Estimular a
participação , através de perguntas direcionadas, sobre o conteúdo
trabalhado
Ofertar atividades do
nível cognitivo do aluno, explicando passo a passo a resolução das
atividades , e as atividades devem ser do mais simples para o mais
complexo.
Utilizar atividades
que desperte o interesse, com imagens, caça-palavras, cruzadinhas,
vídeos para debates, jogos online, webquests , etc., para reforçar
os conteúdos trabalhados
Utilizar materiais
concretos no aprendizado de conteúdos matemáticos
reforçar a tabuada no
concreto, utilizando música, jogos coletivos, etc.
Valorizar
as capacidades dos alunos,
elogiando, para melhorar a auto-estima
Iniciar com tarefas
curtas , e em número maior, para que não exija muita concentração
do aluno. Variar o tempo de duração e as atividades. Estas devem
ser do seu interesse ,
Dar
responsabilidades na sala de aula ( apagar o quadro, buscar giz, etc)
Encorajar iniciativas
do aluno
Estabelecer limites,
regras firmes e mostrar-se preocupado com ele
Reforçar o que há de
melhor no aluno
Priorizar e focalizar
o que é mais importante sobre os conteúdos abordados
Chamar a atenção do
aluno para as atividades, pois o mesmo distrai-se facilmente
Oferecer variados
tipos de leituras, como histórias infantis, revistas, gibis,
jornais, dicionários, receita, música, etc.
Estabelecer
um trabalho integrado com professores de atividades complementares,
eprofessores
da sala comum
Trabalhar
conteúdos matemáticos de forma contextualizada
e de acordo com a realidade do aluno. Procurar situações
vivenciadas pelos mesmos para trabalhar o conteúdo
Mostrar
onde o aluno utilizará , no contexto social aquele conteúdo
apresentado, mostrando -lhe a importância do mesmo.
Outras
sugestões:
_
Desenvolver o raciocínio
lógico, utilizando materiais concretos, jogos
online e físicos
na resolução de problemas simples e trabalhar numerais;partindo
do concreto, para o semi concreto e abstrações;
_
Trabalhar detalhes de esquema corporal, de maneira lúdica, tais
como: estátua, nomear detalhes nos colegas, desenho, pesquisa, etc;
_
Trabalhar a auto-estima, explorando pontos positivos;
_
utilizar reforço positivo ao término das atividades cumpridas;
_
Trabalhar sinais de pontuação, acentuação, paragrafação,
concordâncias verbal e nominal, etc;
_
Trabalhar erros ortográficos, de forma criativa, baseados nas
dificuldades do aluno;
_
Trabalhar com jogos de cartas ( bata no valete, memória, par, dominó
de baralho, oito maluco, buraco, mico preto) para estimular atenção,
percepção, rapidez, concentração, memória, lógica;
_ Trabalhar jogos de tabuleiro (damas, xadrez, corrida na trilha, jogo
da velha, ponto a ponto, etc.,) para desenvolver raciocínio
lógico-matemático,
socialização, etc.;
_
Oportunizar leitura e escrita em situações contextualizadas e
práticas, explorando a função da escrita (informação, lazer,
registro, etc.);
_
Proporcionar atividades que desenvolvam a capacidade de análise e
síntese, seqüencialização, organização do pensamento,
criatividade, coesão, coerência;
_
Desenvolver a integração visomotora, por meio de reprodução
correta de objetos e figuras, de formas, tamanho e posições
diversas;
_
Trabalhar com conceitos básicos como formas geométricas, horas,
dias da semana, meses, estações do ano bem como em situações
relacionadas com a conservação, seriação e classificação;
_
Trabalhar com a construção de numerais através de material
concreto e organização de atividades que envolvam quantificações;
como
material dourado , réguas numéricas, etc.
_
Trabalhar com problemas da vida diária, principalmente os que
envolvam dinheiro, para que o educando use o raciocínio lógico;
_
Dar tarefas estruturadas para auxiliar a organização do pensamento
e gradua-las de acordo com seu ritmo de aprendizagem;
_
Utilizar material concreto e jogos diversificados e coloridos para
trabalhar conceitos e conteúdos acadêmicos (espacial, temporal,
quantidade, tamanho e conteúdos de Matemática e Português );
_
Oportunizar o trabalho com percepção visual de detalhes, análise e
síntese visual para desenhos familiares e/ou abstrações;
_
Estimular a verbalização espontânea;
_
Desenvolver o raciocínio verbal, através da contação e reprodução
de histórias;
_
Reconhecer formas geométrica;
_
Montar quebra-cabeças, utilizar jogos diversos, como: ludo, dominós,
memória, seqüência-lógica, xadrez, bingo, caça-palavras, etc.;
_ Trabalhar movimentos amplos em jogos esportivos que envolvam atenção
e equilíbrio, ou através de mímicas e dramatizações;
_
Trabalhar com livros, revistas, jornais, gibis, histórias infantis,
histórias seqüenciadas, para que a aluna desenvolva a sequência,
estrutura do pensamento, coerência coesão, criatividade e
desenvolvimento do vocabulário;
_
Oportunizar atividades em que a aluna possa criar sequência lógica
temporal, ritmo, organização espacial, simbolização de códigos
em geral, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário