RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PSICOEDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR
I. DADOS DE
IDENTIFICAÇÃO:
NRE:
Núcleo Regional de .........
Município:
Wenceslau Braz
Estabelecimento de
Ensino: Colégio Estadual ...
Nome: A.B.S.N
Data de nascimento:
04/07/2002 Idade: 11 anos
Série/Ano: 6º ano Turno:
diurno Repetência(s): ___
Filiação: P. S. e
S. C. R
Data da Avaliação:
16/10/2013
Avaliadores: Silvana
Bassani da Silva, pedagoga do Colégio
II.
SÍNTESE DAS ÁREAS
AVALIADAS:
Este relatório de Avaliação
Psicoeducacional no Contexto Escolar contém relacionados os dados
significativos que foram registrados , durante o processo avaliativo, nos
instrumentos: Ficha de Referência Pedagógica, Entrevista com a mãe do aluno, Ficha de
interesse social, Análise do produção do aluno (material escolar), Observações,
Testes formais e informais, Escala de snellen, Teste para TGD on line, Anexo F
(áreas do desenvolvimento\), Teste SNAP-IV – ABDA , Teste de discriminação
auditiva, Atividades pedagógicas de Língua Portuguesa e Matemática, Jogos
pedagógicos.
Os motivos para o encaminhamento do
aluno para avaliação foram: ritmo lento
de trabalho, déficit de atenção e dificuldade de acompanhamento pedagógico em
algumas disciplinas e pouca sociabilização. O aluno é egresso de Sala de Recursos- séries iniciais.
Áreas
do Desenvolvimento e Conhecimento:
Em entrevista realizada com a mãe,
esta relatou que já lhe foi solicitado
que encaminhasse o filho para avaliação
multidisciplinar ,quando este frequentava a creche e pela segunda vez, quando o
menino fez tratamento na cidade de
Bauru. Os médicos disseram-lhe que o
filho apresentava indicativos de autismo, na época.
Quando questionada sobre a concepção
da criança, a mãe relatou que ela foi
concebida sem planejamento familiar, mas não foi rejeitada. Na época, a mãe
tinha 35 anos e o pai, 24 anos. Durante a gestação, não houve intercorrências,
mas há apenas 4 horas antes do nascimento do bebê, a mãe
foi exposta a Raio – X, a pedido médico. A. nasceu de parto normal rápido, não
necessitou de oxigênio, nem incubadora. Fez teste do pezinho. Nasceu com lábios
leporinos .
Conforme relato da mãe, em relação ao
seu desenvolvimento não houve anormalidades. Atualmente, A. dorme pouco e seu
sono é agitado, alimenta-se mal, tem terror noturno e dorme com a boca
aberta. Quando bebê, A. fez uso da
mamadeira, houve boa introdução a outros tipos de alimentos, balbuciou aos 5
meses, falou as primeiras palavras com mais ou menos 18 meses, falou frases com
mais de 2 anos. Teve um bom desenvolvimento motor. Tem dificuldades de dicção e
articulação das palavras , em
conseqüência do problema nos lábios
Em relação à sociabilidade, de acordo
com o descrito pela mãe, A. não tem facilidades para fazer amigos, não brinca. Gosta
muito de jogos e seu lazer é o
computador (jogos de vídeos games). Gosta de música e não gosta de festa ou
aglomerações. Já fez 3 cirurgias para o
tratamento dos lábios leporinos. Fez uso de Ritalina, mas parou por solicitação médica, pois o remédio
lhe causou efeitos colaterais (
alucinações). Chupou o dedo , até fazer a primeira cirurgia, aos ______ anos,
segundo informações dadas pela mãe.
O aluno A.
pratica hábitos de higiene adequadamente, mas com constantes
solicitações da mãe. Não se importa com a aparência pessoal, com exceção do
cabelo, que gosta muito e diz que não vai cortá-lo até ---------------------
Tem bom relacionamento com os pais, mas não
com a irmã. Tem extrema carência da mãe. O pai é dependente químico. Na escola
não se relaciona muito bem e não gosta de
alguns professores, não participa de atividades extra-classes, não gosta
de conversar sobre a sua e a sexualidade dos outros, necessita de auxílio em
casa para realização das tarefas escolares.
O aluno possui facilidades na
expressão verbal, demonstra criatividade, sensibilidade artística (desenho),
respeita colegas e professores, é cooperativo, respeita normas e regras
estabelecidas ´pelo colégio. Gosta de natação e desenhos animados. Seu maior
sonho é entrar no mundo dos desenhos e tirar cachorros da rua. Sobre a
organização do caderno, o aluno não separa de forma organizada, não coloca
títulos nos conteúdos, mancha a folha quando apaga. Sua letra é angulosa e ilegível,
não consegue prestar muita atenção se o conteúdo não é de seu interesse,
cometendo erros por descuidos, mas é detalhista e observa pormenores em
ambientes ou atividades do seu interesse, não segue instruções até o fim e não
conclui as atividades, pois possui dificuldades no planejamento. Não gosta de
atividades mentais que envolvam esforços. O aluno necessita da ajuda do
professor para resolução de atividades, desiste facilmente quando encontra obstáculos,
é inseguro e individualista. Na área psicomotora, tem boa coordenação global
estática e parcial motora fina e coordenação
dinâmica. Não possui postura para sentar, apresenta ás vezes agitação motora, tiques nervosos. Na
área afetiva, tem baixo auto estima, personalidade forte e irredutível, não
gosta de sorrir é extremamente intolerante
a mudanças, é muito sensível ( chora com facilidade), é carente, gosta
de ser o líder e se não o é não se relaciona bem nas brincadeiras, é muito
justo e correto em suas atitudes. Durante
o processo avaliativo , o aluno realizou testes de discriminação auditiva e de acuidade visual (escala de snellen) e
obteve bons resultados.
Através das
atividades desenvolvidas com o aluno e
através do informado pelos professores da sala comum, ficou claro que A. é inteligente , aprende fácil os conteúdos,
se tiver prestando atenção, e em alguns temas que são do seu interesse, o aluno
se destaca, é questionador, participativo, mas na forma oral. É criativo, está sempre bem informado,
principalmente em áreas do seu interesse,
é persuasivo, capaz de influenciar pessoas, não tolera tolices, tem habilidades com o desenho , entende a
importância da natureza ( tempo, lua, sol, ) está sempre questionando situações
sociais e políticas , tem vocabulário fluente, é lógico, gosta de repetição de coisas e ações, é
sensível à verdade e à honra, é perfeccionista, contestador, grande interesse
por temas abordados por adultos, às
vezes desafia professores , monopoliza atenção de professores e amigos, em
algumas ocasiões, não gosta de trabalhar em grupos. Sua inteligência está dentro
da normalidade, estágio operatório formal ( provas piagetianas).
Percebeu-se que o aluno mantém contato visual, mas não gosta
muito, possui pouca interação social na sala de aula, recreio , aulas de educação
física. Ás vezes é apático, tímido, tem falta de atenção ,dificuldades em fazer
amigos, e de iniciar e manter uma
conversa, também não sente falta de
amizades. Apresenta restritos interesses ( por ex: intenso interesse pelos “Planetas” ), e não
compartilha interesses com crianças de
sua idade.. Não possui postura corporal,
O aluno teve atraso na linguagem falada. Possui adesão a rotinas rígidas,
crises de raiva ou pânico quando contrariado
ou com mudanças de ambientes, mudanças súbitas de humor, com risos ou choros imotivados, hipo ou hiper
responsividade aos estímulos sensoriais . Quando está frustrado ou com raiva,
bate a cabeça na parede. A. possui poucos amigos, prefere conversas com pessoas
mais velhas, e ficar sozinho, possui baixa tolerância por frustrações,, apego obsessivo
a objetos particulares ( cadernos,
cheirinho, etc.)
O aluno, muitas vezes, não responde a
instruções verbais, aparece como se
fosse “surdo”, embora testes auditivos apresentem-se na faixa normal.
A. não se interessa
por esportes, quando brinca quer impor suas próprias regras, por isso prefere
brincar sozinho. Não gosta de sair de casa, em ambientes com muitas pessoas,
tem dificuldade de entender as intenções das pessoas, é sincero, custa-lhes
entender uma conversa longa e, muda de tema quando está confuso, não entende
ironias, piadas, sentido denotativo, figuras de linguagens, charges, etc.
Normalmente, fala muito, em tom alto
e sem erros gramaticais, possui extenso
vocabulário. Em certas ocasiões, parece estar ausente, absorto em seus
pensamentos.. tem uma ótima memória, Tem imaginação e criatividade. Quando algum
tema em particular o fascina, ocupa a maior parte do seu tempo livre em pensar , falar ou
escrever sobre o assunto, sem se importar com a opinião dos demais e se está
sendo cansativo a quem ouve. Repete sempre certas ações ou pensamentos para
sentir-se seguro. Não tolera mudanças imprevistas, tem rituais e gosta de cumpri-los, principalmente em casa. Demonstra
sentir rápidas coceiras sobre a pele ou sobre a cabeça, sensibilidade ao tato.
Possui tendência a agitar-se ou contorcer-se quando está agitado ou angustiado.
Possui níveis baixos de dor, hipersensibilidade auditiva.
As Informações fornecidas pelos
professores das diversas disciplinas com relação aos conhecimentos acadêmicos
do aluno, foram: Em
Língua Portuguesa , o aluno emprega parcialmente a estrutura gramatical, estrutura logicamente
as idéias, identifica as idéias básicas do texto, utiliza-se de vocabulário
adequado à idade, apresenta idéias criativas,
se perde , às vezes na leitura, lê de
forma monótona, sem inflexões, ignora parcialmente a pontuação. Possui
dificuldades na organização do texto e no uso de letras maiúsculas. Na
matemática, estabelece relação número e quantidade, resolve adição e subtração com e sem reagrupamento, resolve
multiplicação e divisão simples. Tem dificuldades com a tabuada. Na resolução
de situações problemas , compreende a ideia principal e utiliza-se de
estratégias para resolução, apesar de ter dificuldades para interpretar
situações problemas que contenham mais de um raciocínio (
operações).---------------------------------
Durante os atendimentos, A. mostrou-se colaborativo, comunicativo, no
entanto, apresentou agitação e ansiedade em alguns momentos. O aluno já foi
avaliado por equipe multidisciplinar: neurologista e psicóloga, conforme laudos em anexos. Os pareceres
foram de que o aluno em questão apresenta TDAH e o encaminhamento foi para a matrícula e freqüência ao AEE
- SRM- séries finais, em contra turno.
III.
SUGESTÕES
DE INTERVENÇÕES:
- As rotinas cotidianas devem ser mantidas tão consistentes, estruturadas e previsíveis quanto possível,
uma vez que estas crianças e jovens não
gostam de surpresas;
- As
regras devem ser usadas cuidadosamente, muitas destas crianças podem ser muito rígidas e segui-las
literalmente, devendo ser aplicadas com
flexibilidade;
- Os professores devem
aproveitar ao máximo as áreas de especial
interesse destes alunos, porque os motiva ou como forma de recompensa por terem obtido sucesso noutras
tarefas;
- Estas crianças e jovens
respondem bem a estímulos visuais como:
mapas, listas, figuras, o que pode ser junto com outros recursos audiovisuais, eficiente na intervenção;
- Deve evitar-se linguagem e
conceitos mais abstratos;
- Os professores devem ser
flexíveis com estas crianças e jovens já que o
seu comportamento pode ficar rapidamente fora de controlo; É preciso
criar possibilidades que possam dar
ênfase na aprendizagem das competências sociais. Acima de tudo promover a sua integração social -
- Devemos procurar o antes
possível desenvolver a autonomia e a independência; a comunicação não-verbal;
os aspectos sociais como imitação, aprender a esperar a vez e jogos em equipe;
- Dar à
criança oportunidades adicionais para escrever sobre experiências verídicas.
-
Utilizar estes relatos como base para desenvolver a escrita criativa.
- Por
exemplo: “Foi isto que aconteceu realmente quando foste passear para a praia;
mas o que aconteceria se tivesse chovido/tivesse perdido alguém da família na
praia?”
-
Ajudar o aluno, discutindo com ele as possibilidades. Limite os elementos criativos
à experiência da criança.
- Minimizar
as distrações com a disposição dos materiais. Ajude o aluno a manter-se
concentrado fornecendo-lhe uma descrição escrita, com a tarefa delineada em
passos explícitos.
- Simplificar
a linguagem utilizada. Dê uma instrução de cada vez. Utilize objetos e imagens
para ajudar o aluno a compreender.
- Utilizar
exemplos práticos para ajudar a que as palavras façam sentido no ensino da
matemática. Reúna um conjunto de palavras com conceitos relacionados, que o
aluno possa utilizar como referência.
IV. ENCAMINHAMENTOS:
§ Após a conclusão do
processo avaliativo, a equipe avaliadora
sugere os encaminhamentos Pedagógico: classe comum com orientação
para o professor , atendimento do AEE em SRM, em contra turno e solicitação de
complementação da Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar com equipe
externa, em especial com psiquiatra, para confirmação ou não dos indicativos de leve autismo( síndrome de Asperger) percebidos.
§ Sugere-se ainda que o aluno participe de atividades extra
classes: canto coral, futebol, etc,
para auxiliar no processo de interação
social.
V. OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES:
Manter
contato e parceria com a família para melhoria dos resultados acadêmicos e de
relacionamento social.
WENCESLAU BRAZ, 16 de
outubro de 2013.
EQUIPE
AVALIADORA:
Diretora Auxiliar e
Pedagoga do Colégio
SILVANA BASSANI DA SILVA
Professora
do AEE- SRM- período matutino
PROFESSORES DA SALA COMUM
Nenhum comentário:
Postar um comentário