Arquivo do blog

sábado, 6 de março de 2021

RELATÓRIO PEDAGÓGICO ( Para encaminhamento a Profissional Clínico) - Alunos com Indicativos de TDAH, Falha no Processamento Auditivo Central e Autismo.


Aluno: _______________

Série: 

D/N=   

A pedido da mãe, senhora __________________, me foi solicitado que realizasse atendimento especializado individualizado para ajudar o seu filho no processo de alfabetização (leitura e escrita), já que o mesmo estava apresentando dificuldades de aprendizagem nestas áreas da linguagem.

Segundo a mãe, o filho precisa ser ajudado nas tarefas escolares, deixa tarefas solicitadas em sala de aula sem concluir, é desatencioso, impaciente, agitado, ansioso, não apresenta interesse pela aprendizagem e conteúdos escolares. Em atendimento, o aluno vem sempre medicado, realiza as atividades solicitadas, com o uso de metodologia diferenciadas e de forma lúdica tem foco e persistência nas atividades. Suas notas escolares estão dentro da média em todas as disciplinas de estudo. É bastante inteligente, aprende com facilidade, retém conteúdos, não tem problema de interiorização de conceitos e tem memória ótima, é detalhista e perfeccionista.

Em conversa com a mãe, esta relatou que o filho apresenta as seguintes características no ambiente familiar:

1-Tem dificuldade de manter a atenção em atividades que não sejam tarefas lúdicas ou de seu interesse;

2-Possui dificuldades em se organizar para fazer algo ou planejar com antecedência tarefas, atividades, etc;

4-Evita, antipatiza-se, reluta em fazer deveres de casa ou em iniciar/concluir tarefas que exigem esforço mental constante e por muito tempo;

5-Distrai-se com muita facilidade com coisas a sua volta, barulho, conversas, ou mesmo com seus próprios pensamentos, alheios à sua tarefa. Possui muita agitação motora.

Nas áreas afetivas, cognitivas e sociais, durante o tempo em que foi trabalhado com o aluno percebeu-se que o mesmo é amoroso e carinhoso, principalmente com as pessoas que tem vínculo, aprende muito rápido, principalmente se o assunto for do seu interesse e trabalhado de forma lúdica, é correto, persistente, gosta que cumpra promessas, não aceita mentiras, é maduro para assuntos sociais, não gosta de ser contrariado, percebe detalhes de um ambiente social que ninguém percebe, parece não estar entendendo, estar alheio, mas percebe e sabe tudo o que está acontecendo à sua volta , gosta de seguir (andar atrás de) pessoas as quais é apegado, examina os cabelos das pessoas de quem gosta muito, tem dúvidas em agir em algumas situações ( referentes à sua idade), é hiperativo, impulsivo, inquieto, ótimo vocabulário e comunicação oral, gosta de imitar, repetir fala ou ações de alguns personagens que gosta, é preocupado e ansioso, quando tem que fazer alguma coisa importante pra ele, fica focado, só pensa nisso, até concluir. Gosta de repetir fazer as mesmas atividades, jogos, brincadeiras.

Na área acadêmica, foram trabalhados somente conteúdos de Língua Portuguesa, referentes à leitura e escrita. O aluno, no início do trabalho pedagógico estava no nível silábico-alfabético, com hipótese silábica. Ele estabelecia pouca relação entre o contexto sonoro e seu registro, sabia que para escrever coisas diferentes precisava usar letras diferentes, mas não sabia como representar a palavra de forma escrita, utilizava por exemplo, uma letra, para representar uma sílaba, trocas fonêmicas e ortográficas, dificuldade na correspondência grafema/fonema, rimas, aliteração, segmentação de palavras, sílabas,etc. Não sabia a representação silábica, a correspondência e reconhecimento sonoro/visual dos grafemas era insatisfatório, não tinha consciência fonológica. as mesmas dificuldades encontradas em disléxicos, a diferença é que quando foi trabalhado a articulação da boca, os sons e as letras (método fônico) de forma gradual, sistemática e planejada, o aluno conseguiu aprender de forma satisfatória, não apresentando os indicativos de dislexia. Acredita-se que ás dificuldades apresentadas sejam resultados em grande parte devido ao déficit da habilidade auditiva e DPAC e falhas e tempo insuficiente no processo de alfabetização, que não foi realizado com ênfase no método fonêmico e consciência fonológica, que no caso dele, é o método mais indicado. O aluno está num nível bom de leitura de escrita, com boa compreensão do processo. Precisa somente de treino para melhorar as habilidades e ter maior segurança, velocidade, fluência, entonação e ritmo. Na escrita, também possui apenas as dificuldades do seu nível de escolaridade. Suas habilidades na área da linguagem estão quase dentro do esperado, para sua idade. O aluno tem compreensão e potencial para chegar no esperado para sua idade, não está assim ainda porque não pratica a leitura e escrita como necessário.

De acordo com a avaliação realizada pela professora especializada, sugere-se que o aluno seja encaminhado a um profissional clínico, neurologista , para avaliação se o mesmo possui TDAH ou esses traços estão ofuscando indicativos de problemas invasivos de desenvolvimento (Autismo), de forma leve, e uso de medicação, caso necessário.

Caso o aluno apresente algum diagnóstico, pedimos a gentileza do laudo e encaminhamento do aluno para frequentar a SRM Sala de Recursos Multifuncional, com sugestões para atendimento às suas necessidades educacionais especiais.


WENCESLAU BRAZ, 04 DE NOVEMBRO DE 2020.


SILVANA BASSANI DA SILVA

PROFESSORA DO AEE- Atendimento Educacional Especializado


Nenhum comentário:

Postar um comentário