Retirado do site:
http://psicopedagogialudica.blogspot.com/p/consciencia-fonologica.html
A
alfabetização exige recursos e caminhos para nossas crianças se
apropriarem e desenvolverem as habilidades de percepção,
discriminação auditiva, bem como a composição gráfica de
grafema=fonema.
Há
algumas crianças que exigem mais tempo, mais treino, mais
observação, mais contato com material de estimulação manual,
visual e de letramento.
Deste
modo no processo de alfabetização nos anos iniciais requer que a
consciência fonológica seja trabalhada de forma lúdica para que
favoreça o desenvolvimento no indivíduo das habilidades de
percepção e manipulação da estrutura sonora das palavras. Por não
ser algo homogêneo, a consciência fonológica apresenta diferentes
níveis, ou seja, o nível da consciência de palavras que formam a
frase, o da consciência de sílabas e, posteriormente, a consciência
de fonemas. Cada um deles pode contribuir para o desenvolvimento dos
outros, que por sua vez irão repercutir no aprendizado da leitura e
da escrita. Existem muitas maneiras de estimular a consciência
fonológica, mas, se o processo for lúdico, o resultado será mais
satisfatório.
Jogos
com rimas
A
sensibilidade às rimas surge com bastante facilidade para a maioria
das crianças. Por isso, os jogos com rimas são uma excelente
iniciação à criação da consciência fonológica. Por direcionar
a atenção das crianças às semelhanças e diferenças entre sons
das palavras, esses jogos são uma forma útil de desenvolver a
percepção de que a língua não tem apenas significado e mensagem,
mas também uma forma física.
Enfatizando
a rima por meio do movimento
Materiais:
★ Aparelho
de som e CD de músicas infantis rimadas Objetivos:
★ Concentrar
a atenção das crianças na rima
O jogo
multissensorial é, em geral, um meio valioso de atrair
a atenção de crianças pequenas. A tradicional música infantil
oferece uma base excelente para experimentar movimentos físicos no
ritmo da rima.
Confira:
1.
As crianças sentam-se em círculo com as duas mãos fechadas à
frente.
2.
Enquanto todas cantam a música, a pessoa que é a "escolhida"
movimenta-se em torno do círculo e, suavemente, marca com batidas as
palavras, primeiro na mão direita, depois na esquerda de cada
criança.
3.
Uma criança cuja mão seja batida na última palavra, ou na palavra
que rime, de cada verso (ou seja, em uma das palavras "mágicas")
deve colocar essa mão nas costas. Assim que esconder ambas as mãos,
a criança estará fora.
4.
A última que permanecer com uma das mãos ainda à frente, torna-se
"a escolhida". Por exemplo: em O sapo não lava o pé, as
palavras "mágicas" estão em negrito.
O
sapo não lava o pé
Não
lava porque não quer
Ele
mora lá na lagoa
Não
lava o pé
porque
não quer
mas
que chulé!
Variação:
Amplie
o jogo com outras rimas presentes em parlendas e músicas como Uni,
duni, tê, Um, dois, feijão com arroz, Cai, cai, balão, Marcha
soldado, entre outras.
Este
navio está levando um (a)...
Materiais:
★ Bola
ou saquinho com grãos para atirar.
Objetivos:
★ Ensinar as crianças a responder rapidamente
★ Ensinar as crianças a responder rapidamente
1.
Peça que as crianças sentem-se em círculo.
2.
Para começar o jogo, diga: "O navio está levando um melão".
3.
A seguir, jogue a bola para alguma criança do círculo. Ela deverá
pensar em outra carga para o navio levar e que rime com melão, como
"o navio estão levando um botão", e jogar a bola de volta
para você.
4.
Repetindo sua rima original (o navio está levando um melão), jogue
a bola para outra criança, a qual deverá pensar em uma terceira
carga (pão, por exemplo).
5.
Continue o jogo até que as crianças não tenham mais rimas. Então
recomece com uma nova rima.
6.
Quando as crianças estiverem boas nas rimas, cada uma pode atirar a
bola para outra em vez de atirá-la de volta para você.
Jogos com consciência silábica
A
existência e a natureza das sílabas são introduzidas pedindo-se às
crianças que batam palmas e contem as pulsações de seus próprios
nomes. Estendendo esse desafio a uma série de palavras diferentes, o
conceito de sílaba é fortalecido e enriquecido nas crianças.
Batendo palmas para os nomes
Objetivos:
★ Apresentar
às crianças a natureza das sílabas, fazendo com que batam palmas
enquanto contam as sílabas de seus próprios nomes:
1.
Quando introduzir essa atividade pela primeira vez, demonstre-a
usando vários nomes de tamanhos contrastantes. Pronuncie o primeiro
nome de uma das crianças na sala de aula, sílaba por sílaba,
enquanto bate palmas, por exemplo, A-na.
2.
Convide as crianças a dizer outros nomes e a bater palmas com você.
3.
Depois de bater palmas para cada nome, pergunte: "Quantas palmas
vocês ouviram para esse nome?". Quando as crianças tiverem
compreendido, peça que cada uma bata as palmas para o seu próprio
nome.
Dica
esperta!
Essa
atividade pode ser feita com um canto rítmico, como: "Tome,
tome, tome / Qual é seu nome?"
A caixa das sílabas
Materiais:
★ Uma caixa com vários objetos ou figuras de vários objetos
Objetivos:
★ Reforçar a capacidade das crianças de analisar palavras em sílabas
1.
Junte uma série de objetos em uma caixa. Certifique-se de que haja
objetos cujos nomes tenham diferentes números de sílabas.
2.
Convide um aluno a fechar os olhos, escolher um objeto e, de olhos
abertos, nomeá-lo. Por exemplo: "Isto é um lápis".
3.
Todas as crianças deverão repetir o nome do objeto escolhido
enquanto acompanham suas sílabas com palmas: lá-pis.
4.
Pergunte quantas sílabas foram ouvidas, cuidando para que ninguém
fale rápido demais, antes dos outros.
Variação:
★ Depois
que as crianças dominarem bem o jogo, você pode ampliá-lo:
★ Usando
a linha superior de um pequeno quadro, escreva os números 1, 2, 3, 4
e 5, da esquerda para a direita.
★ Peça
que uma criança tire uma figura da caixa e, usando o mesmo
procedimento dos objetos, bata palmas e conte o número de sílabas.
★ A
seguir, a criança deve colocar o cartão com a figura abaixo do
número correspondente no quadro, por exemplo: o cartão com a figura
do lápis deverá ser colocada na coluna com o número 2.
Papo de ogro
Materiais:
★ Aparelho de som e CD de músicas infantis rimadas Objetivos:
★ Reforçar a capacidade dos alunos de sintetizar palavras a partir de sílabas separadas.
1.
Convide todos a sentar em círculo e envolva-os em uma história:
Era
uma vez um ogro gentil e pequenino, que adorava das presentes às
pessoas. O único problema é que o ogro sempre queria que as pessoas
soubessem qual era o presente antes de dá-lo. Mas o ogrozinho tinha
uma maneira muito estranha de falar. Se ele fosse falar à criança
que o presente era uma bicicleta, ele dizia "bi-ci-cle-ta".
Só quando a criança adivinhasse qual era o presente é que ele
ficava completamente feliz.
1.
Agora, finja ser o ogro e caminhe pela sala, dando um "presente"
a cada criança, pronunciando o nome do presente sílaba por sílaba.
2.
Quando a criança adivinhar a palavra, ela deve indicar outra criança
para ganhar um presente.
Professores
e profissionais na área de alfabetização já devem estar cientes
da importância e do enfoque atual voltado à Consciência Fonológica
principalmente para o processo inicial de leitura e de escrita.
Já
disponibilizo material sobre o tema neste blog. Adapto e aplico com
meus aprendizes na sala de Apoio pedagógico no contra turno com
ritmo diferenciado da maioria dos colegas de classe.
Com
planejamento, confecção de material apropriado e usando muita
criatividade, muito podemos auxiliar as crianças que demandam de
mais tempo para compreensão e significado da leitura e da escrita.
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