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segunda-feira, 7 de outubro de 2019

MODELO DE PAE- ÁREA : AUTISMO


Escola Estadual ................... - Ensino Fundamental

PAE- PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL 


DI, DFN, TGD, TFE - 
SÉRIES FINAIS


ANO LETIVO 2017 - Período Vespertino - 3º BIMESTRE


I – IDENTIFICAÇÃO

Professora da SRM: Silvana Bassani da Silva
Nome do aluno:
DN.:03/04/2005
série: 9º
turno: manhã
Diagnóstico registrado no SERE: Autismo  (  classificação até 2013: Asperger)

II -CARACTERIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Caracterização do Transtorno ( informação aos professores)
Alunos com Asperger não apresentam grandes atrasos no desenvolvimento e nem sofrem com comprometimento cognitivo grave. Esses alunos costumam escolher temas de interesse, que podem ser únicos por longos períodos de tempo - falam repetidamente no assunto que se interessam. Habilidades incomuns, como memorização de sequências matemáticas ou de mapas, ou outras habilidades são bastante presentes em pessoas com essa síndrome. É comum esses alunos apresentarem:
Problemas com habilidades sociais
Dificuldade para interagir com outras pessoas e muitas vezes comportam-se de forma estranha em situações sociais. Geralmente não fazem amigos facilmente, pois têm dificuldade para iniciar e manter uma conversa.
Comportamentos excêntricos ou repetitivos.
Práticas incomuns
As vezes elas podem ter problemas ao usar expressões faciais e ao gesticular, bem como podem apresentar dificuldade para compreender a linguagem corporal e a linguagem dentro de um determinado contexto e costumam ser muito literais no uso da língua.
Poucos interesses
Pode desenvolver um interesse intenso e quase obsessivo em algumas atividades e áreas, tais como prática de esportes, clima ou até mesmo mapas.
Problemas de coordenação
Os movimentos pode parecer desajeitado.
Habilidosos ou talentosos
às vezes são excepcionalmente inteligentes, talentosas e especializados em uma determinada área, como a música ou a matemática, por exemplo.
Avaliação pedagógica acadêmica

O aluno é assíduo na SRM, é lento na resolução de atividades.
 Vocabulário de acordo com sua idade, ótima sequência lógica de pensamento ao construir textos. Faz boa leitura com entonação e ritmo...Mostra interesse e consegue concentrar-se na aprendizagem quando o conteúdo é do seu interesse, e não consegue nas disciplinas de estudo em que possui dificuldades, ainda necessita de ajuda pedagógica para    realizar suas tarefas, principalmente em Matemática. Melhorou quanto a responsabilidade com seus afazeres escolares. Ainda agitado, tem boa concentração, raciocínio lógico matemático e verbal e sequência de pensamento, faz cálculo mental e sabe a tabuada. Interpreta e identifica ideias principais (oralmente). Produz textos com riqueza de detalhes é muito criativo, porém comete vários erros ortográficos, pontuação e paragrafação, devido a falta de atenção. A letra está legível. Está mais cuidadoso e caprichoso . Na escrita comete erros, troca e omissão de letras. Áreas abordadas e conteúdos a ser trabalhados.1 Área Cognitiva, 2 Área Social, 3 Área Emocional, 4 Áreas de auto Cuidado, 5 Áreas da Linguagem, 6 Área Motora, 7 Área das Atividades Acadêmicas.

Aspectos sociais e psicoafetivos
O aluno melhorou seu comportamento, neste ano diminuíram as ansiedades frente às frustrações, está mais desinibido, e mais seguro, participativo e aceito em trabalhos em grupo, portanto com autoestima mais elevada, continua falante, mas tem mantido o controle não tem muita responsabilidade com seus afazeres escolares tarefas e trabalhos. Devido a agitação, tem dificuldade de concentração no momento das explicações. Possui senso de humor, está mais confiante, algumas vezes se altera para chamar atenção. A interação social e linguagem necessitam de maior apoio e trabalho pedagógico. Conteúdos;    1.1 Atenção, 1.2 Memoria -auditiva, 1.3 Memoria-visual, 1.4 Percepção-auditiva, 1.5 Percepção-visual, 1.6 Raciocínio-lógico-sequência lógica, 1.7 Associação de ideias, 1.8 Reconhecimento de erros, 2.1 Socializações do aluno em relação a si mesmo, 2.2 Socializações do aluno em relação a família, 2.3 Socializações do aluno em relação a escola, 2.4 Socializações do aluno em relação a comunidade, 3.1 Auto-identificação, 3.2 Auto-aceitação, 3.3 Valorização
Organização do Atendimento: Não há necessidade de diferenciação curricular até o momento, pois o aluno tem conseguido acompanhar, de forma razoavelmente satisfatória, a série em que estuda. Frequenta Sala de Recursos duas horas aula, duas vezes na semana, com atendimento em grupo ou individualmente como se fizer necessário, conforme suas necessidades

Objetivo Geral
Possibilitar a aquisição de conhecimentos das áreas do desenvolvimento e acadêmicas.. Retomada dos pré-requisitos das áreas do desenvolvimento e acadêmicas, adquirindo as habilidades essenciais para que desenvolva sua potencialidade e criatividade, ampliando seus progressos intelectuais na escola e na vida. Trabalhar com associação de ideias, ampliação do léxico, vocabulário, expondo suas ideias com lógica, coesão e coerência, de forma oral e escrita.

Objetivos Específicos: Análise do percurso de aprendizagem e o conhecimento prévio do estudante; criar situações de aprendizagem que aproximem, o máximo possível dos conhecimentos trazidos pelo estudante, do currículo do ano de matricula do mesmo; organizar o espaço, materiais e equipamentos em função das propostas de ensino planejadas em relação ao ano de matricula do aluno no ensino comum; avaliar os resultados obtidos e redirecionar as propostas, que não foram satisfatórias.

Apoio a Sala comum - Português ( 3º bimestre):
 Gênero textual: artigos de opinião. Conteúdos: discurso direto e indireto; versificação, métrica, ritmo e rima; estruturação das palavras; formação das palavras; concordãncia nominal e verbal; semântica.
Apoio a Sala comum- Matemática- (3º BIMESTRE): Funções do 2º grau ( as funções do 2º grau e suas aplicações, razões, proporções e segmentos proporcionais), teorema de tales( teorema de tales nos triângulos), semelhança de trinâgulos ( aplicando a semenlhança de tringulos, o teorema de Pitágoras), relações métricas nos triângulos retângulos( relações métricas nos triângulos retângulos).
Matemática: Expectativas de aprendizagem :
1- Compreenda o conceito de função, identificando suas variáveis e lei de formação.
2- Resolva situações -problemas envolvendo a relação de dependência entre grandezas;;
3- Reconheça uma função afim nas suas representações algébricas e gráfica;
4- Reconheça uma Função Quadrática nas suas representações algébricas e gráfica;
5- Compreenda e aplique o Teorema de Tales na solução de situações problemas;
Português- Expectativas de aprendizagem ;
1- Reconheça os efeitos de sentido decorrentes do uso das classes gramaticais no texto;
2- Realize inferência de sentido de palavras ou expressões no texto trabalhado;
3-Empregue palavras e/ou expressões no sentido conotativo ;
4- Expresse suas ide ias com clareza, coerência e fluência;
5- organize a sequência da fala .
DIFERENCIAÇÃO  CURRICULAR- ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES DA SALA COMUM:
- O aluno deverá sentar se sempre nas primeiras carteiras para que fique sempre aos olhos do professor regente;
- Sempre após a uma explicação o professor deverá direcionar perguntas a ele, para ter certeza que está sendo entendido;
- Procurar dar atenção individualizada, de preferência ir até a carteira do aluno;
- Fazer com que o aluno se sinta parte do grupo;
-Procurar usar palavras simples ao entendimento do aluno;
-Utilizar materiais concretos e semi concretos para chamar atenção;
-Cobrar os conteúdos de forma objetiva com avaliações continuas e atividades diversificadas;
Respeite o tempo de aprendizagem do aluno e estimule a comunicação com os colegas. Converse com ele de maneira clara e objetiva e apresente as atividades visualmente, para evitar ruídos na compreensão do que deve ser feito.
Também é aconselhável explorar os temas de interesse do aluno para abordar novos assuntos, ligados às expectativas de aprendizagem. Ações que escapam à rotina devem ser comunicadas antecipadamente.
A sala de aula oferece muitas oportunidades para aprender comportamento adequado. Algumas estratégias: Use os outros alunos como modelos: quando o aluno estiver tendo comportamento inadequado, lembre de pedir para que observe os colegas. Encoraje atividades de cooperação quando houver tarefas que possam ser feitas em pequenos grupos, evitando competição. Seja um modelo de interação com o aluno: demonstre tolerância, aponte o comportamento apropriado e seja encorajadora. Reconheça e elogie alunos que se mostrem colaboradores. Explique meios alternativos de buscar ajuda, com outras colegas ou outros membros da equipe. Estimule a amizade, dentro e fora da sala de aula.
Desenvolver atividades para ampliar a percepção dos sinais sociais e das atitudes apropriadas as diversas situações. Podem ser feitas a partir de situações reais ou imaginarias, com uso de teatro, vídeos, jogos de mímicas, exercícios, discussões.
Amizades: estimular em suas amizades e orientá-lo a reconhecer as qualidades de um relacionamento que definem a amizade. Podem fazer atividades onde descrevem atividades que os amigos fazem juntos, como reconhecer manifestações de afeto e identificar palavras e gestos que expressam afeição. Devemos estar atentos para reconhecer quando imitam comportamentos inadequados de seus amigos e quando são vítimas de armações por parte de outras crianças.
Adolescentes com Asperger tornam se mais conscientes de suas dificuldades e geralmente precisam de mais ajuda em relação aos amigos.
Contato olho a olho: pode haver diferentes graus de dificuldade de manter contato ocular ao interagir com outras pessoas. A pessoa com Asperger, às vezes não percebe a importância do olhar na comunicação, não consegue interpretar as mensagens sutis no olhar de seu interlocutor e alguns não conseguem fixar seu olhar no rosto da outra pessoa por mais que alguns segundos,
Emoções: a falta de empatia não significa que ele não tenha sentimentos, mas que fica confuso com os sentimentos das outras pessoas e tenha dificuldade em expressar suas próprias emoções. Seu rosto e linguagem corporal não expressam suas emoções no grau esperado e ele não reconhece bem as mudanças na linguagem corporal das outras pessoas.


Wenceslau Braz, 3 de Agosto de 2017.




Assinaturas:


Profissionais das atividades educacionais:........................................



Pedagoga:................................................................



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