Arquivo do blog

quarta-feira, 15 de maio de 2019

EXEMPLO DE DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR – CONTEÚDO: FEUDOS NA EUROPA, NA IDADE MÉDIA DISCIPLINA: HISTÓRIA - 7º ANO


EXEMPLO DE DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR – CONTEÚDO: FEUDOS NA EUROPA, NA IDADE MÉDIA DISCIPLINA: HISTÓRIA - 7º ANO

Há desinteresse por parte de alunos quando se fala em estudar alguns conteúdos da disciplina de História. É o caso do conteúdo Feudalismo na Idade Média, pois o aluno pode pensar :  Qual a importância de aprender sobre Idade Média em um país como Brasil, que não viveu essa experiência histórica?
Por este motivo, professores procuram dar vida às aulas de história para diminuir esse desinteresse. É o que a professora da escola em que atuo no AEE realizou, na sala comum, solicitando que seus alunos, dos 7º anos, reinterpretassem através de maquete o ambiente social e os fatos históricos do período Feudalismo na Idade Média, estudados durante as aulas.

Metodologicamente, conforme a professora relatou com os recursos didáticos utilizados os alunos se motivaram demonstrando que aprenderam de forma significativa, o conteúdo.

Compartilho com vocês, a forma como foi trabalhado o conteúdo pela referida professora e foi também reforçado no AEE.

Conteúdo: Feudos na Europa, na Idade Média
Turmas trabalhadas: 7º anos
Professora: Rosilene Melo de Paula
Objetivos:
  • Compreender os aspectos centrais que marcaram o feudalismo na Europa medieval.
  • Identificar e analisar as obrigações devidas pelos servos aos senhores na sociedade feudal.
  • Apontar as principais características da relação entre servos e senhores no feudalismo.
  • Mostrar aos alunos como viviam as famílias que pertenciam ao terceiro estado, e viviam nos feudos, identificando as estruturas de um feudo.
Estratégias e Recursos da aula:

- Explicações orais em relação aos feudos;

- Assistir o vídeo :

  • Atividades em grupo para produção de maquetes para contextualizar o assunto, utilizando materiais recicláveis

Maquetes produzidas:

















Obs.: Algumas destas maquetes foram produzidas por alunos que frequentam a SRM - AEE


 O conteúdo trabalhado no  AEE:

Contextualizando o conteúdo trabalhado pela professora, escolhi duas maquetes e pedi aos alunos que fizessem uma doação para a SRM, para que as mesmas fossem utilizadas como material pedagógico para trabalhar o conteúdo com os alunos que não assimilaram na sala comum, o conteúdo, para trabalhar no próximo ano, com os alunos que estarão nos 7º anos, e para serem utilizados por outros professores, da mesma disciplina.

Complementando, foram realizadas as seguintes atividades:

Leitura, interpretação e debate de imagens

Imagem 1
  • Imagens 1 e 2 disponíveis em:


I. Analisando as duas imagens:

Sobre a imagem 1 - Atividade em dupla ou individual ( na SRM)
a. O título da imagem é "senhorio medieval". A partir das atividades já realizadas com vídeos e textos, os alunos devem responder, por escrito, qual o significado da expressão.
b. De acordo com a imagem, o "senhorio medieval" possuía basicamente três mansos: o senhorial, o comum e o servil. Nas legendas fica claro que as melhores terras, obviamente, estavam sob o poder dos senhores feudais. Peça aos alunos para destacarem no texto da imagem a atividade que, embora realizada em manso comum, era um privilégio apenas dos senhores.
c. Peça aos alunos para descreverem tudo que veem na imagem. É possível dizer, a partir dessa descrição, que a imagem revela desigualdades presentes na sociedade feudal? Cite-as, em caso afirmativo.

Sobre a imagem 2 - Atividade em dupla ( individual)
a. A partir das leituras já realizadas e da observação atenta da imagem, os alunos devem dar um título à mesma, de acordo com a sua ideia central.
b. Os alunos devem explicar como se organizava, na sociedade feudal, o sistema representado na imagem e a qual ordem ele correspondia.
  • Análise de jogos relacionados à temática da aula.
Orientações:

Segue os links para um jogo interativo sobre a era feudal bem legal, que vai ajudá-los a entender melhor o funcionamento do período feudal e de como funcionava um feudo.

A ERA FEUDAL

Para download:

                       Informações e recursos disponíveis no Portal do Professor:
Acesso em 15/05/2019


a. Utilizando computadores conectados à internet, os alunos devem acessar o jogo no endereço web indicado. 
b. Antes de iniciar as atividades, consulte o "Guia do Professor" incluso no programa, o qual apresenta sugestões de aplicação do recurso em sala de aula.
c. O jogo é bem simples e o objetivo maior é trazer algumas informações básicas sobre o funcionamento da sociedade feudal.
d. A última etapa do jogo traz um conjunto de questões a respeito da sociedade feudal, as quais os alunos devem responder para obter pontos. As questões marcadas de forma incorreta devem ser esclarecidas coletivamente.
e. Oriente os alunos a registrarem, por escrito, as ideias centrais do jogo "Era Feudal".

Mais atividades sobre o tema:



Referências Bibliográficas:

Atividades retiradas do site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51143 , acessado em 15/05/2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário