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terça-feira, 11 de junho de 2019

Baixa visão com prognóstico de cegueira: O trabalho no AEE- Área Visual


A pessoa com baixa visão e prognóstico de cegueira, precisa estimular/treinar todos os órgãos dos sentidos, para substituição da visão, principalmente a percepção tátil, onde “aprenderá a ver” a partir de diferentes tarefas cognitivas e sensoriais representativas, tais como; tomar consciência de seus diferentes sentidos; preparação para formas, discriminação e reconhecimento de diferentes relevos, memória e organização “visual”; utilização de recursos multisensoriais, com alto contraste, texturas e alto relevo; para posteriormente conseguir identificar e aprender os pontos do Braille. Isso pode ser feito em conjunto com o aprendizado do Braille.
Após o aprendizado do Braille, a pessoa poderá optar qual sistema (Braille ou escrita em tinta) utilizará, prioritariamente, no seu cotidiano. Ela deverá também contar com o apoio da professora especializada da Área Visual para já aprender a usar a bengala, orientando-se em termos espaciais,  (orientação à mobilidade), aprender a escolher pontos de referência, atividades de vida diária, soroban, etc., antes da cegueira acontecer.
A alfabetização em Braille (escrita e leitura) deve acontecer o mais breve cedo possível, após as atividades preparatórias, iniciando com o alfabeto, sílabas, e ir aumentando gradualmente para palavras simples, frases , textos curtos e finalmente a leitura,  escrita e transcrição de todos os tipos de textos. 

Na colégio em que atuo, funciona no período matutino a Sala de Recursos Multifuncionais, área Visual 
Segue abaixo exemplos de  atividades desenvolvidas pela professora e exemplos de materiais e recursos pedagógicos. 
Professora Benedita Stela Lima Ramos
Mais informações, sobre o trabalho realizado,  no link:
https://silvabassani.blogspot.com/
 

















 




    











Materiais e Recursos para o Aprendizado do Braille 




















       

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