Arquivo do blog

quinta-feira, 25 de julho de 2019

ANÁLISE DO FILME “COMO ESTRELAS NA TERRA"


ANÁLISE DO FILME
“COMO ESTRELAS NA TERRA- TODA CRIANÇA É ESPECIAL"



Wenceslau Braz-PR
2017




Orientadora: SILVANA BASSANI DA SILVA

Acadêmicos:                       
A. I. S. S                                                                             
A. P.  R.                                                   
A. A.  S. B.
A. C. Z
B. A. M.
B.  O. G.
D. F. A. S.
C.  S. R.
D. F. V. C.
E. S . S.
E. D. T.
G. M. S.
J. N. C. L.  S.
J. L. M. R.
k. T.
L. AP. M.
L.  S.  A.
M. L. B.
M. F. S.
M. F. A.
M. X.  L.
M. X. L.
N.  B.
N. H. O. B.
P. V. S. 
P. G.
R. G.
R. F. O. .
R. M. B. J.
R.  S. S.
S.  R. S. S.
T. C.  C.
T. M. A.



SUMÁRIO



  • 1. OBJETIVO.............................................................................. 04

  • 2. FICHA TÉCNICA...................................................................05
  • 3. RESUMO DO FILME.............................................................06
  • 4. ANÁLISE..................................................................................08
  • Ideologia..................................................................................   08
  • Relação professor – escola – alunos.....................................    09
  • Métodos educacionais.............................................................. 10
  • Relação professor – ambiente familiar – alunos............... .   11
  • Relação professor – sociedade – alunos..............................    12
  • 5. CONCLUSÃO.........................................................................13
  • 6. CURIOSIDADES....................................................................13
  • 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................14




1. OBJETIVO

Este trabalho visa analisar, sob o aspecto filosófico, o filme “COMO ESTRELAS NA TERRA - TODA CRIANÇA É ESPECIAL", que retrata a  exclusão e  a pouca atenção dada pelas escolas regulares  às crianças que possuem transtornos de aprendizagem. Mostra o papel principal do educador e da escola como base para a formação de um sujeito global, que precisa ser trabalhado de forma integral, ou seja , nos aspectos social, emocional, orgânico, cognitivo, intelectual. Ressalta as condições das escolas em relação  a esses  alunos  e é uma lição de comprometimento com a educação. 
        Nessa análise, será discutido como uma ideologia pode impor e alterar valores e costumes, e como o desconhecimento do transtorno de aprendizagem pode prejudicar o convívio escolar e familiar de um sujeito, levando em consideração os métodos utilizados no sistema educacional e suas influências na vida particular do aluno e a do educador.
Através de um diálogo entre cinema e educação, este trabalho tem o intuito de provocar diversas reflexões filosóficas sobre a necessidade do professor   ensinar  o aluno a pensar, no aspecto de transformar a informação em conhecimento, bem como a verdadeira função e o objetivo do educador, no trabalho pedagógico com a heterogeneidade e diversidade presentes nas escolas.




2. FICHA TÉCNICA
TÍTULO: COMO ESTRELAS NA TERRA
TÍTULO ORIGINAL: TAARE ZAMEEN PAR
PAÍS: ÍNDIA
DIREÇÃO: AAMIR KHAN E AMOLE GUPTE
ROTEIRO: JONNERF STRENDYS
PRODUÇÃO: TRANZARPYS PRODUX LIBERTG
LÍNGUA: INDIANA 
ANO; 2007
ELENCO PRICIPAL:
Darsheel Safary - Ishaan Awasthi
Aamir Khan - Ram Shankar Nikumbh (Professor Nikumbh)
Tisca Chopra - Maya Awasthi (mãe de Ishaan)
Vipin Sharma- Yohaan Awasthi (irmão de Ishaan)
Tanay Chheda - Rajan Damodran
M.K. Raina- Diretor
Lalita Lajmi - Ela mesma (juíza da competição de pintura)
  

          


        


SINOPSE: Ishaan é um garoto de nove anos que não possui muitos amigos. Vive com sua família em uma pequena comunidade da Índia. Ishaan apresenta muitas dificuldades na escola, tendo sido reprovado no ano anterior e tendo risco de ser reprovado novamente. Já seu irmão é o melhor da classe, com notas altíssimas e um grande sucesso nos esportes também. Após uma reunião com os professores de Ishaan, que informam aos pais que o menino não apresenta avanços na escola, o pai decide enviar o garoto a um colégio interno para que seja disciplinado e consiga êxito nos estudos. Após um período em que Ishaan se sente cada vez mais triste e solitário, sofrendo severas punições dos professores, ele conhece o professor Nikumbh, que além do trabalho no colégio, leciona também em um colégio para crianças com necessidades educacionais especiais. É o professor Nikumbh que descobre que Ishaan tem dislexia e, com ajuda dele, junto com os outros professores e com a família de Ishaan, o garoto começa a compreender o mundo da leitura e da escrita e vê sua infância tomar um rumo diferente.

3. RESUMO DO FILME
Crianças com dislexia são taxadas, às vezes, de burras, preguiçosas, desinteressadas, descomprometidas. Cobradas por professores despreparados que exigem perfeição do aluno, as crianças são provocadas por outras crianças e  até adultos, sofrendo, desta forma , uma exclusão cruel.
Um professor substituído por outro, que possui um olhar diferente, começa a entender as dificuldades e problemas enfrentados por Ishaan, que por causa de tantas humilhações já não interage mais nem com a família, nem com os amigos.
Um professor que questiona colegas sobre seus métodos de ensino, que procura saber o porquê do aluno não acompanhar as progressões da turma, acaba identificando o problema em organizar e reconhecer letras e números, pois sabe que para  alguém conseguir ler e escrever é necessário relacionar sons com símbolos escritos para saber o significado das palavras. Os pais acabam por achar que são desculpas para não estudar e acabam prejudicando o desenvolvimento da criança, pensam que é simplesmente preguiça,  nem percebem que é um problema relacionado ao cérebro, ou seja, neurológico.
Em um mundo competitivo, todos os pais querem criar vencedores e acabam se esquecendo de que cada criança tem seu tempo de aprender, tem capacidades e habilidades únicas. Toda criança tem seu ritmo, mais cedo ou mais tarde,  vai aprender.
Poucas escolas seguem a lei,  que é a “Educação para todos”, pois crianças com dislexia precisam ser estimuladas descobrindo suas habilidades, com palavras e gestos de carinho, deve ser mostrado que tem quem se importa, isso faz com a criança seja estimulada a aprender.
Crianças com dislexia acabam por se isolar, pois se  acham  diferentes, se sentem discriminadas por todos. Professores com atividades diferentes estimulam muito o saber, despertam interesse. Acreditar no potencial da criança é garantir que a criança possa vencer. Nossas crianças precisam de profissionais comprometidos, dedicados e que tenham amor pelo que fazem. Quando isso acontecer, fará sim a diferença. 
      O filme , além de ter o  tema  e foco, a  dislexia, traz outras discussões, como submissão feminina e problematização da comparação entre irmãos e a relevância do lúdico nas escolas. 


Filme de produção Indiana- produzido, dirigido e estrelado por Aamir Khan- Como estrelas na Terra, toda criança é especial.

4. ANÁLISE

Trataremos a seguir pontos de reflexões e ideologias sobre o filme “Como estrelas na terra”, todas as crianças são especiais, bem como a importância da relação entre professor e aluno, família e o meio social no contexto escolar.

4.1. IDEOLOGIA
Durante o filme, foi visto várias ideologias e formas de como um professor deve atuar dentro de uma instituição de ensino e seu papel como agente transformador na vida de uma criança que sofre com dislexia, ou outro transtorno de aprendizagem.
        O filme Como Estrelas na Terra, conta a história de um garoto chamado Ishaan Awashi, que sofre de dislexia, que se trata de uma dificuldade de leitura e escrita. O personagem do filme frequentava uma escola regular, mas não acompanha a turma e repete uma vez a terceira série, porém, não mostra nenhuma evolução nos rendimentos escolares. Os pais de Ishaan, e todos que convivem com ele, não percebem que ele apresenta um transtorno de aprendizagem, então a criança sofre bastante com o despreparo da família e dos professores, que o deixavam de castigo ao lado de fora da sala de aula, dos colegas de classe, e principalmente da forma como o pai o tratava, sempre com rudez, o agredindo verbalmente, pois não entendia o que ele estava passando realmente.Isso fez com que  Ishaan  se tornasse uma criança sem vínculo afetivo. 
Contudo, a situação mudou quando o professor Ram Shankar entrou como substituto. O mesmo chegou na escola com uma metodologia muito diferente para trabalhar o aprendizado dos alunos, o que fez toda diferença. Pode-se dizer que com a chegada do novo professor, a vida de Ishaan tomou novo caminho, pois ele teve um olhar diferenciado para com Ishaan e soube trabalhar especificamente com o menino e suas dificuldades e este passou a se sentir mais motivado em seu  desempenho escolar, mostrando rápidos resultados positivos. 
          O filme nos possibilita refletir sobre a importância que tem um profissional da educação no contexto educacional para com o sujeito, pois são os responsáveis em investir seus conhecimentos e metodologia  para promover o desenvolvimento dos alunos em sua formação como pessoa, profissional e cidadãos. Portanto, os educadores precisam ter pleno domínio sobre suas práticas e responsabilidades sociais, sabendo que a sociedade é formada por diferenças, assim como a dislexia, que  é um transtorno que muitas crianças possuem e nem sempre recebem a atenção necessária por parte da escola em um todo.
Portanto, os professores devem  aumentar as possibilidades de intervenções e formas de se trabalhar esse ou  outros transtornos de aprendizagem, promovendo a diferenciação curricular, que é direito destes alunos. A equipe educacional precisa ser apta e  capaz de facilitar o processo de inclusão dentro das instituições de ensino. É de grande valia a atenção do professor no processo de aprendizagem do aluno, pois possibilita ao educando se sentir valorizado e motivado a aprender. Além disso, a participação dos pais na vida escolar é muito importante, pois fortalece o trabalho pedagógico realizado na escola, motiva o professor e o processo ensino aprendizagem acontece de forma mais  harmoniosa.

4.2 MÉTODOS EDUCACIONAIS

Em uma análise, realizada a partir do conceito “ Transtorno de Aprendizagem”, na abordagem histórico-cultural, podemos afirmar que o desenvolvimento deste transtorno de aprendizagem podem vir da interação dinâmica e sistêmica de fatores psicobiológicos e externos socioculturais.
Fonseca (1995, p. 70) chega ao ponto de afirmar que não apenas a população, mas muitos educadores e o próprio aluno não possuem um conceito muito subjetivo do que é um indivíduo com dificuldades de aprendizagem, sem, contudo submeter-se a um estudo aprofundado para validar.
Pretendemos, neste trabalho, discutir a falta de conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem que permeiam as ações propostas pelo sistema educacional, a partir da fala de Nikumbh, professor deI  shaan:“Quando eles irão entender? Toda criança é diferente. Cedo ou tarde irão aprender. Cada um em seu ritmo. Cinco dedos diferentes formam uma mão.”
Podemos afirmar o que o professor disse pra além da questão maturacional da criança, pois elementos como cultura, estímulos, história de vida, relações sociais, desenvolvimento emocional e da personalidade, processos cognitivos, ou seja, fatores internos psicobiológicos e fatores externos socioculturais também influenciam na aprendizagem do indivíduo. Sabemos que nem todos os casos de transtorno de aprendizagem têm suas causas passíveis de identificação, podemos falar muitas vezes de hipóteses. Além da questão de identificação da causa, existe o fato de que muitos transtornos de aprendizagem possuirem origens semelhantes ou iguais e apresentarem manifestações diferentes diante das suas dificuldades específicas.
Neste processo, é de suma importância o professor  conhecer sobre o problema e entender o seu poder de transformação nos alunos. É necessário que o educador conheça integralmente o aluno,  saiba como ele melhor aprende, tenha uma metodologia de ensino observando essas peculiaridades, observando -se as especificidades dos alunos e torne a sala de aula, um lugar agradável e estimulante. 
Na escola onde Ishaan estudava, os professores só corrigiam os erros gramaticais dele e não percebiam que ele era uma criança com necessidades educacionais especiais, que precisava ser compreendida, e junto com seu professor pudesse ampliar seus conhecimentos, desenvolvendo as suas habilidades de leitura e escrita. No filme, o professor substituto usa uma metodologia de ensino inovadora, onde existe a motivação, usa o conhecimento de mundo dos alunos, buscando aprofundar e ampliá-los. O educador consegue mobilizar a escola a respeito da diversidade que existe na sala de aula, mostrando que é possível fazer com que o aluno desenvolva as suas capacidades de aprendizagem a partir da compreensão e do incentivo do educador.
O filme mostra uma lição de vida. Um garoto que foi tratado com respeito por um professor, que soube valorizar e entender as diferenças, que usa como forma de expressão a arte, incentivando-o e mostrando-o que seu problema pode ser superado e que seu transtorno não o tornava diferente dos outros. Mostra que  a dislexia é um problema  que está longe de ser solucionado, e o que salvou o garoto não foi a descoberta do transtorno, mas sim, os novos métodos utilizados pelo educador, seu amor pelo próximo e seu comprometimento , fazendo com que o menino aprendesse a lidar com sua diferença.
O filme retrata a realidade na qual vivemos, os alunos com diversas deficiências ou necessidades educacionais especiais são colocados em escolas regulares e infelizmente as escolas  não estão preparados para esse trabalho, que pode ser iniciado com o professor tentando aplicar diversas e diferentes metodologias até encontrar aquela que desenvolva as potencialidades da criança.
É importante também que o aluno entenda os seus próprios problemas e limitações, e o professor mostre ao mesmo suas competências e a capacidade de ter uma vida normal, desde que seja dedicado. Também é papel do educador ser flexível nas atividades e na leitura, ao passar tarefas, por exemplo, sempre pedir a criança se ela entendeu suas instruções e disponibilizar a criança, leituras com temas que ela goste  e evite que o aluno sofra bullying por seus colegas.

4.3. Relação professor – escola – alunos
Nota-se no filme “Como Estrelas na Terra”, que a escola se encontra em um posicionamento tradicionalista, onde o aluno não possui voz e  o professor possui o papel apenas de detentor de conhecimentos (aquele que detêm todo conhecimento) e o aluno apenas é  o receptor (aquele que apenas recebe informações). 
Em um determinado momento do filme,  a escola recebe um professor substituto, totalmente contrário ao sistema inserido pela instituição, o docente se caracterizava por sua ludicidade, sua desenvoltura em meio ao seu plano de trabalho e por seu método construtivista. Durante a rotina diária, o professor substituto passa a observar um aluno que em meio as aulas, apresenta ter um comportamento diferenciado dos demais. Então,  a partir deste momento,  o professor passa a dar uma atenção especial a esta criança, avaliando-o de diversas maneiras para diagnosticar quais as  dificuldades de  aprendizagem do aluno.
Quando o professor soube que o aluno tinha dislexia, começou a trabalhar com métodos inovadores com este aluno. Isso fez com que o aluno pudesse aprender. O professor observando o talento do aluno, trabalhou firmemente fazendo com que esse talento se desenvolvesse. 
A relação professor/aluno se tornou prazerosa devido a interação entre ambos, pois quando o professor conhece seu aluno e reconhece suas dificuldade e poetencialidades, seu trabalho com ele se torna mais significativo, tendo assim, bons resultados.

4.4. Relação professor – ambiente familiar – alunos

O filme contém cenas da vida familiar do aluno e de um de seus professores. Baseado nisso, será analisado a importância da dedicação do educador na vida do aluno. Nas cenas, pode-se observar como a criança é prejudicada por comparações, que ocorriam em seu lar e na escola.
Percebemos que a família é a base de toda criança, no transcorrer do filme nota-se o quanto Ishaan Awasthi é comparado com seu irmão mais velho, e isto o desmotiva ainda mais a ir à escola e estudar.
Ishaan é um garoto que tem um interesse voltado para a arte,  mas ele possuía um transtorno que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou símbolos gráficos, comprometendo a capacidade de aprender a ler, escrever e a calcular. Por ter este transtorno, ele era considerado preguiçoso e irresponsável, o que fez com que ele ficasse totalmente desmotivado, acreditando que não seria mais capaz de aprender. 
Ao longo do filme Ishaan tem contato com vários professores, os quais não conseguiram atender as peculiaridades do garoto, a família sem orientação e soluções, opta por um colégio interno. Este internato, inicialmente também não obteve sucesso na aprendizagem de Ishaan, até o momento em que surge um professor substituto, que viu o menino com um olhar diferenciado, através da investigação constatou o que ocasionava seu problema de aprendizagem, desenvolveu diversos métodos de ensino que conseguiram atender as necessidades do aluno. O trabalho desenvolvido pelo professor foi longo, trabalhando de forma diversificada, atendendo os interesses de Ishaan até que obteve sucesso. 

4.5. Relação professor – sociedade – alunos

No filme “Como Estrelas na Terra”, Ishaan Awasthi é diagnosticado pelo professor substituto de Arte, como tendo Dislexia. Esse professor não era adepto ao modo tradicional, não seguia rigorosamente as normas da escola, tinha seu método próprio. 
É possível perceber a relação com a sociedade/ professor e alunos, a partir do momento em que o mestre consegue passar para o aluno disléxico que seu problema pode ser superado e que sua deficiência não o tornava diferente dos outros. 
Contudo, é verificável colocar em questão o relacionamento do Ishaan com os outros alunos e pessoas de fora da escola, como por exemplo, seus pais e sua família. A comunicação entre ambas é escassa e se torna ainda pior quando o professor os alerta sobre o problema do menino, assim que o aluno começa a melhorar o seu rendimento escolar, os pais vêem que ele é uma criança normal, só precisava ser compreendido e de uma pessoa que realmente tivesse disposição para ensiná-lo.

5. Conclusão

O filme mostra a importância do professor e seu poder de transformação nos alunos. É necessário que o educador tenha sua própria metodologia de ensino, de forma a estimular a compreensão dos alunos, tornando a sala de aula, um lugar agradável e estimulante. Às vezes as crianças precisam de um mediador que as ajudem a concretizar um aprendizado ou desenvolvimento que elas ainda não atingem sozinha, e o professor tem um papel fundamental nesse aspecto.
Percebemos, no filme,  a mudança  e  a mobilização da escola através do respeito á diversidade, mostrando que é possível fazer com que o aluno desenvolva sua capacidade de aprendizagem a partir da compreensão e do incentivo do educador e de toda a comunidade escolar. 
Em muitas escolas que conhecemos, muitos professores seguem a regra tradicional de ensino, o que, na maioria das vezes,  não é suficiente para crianças que possuem transtornos de aprendizado,aprenderem. Isso é um problema grave, já que a criança está em fase de desenvolvimento, e esses problemas podem acompanhá-la durante toda a sua vida.
Os pais muitas vezes também são responsáveis pelo mau aprendizado dos filhos, quando não dão a atenção adequada para a criança e quando ignoram um problema visível enão procuram tratamento multidisciplinar para atender o filho em suas necessidades.
Pode-se concluir, através desse filme, que o problema da dislexia é um problema que a maior parte da sociedade desconhece de fato ou até tenta esconder e  que a  família acaba, na maioria das vezes, ignorando. e isso com certeza, precisa ser mudado, para que a inclusão educacional  e social realmente aconteça.

6. CURIOSIDADE

Aamir Khan, além de dirigir o filme atua como o professor Nikumb. Em 2010, os direitos do filme foram comprados pela Walt Disney Home Entertainment para ser distribuído comercialmente no Reino Unido, Estados Unidos e Austrália, como Like Stars on  Earth. 
O ator e diretor desse filme passou pelo mesmo problema que o ator mirim quando criança. Filme da produção hollywoodiano - nome dado à indústria de cinema hindi, a maior indústria de cinema indiana, em termos de lucros e popularidade, cujo nome se deve à fusão de Bombaim (antigo nome de Mumbai, onde se localiza a indústria) e Hollywood (indústria cinematográfica americana).

7. Referências bibliográficas:

DANIELY FELICIO BLOG SPOT  DISPONIVEL EM : http://danielyfelicio.blogspot.com.br/2015/01/analise-psicologica-do-filme-como.htmlACESSO EM: 15/06/2017
PORTAL DA EDUCAÇÃO DISPONIVEL EM: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/resenha-critica-do-filme-como-estrelas-na-terra-toda-crianca-e-especial/20287ACESSO EM: 10/06/2017
http://www.taarezameenpar.com/
SOMOS TODOS DIFERENTES  DISPONIVEL EM :«Somos Todos Diferentes». Cine Players. Consultado em 29 de maio de 2010«Somos Todos Diferentes». epipoca. Consultado em 29 de maio de 2010ACESSOEM :05/06/2017
CINEMA INDIANO DISPONIVEL EM :«Como Estrelas na Terra». Cinema Indiano. Consultado em 27 de agosto de 2010 ACESSO EM : 12/06/2017
EGRÉGORA E ALTERIDADE DISPONIVEL EM : http://obviousmag.org/egregora_e_alteridade/2016/como-estrelas-na-terra.htACESSO: 30/06/2017.


TRABALHO COM DIREITOS AUTORAIS DE SILVANA BASSANI DA SILVA
FAVOR CITAR O BLOG PARA REFERÊNCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário