EXEMPLO
DE DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR – CONTEÚDO:
FEUDOS
NA EUROPA, NA IDADE MÉDIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA -
7º ANO
Há
desinteresse por parte de
alunos quando se fala em estudar alguns
conteúdos da disciplina de
História. É
o caso do conteúdo Feudalismo na Idade Média, pois
o aluno pode pensar : Qual
a importância
de aprender
sobre
Idade Média em um país como Brasil, que não viveu essa
experiência histórica?
Por
este motivo, professores
procuram dar vida às aulas de história para
diminuir esse
desinteresse. É
o que a professora da escola em que atuo no AEE realizou, na sala
comum, solicitando que seus
alunos, dos
7º anos,
reinterpretassem
através
de maquete o ambiente social e
os
fatos históricos do período Feudalismo
na Idade Média, estudados
durante as aulas.
Metodologicamente,
conforme
a professora relatou
com
os recursos didáticos utilizados
os
alunos se
motivaram
demonstrando
que
aprenderam de forma significativa, o
conteúdo.
Compartilho
com vocês, a forma como foi trabalhado o conteúdo pela referida
professora
e foi também reforçado no AEE.
Conteúdo:
Feudos
na Europa, na Idade Média
Turmas
trabalhadas: 7º anos
Professora:
Rosilene Melo de Paula
Objetivos:
- Compreender os aspectos centrais que marcaram o feudalismo na Europa medieval.
- Identificar e analisar as obrigações devidas pelos servos aos senhores na sociedade feudal.
- Apontar as principais características da relação entre servos e senhores no feudalismo.
- Mostrar aos alunos como viviam as famílias que pertenciam ao terceiro estado, e viviam nos feudos, identificando as estruturas de um feudo.
Estratégias e Recursos da aula:
-
Explicações orais em relação aos feudos;
-
Assistir o vídeo :
- Atividades em grupo para produção de maquetes para contextualizar o assunto, utilizando materiais recicláveis
Maquetes
produzidas:
Obs.: Algumas destas maquetes foram produzidas por alunos que frequentam a SRM - AEE
O conteúdo trabalhado no AEE:
Contextualizando
o conteúdo trabalhado pela professora, escolhi duas maquetes e
pedi aos alunos que fizessem uma doação para a SRM, para que as
mesmas fossem utilizadas como material pedagógico para trabalhar o
conteúdo com os alunos que não assimilaram na sala comum, o
conteúdo, para trabalhar no próximo ano, com os alunos
que estarão nos 7º anos, e para serem utilizados por outros professores, da mesma disciplina.
Complementando, foram realizadas as seguintes atividades:
Leitura,
interpretação e debate de imagens
Imagem
1
- Imagens 1 e 2 disponíveis em:
I.
Analisando as duas imagens:
Sobre
a imagem 1 - Atividade em dupla ou
individual ( na SRM)
a.
O título da imagem é "senhorio medieval". A partir das
atividades já realizadas com vídeos e textos, os alunos devem
responder, por escrito, qual o significado da expressão.
b.
De acordo com a imagem, o "senhorio medieval" possuía
basicamente três mansos: o senhorial, o comum e o servil. Nas
legendas fica claro que as melhores terras, obviamente, estavam sob
o poder dos senhores feudais. Peça aos alunos para destacarem no
texto da imagem a atividade que, embora realizada em manso comum,
era um privilégio apenas dos senhores.
c.
Peça aos alunos para descreverem tudo que veem na imagem. É
possível dizer, a partir dessa descrição, que a imagem revela
desigualdades presentes na sociedade feudal? Cite-as, em caso
afirmativo.
Sobre
a imagem 2 - Atividade em dupla (
individual)
a.
A partir das leituras já realizadas e da observação atenta da
imagem, os alunos devem dar um título à mesma, de acordo com a sua
ideia central.
b.
Os alunos devem explicar como se organizava, na sociedade feudal, o
sistema representado na imagem e a qual ordem ele correspondia.
- Análise de jogos relacionados à temática da aula.
Segue
os
links
para um jogo interativo sobre a era feudal bem legal, que vai
ajudá-los a entender melhor o funcionamento do período feudal e de
como funcionava um feudo.
Informações
e recursos disponíveis no Portal do Professor:
Acesso
em 15/05/2019
a.
Utilizando computadores conectados à internet, os alunos devem
acessar o jogo no endereço web indicado.
b.
Antes de iniciar as atividades, consulte o "Guia
do Professor"
incluso no programa, o qual apresenta sugestões de aplicação do
recurso em sala de aula.
c.
O jogo é bem simples e o objetivo maior é trazer algumas
informações básicas sobre o funcionamento da sociedade feudal.
d.
A última etapa do jogo traz um conjunto de questões a respeito da
sociedade feudal, as quais os alunos devem responder para obter
pontos. As questões marcadas de forma incorreta devem ser
esclarecidas coletivamente.
e.
Oriente os alunos a registrarem, por escrito, as ideias centrais do
jogo "Era Feudal".
Mais
atividades sobre o tema:
Referências
Bibliográficas:
Atividades
retiradas do site:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51143
, acessado em 15/05/2019
http://aulaseatividadeshistoria.blogspot.com/2013/04/era-feudal-jogo-on-line.html, acessado em 15/05/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário