Arquivo do blog

domingo, 16 de agosto de 2020

Projeto: Água: distribuição, usos e consumo e a linguagem - Aprendendo com as tecnologias



Tema: Água: distribuição, usos  e consumo e a linguagem - Aprendendo  com as tecnologias

Objetivo Geral: criar um ambiente lúdico e motivador para facilitar a sociabilização e a aprendizagem do conteúdo.

Encaminhamentos pedagógicos:

Apresentar aos alunos os diferentes recursos tecnológicos , tais como vídeos, animações, sites, blogs, webquests, etc para que possam se familiarizar com as tecnologias. Depois das  demonstrações, pesquisas da quantidade de materiais pedagógicos existentes propor um trabalho em equipe em que os alunos pesquisem sobre os recursos existente sobre o tema proposto.

Para contextualização ,assistir o vídeo apresentado no link:

https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis

que trata sobre a importância da água  e a importância de sua racionalização, e que possibilita pesquisar, refletir, propor soluções, produções de textos, de forma lúdica.

Outro encaminhamento seria a execução das atividades, propostas  no Plano de Aula disponível em: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55112

cujos objetivos são a Identificação da presença da água no cotidiano e o reconhecimento de sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta. 

Propõe ainda o conhecimento das diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e a avaliação e repercussões das alterações nele promovidas pelas atividades humanas

Atividade complementar: Assistir  o vídeo para repensar sobre a importância de  economizar água:

https://www.youtube.com/watch?v=6nWSHo2Ld_0


Com a ajuda dos professores de Português ( ensinar o que é paródia) e  Arte ( ensaio) , poderia ser ensaiada uma música simples como por exemplo a música , em forma de paródia: (trem bala) Economize água, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=-xwxXAd7UKg para ser apresentada na escola pelos alunos envolvidos no projeto e  que possibilitaria e efetivo aprendizado dos conteúdos planejados.

Avaliação e resultados esperados:

De forma diagnóstica e processual, avaliar o nível de descobertas, participação, linguagem, produção oral e escrita, interpretação e avanço cognitivo, social e o afetivo dos alunos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário