AUTISMO O autismo é considerado uma síndrome
comportamental, um transtorno global que
se desenvolve na infância, antes dos três anos de idade e que permanece por
toda a vida. As principais características, são dificuldades de socialização (estabelecer relacionamentos), de comunicação (LINGUÍSTICA) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente.
As
pessoas com Transtornos
do Espectro Autista podem se destacar em habilidades
visuais, música, arte e matemática
- A maioria das
pessoas com autismo é boa em aprender visualmente;
- Algumas pessoas com
autismo são muito atentas aos detalhes e à exatidão;
- Geralmente possuem
capacidade de memória muito acima da média;
- É provável que as
informações, rotinas ou processos uma vez aprendidos, sejam retidos;
- Algumas pessoas
conseguem concentrar-se na sua área de interesse especifico durante muito
tempo e podem optar por estudar ou trabalhar em áreas afins;
- A paixão pela
rotina pode ser fator favorável na execução de um trabalho;
- Indivíduos com
autismo são funcionários leais e de confiança;
DISLEXIA
Dislexia é uma
específica dificuldade de aprendizado da Linguagem: em Leitura, Soletração,
Escrita, em Linguagem Expressiva ou Receptiva, em Razão e Cálculo Matemáticos,
como na Linguagem Corporal e Social. Não tem como causa falta de interesse, de
motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem a ver com acuidade visual ou
auditiva como causa primária.
DISCALCULIA A discalculia é um problema biológico e inato que nada tem a ver com
aspectos do ambiente afetando a capacidade da criança em aprender matemática.
Estudos de imagem e comparações realizadas entre indivíduos com Discalculia e
indivíduos que não possuem o transtorno, mostram que os
primeiros apresentam o sulco intra-parietal menor. A dificuldade, por sua
vez, ocorre por vários motivos: incompreensão com a noção de quantidade
associada à palavra ou conceito numérico; dificuldade em usar a linguagem
adequada para representar o número; problemas de espacialidade e
proporcionalidade em relação ao número correspondente; e pouca aptidão para
relacionar conceitos matemáticos (como por exemplo, relacionar porcentagem com
divisão e conseguir resolver processos que envolvem abstração e representação
mental).
TDAH se constitui por uma excessiva dificuldade em manter o foco em uma
atividade que exija esforço mental prolongado; uma atividade que precise ser
desempenhada com regras, prazos pré-determinados. Além disso, crianças com
déficit de atenção têm dificuldade para começar e terminar suas tarefas.Outra dificuldade é a
de rever situações e erros; dificuldade de fazer conclusões, síntese e análise
de atitude. As crianças
com TDAH tendem a ser mais esquecidas, desorganizadas e
perdem-se em tarefas. Além disso, há mais características:– Tendem a ter
rendimentos escolares e rotineiros mais baixos; – Podem ser completamente
introspectivas; – Problema de memorização, capacidade de organização e interiorização de
conceitos e aprendizagens;
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