Arquivo do blog

sábado, 6 de março de 2021

O LUTO dos Pais de Filhos com DEFICIÊNCIA: Uma Realidade Dilacerante!!!

 

O LUTO dos Pais de Filhos com DEFICIÊNCIA: Uma Realidade Dilacerante!!!

                                                                                        Silvana Bassani da Silva

                                                                                                                                                         


Em uma relação matrimonial,  os pais sonham com a maternidade e paternidade,  e principalmente a mãe,  sonha com a gestação, com o nascimento perfeito do  filho, possíveis nomes, conversam sobre o que desejam para a criança planejada, comentam sobre possíveis características físicas, se será menino ou menina, constroem um sonho e nem de longe imaginam terem um filho com deficiência ou algum transtorno. Prevalece o sonho de um filho idealizado.

Na gestação então, a mãe vive os sonhos mais lindos e nem acredita no momento em que verá o rostinho do filho, a mãe imagina-se brincando com o bebê, passeando com ele, levando-o para a escola, assistindo filmes juntos e tantas outras coisas, que se relacionam ao desenvolvimento normal de uma criança, nas mais diferentes etapas.

De repente, o mundo parece que vai desmoronar, não existe mais chão para os pais, com a terrível descoberta: meu filho possui deficiência!!!

Aquele bebê tão imaginado, tão sonhado dá lugar a um bebê real, a mais dura realidade, pois a pessoa que eles mais amam na vida terá dificuldades, terá que enfrentar obstáculos e barreiras ,e os pais se vêem impotentes, pouco poderão fazer para poupá-lo de todos os sofrimentos que virão, e já começam a imaginar o que a criança terá que enfrentar durante a vida. A mente é ocupada por um turbilhão de pensamentos, o medo de lidar com a situação, a raiva de não ter como mudar a realidade, a culpa, a falta de compreensão do motivo disto estar acontecendo com a família, as vezes até a revolta com Deus por permitir tal sofrimento. O desespero, a ansiedade e as incertezas diante do futuro do filho irão incomodar e assombrar a vida do casal, e só vai ser amenizada com o tempo, apenas com o tempo...

Com o nascimento da criança, a família toda, e principalmente os pais, passam por um período de ‘luto’, luto do filho imaginário, idealizado, onde os mais difíceis sentimentos e sensações tomarão conta neste momento, até que esse luto, a dor,  possa dar lugar a sentimentos como o otimismo, a esperança, a fé e o amor ao filho como ele é , aceitando sua condição .

Para vivenciar o presente, faz-se necessário conversar com uma equipe multiprofissional, especialistas, sobre o diagnóstico do filho, orientações para lidar com as situações, apoio emocional, principalmente em relação aos sentimentos mais difíceis, como o medo, a frustração, a ansiedade.. Esse acolhimento ajudará a acalmar aos pais, pois eles terão posse de explicações, informações, esclarecimentos de dúvidas e incertezas. Deste modo, os pais vão, aos poucos, percebendo que o acontecimento não é tão ruim, que outras pessoas também vivenciaram e vivenciam as mesmas dificuldades que enfrentam e conseguiram vencer os desafios. Isso fortalecerá o emocional do casal, fazendo com que a dor dê lugar a outros sentimentos, como a confiança,  o otimismo, a perseverança, a força para lutar , a crença em mudanças.

Com os tempo, os pais entenderão que a deficiência não impedirá que a criança se desenvolva. Ela terá seu ritmo de aprendizado, o seu tempo, as suas dificuldades, mas também terá suas habilidades, e com certeza, se desenvolverá, se tiver o tratamento e as orientações necessárias e principalmente muito amor, respeito às suas singularidades e particularidades .

É claro que surgirão dilemas, preocupações, medo de errar, inseguranças, mas afinal isso faz parte do cotidiano de todos os pais, independente de terem ou não filhos com deficiência. Importante que durante todos esse processo, os pais também usufruirão de momentos de muitas alegrias, onde o avanço do filho, a sua evolução, compensarão todas as angústias e os pais verão o desenvolvimento e conquistas do filho como uma vitória, uma dádica, um presente de Deus, pois com as experiências vividas , houve um fortalecimento, crescimento espiritual e pessoal e a ressignificação de suas  vidas, da sua existência  e principalmente de sua missão, como pais especiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário