Arquivo do blog

segunda-feira, 19 de abril de 2010

SUGESTÃO DE PROJETO INTER E TRANSDISCIPLINAR- 5ª ,6ª OU 7ª SÉRIE DO Ensino Fundamental


TEMA: EMPREENDIMENTO E CIDADANIA
1- JOGOS DE FAZ DE CONTA E COOPERATIVOS: Simulemos a seguinte situação: Um(a) professor(a) aposentado resolveu investir no ramo alimentício, e então negociou um terreno e construirá uma pizzaria . Entretanto, não quer ter preocupações no que se refere aos procedimentos de construção, montagem, contratação de funcionários, etc. Para as atividades que não pretende desenvolver e que estão relacionadas abaixo resolveu contratar terceiros para sua realização. Para isso, ele dispõe de um capital de R$ 88.0000.00. Deste total, 10% serão destinados às pessoas que farão o trabalho designado. Os alunos da classe resolvem, em sociedade e de maneira cooperativa, assumir as tarefas .
__ Elaboração da planta baixa e fachada da pizzaria;
__ Criação do nome , slogan e jingles para a pizzaria;
__ Produção de anúncios de propagandas, cardápios e convites para a inauguração da pizzaria;
__ Planejamento e orçamento dos mobiliários e equipamentos necessários;
__ Orçamento das despesas com funcionários e recursos materiais;

Para vencer o desafio de maneira eficiente , resolveram pedir auxílios dos professores, que se uniram aos alunos para o cumprimento das tarefas , que foram divididas em 4 grupos compostos, cada um, por 8 alunos da sala.

Tarefas:
GRUPO 1- responsáveis: Disciplinas de Educação artística e Geografia
- Debate e definição sobre a construção: projeto, elaboração da planta baixa e fachada( se necessário, solicitar apoio e orientação de engenheiro civil).
_ Orçamento com construtores civis para saber a quantia de materiais necessários e os custos referentes à mão de obra.
GRUPO 2- Responsáveis: Disciplinas: Sala de recursos e Inglês
- Pesquisas e orçamentos junto às lojas de materiais de construção da cidade para averiguação das despesas referentes à construção;
_ pesquisa dos recursos materiais e físicos (mesas, cadeiras, forno à lenha, louças e talheres, etc) e humanos ( pizzaiolo, garçons, entregadores, etc), matéria-prima ( alimentos, gás, lenha) necessários e o orçamento dos valores que deverão ser disponibilizado no momento e mensalmente para o cumprimento de tais despesas.
GRUPO 3- Responsáveis :Disciplinas de Matemática e Educação Física
_ Controle da contabilidade : despesas e receitas, no desenvolvimento das ações realizadas
_ Pesquisa e orientação sobre financiamento para o término da construção ou inauguração, compreendendo e acompanhando o processo, caso necessário.
GRUPO 4- Responsáveis: Disciplina de Português e História
- Construção da maquete representando a Pizzaria;
_ Acompanhamento e comando nas atividades de marketing ( propagandas, anúncios, cardápios, convites, etc.).

Ou então, sugerimos esta segunda possibilidade, com praticamente a mesma idéia, mas com encaminhamento mais abrangentes:

O primeiro passo será a simulação, através do jogo do “faz de conta”, que os alunos da sala, resolveram na forma de uma microssociedade, proceder a abertura de uma empresa do ramo alimentício, mais precisamente , uma pizzaria. A partir desse enunciado, os professores organizarão os conteúdos que fazem parte do currículo e que estão relacionados com essa proposta. Convém lembrar que não será elaborado atividades e nem um currículo em separado para os alunos com necessidades educativas especiais, visto que eles devem ter as mesmas oportunidades de aprendizagem, fazendo parte de todas as atividades, num currículo comum a todos . Poderão ser divididas as tarefas, conforme a distribuição:
UMA PIZZARIA ENQUANTO ESCOLA
Professor de Matemática: Solicitar que os alunos pesquisem sobre todos os procedimentos iniciais necessários a abertura da firma e construção da pizzaria e apresentem à turma. Neste momento, o professor intervirá, mediando e oportunizando situações reais e contextualizadas para a aprendizagem dos conteúdos relacionados ao tema, como por exemplo: conversa e/ou entrevista com um contabilista, a elaboração da planta e maquete da construção do prédio que funcionará a pizzaria, o estudo de medidas e proporcionalidade, metro e suas divisões( para elaborar a planta), orçamentos dos investimentos com recursos materiais e físicos (máquinas, utensílios, móveis, etc) humanos (garçons, pizzaiolos, moto-táxi, etc.), matéria-prima (massas e ingredientes para o recheio das pizzas),etc. Conforme o desenvolvimento do projeto, poderão ser acrescentados outros conteúdos que fazem parte do currículo, tais como: problemas, gráficos, tabelas, estatística, números e álgebra, raciocínio lógico, apropriação da linguagem matemática, quatro operações, pesquisa e marcação de preços, porcentagem, juros, promoções, cheques, depósitos, prestação de contas, etc. Pode ainda ser agendada uma visita à agência da Caixa Econômica Federal para a compreensão do processo e exigências para obter um financiamento para a construção do prédio que acolherá a pizzaria, análise dos documentos exigidos pelos bancos, cálculo dos investimentos, juros, prazos, e outros, de acordo com a criatividade e planejamento do professor.

Na área de Língua Portuguesa, o professor poderá decidir sobre os conteúdos que permearão os trabalhos, mas sugerimos: entrevistas (com garçons, pizzaiolos, funcionários e proprietários de estabelecimentos comerciais) para averiguação da viabilidade do negócio, leitura, interpretação e produção de textos publicitários (panfletos, propagandas e anúncios ) , produção de convites (para a inauguração da pizzaria) anúncios e propoagandas sobre a pizzaria (carro de som, jornal, panfletos, rádio), cardápios ( elaboração e montagem), receitas (de massas e pizzas),
Para que a aprendizagem se torne mais significativa, sugerimos que sejam feitas visitas, em pequenos grupos, à pizzaria parceira do projeto, convidar um pizzaiolo local para palestrar sobre a demanda de sua profissão no mercado de trabalho, inclusive ensinando receitas de pizzas, narrando experiências, enfim, dando seu depoimento pessoal. Poderia ainda ser montadas e assadas pizzas, na cantina da escola, para serem saboreadas pelos alunos e quem sabe, em um outro momento, os próprios alunos conseguirem patrocínio e com o dinheiro comprarem ingredientes e eles próprios montarem as pizzas para levarem de presentes às pessoas que vivem no asilo, aproveitando o momento da visita para ouvir suas histórias de vidas ou apenas conversando informalmente com os idosos. Isso é apenas,uma idéia...
Essa disciplina poderia também, em trabalho conjunto com as professoras especializadas que atuam nos apoios especializados das escolas e das disciplinas de Ciências e Biologia, incluir em suas propostas curriculares assuntos relacionados à inclusão, debatendo com os alunos sobre o direito de ser diferente, o respeito à diversidade , o preconceito, etc. Na oportunidade , os alunos e professores fariam pesquisas bibliografias sobre as causas e prevenção das deficiências, quais os especialistas clínicos que diagnosticam as deficiências, doenças que causam cegueira e surdez, implante coclear, cirurgias com células tronco, etc. pesquisar se na cidade existem pessoas que se submeteram à cirurgia de células tronco, implante coclear, etc, para prestar depoimentos na escola. Certamente os convidados se sentiriam lisonjeados em dar sua contribuição sobre suas experiências reais , através de relatos. Por final, realizar uma outra pesquisa para averiguar quais os casos que existem na cidade e dependendo do interesse da turma, até uma pesquisa regional ou estadual, de inserção do deficiente no mercado de trabalho. Com os dados levantados , solicitar que os mesmos , se houver concordância, façam depoimentos sobre como conseguiram superar os obstáculos e obterem sucesso na vida profissional e ainda que dêem sua opinião pessoal sobre a inclusão social e educacional dos deficientes. Esse material poderá será transformado, caso seja possível, em uma publicação, contendo os dados coletados e a biografia dos convidados , com toda a organização feita pelas pessoas que se envolverem nesta determinada atividade.

Na disciplina de Geografia, a unidade temática poderia ser centralizada no tema: “Minha Cidade, um município com diferentes espaços”, com a exploração das modificações realizadas no espaço através do trabalho humano, priorizando o espaço ocupado pelo comércio local, reconstrução real deste espaço e dos outros espaços urbano e rural e análise das vivências nestes espaços pelos próprios estudantes, com a compreensão de que eles são partes integrantes desses espaços, pesquisas dos primeiros comerciantes que se assentaram em nosso município, entrevistas com as famílias destes comerciantes, etc. Uma outra possibilidade será quando os alunos pesquisarem sobre a “lenha”, matéria – prima utilizada para o forno a lenha da pizzaria, o professor poderá introduzir o tema “meio ambiente”, focalizando sobre: poluição, desmatamento, queimadas, mata ciliar, etc. Como trabalho final da disciplina, poderia ser feita uma pesquisa investigativa, junto à Secretaria do Meio Ambiente e Emater sobre as medidas e projetos em andamento sobre um dos problemas citados, como, por ex.: áreas degradadas e questionar junto aos agricultores do município sobre os impactos positivos ou negativos que tais medidas trouxeram para o município. Poderia ainda formar parcerias com estes órgãos e solicitar que os mesmos proferissem palestras, na escola, sobre o assunto escolhido para ampliação do conhecimento. Propomos ainda que em parceria com alguns agricultores fosse elaborado um projeto nesta área atendendo as reivindicações e necessidades do meio rural e fosse apresentado junto à Câmara de Vereadores ou pessoalmente ao Prefeito Municipal da cidade, para possível amenização ou solução dos problemas apresentados.

Nas aulas de História, o professor poderá orientar para a pesquisa sobre a origem das pizzas, os países que mais degustam pizzas, etc.
Uma atividade bastante interessante seria a produção de um diário, pela classe toda, com registros formais de todos os acontecimentos ocorridos desde o início ( fevereiro de 2008) até o final do projeto( dezembro de 2008), onde eles mesmos seriam os artesões e construtores de sua própria história, que poderia ser transformada em um livrinho, para ser doado a todos os professores e biblioteca da escola, para divulgação do trabalho, em uma tarde de autógrafos.

Em Artes, poderiam ser aproveitados os talentos artísticos dos alunos para as ilustrações de livros, de propagandas, panfletos, cardápios, convites, etc. O slogan e logotipo também poderiam ser criados nas aulas desta disciplina. O ensaio da apresentação artística , se constar no plano de trabalho dos professores, para ser apresentada no evento de socialização, também será de responsabilidade de Artes e Educ. Física.

Para a disciplina de Ciências, importante destacar que poderiam ser trabalhados os assuntos: alimentação saudável, melhoria da qualidade de vida e saúde, pesquisa da importância dos alimentos e seu valor nutricional ( vitaminas, proteínas e sais minerais),obesidade, sedentarismo, drogas, ocupação do solo, alterações no meio ambiente/problemas ambientais, manutenção dos recursos naturais., etc., que se inter relacionam com o tema abordado .
Importante esclarecer que os desdobramentos de todos os conteúdos serão feitos de acordo com a necessidade, importância e interesse dos alunos em tal atividade.

RECURSOS

Os recursos materiais e tecnológicos necessários dependerá das necessidades da turma que participará do projeto. Caso haja alunos cegos, será necessário materiais e recursos específicos( reglete, sorobã, livros didáticos transcritos em Braille, etc) Para alunos com baixa visão, livros ampliados, cadernos e lápis especiais, lupa, etc. Além disso, serão utilizados sulfites, jogos pedagógicos, revistas, jornais, planfletos, textos publicitários, cardápios, modelos de convites, textos ricos em imagens, computador com internet, televisão, DVD,etc
Existem ainda as adaptações de grande porte, como adaptação no espaço físico e de acessibilidade na comunicação(contratação de intérprete), para os Surdos, caso necessário, que deve ser implantada pelo Sistema de Ensino, na responsabilidade da inclusão responsável.
Obs.: Esta atividade foi centrada em uma pizzaria porque será implementada por esta proponente e esta foi a parceria que disponibilizamos . Para outras realidades, poderão ser planejadas outras atividades de contextualização, de acordo com as parcerias estabelecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário