SEJA POSITIVO • Descubra tudo que você puder sobre o desempenho de seu filho e os melhores caminhos para ele. • Procure o profissional adequado para ajudalo. Pai e mãe devem participar juntos desta tarefa.
• SEJA PACIENTE E PERSEVERANTE • Tente desenvolver um bom relacionamento com seus professores e discuta se possível o problema com eles. • Sempre se pergunte: “O que eu estou fazendo: estou ajudando meu filho ou somente estou dando vazão à minha frustração?” • Tente ficar calmo ao receber alguma notificação escolar. • Ensine seu filho a fazer coisas por si próprio, dando-lhe autonomia. • Ensine a ele como se organizar, usando seu tempo da melhor maneira. • Seja •paciente com os progressos que ele fizer, quando estiver tendo atendimento apropriado. Não vão acontecer milagres. Tudo isto leva tempo. É necessário muita determinação e esforço.
• SEJA ATENTO • Ele poderá ter muitos desapontamentos como: ser chamado de bobo ou preguiçoso, chegar atrasado em compromissos, ter frustrações nos trabalhos escolares. Mas vocês como pais podem ajudá-lo a vencer a maioria deles, desde que percebam a tempo. Preste atenção nos sinais de stress, como enurese ou introversão. Não pense que necessariamente todos esses sinais são por causa da dislexia. Seu filho está crescendo e pode ter problemas como qualquer adolescente. Tem que haver uma intervenção gentil, mas com firmeza. • Vários professores, psicólogos, clínicos e outros profissionais, de alguma maneira compreendem e são solidários aos disléxicos.
SEJA PERSISTENTE • Não o deixe desistir. • Ele poderá ficar tão cansado com o esforço que faz na escola, que precisará, eventualmente, ter um dia mais folgado. • Sua criança é disléxica e depende muito de sua atenção. Mas não dê mais atenção a ela do que aos outros membros da família. • Nunca compare crianças. • Você pode se tornar neurótico(a) ou super protetor(a), o que é um perigo.
• SEJA PRÁTICO • Qualquer que seja a idade de seu filho, leia para ele. Muitos disléxicos não compreendem o que estão lendo e é quando você deve agir. • Digite suas anotações escolares. • Algumas matérias podem ser gravadas em fita cassete. • Desenvolva o interesse dele por arte de um modo geral ( teatro, música, arte e música ). • Assista TV, vídeos com ele e depois converse sobre o que viram. • Incentive as atividades livres. • Elogie, motive, informe e estimule sua auto confiança e sua autoestima.
• BOTÕES E LAÇOS • Não é simples ensiná-los a amarrar cordões em sapatos e a abotoar. • Sapatos sem cadarços com elástico, ou velcro, podem diminuir o problema, apesar não o resolver. • Uma pessoa canhota, exercita tarefas de maneira diferente da pessoa destra. Por isso se você e seu filho não usam o mesmo lado das mãos (a mesma lateralidade), você deve ensinar essas tarefas em frente a ele. Caso vocês usem o mesmo lado, isto é, ambos são destros ou ambos são canhotos, você deve ficar atrás dele para ensiná-lo. • Para ensinar a abotoar, sempre comece da parte inferior do botão e não em cima, pois fica embaixo de seu queixo e ele não poderá ver bem. • Explique à criança o que você está fazendo, enquanto está executando a tarefa.
• SEJA PACIENTE E PERSEVERANTE • Tente desenvolver um bom relacionamento com seus professores e discuta se possível o problema com eles. • Sempre se pergunte: “O que eu estou fazendo: estou ajudando meu filho ou somente estou dando vazão à minha frustração?” • Tente ficar calmo ao receber alguma notificação escolar. • Ensine seu filho a fazer coisas por si próprio, dando-lhe autonomia. • Ensine a ele como se organizar, usando seu tempo da melhor maneira. • Seja •paciente com os progressos que ele fizer, quando estiver tendo atendimento apropriado. Não vão acontecer milagres. Tudo isto leva tempo. É necessário muita determinação e esforço.
• SEJA ATENTO • Ele poderá ter muitos desapontamentos como: ser chamado de bobo ou preguiçoso, chegar atrasado em compromissos, ter frustrações nos trabalhos escolares. Mas vocês como pais podem ajudá-lo a vencer a maioria deles, desde que percebam a tempo. Preste atenção nos sinais de stress, como enurese ou introversão. Não pense que necessariamente todos esses sinais são por causa da dislexia. Seu filho está crescendo e pode ter problemas como qualquer adolescente. Tem que haver uma intervenção gentil, mas com firmeza. • Vários professores, psicólogos, clínicos e outros profissionais, de alguma maneira compreendem e são solidários aos disléxicos.
SEJA PERSISTENTE • Não o deixe desistir. • Ele poderá ficar tão cansado com o esforço que faz na escola, que precisará, eventualmente, ter um dia mais folgado. • Sua criança é disléxica e depende muito de sua atenção. Mas não dê mais atenção a ela do que aos outros membros da família. • Nunca compare crianças. • Você pode se tornar neurótico(a) ou super protetor(a), o que é um perigo.
• SEJA PRÁTICO • Qualquer que seja a idade de seu filho, leia para ele. Muitos disléxicos não compreendem o que estão lendo e é quando você deve agir. • Digite suas anotações escolares. • Algumas matérias podem ser gravadas em fita cassete. • Desenvolva o interesse dele por arte de um modo geral ( teatro, música, arte e música ). • Assista TV, vídeos com ele e depois converse sobre o que viram. • Incentive as atividades livres. • Elogie, motive, informe e estimule sua auto confiança e sua autoestima.
• BOTÕES E LAÇOS • Não é simples ensiná-los a amarrar cordões em sapatos e a abotoar. • Sapatos sem cadarços com elástico, ou velcro, podem diminuir o problema, apesar não o resolver. • Uma pessoa canhota, exercita tarefas de maneira diferente da pessoa destra. Por isso se você e seu filho não usam o mesmo lado das mãos (a mesma lateralidade), você deve ensinar essas tarefas em frente a ele. Caso vocês usem o mesmo lado, isto é, ambos são destros ou ambos são canhotos, você deve ficar atrás dele para ensiná-lo. • Para ensinar a abotoar, sempre comece da parte inferior do botão e não em cima, pois fica embaixo de seu queixo e ele não poderá ver bem. • Explique à criança o que você está fazendo, enquanto está executando a tarefa.
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