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quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: modelo de Avaliação. Curso Pedagogia

Identificação: 

Acadêmico(a):____________________________________________________________________Série/Período:____________________________________________________nº_______________ 
Curso:__________________________________________________________________________ 
Data: ___________________________________________________________________________ 


 1ª   AVALIAÇÃO  DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL  
PROFESSORA: SILVANA BASSANI- VALOR: 30    


GABARITO  



A 
B 
C 
D 
1- 




2- 




3- 




4- 




5- 




6- 




7- 




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BOA SORTE!!! 



1- Com  relação  aos critérios relevantes no momento de decidir qual deve ser a atendimento educacional adequado para as crianças com traços próprios do espectro autista, analise as afirmativas a seguir: 
I  São mais adequadas as escolas de pequeno porte e número reduzido  de alunos, que não exijam interações de grande complexidade social. 
II  São preferíveis as escolas estruturadas, com estilos didáticos diretivos e formas de organização que tornem"previsível"o cotidiano escolar. 
III É fundamental o compromisso efetivo do conjunto dos docentes que atendem a criança com transtornos globais de desenvolvimento ou autismo. 

Assinale:( valor: 0,2) 
a- (   ) se apenas a afirmativa II estiver correta 
b- (   ) se apenas as afirmativas I e II. Estiverem corretas 
c- (   ) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas 
d- (   ) se todas as afirmativas estiverem corretas. 

2- A aprendizagem, comunicação e acesso à informação  da pessoa com  …........................deve ser feita  por um profissional especialista,  através dos métodos : Tadoma, Libras Tátil, Braille, Libras. É necessário também para a inclusão real deste sujeito a presença do guia intérprete. Com a  utilização destas estratégias  é possibilitado o desenvolvimento de habilidades  da pessoa com: ( valor: 0,2) 

a-(   ) surdez.  
b-(   ) deficiência visual   
c-(   ) surdocegueira   
d-(   ) deficiência física.  

3- A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) define a Educação Especial como: ( valor: 0,2) 
a-(   ) um sistema de ensino sempre separado do ensino regular para atender os alunos com deficiência.  
b-(   ) o atendimento oferecido em centros especializados de ensino mantidos por instituições privadas sem fins lucrativos.  
c-(    ) apoio pedagógico especializado para atender alunos com capacidades cognitivas acima da média.  
d-(    )  modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para alunos com necessidades educacionais  especiais.   

4- Com  referência às obrigações dos Estados e Municípios em assegurar o direito educacional das pessoas com deficiência, analise as afirmativas a seguir 
I    Providenciar adaptações nos ambientes escolares de acordo com as necessidades individuais 
II  Adotar medidas individualizadas de apoio para maximizar o desenvolvimento acadêmico e social do educando 
III Empregar professores habilitados para o ensino da língua de sinais e/ou do Braille e capacitar as equipes que atuam em todos os níveis de ensino 

Assinale:( valor: 0,2) 
a- (    )  se todas as afirmativas estiverem corretas 
b- (    )  se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas 
c- (    )  se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas 
d- (    )  se apenas as afirmativa II e III estiverem corretas 

5-  A base da educação inclusiva é considerar a deficiência de uma criança ou de um jovem como mais uma das muitas características diferentes que os alunos podem ter e, sendo assim, respeitar essa diferença e encontrar formas adequadas para transmitir o conhecimento e avaliar o aproveitamento de cada aluno. Portanto, a escola inclusiva:( valor: 0,2) 

a-(     )   promove a organização de seus alunos em turmas pelo seu desempenho escolar.  
b-(   )  disposição da escola de não atender a diversidade total das necessidades dos alunos nas escolas comuns  
c-(     )   pressupõe que todas as crianças tenham a mesma oportunidade de acesso, de permanência e de aproveitamento, independentemente de qualquer característica peculiar que apresentem ou não. 
d-(      ) determina que os alunos sejam selecionados segundo certas características, tanto em termos de aprendizagem escolar como de conduta. 

6- De acordo com os documentos legais que fundamentam a Educação Especial, os tipos de necessidades educacionais especiais são: ( valor: 0,2) 
a-(  )   Superdotação/Altas Habilidades, Transtornos Globais do Desenvolvimento Deficiência auditiva, Deficiência física-neuromotora, Deficiência Intelectual, Deficiência visual, Deficiência múltipla , Surdocegueira; 
b-(   )  Superdotação/Altas Habilidades, Deficiência auditiva, Deficiência física-neuromotora, Deficiência Intelectual, Deficiência visual, Deficiência múltipla; 
c-(  )   Superdotação/Altas Habilidades, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Deficiência auditiva, Deficiência física-neuromotora, Deficiência visual, Deficiência múltipla; 
d-(   )  Superdotação/Altas Habilidades, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Deficiência auditiva, Deficiência física-neuromotora, Deficiência Intelectual, Deficiência visual, Surdocegueira. 

7- A Educação Especial em uma perspectiva inclusiva( valor: 0,2) 
a-(     )   se organiza como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum.  
b-(    )   tem como principal característica a criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais.  
c-(    )  se organiza como atendimento educacional especializado complementar ou suplementar ao ensino comum. 
d-(  ) determina formas de atendimento clínico-terapêuticos fortemente ancorados em testes psicométricos  

8- Para a identificação das necessidades educacionais de um aluno com deficiência intelectual, é importante levar em conta o que recomenda a AAIDD ( American Association on Intelectual and Developmental Disabilities, antiga AAMR – American Association on Mental Retardation) em seu manual publicado em 2002, pois esse documento propõe outros critérios para a avaliação da deficiência intelectual, que vão além do QI. Sobre a deficiência intelectual, é correto afirmar que: ( valor: 0,2) 

a-(      )  recomendam-se ambientes isolados ou segregados, já que a convivência com pessoas sem deficiência pode ser prejudicial aos  alunos com deficiência intelectual. 
b-(    ) os indivíduos com deficiência intelectual apresentam habilidades e potencialidades em algumas áreas, independentemente de suas limitações. 
c-(      )   apoios apropriados resultarão em um funcionamento prejudicado, exceto em casos raros, já que apenas alguns deficientes se beneficiam de um ambiente adaptado às suas necessidades. 
d-(     ) a descrição dos apoios que o indivíduo precisa para melhorar o funcionamento é menos importante que o diagnóstico e a classificação, já que um ambiente adaptado às necessidades do deficiente não tem relevância para o momento de se estabelecer um diagnóstico. 

9- As práticas escolares que permitem à criança e ao jovem aprender e ter reconhecidos e valorizados os conhecimentos que é capaz de produzir, segundo suas possibilidades, são próprias de um ensino escolar que se distingue pela diversidade de atividades. ( valor: 0,1) 
Nesse sentido, na perspectiva da educação inclusiva, o professor deverá: 

a-  (     )  encaminhar os estudantes com necessidades educacionais especiais para a escola especial.  
b- (   ) preparar atividades diversas para suas crianças (com e sem necessidades educacionais especiais) ao trabalhar um mesmo conteúdo curricular.  
c- (  ) dividir a sala em grupos e organizar um grupo constituído apenas de crianças com necessidades educacionais especiais e/ou problemas na aprendizagem.  
d-  (     )  trabalhar com atividades sempre da forma tradicional. 

10- Em sua Teoria dos Três Anéis (Renzulli & Reis, 1997), Renzulli concebe a superdotação/altas habilidades como os comportamentos que resultam da confluência entre altas habilidades (capacidade acima da média), criatividade e envolvimento com a tarefa O aluno com altas habilidades/superdotação também destaca-se por notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos isolados ou combinados: capacidade intelectual geral e aptidão acadêmica ; pensamento criativo ou produtivo e habilidade para abstrair; capacidade psicomotora e talento especial para artes visuais; capacidade de liderança, etc. Tomando por base as diretrizes traçadas pela política educacional do Ministério de Educação, as alternativas utilizadas para o trabalho pedagógico com esse aluno seriam: ( valor: 0,1) 

a-(     ) programas de enriquecimento curricular e programas de aceleração.  
b-(     ) classes especiais e programas de avaliação permanentes.  
c-(     ) programas de aceleração e classes especiais.  
d-(     ) atividades de enriquecimento curricular e classes especiais 

11- Leia atentamente a definição a seguir: Comprometimento do funcionamento visual de ambos os olhos, mesmo após tratamento ou correção. A pessoa com tal comprometimento possui resíduos visuais em grau que lhe permite ler textos impressos ampliados ou com uso de recursos ópticos especiais. Tal definição refere-se à(ao): ( valor: 0,2) 
a-(     ) baixa visão  
b-(     ) cegueira 
c-(     ) deficiência intelectual 
d-(     ) transtorno global do desenvolvimento.  

12- Atualmente, as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial sugerem uma nova terminologia que reflita a real necessidade educacional do sujeito, excluindo aquelas que possam sugerir estereótipos. O professor de Educação Especial deverá, então, empregar nesse contexto, o termo: ( valor: 0,2) 
a-(     ) pessoa portadora de necessidades especiais.  
b-(     ) pessoa portadora de deficiência.  
c-(     ) pessoa com necessidades educacionais especiais.  
d-(     ) não existe terminologia que reflita a real necessidade do sujeito. 

13- Leia o fragmento a seguir: 
A diferença e a consequente criação da necessidade de educação para  os portadores dessa diferença só podem ser entendidas como uma produção histórica de um determinado período Em outras palavras a diferença só será compreendida se inserida no amplo espectro do processo histórico de como os homens e as mulheres vieram atendendo a suas necessidades básicas e por decorrência como vieram construindo sua existência.”(BIANCHETTI, 2004, p.26) 

Relacionando o fragmento acima à  perspectiva  histórica  da apreensão dos indivíduos que não se enquadravam nos padrões considerados normais,  assinale a afirmativa correta: ( valor: 0,2) 

a-(  ) Nas sociedades primitivas os deslocamentos eram constantes; aqueles que não se. enquadravam nos padrões considerados normais tornavam se um empecilho; 
b-(   ) Embora os gregos se dedicassem à guerra, se a criança ao nascer apresentasse qualquer manifestação de imperfeição era acolhida com piedade por todos; 
c-(     ) Na Idade Média, os indivíduos  que não se  enquadravam  nos padrões considerados normais não eram estigmatizados; 
d-(     )  n.d.a 

14-  De acordo com Varela (2012), assinale a alternativa que apresenta duas categorias de tecnologias assistivas . ( valor: 0,2) 
a-(   ) Colméia e mouse adaptado para computador,  acessibilidade arquitetônica.  
b-(   ) Acessibilidade arquitetônica e psicopedagogia.  
c-(   ) Adaptação de veículos e combate ao bullying. 
d-(   ) Mobilidade e equiparação de oportunidades. 

15-. Considerando o processo de avaliação na educação inclusiva, é correto afirmar que: ( valor: 0,2) 
a-(  ) não é necessário avaliar os alunos com deficiência, pois eles serão promovidos automaticamente.  
b- (     )  somente os alunos com deficiência devem ser objeto de uma avaliação processual.  
c- (     ) a escola não necessita modificar os critérios de avaliação utilizados, cabendo ao aluno com deficiência adaptar-se a eles.  
d- (     )  a avaliação de todos os alunos deve ser processual  e cumulatória. 
  
16- Leia atentamente as afirmativas: 
a)  Em 1949, o brasileiro Joaquim Lima de Moraes passou a usar um instrumento de custo acessível que facilitava e dava maior rapidez  aos deficientes visuais na realização de cálculos matemáticos 
b) Braille é um sistema de leitura e escrita  para cegos,  criado por Louis Braille em 1824. Possui pontos em relevo que as pessoas privadas da visão podem ler pelo tato. 

Assinale a alternativa que indica o nome do  instrumento utilizado pelos cegos para cálculos matemáticas e do  instrumento utilizado para a escrita Braille.( valor: 0,2) 
a-  (    ) Vocalizador, soroban 
b- (    )  Dosvox, leitor de tela 
c- (    )  Soroban, reglete 
d- (    ) Tangram, punção. 

Questão 17. ( valor: 0,2) 
Ao abordar a problemática da inclusão, é público e notório perceber que há, no sistema educacional, em especial na concepção dos professores, muitas dúvidas sobre o que é melhor para a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais. Integração ou inclusão?  Na sua compreensão, qual é o melhor paradigma (concepção) frente aos desafios atuais das escolas públicas? Justifique  sua resposta, com argumentação fundamentada no conteúdo apropriado por você,   na disciplina. 




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