TDAH E TRANSTORNO BIPOLAR: DEPRESSÃO E SUICÍDIO
Você já perdeu os óculos e ficou um bom tempo procurando
quando eles estavam, literalmente, bem na sua cara? Deixou para estudar para
uma prova ou para sair para um compromisso no último minuto? Teve problemas
para se focar na escola ou em uma reunião, mas ficou uma semana aprendendo
sobre todos os tipos de danças no mundo? Essa são situações bem comuns, que
acontecem com todos uma hora ou outra, mas para quem possui o TDAH, Transtorno
do Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade e Impulsividade, esses cenários
têm uma frequência alarmante e afetam seu desempenho na escola, trabalho e vida
pessoal. (retirado do site : http://www.pqpcast.com/blog/200-tdahi,
acessado em 02/06/2019, às 22:12h)
Além desses e outros inúmeros problemas causados pelo
transtorno, a adolescência marca para
todos, e mais ainda para o TDAH, um período
em que o futuro parece ter chegado, sem ele estar preparado. Mudam os
interesses, as exigências e as relações sociais. É um período muito novo, não
só para os jovens, mas para os pais também, que, muitas vezes, não sabem como
lidar com seus filhos. Os adolescentes começam a perceber que para algumas
coisas eles são ainda muito jovens, mas, para outras,necessitam ser adultos, e
são cobradas atitudes de adultos. É muito comum que essa discrepância provoque uma sensação de
insegurança e desamparo, levando o indivíduo a se sentir incompreendido e
frustrado. ( retirado do site: https://coachinginfantojuvenil.com.br/portal/conflitos-da-adolescencia/,
acessado em 02/06/2019).
Outra dificuldade de grande parte dos adolescentes,
principalmente de quem tem TDAH, é
conseguir entender as mudanças internas e externas que estão acontecendo
consigo. São tantos os questionamentos, que é natural que essa dificuldade se
reflita em suas emoções. A cena é conhecida: um mau humor, vindo não se sabe de
onde, uma irritação em relação a tudo o que os outros fazem ou dizem,
principalmente quando esses outros são os pais ou irmãos, a sensação de que
ninguém é capaz de entender seus sentimentos ou pensamentos. Isso tudo
sem contar a angústia em relação ao futuro, como as suas incertezas na hora de
escolher uma carreira, os sonhos que gostariam de realizar e o medo de não conseguirem
tudo aquilo que desejam. Todas essas questões evidenciam um sentimento comum
aos adolescentes: o de inadequação. (retirado do site: https://coachinginfantojuvenil.com.br/portal/conflitos-da-adolescencia/
acessado em 02/06/2019).
Uma pesquisa publicada pela Universidade
de Chicago e a Universidade de Pittsburgh aponta que a genética do TDAH
pode estar ligada à ideação suicida. foi descoberto o TDAH como uma condição favorável a esse
quadro. Índices dez vezes maior de depressão na
adolescência e o suicídio como opção até cinco vezes
maior em quem tem o transtorno (retirado do
site: https://medium.com/@shecoach/tdah-e-suicídio-setembroamarelo-4b3adbb4072a acessado em 02/06/2019)
O que mais
contribui para o aumento dos Problemas na Saúde Mental?
Frequentemente, por mais que a família seja estruturada, há
conflitos familiares, e em algumas, a
vida familiar é caracterizada, geralmente, pela desarmonia e discórdia,
impactando na qualidade de vida de todos os membros da família. Na família que
há filhos com TDAH, a situação é pior, pois além de algumas atitudes não serem aceitas pelos pais dos filhos que possem o transtorno, a frequente rotina de evitação das situações problemas, desorganização,
postergação e esquecimento das tarefas cotidianas destes adolescentes, por mais que eles não queiram, fazem com que a rotina
familiar seja estressante, pois algumas tarefas simples podem se tornar uma
missão quase impossível do filho com TDAH ou Transtorno Bipolar realizar, em
função da falta de competência social, seja por retraimento, falta de interesse, impulsividade (falar ou agir sem pensar nas consequências), dificuldade no planejamento e conclusão das tarefas, ou por comportamento
agressivo, resultantes da falta de
autocontrole emocional . O adolescente com TDAH , frente a isso, sente a rejeição de seus familiares, que muitas vezes não os compreendem,
o que pode levá-lo ao aumento de comportamentos deprimentes e/ou agressivos. (retirado do site :http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862015000100010,
acessado em 02/06/2019)
TDAH e a comorbidade com o TRANSTORNO BIPOLAR
A doença mais comumente diagnosticada, em pacientes com
Transtorno Bipolar, é o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).
Ele ocorre em 60 a 90% dos pacientes.(http://www.abrata.org.br/o-que-e-o-transtorno-bipolar-em-criancas-e-adolescentes/) O TDAH se caracteriza por uma combinação de sintomas de
desatenção, hiperatividade e impulsividade que causam prejuízo importante para
a pessoa, em nível de relacionamento com pessoas da mesma idade, com pais e
professores, ou em relação ao aprendizado , na escola. Geralmente, os sintomas
de TDAH começam mais cedo do que os sintomas de Transtorno Bipolar, por volta
dos três ou quatro anos. Diferentemente, no Transtorno Bipolar, que geralmente
se manifesta na adolescência. (retirado do site: http://www.ufrgs.br/procab/descricao.html,
acessado em 02/06/2019).
Adolescentes que
sofrem de transtorno bipolar apresentam uma combinação de humores extremamente
altos (mania) e baixos (depressão).
Comportamentos
observados nos momentos de Humores Altos ( ou mania):
- Mudanças severas de humor comparativamente com
outros da mesma idade;
- Autoestima elevada mas irrealista;
- Aumento abrupto da energia e capacidade para
passar vários dias sem dormir ou se sentir cansado;
- Discurso rápido, intenso e com mudanças
súbitas de tema;
- Aumento da distraibilidade, mudando o foco de
atenção constantemente;
- Comportamentos de risco acompanhados de
crenças de que não lhe serão prejudiciais.
- de picos de
intolerância à crítica à frustração, de períodos de produtividade
excessiva e inesperada, de um discurso “saltitante”, acelerado e pouco
coerente, de distração aumentada, ou mesmo de comportamentos de
risco como gastos excessivos, compulsão, picos de promiscuidade sexual, ou a ausência
de percepção de perigo.
- Estes picos alternam com estados
depressivos e com momentos de normalidade, em que tudo está como esteve
antes de surgir a perturbação. Estes momentos podem variar na sua duração
e no tempo que decorre entre cada um deles. E este é um dos aspectos que
torna difícil o diagnóstico.
Os sintomas depressivos podem incluir:
- Tristeza persistente, choro incontrolável;
- Perda de entusiasmo na realização das
atividades preferidas;
- Queixas físicas frequentes;
- Diminuição intensa de energia, baixa
concentração;
- Mudanças significativas nos hábitos
alimentares e de sono.
(retirado
do site: https://www.oficinadepsicologia.com/perturbacao-bipolar-na-adolescencia/,
acessado em 02/06/2019).
Outros fatores
externos aumentam o problema emocional, nestes adolescentes, entre eles:
Pais digitalmente distraídos e permissivos demais, sono inadequado,
gratificações instantâneas e/ou cobranças excessivas, ( retirado do site
:https://tdah.org.br/planejar-tomar-decisoes-tracar-objetivos-e-metas-e-o-must-no-tdah/
, acessado em 02/06/2019).
Um
agravante é que o adolescente que possui o TDAH com ou sem o Transtorno Bipolar
sempre quer conseguir o objetivo rapidamente e quando não consegue se frustra,
cria grandes expectativas, fica muito motivado e entusiasmado no início mas não
consegue continuar motivado.
Além disso, o nível de exigência em cima deles e a
necessidade de se adaptar mais rápido a uma situação de maior responsabilidade,
causa frustração em demasia, no adolescente.
Saber lidar com o transtorno já é o início do tratamento, e além do
conhecimento, que é fundamental para saber como proceder, e que vai ajudar as
pessoas que convivem com o aluno a entender melhor o transtorno e a tirar a
ideia de que as características que seu aluno ou filho possui não são de
“irresponsabilidade”, “desleixo” ou “incompetência”, mas que são resultado de
uma marca biológica chamada Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade,
ou Transtorno Bipolar, sugerimos aos
professores e pais:
Em relação ao TDAH e Transtorno Bipolar, fiquem mais atentos para mudanças de comportamento. O
apoio (carinho, atenção, suporte) é fundamental, para eles, ter paciência,
conversar olho no olho e encorajar , estar emocionalmente disponível, faz
toda a diferença. Conversar, dar atenção ao aluno com TDAH e/ou Transtorno
Bipolar) é fundamental para que não haja o sentimento de solidão e desamparo frente
às dificuldades que ele se encontra.
Geralmente, o aluno com estes transtornos, se sente
sobrecarregado e com dificuldade de tolerar as emoções, de identificar emoções
e compreendê-las, controlando comportamentos impulsivos e possibilitando o
uso de estratégias adaptativas para ajustar a resposta emocional. Ajude-o!!!
É importante que ele compartilhe a sua vida, que inclui poder falar com alguém sobre uma situação
delicada, que o incomoda ou o deprime, pois se ele não conseguir partilhar irá
se sentir apreensivo e chateado, e é nos
momentos de crises que ficamos muitos frágeis. Por isso, é importante desabafar
no momento adequado e com a pessoa certa, o que pode acalmar a sua mente,
ajudando-o a diminuir os níveis de stress. O desabafo é uma necessidade da vida
humana, de colocar para fora aquelas emoções que machucam ou ameaçam a nossa
saúde. Não ter com quem desabafar, pode ser um gatilho que podem levá-lo às
tentativas de suicídio.
No dia 30 de março de 1853 o legendário artista Vincent Van Gogh nasceu e depois de viver uma vida de loucura e lutando com o transtorno bipolar, num momento em que a doença mental não era compreendida, tirou tragicamente sua vida aos 37 anos. Infelizmente, este tipo de tragédia não é incomum hoje e aproximadamente uma em cada quatro pessoas com transtorno bipolar dão fim as suas próprias vidas, isso é 25 %!
O pintor Vincent Van Gogh e o cientista Isaac Newton foram algumas das grandes figuras conhecidas por mergulharem na criatividade, mas também na insanidade. No século XVIII, o poeta inglês Lorde Byron disse que todos os seus colegas que faziam poesias eram loucos. A ciência acaba de encontrar fortes evidências que comprovariam a tese de Byron. Um estudo genético, com base em dados de 86 000 islandeses, sugere a ligação entre ser criativo e o risco de desenvolvimento de distúrbios mentais, como esquizofrenia e transtorno bipolar. http://www.abrata.org.br/publicacoes-blog/depoimentos/
O jogador de futebol Jardel afirma que a depressão o levou ao uso de drogas.
Assista ao vídeo!http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2014/03/do-auge-queda-jardel-abre-o-jogo-sobre-depressao-drogas-e-recomeco.html
Depoimento:
Além disso, é de fundamental importância traçar objetivos e metas de vida no TDAH:
1- Comece
com um rápido sucesso
Escolha
uma meta que você sinta ser fácil de ser concluída. isso aumentará e muito, a
sua auto-estima e autoconfiança.
2- Identifique pontos de alta motivação
2- Identifique pontos de alta motivação
O que
realmente você gosta de fazer? O que realmente faz o seu coração brilhar ? É
difícil perseguir objetivos que não sejam motivadores para você.
3- Saiba priorizar suas metas.
È
imprescindível que você sinta-se entusiasmado e satisfeito com as metas que
você escolheu , suas prioridades, escolhendo as metas mais importantes e que
fazem mais sentido pra você, mantendo sempre a motivação na mente.
4- Reduza as expectativas
4- Reduza as expectativas
Não tenha
altas e tente manter as expectativas.
Tenha boas perspectivas. Visão de future. Determinação e persistência. Quando
você alcança e conclui tudo muito rapidamente, pode haver algum sentimento de
desapontamento. Se você conseguir manter as suas expectativas mais realistas ,
o sentimento de vitória e sucesso costumam ser maiores e muito gratificantes.
5- Siga o
passo-a-passo
Pequenos
passos de cada vez fracione as suas metas em metas menores, que normalmente são
melhor e mais facilmente administráveis. Lembre-se de que mesmo as metas mais
gigantescas e quase impossíveis de serem alcançadas , são conseguidas sim,
sempre gota a gota , passo-a-passo.
6- Reavalie o seu progresso regularmente e promova auto-elogios sempre
6- Reavalie o seu progresso regularmente e promova auto-elogios sempre
Certifique-se
de se elogiar e se gratificar o mais precoce e freqüentemente quanto possível,
a cada progresso feito. Não economize premiações deixando para usá-las somente
quando todo o projeto for alcançado. Fracione também os elogios e
auto-premiações bem como os reforçadores positivos ao longo de todo o percurso,
ao longo do todo o seu projeto. Comemora cada etapa! Curta sozinho, com
parentes ou amigos, tire fotos, faça registros sobre o seu momento de sucesso e
sinta-se vitorioso por cada etapa concluída!
Fontes:
https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/depressao-entre-criancas-aumenta-e-preocupa-pais-saiba-como-evitar-quadro-130706/
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