Blog destinado à troca de experiências e para compartilhar conhecimentos relativos à área da Educação Especial e o trabalho pedagógico realizado no AEE- Sala de Recursos Multifuncional- séries finais, implantadas no ensino regular, que atendem alunos com deficiências, TFE, TGD e Altas Habilidades.
Arquivo do blog
segunda-feira, 19 de abril de 2010
HABILIDADES PARA TRABALHAR O DESENVOLVIMENTO GLOBAL DOS EDUCANDOS
Imagem retirada do site: https://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com/search?q=educa%C3%A7%C3%A3o+infantil
HABILIDADES MOTORAS:
SENTAR Capacidade de manter-se sentado ereto, em posição normal sem apoio.
ANDAR Com a cabeça erguida e ombros para trás, ser capaz de caminhar, ereto, em linha reta, de maneira coordenada e sem apoio.
CORRER Qualquer atividade de locomoção mais rápida do que andar ou arrastar-se.
ARREMESSAR Lançar objetos com um grau razoável de precisão e força.
PULAR Lançar o corpo no ar, com um movimento de extensão das pernas. Aterrisar sobre os dois pés, com as pernas flexionadas, ou ainda pular para cima ou para baixo, ou saltar de um objeto, pular com um pé só, ou transpor obstáculos simples sem cair.
DANÇAR Capacidade de executar movimentos corporais rítmicos, de maneira coordenada.
MOVIMENTOS E RESISTÊNCIA Capacidade de utilizar os músculos esqueléticos para realizar movimentos e tarefas físicas.
COORDENAÇÃO MOTORA FINA Capacidades de realizar e dominar os movimentos da mão e dos dedos, como realizar pressão digital, preensão digito palmar, preensão em pinça, etc.
COORDENAÇÃO VISO-MOTORA Capacidade de coordenar a musculatura com o ato de olhar, do tipo que é exigida em tarefas como recortar, escrever, etc.
HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS
AUTO-IDENTIFICAÇÃO Capacidade de identificar a si prório quando chamado pelo nome, em fotografia e ou espelho.
LOCALIZAÇÃO DE PARTES DO CORPO Capacidade de localizar partes do próprio corpo.
ABSTRAÇÃO DO CORPO Capacidade de reconhecer e generalizar o conhecimento do corpo e as localizações de partes do corpo em outras pessoas ou figuras.
EQUILÍBRIO Capacidade de manter o equilíbrio motor geral e ou fino.
RÍTMO Capacidade de perceber e reproduzir estruturas rítmicas simples e ou complexas.
AGILIDADE Capacidade de reações rápidas e de destreza; de compreender, atender e organizar-se adequadamente à atribuições dentro de uma previsão de tempo.
EXPRESSÃO CORPORAL Capacidade de expressar corporalmente diferentes estados de ânimo (alegria, tristeza, cansaço, etc); ou situações, ou animais.
LATERALIDADE Capacidade de estabelecer dominância homolateral de mão, olho e pé.
PERCEPÇÃO ESPACIAL
ORGANIZAÇÃO CORPO NO ESPAÇO Capacidade de movimentar o próprio corpo de forma integrada, em volta de objetos no espaço e passando por eles.
SENTIDO DE DIREÇÃO Capacidade de distinguir em cima, em baixo, em frente e atrás, do lado, no meio, longe e perto.
CONCEITOS DIREITA E ESQUERDA Capacidade de discriminar partes esquerda e direita de seu próprio corpo e do corpo de outras pessoas, em relação a objetos e lugares.
DISCRIMINAR FIGURAS GEOMÉTRICAS Capacidade de identificar e distinguir as figuras geométricas de uma dimensão (linhas reta, horizontal, vertical, cruzada, paralela e curva) e de três dimensões (esfera, cubo, etc.)
DISCRIMINAÇÃO FIGURA-FUNDO Capacidade de perceber objetos no primeiro plano (como figuras) e no segundo plano (como fundo) e de diferenciá-los significadamente.
PERCEPÇÃO TEMPORAL
ORIENTAÇÃO TEMPORAL Capacidade de perceber intervalos de tempo e de ter conhecimento dos conceitos de tempo (como: antes-agora-depois, dia-noite, semana, mês, ano, hora, etc.
HABILIDADES SENSÓRIO-PERCEPTIVAS
ACUIDADE VISUAL Capacidade de ver e diferenciar ojetos apresentados, com significado e precisão; como discriminar cores, identificar semelhanças e diferenças, etc.
ACUIDADE AUDITIVA Capacidade de captar e diferenciar estímulos auditivos. Discriminar intensidade e localizar de onde vem o som.
DISCRIMINAÇÃO TÁTIL Capacidade de identificar objetos, texturas e temperatura tocando.
ATENÇÃO Capacidade de selecionar os estímulos e se ater a eles, como atenção seletiva, ou dirigida a objetos e ou pessoa.
HABILIDADES MNEMÔNICAS
MEMÓRIA VISUAL Capacidade de recordar com precisão, experiências visuais anteriores.
MEMÓRIA AUDITIVA Capacidade de reter e recoradar informações auditivas; como relatar histórias com as próprias palavras, reproduzir sons de animais, etc.
MEMÓRIA SEQUÊNCIA AUDITIVA Capacidade de recordar e reproduzir informações auditivas anteriores, na sequência correta e em detalhes.
MEMÓRIA VISO-MOTORA Capacidade de reproduzir de forma motora experiências visuais anteriores.
HABILIDADES CONCEITUAIS
CONCEITOS QUANTITATIVOS Capacidade de compreender e utilizar correspondência unívoca, contar com sentido, associar símbolos numéricos auditivos com visuais, e o símbolo numérico com a quantidade.
CLASSIFICAÇÃO Capacidade de identificar, generalizar e discriminar por classe, estabelecebdo relações lógicas.
HABILIDADES SÓCIO AFETIVAS
VERBALIZAÇÃO Capacidade de compreender ordens e regras, e de expressar verbalmente pensamentos, idéias e sentimentos.
INTEGRAÇÃO SOCIAL Capacidade de se realcionar e ser aceito pelos companheiros, mostrar-se membro ativo.
MATURIDADE SOCIAL Capacidade de assumir responsabilidades pessoais e sociais, demonstrar independência.
MOTIVAÇÃO demonstrar e manter o interesse, a curiosidade durante a atividade.
Referências:
https://neurosaber.com.br/entenda-as-areas-psicomotoras-e-como-estimular-cada-uma-delas/acessado em 14/06/2019, às 22:23h
http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com/2010/07/habilidades-viso-motora.html
acessado em 14/06/2019, às 22:23h
https://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com/search?q=educa%C3%A7%C3%A3o+infantil, acessado em 14/06/2019, às 22:38 h
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário