possui dificuldades, ainda necessita de ajuda pedagógica para realizar suas tarefas, principalmente em Matemática. Melhorou quanto a responsabilidade com seus afazeres escolares. Ainda agitado, tem boa concentração, raciocínio lógico matemático e verbal e sequência de pensamento, faz cálculo mental e sabe a tabuada. Interpreta e identifica ideias principais (oralmente). Produz textos com riqueza de detalhes é muito criativo, porém comete vários erros ortográficos, pontuação e paragrafação, devido a falta de atenção. A letra está legível. Está mais cuidadoso e caprichoso . Na escrita comete erros, troca e omissão de letras. Áreas abordadas e conteúdos a ser trabalhados.1 Área Cognitiva, 2 Área Social, 3 Área Emocional, 4 Áreas de auto Cuidado, 5 Áreas da Linguagem, 6 Área Motora, 7 Área das Atividades Acadêmicas. |
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Aspectos
sociais e psicoafetivos
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O
aluno melhorou seu comportamento, neste ano diminuíram as
ansiedades frente às frustrações, está mais desinibido, e mais
seguro, participativo e aceito em trabalhos em grupo, portanto com
autoestima mais elevada, continua falante, mas tem mantido o
controle não tem muita responsabilidade com seus afazeres
escolares tarefas e trabalhos. Devido a agitação, tem
dificuldade de concentração no momento das explicações. Possui
senso de humor, está mais confiante, algumas vezes se altera para
chamar atenção. A interação social e linguagem necessitam
de maior apoio e trabalho pedagógico. Conteúdos;
1.1 Atenção, 1.2 Memoria -auditiva, 1.3
Memoria-visual, 1.4 Percepção-auditiva, 1.5 Percepção-visual,
1.6 Raciocínio-lógico-sequência lógica, 1.7 Associação de
ideias, 1.8 Reconhecimento de erros, 2.1 Socializações do aluno
em relação a si mesmo, 2.2 Socializações do aluno em relação
a família, 2.3 Socializações do aluno em relação a escola,
2.4 Socializações do aluno em relação a comunidade, 3.1
Auto-identificação, 3.2 Auto-aceitação, 3.3 Valorização
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Organização
do Atendimento: Não há necessidade
de diferenciação curricular até o momento,
pois o aluno tem
conseguido acompanhar, de forma razoavelmente satisfatória,
a série em que estuda. Frequenta Sala de Recursos duas horas
aula, duas vezes na semana, com atendimento em grupo ou
individualmente como se fizer necessário, conforme suas
necessidades
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Objetivo Geral
Possibilitar
a aquisição de conhecimentos das áreas do desenvolvimento e
acadêmicas.. Retomada dos pré-requisitos das áreas do
desenvolvimento e acadêmicas, adquirindo as habilidades
essenciais para que desenvolva sua potencialidade e criatividade,
ampliando seus progressos intelectuais na escola e na vida.
Trabalhar com associação de ideias, ampliação do léxico,
vocabulário, expondo suas ideias com lógica, coesão e
coerência, de forma oral e escrita.
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Objetivos Específicos: Análise do percurso de aprendizagem e o conhecimento prévio do estudante; criar situações de aprendizagem que aproximem, o máximo possível dos conhecimentos trazidos pelo estudante, do currículo do ano de matricula do mesmo; organizar o espaço, materiais e equipamentos em função das propostas de ensino planejadas em relação ao ano de matricula do aluno no ensino comum; avaliar os resultados obtidos e redirecionar as propostas, que não foram satisfatórias. Apoio a Sala comum - Português ( 3º bimestre): Gênero textual: artigos de opinião. Conteúdos: discurso direto e indireto; versificação, métrica, ritmo e rima; estruturação das palavras; formação das palavras; concordãncia nominal e verbal; semântica.
Apoio
a Sala comum- Matemática- (3º BIMESTRE): Funções
do 2º grau ( as funções do 2º grau e suas aplicações,
razões, proporções e segmentos proporcionais), teorema de
tales( teorema de tales nos triângulos), semelhança de
trinâgulos ( aplicando a semenlhança de tringulos, o teorema de
Pitágoras), relações métricas nos triângulos retângulos(
relações métricas nos triângulos retângulos).
Matemática:
Expectativas de aprendizagem :
1-
Compreenda o conceito de função, identificando suas variáveis e
lei de formação.
2-
Resolva situações -problemas envolvendo a relação de
dependência entre grandezas;;
3-
Reconheça uma função afim nas suas representações algébricas
e gráfica;
4-
Reconheça uma Função Quadrática nas suas representações
algébricas e gráfica;
5-
Compreenda e aplique o Teorema de Tales na solução de situações
problemas;
Português-
Expectativas de aprendizagem ;
1-
Reconheça os efeitos de sentido decorrentes do uso das classes
gramaticais no texto;
2-
Realize inferência de sentido de palavras ou expressões no texto
trabalhado;
3-Empregue
palavras e/ou expressões no sentido conotativo ;
4-
Expresse suas ide ias com clareza, coerência e fluência;
5-
organize a sequência da fala .
DIFERENCIAÇÃO
CURRICULAR- ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES DA SALA COMUM:
-
O aluno deverá sentar se sempre nas primeiras carteiras para que
fique sempre aos olhos do professor regente;
-
Sempre após a uma explicação o professor deverá direcionar
perguntas a ele, para ter certeza que está sendo entendido;
-
Procurar dar atenção individualizada, de preferência ir até a
carteira do aluno;
-
Fazer com que o aluno se sinta parte do grupo;
-Procurar
usar palavras simples ao entendimento do aluno;
-Utilizar
materiais concretos e semi concretos para chamar atenção;
-Cobrar
os conteúdos de forma objetiva com avaliações continuas e
atividades diversificadas;
Respeite
o tempo de aprendizagem do aluno e estimule a comunicação com os
colegas. Converse com ele de maneira clara e objetiva e apresente
as atividades visualmente, para evitar ruídos na compreensão do
que deve ser feito.
Também
é aconselhável explorar os temas de interesse do aluno para
abordar novos assuntos, ligados às expectativas de aprendizagem.
Ações que escapam à rotina devem ser comunicadas
antecipadamente.
A
sala de aula oferece muitas oportunidades para aprender
comportamento adequado. Algumas estratégias: Use os outros alunos
como modelos: quando o aluno estiver tendo comportamento
inadequado, lembre de pedir para que observe os colegas. Encoraje
atividades de cooperação quando houver tarefas que possam ser
feitas em pequenos grupos, evitando competição. Seja um modelo
de interação com o aluno: demonstre tolerância, aponte o
comportamento apropriado e seja encorajadora. Reconheça e elogie
alunos que se mostrem colaboradores. Explique meios alternativos
de buscar ajuda, com outras colegas ou outros membros da equipe.
Estimule a amizade, dentro e fora da sala de aula.
Desenvolver
atividades para ampliar a percepção dos sinais sociais e das
atitudes apropriadas as diversas situações. Podem ser feitas a
partir de situações reais ou imaginarias, com uso de teatro,
vídeos, jogos de mímicas, exercícios, discussões.
Amizades:
estimular em suas amizades e orientá-lo a reconhecer as
qualidades de um relacionamento que definem a amizade. Podem fazer
atividades onde descrevem atividades que os amigos fazem juntos,
como reconhecer manifestações de afeto e identificar palavras e
gestos que expressam afeição. Devemos estar atentos para
reconhecer quando imitam comportamentos inadequados de seus amigos
e quando são vítimas de armações por parte de outras crianças.
Adolescentes
com Asperger tornam se mais conscientes de suas dificuldades e
geralmente precisam de mais ajuda em relação aos amigos.
Contato
olho a olho: pode haver diferentes graus de dificuldade de manter
contato ocular ao interagir com outras pessoas. A pessoa com
Asperger, às vezes não percebe a importância do olhar na
comunicação, não consegue interpretar as mensagens sutis no
olhar de seu interlocutor e alguns não conseguem fixar seu olhar
no rosto da outra pessoa por mais que alguns segundos,
Emoções:
a falta de empatia não significa que ele não tenha sentimentos,
mas que fica confuso com os sentimentos das outras pessoas e tenha
dificuldade em expressar suas próprias emoções. Seu rosto e
linguagem corporal não expressam suas emoções no grau esperado
e ele não reconhece bem as mudanças na linguagem corporal das
outras pessoas.
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