Arquivo do blog

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Projeto: Vamos conhecer o autismo?



Tema : Espectro do Autismo e a Inclusão educacional no ensino regular
Professor: ............
Disciplina: História
Turma : 9º C manhã
Duração: 3 aulas de 50 minutos

Justificativa:
Sabendo-se que na turma está inserida uma aluna que possui Espectro do Autismo, esse projeto vem subsidiar teoricamente o trabalho pedagógico da disciplina de História e também aos alunos que através do conhecimento adquirido terão maior consciência da importância do respeito e cooperação para que a aluna se sinta acolhida e com condições afetivas favoráveis à aprendizagem e consequentemente, à inclusão educacional.
Nos dias atuais, todos os ambientes devem trabalhar com a inclusão, principalmente no ambiente escolar, pois é no mesmo, que o aluno é preparado para viver em sociedade. A inclusão é muito mais que inserir, matricular-se na escola.
A inclusão precisa acompanhar uma preparação tanto do próprio professor quanto da escola, que é de grande importância para o desenvolvimento do aluno, pois não é o autista que deve adaptar-se ao ambiente, mas sim o ambiente que deve ser adaptado e receber a educação inclusiva, pois já, há leis que determinam que assim seja.

Objetivos:
Conhecer mais sobre o autismo.
Sensibilizar e discutir sobre como lidar com uma pessoa autista,
Incentivar os alunos a buscarem mais informações sobre o Transtorno do Espectro Autista”
Promover a inclusão de forma efetiva

Metodologia:
Assistir o filme “ Uma viagem inesperada” com os alunos
Promover um debate direcionado com perguntas como: O que mais chamou a atenção de vocês no filme apresentado? Vocês já tinham ouvido falar do Autismo?Vocês conhecem alguém que possua o espectro do autismo?O que vocês acham que podem fazer para ajudarem o aluno autista em sala de aula?
Discutir em sala de aula como os pais podem melhorar na hora de cuidar dos filhos com autismo .
Pedir aos alunos que façam uma sinopse ou resumo do filme
Montar em sala de aula um discurso com os alunos sobre preconceitos em relação ao autismo.

Assistir o vídeo: Autismo, entenda de forma simples
Com uma música calma e relaxante, o líder deve induzir os participantes a pensar em sentimentos e emoções positivas, conectando-se com o seu melhor.
Depois, o líder deve pedir para que todos troquem abraços e falem uma palavra positiva a seus colegas. Dessa forma, todos se sentirão bem consigo mesmos e com os outros.

Avaliação:
 participação e motivação dos alunos, produção escrita, produção oral.

Referências:
DELFRATE, C.B; SANTANA, A.P. O; MASSI, G.A. A aquisição de linguagem na criança autista: um estudo de caso. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 14, n. 2, p. 321-331, abr./jun. 2009.

CAMARGO, S.P. H; BOSA, C. Competência Social, Inclusão escolar e Autismo: Revisão Critica da Literatura. Psicologia e Sociedade. Porto Alegre. Pag. 65 a 79.

SAAD, A.G. F; GOLDFELD, M. A ecolalia no desenvolvimento da linguagem de pessoas autistas: uma revisão bibliográfica. Pró-Fono Revista de Atualização Científica. 2009 jul-set; pag.255 a 260.

COELHO, A.C. C; LEMMA, E.P; HERRERA, S.A.L. Relato de caso – privação sensorial de estímulos e comportamentos artísticos.  Rev. Soc. Brás. Fono. 2008; pag.75-81.




Nenhum comentário:

Postar um comentário