Arquivo do blog

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Jogo de viagem pelo Brasil

Jogo do Brasil

Regras básicas desenvolvidas por Valdir Jorge
Idéias adicionais por Eduardo Loureiro e Dilson Filho

Apresentação

Jogo de viagem pelo Brasil para 2 a 4 jogadores. Duração aproximada de 20 minutos.

Componentes

Tabuleiro: Mapa do Brasil com indicações de algumas das cidades e pontos turísticos mais importantes. As cidades indicadas com um grande quadrado (Rio, São Paulo e Brasília) podem ser visitadas quatro vezes, as cidades indicadas com um grande círculo (Porto Alegre, Manaus, Curitiba, Belo Horizonte e Salvador) podem ser visitadas três vezes, aquelas identificadas com um pequeno quadrado (Florianópolis, Cataratas do Iguaçu, Londrina, Santos, Ilha do Bananal, Recife, Belém, Cuiabá e Goiânia), 2 vezes e todas as outras indicadas por um pequeno círculo somente uma vez.

Marcadores: Peças circulares coloridas para indicar que a cidade já foi visitada uma vez (cor verde), duas vezes (amarelo), três vezes (azul) ou quatro vezes (branco).

Pontuação: Peças circulares com os números ,  e  para indicar a pontuação atingida pelos jogadores.

Baralho pentagonal: cinco “naipes” (cores) com os números , , ,  e , mais cinco cartas especiais (2 , que indicam que o jogador pode pegar duas cartas extras; 2  que valem qualquer número de 1 a 5 à escolha do jogador; e 1 , que obriga a passar a vez). Nota: neste jogo os naipes (cores) não têm nenhum significado particular.

Peões: 1 peão para cada um nos jogos de 3 ou 4 jogadores, dois peões para cada um em uma partida entre 2 jogadores.

Preparação

Os jogadores colocam os peões nas seguintes cidades: Rio Branco, Pelotas, Natal e Boa Vista. Boa Vista não é usada em uma partida a três jogadores. A distribuição das cidades iniciais deve ser decidida aleatoriamente.

Embaralhe o baralho pentagonal e coloque-o perto do tabuleiro, com as faces numeradas voltadas para baixo.

Crie o “banco” de pontuação: coloque todos os indicadores de pontuação juntos, separados nas três denominações (,  e ).

Crie o banco de marcadores: separe os marcadores de acordo com as cores.

Desenrolar do jogo:

Na sua vez os jogadores realizam as seguintes ações (na ordem indicada):

1) Pegar uma carta pentagonal e virá-la para cima, ao lado do baralho;
2) “Viajar” com o seu peão o número de casas indicadas, usando as linhas vermelhas como “estradas”;
3) Pegar um marcador apropriado e colocar em cima ou ao lado da cidade de chegada;
4) Receber a pontuação apropriada do “banco” de pontuação

Explicações das ações:

O jogador pode escolher o caminho que bem lhe aprouver para fazer sua “viagem”. Por exemplo, se um jogador está em Santos e tirar o número  ele poderá ir até Vitória (via Rio e Campos) ou Brasília (via Rio e Belo Horizonte) ou São Paulo (via Rio e Brasília), etc.

Ao chegar à cidade de destino o jogador colocará seu peão em cima da cidade para indicar que ela está temporariamente tomada e um marcador em cima ou ao lado da mesma para indicar que aquela cidade já foi visitada. O marcador será colocado em cima da cidade se aquela cidade já foi visitada o número máximo de vezes permitido (de acordo com a importância da cidade) ou será colocado do lado caso a cidade ainda possa ser visitada mais vezes. Cidades que só podem ser visitadas uma vez recebem o marcador verde imediatamente em cima delas. Cidades que podem ser visitadas duas vezes receberiam esse mesmo marcador só que ao lado e não em cima delas. Assim, o primeiro a chegar a São Paulo, por exemplo, colocará um marcador verde ao lado da cidade. O segundo a visitar colocará o marcador amarelo, o terceiro porá o azul ao lado e o quarto colocará o marcador branco em cima da cidade, “fechando-a”.

Quando uma cidade já foi visitado o número máximo de vezes e o marcador final foi colocado em cima dela, aquela cidade está fechada, ninguém mais pode nem parar nela, nem passar por ela, ela está completamente bloqueada. Dessa forma o tabuleiro vai ficando menor a cada cidade que se completa.

A pontuação recebida pelo jogador equivale ao marcador que foi colocado em cima ou ao lado da cidade. Assim, o primeiro a chegar a São Paulo recebe um ponto, o segundo, 2, o terceiro, 3 e o quarto, 4. Note que o mesmo jogador pode visitar a mesma cidade mais de uma vez durante a partida.

Pode-se passar por uma cidade ocupada por um peão do adversário (mesmo que ela tenha recebido o seu último marcador), mas não se pode parar ali até que aquele peão saia de lá.

As cartas especiais

A carta AO permite ao jogador pegar duas cartas e jogar duas vezes em seguida. Digamos que o jogador tire as cartas  e . Ele pega seu peão, move-o 2, toma a cidade, recebe seus pontos e aí pega o peão e joga 3 casas, etc.
A carta  é o coringa, o jogador escolhe quantas casas vai andar, um número de 1 a 5.
A carta  obriga a passar a vez.

Fim da partida

A partida termina quando o banco de pontuação se esvaziar ou quando o baralho pentagonal for esgotado pela segunda vez. Se for necessário, re-embaralhe as cartas pentagonais quando o baralho for esgotado pela primeira vez e comece de novo. O jogador com o maior número de pontos ganha a partida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário