MAIORES
DIFICULDADES ENCONTRADAS NOS DISLÉXICOS
• Organização Temporal –
ritmo lento;
• Atraso na fala; • Lateralidade – mista ou
indefinida;
• Disgrafia; • Seqüência lógica ( e produção); •
Rima e aliteração;
• Leitura de fonemas e logatomas;
• Leitura
de Textos; • Cópia; • Escrita espontânea;
• Ditado;
•
Dificuldade com outro idioma.
1. Confusão entre letras, sílabas ou
palavras com diferenças sutis de grafia: a-o; c-o; e-c; f-t; h-n;
i-j; m-n; v-u etc.;
2. Confusão entre letras que possuem um ponto de
articulação comum e cujos sons são acusticamente próximos: f-v;
t-d; p-b;
3. Confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafia
similar, mas com diferente orientação no espaço: b-d; p-b; b-q;
d-b; d-p; n-u; w-m; a-e;
4. Inversões parciais ou totais de sílabas
ou palavras: me-em; sol-los; som-mos; sal-las; pal-pla;
5.
Substituição de palavras por outras de estrutura mais ou menos
similar ou criação de palavras, porém com diferentes significados:
soltou-salvou; era-ficava;
6. Adições ou omissões de sons, sílabas
ou palavras: famoso por fama, casa por casaco;
LEITURA E ESCRITA
7.
Repetições de sílabas, palavras ou frases;
8. Pular uma linha,
retroceder para linha anterior e perder a linha ao ler;
9. Excessiva
fixação do olho na linha;
10. Soletração defeituosa; reconhece
letras isoladamente; porém, sem poder organizar a palavra como um
todo, ou então lê a palavra sílaba por sílaba, ou ainda lê o
texto “palavra por palavra”;
11. Problemas de compreensão;
12.
Leitura e escrita em espelho em casos excepcionais;
13.
Ilegibilidade;
14. Em geral, as dificuldades do disléxico no
reconhecimento das palavras obrigam-no a realizar uma leitura
decifratória. Como dedica seu esforço à tarefa de decifrar o
material, diminuem significativamente a velocidade e a compreensão
necessárias para a leitura normal.
NA ALFABETIZAÇÃO
➢
Dificuldade em aprender o alfabeto
➢Dificuldade no planejamento
motor de letras e números
➢Dificuldade para separar e sequenciar
sons (ex: p – a – t – o )
➢Dificuldade com rimas (habilidades
auditivas)
➢Dificuldade em discriminar fonemas homorgânicos (p-b,
t-d, f-v, k-g, x-j, s-z) ➢Dificuldade em seqüência e memória de
palavras
NA ALFABETIZAÇÃO
➢ Dificuldade para aprender a ler,
escrever e soletrar
➢Dificuldade em orientação temporal (ontem –
hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano)
➢Dificuldade em
orientação espacial (direita – esquerda, embaixo, em cima...)
➢Dificuldade na execução da letra cursiva
➢Dificuldade na
preensão do lápis
➢Dificuldade de copiar do quadro DA 2ª. A 8ª.
SÉRIE DO EF
➢ Nível de leitura abaixo do esperado para sua série
➢Dificuldade na sequenciação de letras em palavras
➢Dificuldade
em soletração de palavras
➢Não gostar de ler em voz alta diante
da turma
➢Dificuldade com enunciados de problemas matemáticos
➢Dificuldade na expressão através da escrita
➢Dificuldade na
elaboração de textos escritos
➢Dificuldade na organização da
escrita
➢Podem ter dificuldade na compreensão de textos
DA 2ª. A
8ª. SÉRIE DO EF
➢ Podem ter dificuldade em aprender outros
idiomas
➢ Dificuldade na compreensão de piadas, provérbios e
gírias
➢ Presença de omissões, trocas e aglutinações de
grafemas
➢ Dificuldade de planejar e organizar (tempo) tarefas
➢
Dificuldade em conseguir terminar as tarefas dentro do tempo
➢
Dificuldade na compreensão da linguagem não verbal
➢ Dificuldade
em memorizar a tabuada
➢ Dificuldade com figuras geométricas
➢
Dificuldade com mapas
NO ENSINO MÉDIO
➢ Leitura vagarosa e com
muitos erros
➢ Permanência da dificuldade em soletrar palavras
mais complexas
➢ Dificuldade em planejar e fazer redações
➢
Dificuldade para reproduzir histórias
➢ Dificuldade nas
habilidades de memória
➢ Dificuldade de entender conceitos
abstratos
➢ Dificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao
contrário, atenção demasiada a pequenos detalhes
➢ Vocabulário
empobrecido
➢ Criação de subterfúgios para esconder sua
dificuldade
EM ADULTOS
➢ Permanência da dificuldade em escrever em
letra cursiva
➢Dificuldade em planejamento e organização
➢Dificuldade com horários (adiantam-se, chegam tarde ou esquecem)
➢Falta do hábito de leitura
➢Normalmente tem talentos espaciais
(engenheiros, arquitetos, artistas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário