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terça-feira, 18 de junho de 2019

Diferenciação Curricular: Autistas adolescentes e Adultos - Principais dificuldades e como trabalhar


Dificuldades:

– Entender contextos, situações afetivas e emocionais que envolvam comunicação olho no olho, olhares sem muita expressão, tom de voz. Exs: se a pessoa está brava, indiferente, etc.;
– Pouca compreensão para entender o uso de algumas palavras em duplo sentido; insinuações, sutileza (ser gentil  ou elogiar, mascarar a verdade, por obrigação), figuras de linguagem ou de expressão, entender gestos,  cinismo, expressões faciais, interpretar charges, textos não verbais; entender piadas e metáforas (explique antes o sentido da expressão utilizada), ditados populares e regionais;
_ Uso da denotação em textos ou oralidade: exs.:dar uma mãozinha (com o sentido de ajudar), estar com a cabeça nas nuvens, perder a linha, soltar a franga (ironia), , pendurar as chuteiras (se aposentar), a céu aberto (ao ar livre);
– Hiperfoco em ferramentas, mecanismos tecnológicos ligados à localização, etc.;  Ex. : google earth, etc.; 
–  É extremamente ingênuo; não percebe quando lhe estão dando indiretas, que não estão gostando do seu comportamento ou conversa;
-Podem ter QI acima da média em alguma ou algumas áreas, e dentro da média nas outras áreas ou disciplinas escolares. Alguns tem dificuldade significativa de assimilação e retenção de conteúdo em  algumas disciplinas específicas. Ex.: : Química, Física, Matemática, etc.;
-Não desconfia de  sinais sociais; piscar, erguer as sobrancelhas;
-Usa linguagem direta; sinceridade, não compreende porque mascarar situações, dificuldade de ouvir os outros;
-Não tolera injustiças (deixá-lo sem recreio ou ter que copiar textos, ou levar a culpa sem merecer); e ser chamado a atenção frente a outros, mesmo que esteja errado. Essa correção deve ser feita em particular, explicando que sua ação foi errada e o porquê), muitas vezes ele não entende a ação como errada.
-Certa obsessão por seguir regras, detalhes sequências de tarefas; 
-Irrita-se  ou fica agitado quando as coisas saem da rotina; é inflexível (dificilmente muda de opinião), é detalhista, necessidade de ordem, organização, (pode se desestabilizar- ter surtos em situações de estresses, não gosta de aglomerações);
-Parece não estar prestando atenção, mas está (enquanto desenha, está prestando atenção nas explicações dos professores);
-Hiperfoco em determinados assuntos (cidades abandonadas, construções, arquitetura, centros urbanos de outros países, biologia, astronomia, etc.;
-Interessa-se por Inglês e espanhol ou outros idiomas, às vezes ao ponto de comunicar -se em redes sociais nestas línguas;
Hipersensibilidades diversas ( auditiva, olfativa, etc.); barulhos incômodos, ambientes agitados,  sensível ao tato, ou comida com espessura, cheiro ou gosto diferente do que está acostumado;
-Pouca habilidade para as relações com o próximo;   dificuldade de empatia (não existe meio termo, expressa o que sente , o que acha, (linguagem direta), não pensa que a pessoa vai ficar magoada);
-Frágil, sensível  e ansioso (risco de transtorno de ansiedade,  depressão, síndrome do pânico);
-Dificuldade de receber e dar afeto com naturalidade, não compartilha seus sentimentos; não se envolve com interesses alheios, se não adquirir confiança;
-Prefere falar de poucos assuntos específicos e não percebe quando os outros não estão mais interessados. Sobre trabalhos, prefere trabalhar sozinho do que em equipe;
-Poucas amizades ou relacionamentos e/ou ausência de amigos, sendo que quando há amigos, não há contato regular ou presencial. Geralmente, o contato com pessoas se limita ao círculo familiar, colégio ou relações virtuais pela internet;
-Memória visual e auditiva excepcional sobre assuntos de seu interesse;
-Dificuldade em iniciar e dar continuidade a um diálogo, não fazer perguntas na sala individualmente a ele,  não gosta de exposições orais em público, mas fala muito bem individualmente ao professor ou em grupos de pessoas amigas que sente segurança ou que lhe dão atenção;
-Dificuldade para se adaptar a uma nova rotina, deve ser trabalhado a conquista da empatia e adaptação ao novo espaço físico;
-Tem um cérebro que processa informação sensorial e social de forma diferente em relação à maioria das pessoas;
-Dificuldade em saber como se comportar ao redor de outras pessoas ou situações (a interação é geralmente é copiada ou ensinada (dos não autistas) ;
-Imagina situações e passa horas dentro do seu próprio mundo ( seus interesses).
-Foca excessivamente em uma tarefa escolar, durante dias, mas precisa que os prazos de entrega sejam prolongados;
-Dificuldade de aprendizado –  bloqueio mental, emocional (por exe.: matemática, química , física), precisa às vezes  de mediação para realização de avaliações e diferenciação curricular nestas disciplinas;
-Sente-se  deslocado, possui dificuldade de alterar planos, não gosta que seja lhe imposta tarefas, fica ansioso se tiver que cumprir uma tarefa com prazo;
 -O professor precisa dizer antes o que vai acontecer (na aula),  quem vai estar lá (evento social) e o horário em que vai começar e terminar (palestras), para que ele se prepare mentalmente,  principalmente quando o professor vai dar aula lúdica ou diferenciada; 
-Dificuldade para compreender as perspectivas dos outros (ideologia, interesses), e isso pode levar a uma falta de empatia. Também é difícil  compartilhar  ou pelo menos se solidarizar com o interesse de outra pessoa em um tópico;
Extremamente bem informado e preocupado sobre certos temas, principalmente sociais (politica, meio ambiente, etc) e tem posicionamento crítico sobre o assunto;
-Problemas de  atenção e concentração se o assunto não for do seu interesse;
-Expressa-se na forma culta, e não tolera erros, principalmente de pessoas que ele acha que deve saber mais, como professores, . Nota coisas facilmente, como erros de simetria, conhece muito bem as regras gramaticais. sabe como organizar a sequência;  mas às vezes tem dificuldades de adequar as palavras ao contexto; 
 - Alguns autistas dificilmente conseguem entender Matemática, além do básico,  apesar de  ter um raciocínio rápido e lógico verbal, que  é notado em seu discurso, habilidades verbais muito desenvolvidas, com vocabulário amplo, diversificado e rebuscado;
Dificuldade  no uso de vocábulos de maneira informal, ou seja, termos e apelidos.  Palavras que denotam tempo, abstração e espaço são os maiores obstáculos para ele;
-Dificuldade de se colocar no lugar do outro, dificuldade em imitar, problemas psicomotores  de coordenação motora ampla, como jogo de futebol;
 -Perfeccionista, excelente memória visual e percepção de detalhes. Alguns tem ótima coordenação motora fina, outros, ao contrário, possuem a letra ilegível, sem espaçamento correto, etc, como se tivesse uma disgrafia;
 Dificuldade de perceber o que pensam e sentem as pessoas que o cercam, mantendo-se atentos apenas ao que é literal e explicitamente demonstradas e detalhadas a eles. São inflexíveis, prendendo-se a regras e não conseguem agir com flexibilidade conforme a situação necessite.

Importante:

-Ajudar a diversificar seus focos de interesse para que ele passe a dar importância para outros assuntos, desenvolvendo habilidades e diminuindo comportamentos repetitivos e restritos; 
-Estimular a reconhecer e compartilhar emoções e expressões faciais; não criticar o interesse do aluno, mas apresentar outras opções;
-Pessoas com Asperger têm dificuldade muito séria em usar palavras de significado implícito, figurativas, etc. O professor deve explicar detalhes  como por exemplo como agir em determinada situação, quado deve falar, o que não deve falar, sempre explicar o porquê, ele precisa entender a necessidade de gir daquela forma porque para ele não é errado, é normal;
-Pode ser ótimo se lhe der oportunidade de trabalhar em que gosta,  pode ter  grande sucesso profissional,por isso o professor deve partir das habilidades do aluno para ensinar os conteúdos;
-O aluno necessita ser estimulado e elogiado nas pequenas coisas, mostrar sempre a ele com palavras, gestos e ações que acredita em seu potencial, comemorar com ele todas as realizações, mostrar-se interessada no que ele diz, faz . Ser carinhosa, mostrar que gosta dele e se preocupa com ele e quer ajudá-lo;
-Necessita de terapia para desenvolver as habilidades sociais deficitárias. Recomenda-se atendimento psicológico  com psicoterapias cognitivas comportamentais; 
- Muitos não sabem ou fingem não saber que é autista, necessitando ser trabalhado isso;
-Precisa de um mediador, (suporte), alguém que ele goste, que ele confia, para ter segurança no ambiente escolar;
-O professor deve deixar o aluno sair da sala quando perceber agitação motora no aluno, nas aulas de Educação Física, o aluno às vezes, não gosta de participar, portanto o professor deve trabalhar de forma diferenciada com ele a parte prática. Alguns não tem problema quanto a isso, ao contrário, gostam muito desta disciplina;
-Deixar o aluno frequentar a biblioteca ou outro lugar que ele gosta de ir na escola, quando ele pedir ou o professor notá-lo estressado, para amenizar a ansiedade; 
-Provas diferenciadas nas disciplinas de maior dificuldade, utilizar linguagem clara, objetiva, direta, sem pegadinhas, enunciados longos. Dê preferência a atividades de relacionar, associar, objetiva, múltiplas escolhas, com modelo, explicações adicionais, esquemas,  provas orais,  etc.;
-Deixar o aluno usar a tabuada, macetes, fórmulas, etc.;
-Permitir mais tempo nas avaliações;
-Permitir mais tempo nas atividades em classe (que envolvam a dificuldade em questão);
-Permitir mais tempo para entrega de trabalhos; caso necessário;
-Fazer prova em uma sala a parte com mediação da professora especializada;
-Sugerir que o aluno sente mais perto do professor e da lousa , etc);
-Permitir respostas orais ou de outro tipo, sem que seja necessário o uso da escrita cursiva;
-Deixar claro quais são os objetivos e alvos de cada capítulo da matéria: informação essencial e complementar;
-Ao final do conteúdo trabalhado, fornecer sumário das informações principais;
-Listar os fatos principais de um conteúdo e numerá-los; sinalize pontos ou palavras chaves;
-Durante as aulas e nas avaliações: evitar frases demasiadamente longas (faladas e escritas);
-Dar instruções passo a passo;
-Quebrar tarefas em partes menores;  Incentivar revisões frequentes do conteúdo, pois dificuldades na memorização de conteúdos das disciplinas que o aluno tem amior dificuldade são comuns;
-Buscar ensino multissensorial e variedade dos formatos das atividades: ouvir, ver (texto, figuras, desenhos, diagramas), fazer (texto, diagrama, esquemas, cartões),  conversar com colegas, realizar apresentações orais;
-Iniciar as atividades imediatamente após ter dado instruções (fornecer sempre instruções claras sobre a tarefa a realizar, para que ele se inteire do que se pretende e espera que faça);
-Explicitar o interesse e a ligação das matérias lecionadas a nível da ligação com a realidade fora da escola, e a sua relevância para o seu futuro; 
- Reforço social positivo;
 -Manter sempre o controle, sem apelar para gritos;
- manter postura de  firmeza, mas nunca se esquecer do afeto; ser acolhedor;
Dedicar tempo e atenção individual diariamente , nas suas dificuldades;
Orientar com muitas explicações (argumentação excessiva para o aluno entender), é muito complicado, ele vai se  perder durante as explicações;
As tarefas acadêmicas devem ser compatíveis com as habilidades do aluno, ir reforçando passo a passo até igualar com as demais aluno;
Sempre que retomar um tópico (de uma aula para a outra, faça um pequeno resumo do tema e em que ponto estava. Lembre-se de que, muitas vezes, o aluno  não consegue ter uma visão coesa sobre um assunto por ter apreendido trechos fragmentados; 
- Forneça orientações em partes fragmentadas tanto orais como escritas. Use outros incentivos sensoriais (por ex.: cores) para salientar cada tópico;
-Explore os outros sentidos. Use outros estímulos sensoriais além do estímulo sonoro. Imagens, objetos, curiosidades, qualquer coisa que estimule os sentidos e faça o assunto aumentar de interesse;
-Explore seus interesses e talentos. Crie projetos nos quais ele possa se envolver nas suas áreas de interesse. Divulgue os resultados positivos do aluno aos professores e alunos da escola;
-Proponha tarefas breves e não muito complexas para que ele perceba seu rendimento e se fortaleça. Aos poucos, você pode aumentar a dificuldade das atividades conforme ele responder e reagir positivamente;
-Selecione uma tarefa de cada vez para ele realizar. Escreva instruções de forma completa ou explique detalhadamente. Não utilize palavras que são conceitos (explique sem usar os termos: conceitos) por exemplo não peça para ele grifar o substantivo, mas peça para ele grifar a palavra que é nome de alguma coisa (objeto, cidade, etc)..

Material elaborado por Silvana Bassani da Silva
Utilizar referência do blog e autoria, caso seja utilizado

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