AVALIAÇÃO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
GABARITO
Questões
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Respostas
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Questão
livre
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Questão 01.
Podemos
considerar pessoa com deficiência, conforme a Política Nacional de
Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva:
A.
aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física,
mental ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, pode
ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na
sociedade.
B.
aquela que apresenta alterações no seu processo de aprendizagem e
que por isso não frequenta a escola.
C.
aquela que apresenta alterações no processo de desenvolvimento
biopsicossocial.
D.
aquela que não tem impedimentos sensoriais, somente intelectuais e
que, em interação com diversas barreiras, pode ter restringida sua
participação plena e efetiva na escola.
Estão
corretas as afirmativas:
1-
( ) A, B e C
2-
( ) A e C
3-
( ) A e D
4-
( x ) A, C e D
5-
( ) Todas as alternativas
Questão
02
Observe
a afirmativa e assinale a(as) questão(ões) correta (s) com V (verdadeiro ) ou F (falso)
a) O
artigo 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394,
de1996, trata da educação especial como modalidade de educação
escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para
educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e
altas habilidades ou superdotação, e define que:
b) Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado para atender às peculiaridades dos alunos e que sempre o atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
Haverá sempre que necessário Salas de Recursos Multifuncionais e outros atendimentos educacionais especializados, atendendo às necessidades educacionais dos alunos nas escolas. O atendimento especializado será complementar ( para os alunos com deficiências) e suplementar ( para alunos com superdotação/altas habilidades) para o ensino oferecido nas classes comuns das escolas de ensino regular, em função da obrigatoriedade da lei.
c) Terão disponíveis, sempre que for necessário, especialistas adequados ao atendimento das necessidades educativas especiais e que as classes mistas serão organizadas em turnos distintos para melhor acompanhamento dos casos.
d) Haverá
atendimento prioritário aos alunos com necessidades educativas
especiais por especialistas a serem contratados pelas escolas e que
as classes serão organizadas segundo os tipos de transtornos ou
deficiências os superdotação.
e) São
desnecessários os serviços de apoio especializado nas escolas, mas
fora dela os alunos deverão frequentar as classes formadas
unicamente para melhor atendê-los em suas necessidades educativas
especiais.
( ) a
( ) b
( ) c
( ) d
( ) e
Questão
03
Na
Declaração de Salamanca, o termo “necessidades educacionais
especiais” refere-se a:
a-
( ) todos os alunos que foram diagnosticados
como deficientes físicos, mentais ou sensoriais.
b-
( ) todas aquelas crianças ou jovens cujas
necessidades educacionais especiais se originam em função de
deficiências ou dificuldades de aprendizagem.
c-
( ) todos os adultos cujas necessidades
educacionais especiais se originam de transtornos globais do
desenvolvimento.
d-
( ) alunos que frequentam centros ou escolas
especiais, classes especiais e salas de recursos multifuncionais.
e-
( ) crianças, jovens e adultos que apresentam
severas deficiências físicas, mentais, visuais ou auditivas.
- I- A oferta de Educação Especial, dever constitucional do Estado, tem inicio na faixa de seis a doze anos, durante o Ensino Fundamental.
- II- Os sistemas de ensino devem assegurar currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicas para atender aos educandos com necessidades especiais.
- III- O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados sem qualquer possibilidade de integração nas classes comuns de ensino regular.Assinale:a- ( ) se todas as afirmativas estiverem corretas.b- ( )se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.c- ( )se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.d- ( ) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.e- ( x ) se apenas a afirmativa II estiver correta
Questão
05
Leia
o fragmento a seguir.
“A
avaliação dos alunos com deficiência mental visa ao conhecimento
de seus avanços no entendimento dos conteúdos curriculares durante
o ano letivo de trabalho, seja ele organizado por série ou ciclos. O
mesmo vale para os outros alunos da sua turma, para que não sejam
feridos os princípios da inclusão escolar. A promoção automática,
quando é exclusiva para alunos com deficiência mental, constitui
uma diferenciação pela deficiência, o que caracteriza
discriminação. Em ambos os casos, o que interessa para que um novo
ano letivo se inicie é o quanto o aluno, com ou sem deficiência,
aprendeu no ano anterior, pois nenhum conhecimento é aprendido sem
base no que se conheceu antes.” (GOMES et al, 2007, p.19.)
De
acordo com o fragmento acima, assinale V para a afirmativa verdadeira
e F para a falsa.
a-
( ) Na avaliação do aluno com deficiência mental /intelectual,
não se deve considerar o que ele aprendeu, mas o mínimo que
consegue fazer.
b-
( ) A promoção automática não pode ser considerada
discriminação, mas a única saída viável.
c-
( ) O conhecimento do aluno com deficiência mental não está
baseado no que ele aprendeu anteriormente.
As
afirmativas são, respectivamente,
1-
( ) V – V – F
2-
( ) V – F – F
3-
( ) F – F – V
4-
( x ) F – F – F
5-
( ) F – V – F
Questão
06
A
dislexia
do desenvolvimento pode apresentar as seguintes manifestações
línguístico-cognitivas.
I.
Inteligência normal.
II.
Falha nas habilidades fonológicas, sintáticas e semânticas na
linguagem escrita.
III
.Dificuldade na linguagem em sua modalidade escrita no período
escolar.
Questão
07
A
orientação de que o princípio fundamental da escola inclusiva é o
de que todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível,
independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas
possam ter, está expressa
a-
( ) na Convenção da ONU.
b-
( ) nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
c-
( ) no Parecer CEE n.º 67/98.
d-
( ) na Declaração de Salamanca.
e-
( ) no Plano Estadual de Educação.
Questão
08
O
Atendimento Educacional Especializado - AEE configura-se como:
a-
( ) uma atividade realizada por um professor especialista ou não,
no contraturno do período escolar, podendo ser substitutiva a
algumas atividades escolares.
b-
( ) uma proposta usada apenas para auxiliar na alfabetização de
alunos com necessidades educacionais especiais matriculados em classe
especiais e escolas especiais.
c-
( ) uma atividade complementar à formação do aluno com
necessidades educacionais especiais matriculado em sala comum do
ensino regular.
d-
( ) mais uma opção para o aluno que demonstra defasagem
idade/série diante do currículo escolar oferecido na classe comum
do ensino regular. E) uma atividade oferecida a todos os alunos
durante o seu turno escolar, em substituição a recuperação
paralela.
Questão
09
Com
relação ao Professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
nas salas de recursos, é incorreto afirmar que:
a-(
) é função do professor organizar situações que favoreçam o
desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual e que estimulem
o desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem.
b-(
) não exerce um papel importante na construção do conhecimento
do aluno, pois o aluno com deficiência intelectual não constrói
conhecimentos mesmo exercitando sua atividade cognitiva.
c-(
) é função do professor produzir materiais didáticos e
pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos
na sala de aula do ensino regular.
d-(
) trabalhar focalizando as atitudes do aluno diante da aprendizagem e
propiciar o desenvolvimento de ferramentas intelectuais que
facilitarão sua interação escolar e social.
e-(
) gerir os processos de aprendizagem, na avaliação desse processo
e em seu acompanhamento.
Quanto
as características da Escola Inclusiva, analise as afirmativas
abaixo.
Questão
10
Quanto
as características da Escola Inclusiva, analise as afirmativas
abaixo.
1)
Definir a inclusão, como um projeto da escola que incorpora a
diversidade como eixo central da tomada de decisões.
2)
Colocar serviços de apoio à disposição da escola, dos professores
e pais, colaborando na organização, estruturação do trabalho e
reflexão da prática pedagógica.
3)
Valorizar a diversidade como elemento enriquecedor do desenvolvimento
pessoal e social.
Está(ão)
correta(s):
a-
( ) 1, 2 e 3.
b-
( ) 1 e 2, apenas.
c-
( ) 2 e 3, apenas.
d-
( ) 1, apenas.
e-
( ) 1 e 3, apenas.
Questão
11 – Livre : Substitutiva as questões de 1 a
10 ( a critério do(a) aluno(a))
Com
base nos resultados de pesquisas recentes sobre dislexia do
desenvolvimento, análise crítica do filme “Como estrelas na
Terra” e estudos neste bimestre, da disciplina Fundamentos da
Educação Especial: a. Fale o que você entendeu sobre esse
transtorno de aprendizagem.
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BOA
SORTE!!!
A
verdadeira deficiência é aquela que prende o ser humano por dentro
e não por fora, pois até os incapacitados de andar podem ser livres
para voar.
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