O
que é linguagem?
A
linguagem é a forma, o meio, o mecanismo o qual nos comunicamos. Ela
requer diversas maneiras que as pessoas usam para estabelecer a
comunicação. A nossa linguagem é estruturada em cinco grandes
eixos, a saber:
–
Linguagem
lexical: formação
da palavra;–
Linguagem
morfossintática: relação
entre as palavras;–
Linguagem
fonológica: os
sons das letras que formam as palavras;–
Linguagem
pragmática: sentido
contextual das palavras;–
Linguagem
semântica: significado
que a palavra tem e como ela se assume no contexto.
A
linguagem, dentro do
Autismo,
apresenta algumas peculiaridades que são importantes que
a escola tenha conhecimento para
entender o comportamento, e
como
o
autista
se comunica, recebe ou transmite informações.
Particularidades:
Veja
as características das pessoas com Asperger em cada tipo de
linguagem.
–
Linguagem
morfossintática: conhece
muito bem as regras gramaticais. Além disso, a pessoa com Asperger
sabe como organizar a sequência; ela adota utilização repetitiva e
fora do contexto (uso de palavras muito rebuscadas para a idade). Há
que se notar, porém, que esses
alunos
nem sempre sabem adequar as palavras que sejam condizentes com o
momento.
–
Linguagem
fonológica: eles
conseguem imitar sons de letra, identificar sons isolados. A
dificuldade está na utilização dos sons e letras para dar a devida
entonação nas palavras e a prosódia para a fala. O Asperger fala
de forma mecânica.
–
Linguagem
semântica: uso
de palavras sofisticadas, renomadas e requintadas. A dificuldade está
no uso de vocábulos de maneira informal, ou seja, termos e apelidos.
A repetição também é uma característica desse aspecto. Palavras
que denotam tempo, abstração e espaço são os maiores obstáculos
para o domínio de fala pela pessoa com o transtorno.
–
Linguagem
pragmática: pessoas
com Asperger têm dificuldade muito séria em usar palavras de
significado implícito, figurativas, metáforas
e com
ironia e humor
etc. Muitas delas, quando chegam a um ambiente, tendem a se retrair.
A
ambiguidade também é um problema .Ambiguidade
ou
anfibologia
é
o nome dado, dentro da linguística na língua portuguesa, à
duplicidade de sentidos, onde alguns termos, expressões, sentenças
apresentam mais de uma acepção ou entendimento possível. Em outras
palavras, ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de
sentido da frase
O
uso da ambiguidade pode resultar na má interpretação da mensagem,
ocasionando múltiplos sentidos.
É
importante sempre lembrar, ao trabalhar com alunos autistas que toda
comunicação estabelece uma finalidade, uma intenção para com o
interlocutor, e para que isso ocorra, a mensagem tem de estar
coerente.
Portanto, com o autista , é
preferível uma linguagem mais objetiva, com vocábulos ou expressões
claras, precisas e que sejam mais adequadas às finalidades
requeridas.
Ao
trabalhar com palavras sinônimas ,
que possuem duas
ou mais palavras que tem um significado semelhante ou o mesmo
significado, deve-se explicar
muito bem o conceito
com
muitos exemplos e contextualizações com o aluno Também,
recomenda-se explicar que alguns sinônimos são absolutamente iguais
como “oco” e “vazio”, mas não são muito frequentes e a
maioria é apenas semelhante, como é o caso de “bonito” e
“lindo”
Exemplos:
casa
/ lar / moradia / residência
longe
/ distante
Importante
também, com os alunos do 8º e 9º anos autistas trabalhar de
forma bem dinâmica:
- a
Polissemia é
um conceito da área da linguística com
origem no termo grego polysemos,
que significa "algo que
tem muitos significados".
Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários
significados.
A
palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode
significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para
iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa
estar vigilante.
_
as Palavras homônimas - duas ou mais palavras apresentam a
mesma grafia e a mesma pronúncia, mas possuem significados
diferentes.
Exs.:
Agora vou colocar "extrato" de tomate, para a carne.
Agora
tenho que ir ao banco pegar o "extrato".
A
"manga" da blusa era azul.
A
minha fruta preferida é a "manga".
-
E os
Parônimos,
que
são
palavras diferentes no sentido, mas com muita semelhança na escrita
e na pronúncia.
Exemplos
:
Infligir
/ infrigir
Retificar
/ ratificar
Como
sugestão , trazemos a aula disponibilizada em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24070
, que trata do assunto.
Os
autistas possuem dificuldades
em utilizar com sentido todos os aspectos da comunicação verbal e
não verbal. Isto inclui gestos, expressões faciais, linguagem
corporal, ritmo e modulação na linguagem verbal.
Também
possuem
rigidez e inflexibilidade e se estendem às várias áreas do
pensamento, linguagem e comportamento da pessoa. Podem ser
exemplificadas por comportamentos obsessivos e ritualísticos,
compreensões literais da linguagem, falta de aceitação das
mudanças e dificuldades em processos criativos.
. Assim, alguns autistas com problemas mais significativos de linguagem pode pronunciar palavras perfeitamente, mas não ser capaz de construir frases complexas. Consegue se comunicar, ainda que de forma simplificada e restritiva (com sentenças bem curtas, por exemplo).
. Assim, alguns autistas com problemas mais significativos de linguagem pode pronunciar palavras perfeitamente, mas não ser capaz de construir frases complexas. Consegue se comunicar, ainda que de forma simplificada e restritiva (com sentenças bem curtas, por exemplo).
Alguns
deles, diferentemente, tiveram atraso
na fala, mas conseguiram
desenvolvimento fluente da linguagem verbal antes do cinco anos, mas
mesmo assim, apresentam
a linguagem pedante e rebuscada, Ecolalia ou repetição de palavras
ou frases ouvidas de outros, Voz pouco emotiva e sem entonação.
Sugestões
de atividades para trabalhar estes conteúdos com alunos autistas.
Auto
ditado: é a atividade em que o
aluno
escreve a partir de uma figura, esse tipo de atividade Trabalha
a coordenação auditiva motora da criança e auxilia na fixação da
grafia por parte da criança.É
de suma importância por que quanto mais o
aluno
escreve e tentar nomear objetos, mais ela pensa, elabora hipóteses
de escrita, aumenta o vocabulário
e
compreende as diferentes significações que a palavra apresenta,
seus sentidos diante do contexto apresentado. Também
desenvolve a concentração e a ortografia dos alunos e ainda pode
servir de ferramenta para a construção de textos.
Professor,
a atividade do ditado tem mais relevância quando se relaciona com
algum tema que está sendo trabalhado por você. Por
exemplo: se estiver trabalhando com animais em Ciências, faça o
ditado com os nomes dos animais. Certamente o desempenho deles será
melhor com o texto trabalhado previamente. Os
ditados podem
ser também direcionados
para um foco específico: palavras com NH ou LH, SS, RR ou outra
particularidade, em
que o aluno apresenta dificuldade
Professor,
para aplicar a atividade do ditado, ele deve ser bem preparado. A
preparação é a parte que deve preceder a atividade. Consiste na
escolha de palavras e ou de trechos de boa linguagem, que transmita:
conhecimentos, regras, conceitos, dificuldades dos alunos , palavras
com dulplo sentido,dentre outros. Destacamos que cada palavras
escrita pelo aluno e que ele demonstre dúvida , o professor deve
exemplificar,
A
execução propriamente dita é a leitura uma a uma, do trecho
escolhido, com voz pausada e inflexões corretas. As palavras devem
ser bem articuladas, especialmente as letras finais.
Professor,
a atividade do ditado tem mais relevância quando se relaciona com
algum tema que está sendo trabalhado por você. Faça o teste:
proponha um ditado sem ter trabalhado o tema anteriormente. Em
seguida, trabalhe um tema relacionado com algum texto que utilizou ou
mesmo com conteúdos ligados a diferentes áreas que esteja
trabalhando, por exemplo: se estiver trabalhando com animais em
Ciências, faça o ditado com os nomes dos animais. Certamente o
desempenho deles será melhor com o texto trabalhado previamente.
Professor,
os ditados devem ser direcionados para um foco específico: palavras
com NH ou LH, SS, RR ou outra particularidade, conforme o exemplo
abaixo que focou o uso do NH e do LH.
SUGESTÕES:
Leve
uma caixa para a sala de aula com vários objetos dentro dela,
brinquedos, por exemplo:
peteca, bola, boneca, carrinho, dado, dentre outros. À
medida que tirar os objetos da caixa, marque 30 segundos e solicite
que seus alunos escrevam o nome do referido objeto em seus
cadernos, eles
devem visualizar, mas não podem falar em voz alta, apenas pensar no
nome do objeto e escrever. Depois, solicite que façam a
autocorreção, para isso escreva na lousa para que observem a forma
que escreveram e confrontem com a escrita convencional.
Formular
hipóteses sobre a escrita;
·
Realizar diferentes ditados;
·
Escrever novas palavras;
·
Produzir textos;
·
Fazer uso das regras ortográficas;
·
Ampliar o vocabulário e as possibilidades de escrita;
·
Respeitar diferentes pontos de vista, que as pessoas possuem sobre o
assunto;
·
Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de
experiências em grupos;
Como
cada criança com autismo processa a informação e quais são as
melhores estratégias de ensino devido à singularidade de seus
pontos fortes, interesses e habilidades em
potencial?Visite: https://pedagogiaaopedaletra.com/o-aluno-autista-e-o-processo-de-aprendizagem/
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Fonte:
Sitio “Atividades para colorir”. Disponível em:
<http://www.atividadesparacolorir.com.br/2010/10/atividades-de-auto-ditado.html >.
Acesso em:
06
de set. 2013.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52090
Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/articles/6028/1/Significado-das-palavras/Paacutegina1.html
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