Identificação:
Acadêmico(a):____________________________________________________________________Série/Período:____________________________________________________nº_______________
Curso:__________________________________________________________________________
Data: ___________________________________________________________________________
1ª AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
PROFESSORA: SILVANA BASSANI- VALOR: 30
GABARITO
A
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D
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1-
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BOA SORTE!!!
1- Com relação aos critérios relevantes no momento de decidir qual deve ser a atendimento educacional adequado para as crianças com traços próprios do espectro autista, analise as afirmativas a seguir:
I São mais adequadas as escolas de pequeno porte e número reduzido de alunos, que não exijam interações de grande complexidade social.
II São preferíveis as escolas estruturadas, com estilos didáticos diretivos e formas de organização que tornem"previsível"o cotidiano escolar.
III É fundamental o compromisso efetivo do conjunto dos docentes que atendem a criança com transtornos globais de desenvolvimento ou autismo.
Assinale:( valor: 0,2)
a- ( ) se apenas a afirmativa II estiver correta
b- ( ) se apenas as afirmativas I e II. Estiverem corretas
c- ( ) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas
d- ( ) se todas as afirmativas estiverem corretas.
2- A aprendizagem, comunicação e acesso à informação da pessoa com …........................deve ser feita por um profissional especialista, através dos métodos : Tadoma, Libras Tátil, Braille, Libras. É necessário também para a inclusão real deste sujeito a presença do guia intérprete. Com a utilização destas estratégias é possibilitado o desenvolvimento de habilidades da pessoa com: ( valor: 0,2)
a-( ) surdez.
b-( ) deficiência visual
c-( ) surdocegueira
d-( ) deficiência física.
3- A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) define a Educação Especial como: ( valor: 0,2)
a-( ) um sistema de ensino sempre separado do ensino regular para atender os alunos com deficiência.
b-( ) o atendimento oferecido em centros especializados de ensino mantidos por instituições privadas sem fins lucrativos.
c-( ) apoio pedagógico especializado para atender alunos com capacidades cognitivas acima da média.
d-( ) modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para alunos com necessidades educacionais especiais.
4- Com referência às obrigações dos Estados e Municípios em assegurar o direito educacional das pessoas com deficiência, analise as afirmativas a seguir
I Providenciar adaptações nos ambientes escolares de acordo com as necessidades individuais
II Adotar medidas individualizadas de apoio para maximizar o desenvolvimento acadêmico e social do educando
III Empregar professores habilitados para o ensino da língua de sinais e/ou do Braille e capacitar as equipes que atuam em todos os níveis de ensino
Assinale:( valor: 0,2)
a- ( ) se todas as afirmativas estiverem corretas
b- ( ) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas
c- ( ) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas
d- ( ) se apenas as afirmativa II e III estiverem corretas
5- A base da educação inclusiva é considerar a deficiência de uma criança ou de um jovem como mais uma das muitas características diferentes que os alunos podem ter e, sendo assim, respeitar essa diferença e encontrar formas adequadas para transmitir o conhecimento e avaliar o aproveitamento de cada aluno. Portanto, a escola inclusiva:( valor: 0,2)
a-( ) promove a organização de seus alunos em turmas pelo seu desempenho escolar.
b-( ) disposição da escola de não atender a diversidade total das necessidades dos alunos nas escolas comuns
c-( ) pressupõe que todas as crianças tenham a mesma oportunidade de acesso, de permanência e de aproveitamento, independentemente de qualquer característica peculiar que apresentem ou não.
d-( ) determina que os alunos sejam selecionados segundo certas características, tanto em termos de aprendizagem escolar como de conduta.
6- De acordo com os documentos legais que fundamentam a Educação Especial, os tipos de necessidades educacionais especiais são: ( valor: 0,2)
a-( ) Superdotação/Altas Habilidades, Transtornos Globais do Desenvolvimento Deficiência auditiva, Deficiência física-neuromotora, Deficiência Intelectual, Deficiência visual, Deficiência múltipla , Surdocegueira;
b-( ) Superdotação/Altas Habilidades, Deficiência auditiva, Deficiência física-neuromotora, Deficiência Intelectual, Deficiência visual, Deficiência múltipla;
c-( ) Superdotação/Altas Habilidades, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Deficiência auditiva, Deficiência física-neuromotora, Deficiência visual, Deficiência múltipla;
d-( ) Superdotação/Altas Habilidades, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Deficiência auditiva, Deficiência física-neuromotora, Deficiência Intelectual, Deficiência visual, Surdocegueira.
7- A Educação Especial em uma perspectiva inclusiva: ( valor: 0,2)
a-( ) se organiza como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum.
b-( ) tem como principal característica a criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais.
c-( ) se organiza como atendimento educacional especializado complementar ou suplementar ao ensino comum.
d-( ) determina formas de atendimento clínico-terapêuticos fortemente ancorados em testes psicométricos
8- Para a identificação das necessidades educacionais de um aluno com deficiência intelectual, é importante levar em conta o que recomenda a AAIDD ( American Association on Intelectual and Developmental Disabilities, antiga AAMR – American Association on Mental Retardation) em seu manual publicado em 2002, pois esse documento propõe outros critérios para a avaliação da deficiência intelectual, que vão além do QI. Sobre a deficiência intelectual, é correto afirmar que: ( valor: 0,2)
a-( ) recomendam-se ambientes isolados ou segregados, já que a convivência com pessoas sem deficiência pode ser prejudicial aos alunos com deficiência intelectual.
b-( ) os indivíduos com deficiência intelectual apresentam habilidades e potencialidades em algumas áreas, independentemente de suas limitações.
c-( ) apoios apropriados resultarão em um funcionamento prejudicado, exceto em casos raros, já que apenas alguns deficientes se beneficiam de um ambiente adaptado às suas necessidades.
d-( ) a descrição dos apoios que o indivíduo precisa para melhorar o funcionamento é menos importante que o diagnóstico e a classificação, já que um ambiente adaptado às necessidades do deficiente não tem relevância para o momento de se estabelecer um diagnóstico.
9- As práticas escolares que permitem à criança e ao jovem aprender e ter reconhecidos e valorizados os conhecimentos que é capaz de produzir, segundo suas possibilidades, são próprias de um ensino escolar que se distingue pela diversidade de atividades. ( valor: 0,1)
Nesse sentido, na perspectiva da educação inclusiva, o professor deverá:
a- ( ) encaminhar os estudantes com necessidades educacionais especiais para a escola especial.
b- ( ) preparar atividades diversas para suas crianças (com e sem necessidades educacionais especiais) ao trabalhar um mesmo conteúdo curricular.
c- ( ) dividir a sala em grupos e organizar um grupo constituído apenas de crianças com necessidades educacionais especiais e/ou problemas na aprendizagem.
d- ( ) trabalhar com atividades sempre da forma tradicional.
10- Em sua Teoria dos Três Anéis (Renzulli & Reis, 1997), Renzulli concebe a superdotação/altas habilidades como os comportamentos que resultam da confluência entre altas habilidades (capacidade acima da média), criatividade e envolvimento com a tarefa. O aluno com altas habilidades/superdotação também destaca-se por notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos isolados ou combinados: capacidade intelectual geral e aptidão acadêmica ; pensamento criativo ou produtivo e habilidade para abstrair; capacidade psicomotora e talento especial para artes visuais; capacidade de liderança, etc. Tomando por base as diretrizes traçadas pela política educacional do Ministério de Educação, as alternativas utilizadas para o trabalho pedagógico com esse aluno seriam: ( valor: 0,1)
a-( ) programas de enriquecimento curricular e programas de aceleração.
b-( ) classes especiais e programas de avaliação permanentes.
c-( ) programas de aceleração e classes especiais.
d-( ) atividades de enriquecimento curricular e classes especiais
11- Leia atentamente a definição a seguir: Comprometimento do funcionamento visual de ambos os olhos, mesmo após tratamento ou correção. A pessoa com tal comprometimento possui resíduos visuais em grau que lhe permite ler textos impressos ampliados ou com uso de recursos ópticos especiais. Tal definição refere-se à(ao): ( valor: 0,2)
a-( ) baixa visão
b-( ) cegueira
c-( ) deficiência intelectual
d-( ) transtorno global do desenvolvimento.
12- Atualmente, as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial sugerem uma nova terminologia que reflita a real necessidade educacional do sujeito, excluindo aquelas que possam sugerir estereótipos. O professor de Educação Especial deverá, então, empregar nesse contexto, o termo: ( valor: 0,2)
a-( ) pessoa portadora de necessidades especiais.
b-( ) pessoa portadora de deficiência.
c-( ) pessoa com necessidades educacionais especiais.
d-( ) não existe terminologia que reflita a real necessidade do sujeito.
13- Leia o fragmento a seguir:
“A diferença e a consequente criação da necessidade de educação para os portadores dessa diferença só podem ser entendidas como uma produção histórica de um determinado período Em outras palavras a diferença só será compreendida se inserida no amplo espectro do processo histórico de como os homens e as mulheres vieram atendendo a suas necessidades básicas e por decorrência como vieram construindo sua existência.”(BIANCHETTI, 2004, p.26)
Relacionando o fragmento acima à perspectiva histórica da apreensão dos indivíduos que não se enquadravam nos padrões considerados normais, assinale a afirmativa correta: ( valor: 0,2)
a-( ) Nas sociedades primitivas os deslocamentos eram constantes; aqueles que não se. enquadravam nos padrões considerados normais tornavam se um empecilho;
b-( ) Embora os gregos se dedicassem à guerra, se a criança ao nascer apresentasse qualquer manifestação de imperfeição era acolhida com piedade por todos;
c-( ) Na Idade Média, os indivíduos que não se enquadravam nos padrões considerados normais não eram estigmatizados;
d-( ) n.d.a
14- De acordo com Varela (2012), assinale a alternativa que apresenta duas categorias de tecnologias assistivas . ( valor: 0,2)
a-( ) Colméia e mouse adaptado para computador, acessibilidade arquitetônica.
b-( ) Acessibilidade arquitetônica e psicopedagogia.
c-( ) Adaptação de veículos e combate ao bullying.
d-( ) Mobilidade e equiparação de oportunidades.
15-. Considerando o processo de avaliação na educação inclusiva, é correto afirmar que: ( valor: 0,2)
a-( ) não é necessário avaliar os alunos com deficiência, pois eles serão promovidos automaticamente.
b- ( ) somente os alunos com deficiência devem ser objeto de uma avaliação processual.
c- ( ) a escola não necessita modificar os critérios de avaliação utilizados, cabendo ao aluno com deficiência adaptar-se a eles.
d- ( ) a avaliação de todos os alunos deve ser processual e cumulatória.
16- Leia atentamente as afirmativas:
a) Em 1949, o brasileiro Joaquim Lima de Moraes passou a usar um instrumento de custo acessível que facilitava e dava maior rapidez aos deficientes visuais na realização de cálculos matemáticos
b) O Braille é um sistema de leitura e escrita para cegos, criado por Louis Braille em 1824. Possui pontos em relevo que as pessoas privadas da visão podem ler pelo tato.
Assinale a alternativa que indica o nome do instrumento utilizado pelos cegos para cálculos matemáticas e do instrumento utilizado para a escrita Braille.( valor: 0,2)
a- ( ) Vocalizador, soroban
b- ( ) Dosvox, leitor de tela
c- ( ) Soroban, reglete
d- ( ) Tangram, punção.
Questão 17. ( valor: 0,2)
Ao abordar a problemática da inclusão, é público e notório perceber que há, no sistema educacional, em especial na concepção dos professores, muitas dúvidas sobre o que é melhor para a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais. Integração ou inclusão? Na sua compreensão, qual é o melhor paradigma (concepção) frente aos desafios atuais das escolas públicas? Justifique sua resposta, com argumentação fundamentada no conteúdo apropriado por você, na disciplina.
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