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terça-feira, 15 de outubro de 2019

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: Avaliação de Conhecimentos


AVALIAÇÃO  DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

GABARITO
Questões
Respostas
01

02

03

04

05

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08

09

10

Questão livre



Questão 01.
Podemos considerar pessoa com deficiência, conforme a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva:

A. aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, pode ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.
B. aquela que apresenta alterações no seu processo de aprendizagem e que por isso não frequenta a escola.
C. aquela que apresenta alterações no processo de desenvolvimento biopsicossocial.
D. aquela que não tem impedimentos sensoriais, somente intelectuais e que, em interação com diversas barreiras, pode ter restringida sua participação plena e efetiva na escola.

Estão corretas as afirmativas:
1- ( ) A, B e C
2- ( ) A e C
3- ( ) A e D
4- ( x ) A, C e D
5- ( ) Todas as alternativas

Questão 02

Observe a afirmativa e assinale a(as) questão(ões) correta (s) com V (verdadeiro ) ou F (falso)

a) O artigo 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394, de1996, trata da educação especial como modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, e define que:

b) Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado para atender às peculiaridades dos alunos e que sempre o atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
Haverá sempre que necessário Salas de Recursos Multifuncionais e outros atendimentos educacionais especializados, atendendo às necessidades educacionais dos alunos nas escolas. O atendimento especializado será complementar ( para os alunos com deficiências) e suplementar ( para alunos com superdotação/altas habilidades) para o ensino oferecido nas classes comuns das escolas de ensino regular, em função da obrigatoriedade da lei.

c) Terão disponíveis, sempre que for necessário, especialistas adequados ao atendimento das necessidades educativas especiais e que as classes mistas serão organizadas em turnos distintos para melhor acompanhamento dos casos.

d) Haverá atendimento prioritário aos alunos com necessidades educativas especiais por especialistas a serem contratados pelas escolas e que as classes serão organizadas segundo os tipos de transtornos ou deficiências os superdotação.

e) São desnecessários os serviços de apoio especializado nas escolas, mas fora dela os alunos deverão frequentar as classes formadas unicamente para melhor atendê-los em suas necessidades educativas especiais.
(    ) a
(    ) b
(    ) c
(    ) d
(    ) e

Questão 03
Na Declaração de Salamanca, o termo “necessidades educacionais especiais” refere-se a:

a- ( ) todos os alunos que foram diagnosticados como deficientes físicos, mentais ou sensoriais.
b- ( ) todas aquelas crianças ou jovens cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem.
c- ( ) todos os adultos cujas necessidades educacionais especiais se originam de transtornos globais do desenvolvimento.
d- ( ) alunos que frequentam centros ou escolas especiais, classes especiais e salas de recursos multifuncionais.
e- ( ) crianças, jovens e adultos que apresentam severas deficiências físicas, mentais, visuais ou auditivas.

Questão 04 - Com relação ao Capítulo V da Lei de Diretrizes e Bases (Lei n. 9394/96), referente à Educação Especial, analise as afirmações a seguir.
  • I- A oferta de Educação Especial, dever constitucional do Estado, tem inicio na faixa de seis a doze anos, durante o Ensino Fundamental.
  • II- Os sistemas de ensino devem assegurar currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicas para atender aos educandos com necessidades especiais.
  • III- O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados sem qualquer possibilidade de integração nas classes comuns de ensino regular.
    Assinale:
    a- ( ) se todas as afirmativas estiverem corretas.
    b- ( )se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
    c- ( )se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
    d- ( ) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
    e- ( x ) se apenas a afirmativa II estiver correta
Questão 05
Leia o fragmento a seguir.
A avaliação dos alunos com deficiência mental visa ao conhecimento de seus avanços no entendimento dos conteúdos curriculares durante o ano letivo de trabalho, seja ele organizado por série ou ciclos. O mesmo vale para os outros alunos da sua turma, para que não sejam feridos os princípios da inclusão escolar. A promoção automática, quando é exclusiva para alunos com deficiência mental, constitui uma diferenciação pela deficiência, o que caracteriza discriminação. Em ambos os casos, o que interessa para que um novo ano letivo se inicie é o quanto o aluno, com ou sem deficiência, aprendeu no ano anterior, pois nenhum conhecimento é aprendido sem base no que se conheceu antes.” (GOMES et al, 2007, p.19.)

De acordo com o fragmento acima, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

a- ( ) Na avaliação do aluno com deficiência mental /intelectual, não se deve considerar o que ele aprendeu, mas o mínimo que consegue fazer.
b- ( ) A promoção automática não pode ser considerada discriminação, mas a única saída viável.
c- ( ) O conhecimento do aluno com deficiência mental não está baseado no que ele aprendeu anteriormente.
As afirmativas são, respectivamente,

1- ( ) V – V – F
2- ( ) V – F – F
3- ( ) F – F – V
4- ( x ) F – F – F
5- ( ) F – V – F

Questão 06
A dislexia do desenvolvimento pode apresentar as seguintes manifestações línguístico-cognitivas.

I. Inteligência normal.

II. Falha nas habilidades fonológicas, sintáticas e semânticas na linguagem escrita.

III .Dificuldade na linguagem em sua modalidade escrita no período escolar.
    a) Apenas I e II são corretas.
    b) Apenas II e III são corretas.
    c) Apenas I e III são corretas.
    d) I, II e III são corretas.=
Questão 07
A orientação de que o princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter, está expressa

a- ( ) na Convenção da ONU.
b- ( ) nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
c- ( ) no Parecer CEE n.º 67/98.
d- ( ) na Declaração de Salamanca.
e- ( ) no Plano Estadual de Educação.

Questão 08
O Atendimento Educacional Especializado - AEE configura-se como:

a- ( ) uma atividade realizada por um professor especialista ou não, no contraturno do período escolar, podendo ser substitutiva a algumas atividades escolares.
b- ( ) uma proposta usada apenas para auxiliar na alfabetização de alunos com necessidades educacionais especiais matriculados em classe especiais e escolas especiais.
c- ( ) uma atividade complementar à formação do aluno com necessidades educacionais especiais matriculado em sala comum do ensino regular.
d- ( ) mais uma opção para o aluno que demonstra defasagem idade/série diante do currículo escolar oferecido na classe comum do ensino regular. E) uma atividade oferecida a todos os alunos durante o seu turno escolar, em substituição a recuperação paralela.

Questão 09
Com relação ao Professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas salas de recursos, é incorreto afirmar que:
a-( ) é função do professor organizar situações que favoreçam o desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual e que estimulem o desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem.
b-( ) não exerce um papel importante na construção do conhecimento do aluno, pois o aluno com deficiência intelectual não constrói conhecimentos mesmo exercitando sua atividade cognitiva.
c-( ) é função do professor produzir materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos na sala de aula do ensino regular.
d-( ) trabalhar focalizando as atitudes do aluno diante da aprendizagem e propiciar o desenvolvimento de ferramentas intelectuais que facilitarão sua interação escolar e social.
e-( ) gerir os processos de aprendizagem, na avaliação desse processo e em seu acompanhamento.
Quanto as características da Escola Inclusiva, analise as afirmativas abaixo.

Questão 10
Quanto as características da Escola Inclusiva, analise as afirmativas abaixo.

1) Definir a inclusão, como um projeto da escola que incorpora a diversidade como eixo central da tomada de decisões.
2) Colocar serviços de apoio à disposição da escola, dos professores e pais, colaborando na organização, estruturação do trabalho e reflexão da prática pedagógica.
3) Valorizar a diversidade como elemento enriquecedor do desenvolvimento pessoal e social.

Está(ão) correta(s):
a- ( ) 1, 2 e 3.
b- ( ) 1 e 2, apenas.
c- ( ) 2 e 3, apenas.
d- ( ) 1, apenas.
e- ( ) 1 e 3, apenas.

Questão 11 – Livre : Substitutiva as questões de 1 a 10 ( a critério do(a) aluno(a))
Com base nos resultados de pesquisas recentes sobre dislexia do desenvolvimento, análise crítica do filme “Como estrelas na Terra” e estudos neste bimestre, da disciplina Fundamentos da Educação Especial: a. Fale o que você entendeu sobre esse transtorno de aprendizagem.
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BOA SORTE!!!

A verdadeira deficiência é aquela que prende o ser humano por dentro e não por fora, pois até os incapacitados de andar podem ser livres para voar.

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