Arquivo do blog

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

MAIORES DIFICULDADES ENCONTRADAS NOS DISLÉXICOS


MAIORES DIFICULDADES ENCONTRADAS NOS DISLÉXICOS 

• Organização Temporal – ritmo lento; 
• Atraso na fala; • Lateralidade – mista ou indefinida; 
• Disgrafia; • Seqüência lógica ( e produção); • Rima e aliteração; 
• Leitura de fonemas e logatomas; 
• Leitura de Textos; • Cópia; • Escrita espontânea; 
• Ditado; 
• Dificuldade com outro idioma. 

1. Confusão entre letras, sílabas ou palavras com diferenças sutis de grafia: a-o; c-o; e-c; f-t; h-n; i-j; m-n; v-u etc.; 
2. Confusão entre letras que possuem um ponto de articulação comum e cujos sons são acusticamente próximos: f-v; t-d; p-b; 
3. Confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço: b-d; p-b; b-q; d-b; d-p; n-u; w-m; a-e;
4. Inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras: me-em; sol-los; som-mos; sal-las; pal-pla; 
5. Substituição de palavras por outras de estrutura mais ou menos similar ou criação de palavras, porém com diferentes significados: soltou-salvou; era-ficava; 
6. Adições ou omissões de sons, sílabas ou palavras: famoso por fama, casa por casaco; 

LEITURA E ESCRITA 

7. Repetições de sílabas, palavras ou frases; 
8. Pular uma linha, retroceder para linha anterior e perder a linha ao ler; 
9. Excessiva fixação do olho na linha; 
10. Soletração defeituosa; reconhece letras isoladamente; porém, sem poder organizar a palavra como um todo, ou então lê a palavra sílaba por sílaba, ou ainda lê o texto “palavra por palavra”; 
11. Problemas de compreensão; 
12. Leitura e escrita em espelho em casos excepcionais; 
13. Ilegibilidade; 
14. Em geral, as dificuldades do disléxico no reconhecimento das palavras obrigam-no a realizar uma leitura decifratória. Como dedica seu esforço à tarefa de decifrar o material, diminuem significativamente a velocidade e a compreensão necessárias para a leitura normal.

 NA ALFABETIZAÇÃO 
➢ Dificuldade em aprender o alfabeto 
➢Dificuldade no planejamento motor de letras e números 
➢Dificuldade para separar e sequenciar sons (ex: p – a – t – o ) 
➢Dificuldade com rimas (habilidades auditivas) 
➢Dificuldade em discriminar fonemas homorgânicos (p-b, t-d, f-v, k-g, x-j, s-z) ➢Dificuldade em seqüência e memória de palavras 

NA ALFABETIZAÇÃO 

➢ Dificuldade para aprender a ler, escrever e soletrar 
➢Dificuldade em orientação temporal (ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano) 
➢Dificuldade em orientação espacial (direita – esquerda, embaixo, em cima...) ➢Dificuldade na execução da letra cursiva 
➢Dificuldade na preensão do lápis 
➢Dificuldade de copiar do quadro DA 2ª. A 8ª. SÉRIE DO EF 
➢ Nível de leitura abaixo do esperado para sua série 
➢Dificuldade na sequenciação de letras em palavras 
➢Dificuldade em soletração de palavras 
➢Não gostar de ler em voz alta diante da turma 
➢Dificuldade com enunciados de problemas matemáticos 
➢Dificuldade na expressão através da escrita 
➢Dificuldade na elaboração de textos escritos 
➢Dificuldade na organização da escrita 
➢Podem ter dificuldade na compreensão de textos 

DA 2ª. A 8ª. SÉRIE DO EF 
➢ Podem ter dificuldade em aprender outros idiomas 
➢ Dificuldade na compreensão de piadas, provérbios e gírias 
➢ Presença de omissões, trocas e aglutinações de grafemas 
➢ Dificuldade de planejar e organizar (tempo) tarefas 
➢ Dificuldade em conseguir terminar as tarefas dentro do tempo 
➢ Dificuldade na compreensão da linguagem não verbal 
➢ Dificuldade em memorizar a tabuada 
➢ Dificuldade com figuras geométricas 
➢ Dificuldade com mapas 

NO ENSINO MÉDIO 
➢ Leitura vagarosa e com muitos erros 
➢ Permanência da dificuldade em soletrar palavras mais complexas 
➢ Dificuldade em planejar e fazer redações 
➢ Dificuldade para reproduzir histórias 
➢ Dificuldade nas habilidades de memória 
➢ Dificuldade de entender conceitos abstratos 
➢ Dificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao contrário, atenção demasiada a pequenos detalhes 
➢ Vocabulário empobrecido 
➢ Criação de subterfúgios para esconder sua dificuldade 

EM ADULTOS 
➢ Permanência da dificuldade em escrever em letra cursiva 
➢Dificuldade em planejamento e organização 
➢Dificuldade com horários (adiantam-se, chegam tarde ou esquecem) 
➢Falta do hábito de leitura 
➢Normalmente tem talentos espaciais (engenheiros, arquitetos, artistas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário