Tema
: Espectro
do Autismo e a Inclusão educacional no ensino regular
Professor: ............
Disciplina:
História
Turma
: 9º
C manhã
Duração: 3
aulas de 50 minutos
Justificativa:
Sabendo-se
que na turma está inserida uma aluna que possui Espectro do Autismo,
esse projeto vem subsidiar teoricamente o trabalho
pedagógico da disciplina de História e também aos alunos que
através do conhecimento adquirido terão maior consciência da
importância do respeito e cooperação para que a aluna se sinta
acolhida e com condições afetivas favoráveis à aprendizagem
e consequentemente, à inclusão educacional.
Nos
dias atuais, todos os ambientes devem trabalhar com a inclusão,
principalmente no ambiente escolar, pois é no mesmo, que o aluno é
preparado para viver em sociedade. A inclusão é muito
mais que inserir, matricular-se na escola.
A
inclusão precisa acompanhar uma preparação tanto do próprio
professor quanto da escola, que é de grande importância para o
desenvolvimento do aluno, pois não é o autista que deve adaptar-se
ao ambiente, mas sim o ambiente que deve ser adaptado e receber a
educação inclusiva, pois já, há leis que determinam que
assim seja.
Objetivos:
Conhecer
mais sobre o autismo.
Sensibilizar
e discutir sobre como lidar com uma pessoa autista,
Incentivar
os alunos a
buscarem mais informações sobre o Transtorno do Espectro Autista”
Promover
a inclusão de forma efetiva
Metodologia:
Assistir
o filme
“ Uma viagem inesperada” com
os alunos
Promover
um debate direcionado com perguntas como: O que mais chamou
a atenção de vocês no filme apresentado? Vocês
já tinham ouvido falar do Autismo?Vocês conhecem alguém que possua
o espectro do autismo?O que vocês acham que podem fazer para
ajudarem o aluno autista em sala de aula?
Discutir em
sala de aula como os pais podem melhorar na hora de cuidar dos
filhos com autismo .
Pedir
aos alunos que façam uma sinopse ou resumo do filme
Montar em
sala de aula um discurso com os alunos sobre preconceitos em relação
ao autismo.
Assistir
o vídeo: Autismo, entenda de forma simples
Com
uma música calma e relaxante, o líder deve induzir os participantes
a pensar em sentimentos e emoções positivas, conectando-se com o
seu melhor.
Depois,
o líder deve pedir para que todos troquem abraços e falem uma
palavra positiva a seus colegas. Dessa forma, todos se sentirão bem
consigo mesmos e com os outros.
Avaliação: participação e motivação dos alunos, produção escrita, produção oral.
Referências:
DELFRATE,
C.B; SANTANA, A.P. O; MASSI, G.A. A aquisição de linguagem na
criança autista: um estudo de caso. Psicologia em Estudo, Maringá,
v. 14, n. 2, p. 321-331, abr./jun. 2009.
CAMARGO,
S.P. H; BOSA, C. Competência Social, Inclusão escolar e Autismo:
Revisão Critica da Literatura. Psicologia e Sociedade. Porto Alegre.
Pag. 65 a 79.
SAAD,
A.G. F; GOLDFELD, M. A ecolalia no desenvolvimento da linguagem
de pessoas autistas: uma revisão bibliográfica. Pró-Fono
Revista de Atualização Científica. 2009 jul-set; pag.255 a
260.
COELHO,
A.C. C; LEMMA, E.P; HERRERA, S.A.L. Relato de caso – privação
sensorial de estímulos e comportamentos artísticos. Rev. Soc.
Brás. Fono. 2008; pag.75-81.
Nenhum comentário:
Postar um comentário