Arquivo do blog

terça-feira, 15 de outubro de 2019

DI : SUGESTÕES DE INTERVENÇÕES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO NO AEE



Estimular a participação , através de perguntas direcionadas, sobre o conteúdo trabalhado
Ofertar atividades do nível cognitivo do aluno, explicando passo a passo a resolução das atividades , e as atividades devem ser do mais simples para o mais complexo.
Utilizar atividades que desperte o interesse, com imagens, caça-palavras, cruzadinhas, vídeos para debates, jogos online, webquests , etc., para reforçar os conteúdos trabalhados
Utilizar materiais concretos no aprendizado de conteúdos matemáticos
reforçar a tabuada no concreto, utilizando música, jogos coletivos, etc.
Valorizar as capacidades dos alunos, elogiando, para melhorar a auto-estima
Iniciar com tarefas curtas , e em número maior, para que não exija muita concentração do aluno. Variar o tempo de duração e as atividades. Estas devem ser do seu interesse ,
Dar responsabilidades na sala de aula ( apagar o quadro, buscar giz, etc)
Encorajar iniciativas do aluno
Estabelecer limites, regras firmes e mostrar-se preocupado com ele
Reforçar o que há de melhor no aluno
Priorizar e focalizar o que é mais importante sobre os conteúdos abordados
Chamar a atenção do aluno para as atividades, pois o mesmo distrai-se facilmente
Oferecer variados tipos de leituras, como histórias infantis, revistas, gibis, jornais, dicionários, receita, música, etc.
            Estabelecer um trabalho integrado com professores de atividades complementares, eprofessores da sala comum
           Trabalhar conteúdos matemáticos de forma contextualizada e de acordo com a realidade do aluno. Procurar situações vivenciadas pelos mesmos para trabalhar o conteúdo
           Mostrar onde o aluno utilizará , no contexto social aquele conteúdo apresentado, mostrando -lhe a importância do mesmo.

Outras sugestões:
_ Desenvolver o raciocínio lógico, utilizando materiais concretos, jogos online e físicos na resolução de problemas simples e trabalhar numerais;partindo do concreto, para o semi concreto e abstrações;
_ Trabalhar detalhes de esquema corporal, de maneira lúdica, tais como: estátua, nomear detalhes nos colegas, desenho, pesquisa, etc;
_ Trabalhar a auto-estima, explorando pontos positivos;
_ utilizar reforço positivo ao término das atividades cumpridas;
_ Trabalhar sinais de pontuação, acentuação, paragrafação, concordâncias verbal e nominal, etc;
_ Trabalhar erros ortográficos, de forma criativa, baseados nas dificuldades do aluno;
_ Trabalhar com jogos de cartas ( bata no valete, memória, par, dominó de baralho, oito maluco, buraco, mico preto) para estimular atenção, percepção, rapidez, concentração, memória, lógica;
_ Trabalhar jogos de tabuleiro (damas, xadrez, corrida na trilha, jogo da velha, ponto a ponto, etc.,) para desenvolver raciocínio lógico-matemático, socialização, etc.;
_ Oportunizar leitura e escrita em situações contextualizadas e práticas, explorando a função da escrita (informação, lazer, registro, etc.);
_ Proporcionar atividades que desenvolvam a capacidade de análise e síntese, seqüencialização, organização do pensamento, criatividade, coesão, coerência;
_ Desenvolver a integração visomotora, por meio de reprodução correta de objetos e figuras, de formas, tamanho e posições diversas;
_ Trabalhar com conceitos básicos como formas geométricas, horas, dias da semana, meses, estações do ano bem como em situações relacionadas com a conservação, seriação e classificação;
_ Trabalhar com a construção de numerais através de material concreto e organização de atividades que envolvam quantificações; como material dourado , réguas numéricas, etc.
_ Trabalhar com problemas da vida diária, principalmente os que envolvam dinheiro, para que o educando use o raciocínio lógico;
_ Dar tarefas estruturadas para auxiliar a organização do pensamento e gradua-las de acordo com seu ritmo de aprendizagem;
_ Utilizar material concreto e jogos diversificados e coloridos para trabalhar conceitos e conteúdos acadêmicos (espacial, temporal, quantidade, tamanho e conteúdos de Matemática e Português );
_ Oportunizar o trabalho com percepção visual de detalhes, análise e síntese visual para desenhos familiares e/ou abstrações;
_ Estimular a verbalização espontânea;
_ Desenvolver o raciocínio verbal, através da contação e reprodução de histórias;
_ Reconhecer formas geométrica;
_ Montar quebra-cabeças, utilizar jogos diversos, como: ludo, dominós, memória, seqüência-lógica, xadrez, bingo, caça-palavras, etc.;
_ Trabalhar movimentos amplos em jogos esportivos que envolvam atenção e equilíbrio, ou através de mímicas e dramatizações;
_ Trabalhar com livros, revistas, jornais, gibis, histórias infantis, histórias seqüenciadas, para que a aluna desenvolva a sequência, estrutura do pensamento, coerência coesão, criatividade e desenvolvimento do vocabulário;
_ Oportunizar atividades em que a aluna possa criar sequência lógica temporal, ritmo, organização espacial, simbolização de códigos em geral, etc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário