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segunda-feira, 8 de julho de 2019

MODELO DE RELATÓRIO PSICOEDUCACIONAL DE ALUNO COM INDICATIVOS DE AUTISMO


RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PSICOEDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR


I. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
NRE: Núcleo Regional de .........
Município: Wenceslau Braz
Estabelecimento de Ensino: Colégio Estadual ...
Nome: A.B.S.N
Data de nascimento: 04/07/2002    Idade: 11 anos
Série/Ano: 6º ano   Turno:   diurno        Repetência(s): ___
Filiação: P. S.     e       S. C. R
Data da Avaliação: 16/10/2013
Avaliadores: Silvana Bassani da Silva, pedagoga do Colégio

II.            SÍNTESE DAS ÁREAS AVALIADAS:

          Este relatório de Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar contém relacionados os dados significativos que foram registrados , durante o processo avaliativo, nos instrumentos: Ficha de Referência Pedagógica,  Entrevista com a mãe do aluno, Ficha de interesse social, Análise do produção do aluno (material escolar), Observações, Testes formais e informais, Escala de snellen, Teste para TGD on line, Anexo F (áreas do desenvolvimento\), Teste SNAP-IV – ABDA , Teste de discriminação auditiva, Atividades pedagógicas de Língua Portuguesa e Matemática, Jogos pedagógicos.
          Os motivos para o encaminhamento do aluno para  avaliação foram: ritmo lento de trabalho, déficit de atenção e dificuldade de acompanhamento pedagógico em algumas disciplinas e pouca sociabilização. O aluno é egresso  de Sala de Recursos- séries iniciais.

      Áreas do Desenvolvimento e Conhecimento:

          Em entrevista realizada com a mãe, esta relatou  que já lhe foi solicitado que encaminhasse o filho para  avaliação multidisciplinar ,quando este frequentava a creche e pela segunda vez, quando o menino  fez tratamento na cidade de Bauru. Os médicos  disseram-lhe que o filho apresentava indicativos de autismo, na época.
          Quando questionada sobre a concepção da criança, a mãe  relatou que ela foi concebida sem planejamento familiar, mas não foi rejeitada. Na época, a mãe tinha 35 anos e o pai, 24 anos. Durante a gestação, não houve intercorrências, mas  há apenas  4 horas antes do nascimento do bebê, a mãe foi exposta a Raio – X, a pedido médico. A. nasceu de parto normal rápido, não necessitou de oxigênio, nem incubadora. Fez teste do pezinho. Nasceu com lábios leporinos .
          Conforme relato da mãe, em relação ao seu desenvolvimento não houve anormalidades. Atualmente, A. dorme pouco e seu sono é agitado, alimenta-se mal, tem terror noturno e dorme com a boca aberta.  Quando bebê, A. fez uso da mamadeira, houve boa introdução a outros tipos de alimentos, balbuciou aos 5 meses, falou as primeiras palavras com mais ou menos 18 meses, falou frases com mais de 2 anos. Teve um bom desenvolvimento motor. Tem dificuldades de dicção e articulação das palavras  , em conseqüência do problema nos lábios
          Em relação à sociabilidade, de acordo com o descrito pela mãe, A. não tem facilidades para fazer amigos, não brinca. Gosta muito  de jogos e seu lazer é o computador (jogos de vídeos games). Gosta de música e não gosta de festa ou aglomerações. Já fez 3 cirurgias  para o tratamento dos lábios leporinos. Fez uso de Ritalina, mas   parou por solicitação médica, pois o remédio lhe causou  efeitos colaterais ( alucinações). Chupou o dedo , até fazer a primeira cirurgia, aos ______ anos, segundo informações dadas pela mãe.
          O aluno  A.  pratica hábitos de higiene adequadamente, mas com constantes solicitações da mãe. Não se importa com a aparência pessoal, com exceção do cabelo, que gosta muito e diz que não vai cortá-lo até ---------------------
          Tem bom relacionamento com os pais, mas não com a irmã. Tem extrema carência da mãe. O pai é dependente químico. Na escola não se relaciona muito bem e não gosta de  alguns professores, não participa de atividades extra-classes, não gosta de conversar sobre a sua e a sexualidade dos outros, necessita de auxílio em casa para realização das tarefas escolares.
          O aluno possui facilidades na expressão verbal, demonstra criatividade, sensibilidade artística (desenho), respeita colegas e professores, é cooperativo, respeita normas e regras estabelecidas ´pelo colégio. Gosta de natação e desenhos animados. Seu maior sonho é entrar no mundo dos desenhos e tirar cachorros da rua. Sobre a organização do caderno, o aluno não separa de forma organizada, não coloca títulos nos conteúdos, mancha a folha quando apaga. Sua letra é angulosa e ilegível, não consegue prestar muita atenção se o conteúdo não é de seu interesse, cometendo erros por descuidos, mas é detalhista e observa pormenores em ambientes ou atividades do seu interesse, não segue instruções até o fim e não conclui as atividades, pois possui dificuldades no planejamento. Não gosta de atividades mentais que envolvam esforços. O aluno necessita da ajuda do professor para resolução de atividades, desiste facilmente quando encontra obstáculos, é inseguro e individualista. Na área psicomotora, tem boa coordenação global estática  e parcial motora fina e coordenação dinâmica. Não possui postura para sentar, apresenta  ás vezes agitação motora, tiques nervosos. Na área afetiva, tem baixo auto estima, personalidade forte e irredutível, não gosta de sorrir é extremamente intolerante  a mudanças, é muito sensível ( chora com facilidade), é carente, gosta de ser o líder e se não o é não se relaciona bem nas brincadeiras, é muito justo  e correto em suas atitudes. Durante o processo avaliativo , o aluno realizou testes de discriminação auditiva e  de acuidade visual (escala de snellen) e obteve bons resultados.
Através das atividades desenvolvidas com o aluno  e através do informado pelos professores da sala comum, ficou claro que  A. é inteligente , aprende fácil os conteúdos, se tiver prestando atenção, e em alguns temas que são do seu interesse, o aluno se destaca, é questionador, participativo, mas na forma oral.  É criativo, está sempre bem informado, principalmente em áreas do seu interesse,  é persuasivo, capaz de influenciar pessoas,  não tolera tolices,  tem habilidades com o desenho , entende a importância da natureza ( tempo, lua, sol, ) está sempre questionando situações sociais e políticas , tem vocabulário fluente, é lógico,  gosta de repetição de coisas e ações, é sensível à verdade e à honra, é perfeccionista, contestador, grande interesse por temas abordados por adultos,  às vezes desafia professores , monopoliza atenção de professores e amigos, em algumas ocasiões, não gosta de trabalhar em grupos. Sua inteligência está dentro da normalidade, estágio operatório formal ( provas piagetianas).
          Percebeu-se que  o aluno mantém contato visual, mas não gosta muito, possui  pouca interação social  na sala de aula, recreio , aulas de educação física. Ás vezes é apático, tímido, tem falta de atenção ,dificuldades em fazer amigos, e de iniciar  e manter uma conversa,  também não sente falta de amizades.  Apresenta  restritos interesses ( por ex:  intenso interesse pelos “Planetas” ), e não compartilha interesses com  crianças de sua idade.. Não possui postura  corporal, O aluno teve atraso na  linguagem  falada. Possui adesão a rotinas rígidas, crises de raiva ou pânico quando contrariado  ou com mudanças de ambientes, mudanças súbitas de humor,  com risos ou choros imotivados, hipo ou hiper responsividade aos estímulos sensoriais . Quando está frustrado ou com raiva, bate a cabeça na parede. A. possui poucos amigos, prefere conversas com pessoas mais velhas, e ficar sozinho, possui baixa tolerância por frustrações,, apego obsessivo a objetos particulares (  cadernos, cheirinho, etc.)
          O aluno, muitas vezes, não responde a instruções verbais,  aparece como se fosse “surdo”, embora testes auditivos apresentem-se na faixa normal.
A. não se interessa por esportes, quando brinca quer impor suas próprias regras, por isso prefere brincar sozinho. Não gosta de sair de casa, em ambientes com muitas pessoas, tem dificuldade de entender as intenções das pessoas, é sincero, custa-lhes entender uma conversa longa e, muda de tema quando está confuso, não entende ironias, piadas, sentido denotativo, figuras de linguagens, charges, etc.
           Normalmente, fala muito, em tom alto e sem erros  gramaticais, possui extenso vocabulário. Em certas ocasiões, parece estar ausente, absorto em seus pensamentos.. tem uma ótima memória, Tem imaginação e criatividade. Quando algum tema em particular o fascina, ocupa a maior parte  do seu tempo livre em pensar , falar ou escrever sobre o assunto, sem se importar com a opinião dos demais e se está sendo cansativo a quem ouve. Repete sempre certas ações ou pensamentos para sentir-se seguro. Não tolera mudanças imprevistas, tem rituais  e gosta de cumpri-los, principalmente em casa. Demonstra sentir rápidas coceiras sobre a pele ou sobre a cabeça, sensibilidade ao tato. Possui tendência a agitar-se ou contorcer-se quando está agitado ou angustiado. Possui níveis baixos de dor, hipersensibilidade auditiva.

                As Informações fornecidas pelos professores das diversas disciplinas      com relação aos conhecimentos acadêmicos do aluno, foram: Em Língua Portuguesa, o aluno emprega parcialmente  a estrutura gramatical, estrutura logicamente as idéias, identifica as idéias básicas do texto, utiliza-se de vocabulário adequado à idade, apresenta idéias criativas,  se perde , às vezes na leitura,  lê de  forma monótona, sem inflexões, ignora parcialmente a pontuação. Possui dificuldades na organização do texto e no uso de letras maiúsculas. Na matemática, estabelece relação número e quantidade,  resolve adição e subtração  com e sem reagrupamento, resolve multiplicação e divisão simples. Tem dificuldades com a tabuada. Na resolução de situações problemas , compreende a ideia principal e utiliza-se de estratégias para resolução, apesar de ter dificuldades para interpretar situações problemas que contenham mais de um raciocínio ( operações).---------------------------------  
          Durante os atendimentos, A.  mostrou-se colaborativo, comunicativo, no entanto, apresentou agitação e ansiedade em alguns momentos. O aluno já foi avaliado por equipe multidisciplinar: neurologista e psicóloga, conforme  laudos em anexos. Os pareceres foram de que o aluno em questão apresenta TDAH e o encaminhamento foi para a  matrícula e freqüência  ao  AEE - SRM- séries finais, em contra turno.

III.   SUGESTÕES DE INTERVENÇÕES:

- As rotinas cotidianas devem ser mantidas tão consistentes,  estruturadas e previsíveis quanto possível, uma vez que estas crianças  e jovens não gostam de surpresas;
- As regras devem ser usadas cuidadosamente, muitas destas crianças  podem ser muito rígidas e segui-las literalmente, devendo ser aplicadas  com flexibilidade;
     - Os professores devem aproveitar ao máximo as áreas de especial  interesse destes alunos, porque os motiva ou como forma de  recompensa por terem obtido sucesso noutras tarefas;
     - Estas crianças e jovens respondem bem a estímulos visuais como:  mapas, listas, figuras, o que pode ser junto com outros recursos  audiovisuais, eficiente na intervenção;
     - Deve evitar-se linguagem e conceitos mais abstratos;
     - Os professores devem ser flexíveis com estas crianças e jovens já que o  seu comportamento pode ficar rapidamente fora de controlo; É preciso criar possibilidades que possam  dar ênfase na aprendizagem das competências sociais. Acima de tudo  promover a sua integração social -
     - Devemos procurar o antes possível desenvolver a autonomia e a independência; a comunicação não-verbal; os aspectos sociais como imitação, aprender a esperar a vez e jogos em equipe;
     - Dar à criança oportunidades adi­cionais para escrever sobre expe­riências verídicas.
- Utilizar estes relatos como base para desenvolver a escrita criativa.
- Por exemplo: “Foi isto que aconte­ceu realmente quando foste pas­sear para a praia; mas o que acon­teceria se tivesse chovido/tivesse perdido alguém da família na praia?”
- Ajudar o aluno, discutindo com ele as possibilidades. Limite os ele­mentos criativos à experiência da criança.
- Minimizar as distrações com a disposição dos materiais. Ajude o aluno a manter-se concentrado fornecendo-lhe uma descrição escrita, com a tarefa delineada em passos explícitos.
- Simplificar a linguagem utilizada. Dê uma instrução de cada vez. Utilize objetos e imagens para ajudar o aluno a compreender.
- Utilizar exemplos práticos para ajudar a que as palavras façam sentido no ensino da matemática. Reúna um conjunto de palavras com conceitos relacionados, que o aluno possa utilizar como referência.
IV.  ENCAMINHAMENTOS:

§  Após a conclusão do processo avaliativo, a equipe avaliadora  sugere os encaminhamentos Pedagógico: classe comum com orientação para o professor , atendimento do AEE em SRM, em contra turno e solicitação de complementação da Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar com equipe externa, em especial com psiquiatra, para confirmação ou não dos  indicativos de  leve autismo( síndrome de Asperger) percebidos.
§  Sugere-se ainda  que o aluno participe de atividades extra classes:  canto coral, futebol, etc, para  auxiliar no processo de interação social.

V. OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES:
 Manter contato e parceria com a família para melhoria dos resultados acadêmicos e de relacionamento social.

WENCESLAU BRAZ, 16 de outubro de 2013.


EQUIPE AVALIADORA:



Diretora Auxiliar   e  Pedagoga do Colégio


SILVANA BASSANI DA SILVA
Professora  do AEE- SRM- período  matutino





PROFESSORES DA SALA COMUM

 

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