Arquivo do blog

terça-feira, 30 de julho de 2019

PSICOMOTRICIDADE : COORDENAÇÃO MOTORA GLOBAL E FINA


PSICOMOTRICIDADE

1- COORDENAÇÃO MOTORA GLOBAL ou Coordenação Motora Ampla
É o trabalho que vai apurar os movimentos dos membros superiores (braços, ombros, pescoço e cabeça) e inferiores (pernas, pés, quadris). As atividades envolvidas nesta prática dizem respeito à organização geral do ritmo, ao desenvolvimento e às percepções gerais da criança.
È o resultante de uma harmonia de ações musculares em repouso e um movimento, como resposta a um determinado estímulo.
Se refere a flexibilidade no controle motor e aos ajustes de mecanismos postural que se realiza durante o movimento, na tomada de consciência do corpo, que é indispensável para a realização e controle dos movimentos
Envolve postura e equilíbrio. Postura constitui o padrão motor básico que garante a posição do corpo com respeito ao seu centro de gravidade
Um equilíbrio correto é a base essencial de toda a coordenação dinãmica geral e de toda a a ação diferenciada dos membros superiores
A Coordenação geral se apresenta sob dois aspectos bem definidos : Coordenação Estática e Coordenação Dinâmica

EXERCÍCIOS : Atividades diversas que envolvam: arrastar, rolar, engatinhar, andar, corridas, saltos, jogos de equilíbrio dinâmico e estático, etc.

Atividades:

1) Saltar a corda:
Coordenação motora ampla:
Formação: coluna.
Material: corda.
Desenvolvimento: a frente de cada coluna estarão três cordas esticadas na horizontal, o primeiro aluno deverá saltar as cordas de frente, de costa, de lado.


2) Cobrinha: 
Coordenação motora ampla:
Formação: coluna.
Material: corda.
Desenvolvimento: o professor deverá fazer cobrinha com a corda, o deverá saltar sem tocar na corda.
Variação: dois segurando a corda fazendo um leve balanceio de um lado para o outro.


3) Lançar: 
Coordenação motora ampla:
Formação: individual.
Material: bola.
Desenvolvimento: deslocando, lançar a bola para cima e segurar.


4) Deslocamento: 
Coordenação motora ampla.
Formação: individua.
Material: bola.
Desenvolvimento: andando e passando a bola por entre as pernas em forma de 8.


5) Deslocamento: 
Coordenação motora ampla:
Formação: individual. 
Material: bola.
Desenvolvimento: andar com a bola entre as pernas.


6) Abraçados: 
Coordenação motora ampla:
Formação: dois a dois.
Material: Bola.
Desenvolvimento: andar com bola entre o tórax dos colegas.


7) Corrida das bolinhas: 
Coordenação motora ampla.
Formação: coluna.
Material: cartelas de ovos e bolinha de gude.
Desenvolvimento: Colocar cartelas de ovos vazias a cinco metros de distância para que as crianças possam enchê-las pegando bolinhas de gude ou grãos que estão distantes; (correm levando as bolinhas ou grãos).


8) O presente: 
Coordenação motora ampla:
Material: caixas de papelão de tamanho variado.
Desenvolvimento: Entrar em caixas de papelão gigante, médias e pequenas.


9) Bola por cima: 
Coordenação motora ampla:
Material: bola.
Formação: assentados em coluna.
Desenvolvimento: os alunos deverão estar assentados em fila, o organizador distribuirá uma bola para cada fila, ao sinal do organizador os alunos deverão passar a bola por cima da cabeça. Vence a equipe que conseguir transportar a bola primeiro.
Variação: quando a bola chegar ao último aluno este deverá deslocar-se e ocupar a primeira posição na fila, vence a equipe que chegar primeiro no aluno que começou a atividade.



10) Bola pela lateral: 
Coordenação motora ampla:
Material: bola.
Formação: assentados em coluna.
Desenvolvimento: Idem a anterior, porém a bola é passada lateralmente.


11) Bola por baixo:
Coordenação motora ampla:
Material: bola.
Formação: em pé – coluna.
Desenvolvimento: Idem a anterior, porém a bola é passada por debaixo das pernas.
Variação: quando a bola chegar ao último este deverá passar por debaixo das pernas dos colegas, carregando consigo a bola. Continuando assim a atividade. Vence a atividade quando o primeiro aluno da equipe que começou ocupar a sua primeira posição.

12) Minhocão 
Coordenação motora ampla:
Material: bola.
Formação: em pé – coluna.
Desenvolvimento: Idem a anterior, porém a bola é passada por debaixo das pernas do primeiro colega e por cima da cabeça do segundo colega e assim por diante, por baixo, por cima, por baixo, por cima...


13) Controlar o jornal no corpo: 
Coordenação motora ampla:
Material: jornal.
Formação: fila.
Desenvolvimento: o organizador entrega um jornal para o primeiro aluno da equipe, este deverá correr controlando-o no corpo, indo e voltando, entregar o jornal para o próximo colega de sua equipe, que realizará o mesmo percurso. Vence a equipe que terminar primeiro. (Coloca-se o jornal no tórax, deve correr sem segurar o jornal).


14) Montar quebra-cabeça gigante no chão;

15) Correr com fitas coloridas sem deixá-las tocar o chão;

16) Jogar bolas de ar (bexiga, balão) para o alto e não deixá-las tocar o chão;

17) Rodar pneu de borracha. 


COORDENAÇÃO MOTORA FINA: diz respeito aos trabalhos mais finos, aqueles que podem ser executados com o auxílio das mãos e dedos, especificamente aqueles com grande importância entre mãos e olhos. O bom desenvolvimento da coordenação fina garantirá um bom traço de letra e será observado quando, por exemplo, a criança pega água em um copo plástico sem derramar ou equilibrando a força necessária para colorir desenhos nas mais diferentes texturas e superfícies.


Atividades:
1) Amassar e desamassar:
Coordenação motora fina:
Formação: círculo.
Material: jornal.
Desenvolvimento: os alunos em círculo receberão uma folha de jornal, deverão:
- amassar o jornal usando as mãos
- colocar o jornal amassado no chão e desamassá-lo com os pés.


2) Amarrado:
Coordenação motora fina:
Material: lenço.
Formação: coluna.
Desenvolvimento: A frente de cada coluna estará um aluno de pé e com os braços em extensão. O professor entregará um lenço ao primeiro aluno de cada coluna que deverá deslocar até o colega que está em frente da coluna e amarrar a sua mão, voltar tocar na mão do colega que deverá deslocar até o colega amarrado e desamarrá-lo, entregando o lenço para o próximo colega de sua coluna e assim sucessivamente.

3) Tampa e destampa:
Coordenação motora fina:
Material: garrafa pet.
Formação: coluna.
Desenvolvimento: A frente da coluna estará uma garrafa pet tampada. Assim o primeiro da coluna destampa a garrafa pet volta para sua coluna e assenta no final da mesma, o segundo tampa a garrafa pet e assim sucessivamente.


4) Empilhar e desempilhar:
Coordenação motora fina:
Material: latas.
Formação: coluna.
Desenvolvimento: o primeiro aluno de cada fila deverá correr até o local onde se encontram as latas e empilhá-las, voltar e tocar na mão de seu colega de equipe, este deverá desempilhá-las, voltando e tocando na mão do próximo colega de sua equipe e assim sucessivamente, vence a equipe que terminar primeiro.


5) Bola de gude;

Referências:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/atividades-ludicas-que-auxiliam-na-psicomotricidade/32032

2-COORDENAÇÃO MOTORA FINA OU COORDENAÇÃO MANUAL:
Atividades específica do nosso corpo, que se dá com as mãos e dedos. É importante na vida diária, em atividades como vestir-se, abotoar-se, amarrar os sapatos, escovar os dentes, comer à mesa e atividades de nível gráfico ( movimento bimanual), tensão palmar (atividades com as palmas), apreensão rádio palmar (indicador e polegar com as palmas); apreensão de pinça( polegar e indicador), Ex.: Pegar objetos pequenos ( feijão, milho)

3- COORDENAÇÃO VISOMOTORA OU COORDENAÇÃO ÓCULO-MANUAL
Coordenação da percepção visual com a musculatura dígito-manual
A coordenação visomotora é o tipo de coordenação que se dá em um movimento manual ou corporal, que corresponde a um estímulo visual e que se torna adequado positivamente a ele. È a coordenação entre uma impressão visual e o movimento.

Sugestões de Atividades:

- Enfiar miçangas, modelagem, alinhavo, amassar papel, picado( punção) rasgado de papel, recorte com tesoura, alinhavo, bordado, exercícios grafomotres.
- Exercícios com bola ( pegar e arremessar)
-AVDs: abotoar, amarrar, dar laço, vestir, despeir , torcer roupas, tocar piano, utilizar brinquedos: pião, iô – iô, encaixes diversos, bolinhas de gude.
- Pinturas, colagens, pontilhados, etc.
Massinha: manuseá-la, apertar, fazer bolinhas; promover movimentos de sobe e desce com os dedinhos; utilizar força na mão que tiver mais domínio;
 Papel: uma tarefa simples e que proporciona muitos benefícios é o ato de amassar papel e fazer bolas; ou, então, encher uma meia ;
Fios e barbantes: essa tarefa é muito interessante, pois ela induz a criança pegar algum objeto e dar um uso a ele. A dica é a seguinte: separe macarrão (cru) para que os pequenos brinquem de fazer colar, pulseirinhas e outros itens que estimularão também a criatividade na hora de botar a imaginação para funcionar.
Pintura: os pequenos podem fazer seus desenhos à base de tinta com a mão, com pinceis, com esponjas. Enfim, há uma série de possibilidades que podem otimizar a coordenação motora de seus filhos.
Dobraduras simples
-Trançar cadarços e enfiar em pequenos buracos

- Fazer carinhas e colar em balões;

Colar pequenos objetos no papel formando figuras. Podem ser botões, pequenas sementes (feijões, semente de melancia, milho etc);


Passar caroços de feijão de um recipiente para outro com os dedos em pinça;
  • Abrir e fechar zíper;
  • Abrir e fechar recipientes com rosca;
  • Abrir e fechar cadeado;
Ocupar os espaços da caixa de ovo com objetos pequenos (grãos, tampinhas)

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário