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sábado, 24 de agosto de 2019

COMO TRABALHAR A LINGUAGEM COM ALUNOS AUTISTAS


O que é linguagem?
A linguagem é a forma, o meio, o mecanismo o qual nos comunicamos. Ela requer diversas maneiras que as pessoas usam para estabelecer a comunicação. A nossa linguagem é estruturada em cinco grandes eixos, a saber:

Linguagem lexical: formação da palavra;Linguagem morfossintática: relação entre as palavras;Linguagem fonológica: os sons das letras que formam as palavras;Linguagem pragmática: sentido contextual das palavras;Linguagem semântica: significado que a palavra tem e como ela se assume no contexto.

A linguagem, dentro do Autismo, apresenta algumas peculiaridades que são importantes que a escola tenha conhecimento para entender o comportamento, e como o autista se comunica, recebe ou transmite informações.

Particularidades:

Veja as características das pessoas com Asperger em cada tipo de linguagem.

Linguagem morfossintática: conhece muito bem as regras gramaticais. Além disso, a pessoa com Asperger sabe como organizar a sequência; ela adota utilização repetitiva e fora do contexto (uso de palavras muito rebuscadas para a idade). Há que se notar, porém, que esses alunos nem sempre sabem adequar as palavras que sejam condizentes com o momento.

Linguagem fonológica: eles conseguem imitar sons de letra, identificar sons isolados. A dificuldade está na utilização dos sons e letras para dar a devida entonação nas palavras e a prosódia para a fala. O Asperger fala de forma mecânica.
Linguagem semântica: uso de palavras sofisticadas, renomadas e requintadas. A dificuldade está no uso de vocábulos de maneira informal, ou seja, termos e apelidos. A repetição também é uma característica desse aspecto. Palavras que denotam tempo, abstração e espaço são os maiores obstáculos para o domínio de fala pela pessoa com o transtorno.

Linguagem pragmática: pessoas com Asperger têm dificuldade muito séria em usar palavras de significado implícito, figurativas, metáforas e com ironia e humor etc. Muitas delas, quando chegam a um ambiente, tendem a se retrair.

A ambiguidade também é um problema .Ambiguidade ou anfibologia é o nome dado, dentro da linguística na língua portuguesa, à duplicidade de sentidos, onde alguns termos, expressões, sentenças apresentam mais de uma acepção ou entendimento possível. Em outras palavras, ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase
O uso da ambiguidade pode resultar na má interpretação da mensagem, ocasionando múltiplos sentidos.
É importante sempre lembrar, ao trabalhar com alunos autistas que toda comunicação estabelece uma finalidade, uma intenção para com o interlocutor, e para que isso ocorra, a mensagem tem de estar coerente. Portanto, com o autista , é preferível uma linguagem mais objetiva, com vocábulos ou expressões claras, precisas e que sejam mais adequadas às finalidades requeridas.
Ao trabalhar com palavras sinônimas , que possuem duas ou mais palavras que tem um significado semelhante ou o mesmo significado, deve-se explicar muito bem o conceito
com muitos exemplos e contextualizações com o aluno Também, recomenda-se explicar que alguns sinônimos são absolutamente iguais como “oco” e “vazio”, mas não são muito frequentes e a maioria é apenas semelhante, como é o caso de “bonito” e “lindo”
Exemplos:
casa / lar / moradia / residência
longe / distante

Importante também, com os alunos do 8º e 9º anos autistas trabalhar de forma bem dinâmica:
- a Polissemia é um conceito da área da linguística com origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados.
A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.

_ as Palavras homônimas - duas ou mais palavras apresentam a mesma grafia e a mesma pronúncia, mas possuem significados diferentes.
Exs.: Agora vou colocar "extrato" de tomate, para a carne.
Agora tenho que ir ao banco pegar o "extrato".
A "manga" da blusa era azul.
A minha fruta preferida é a "manga".
- E os Parônimos, que são palavras diferentes no sentido, mas com muita semelhança na escrita e na pronúncia.
Exemplos :
Infligir / infrigir
Retificar / ratificar


Como sugestão , trazemos a aula disponibilizada em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24070 , que trata do assunto.


Os autistas possuem dificuldades em utilizar com sentido todos os aspectos da comunicação verbal e não verbal. Isto inclui gestos, expressões faciais, linguagem corporal, ritmo e modulação na linguagem verbal.
Também possuem rigidez e inflexibilidade e se estendem às várias áreas do pensamento, linguagem e comportamento da pessoa. Podem ser exemplificadas por comportamentos obsessivos e ritualísticos, compreensões literais da linguagem, falta de aceitação das mudanças e dificuldades em processos criativos.
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Assim, alguns autistas com problemas mais significativos de linguagem pode pronunciar palavras perfeitamente, mas não ser capaz de construir frases complexas. Consegue se comunicar, ainda que de forma simplificada e restritiva (com sentenças bem curtas, por exemplo).

Alguns deles, diferentemente, tiveram atraso na fala, mas conseguiram desenvolvimento fluente da linguagem verbal antes do cinco anos, mas mesmo assim, apresentam a linguagem pedante e rebuscada, Ecolalia ou repetição de palavras ou frases ouvidas de outros, Voz pouco emotiva e sem entonação.

Sugestões de atividades para trabalhar estes conteúdos com alunos autistas.

Auto ditado: é a atividade em que o aluno escreve a partir de uma figura, esse tipo de atividade Trabalha a coordenação auditiva motora da criança e auxilia na fixação da grafia por parte da criança.É de suma importância por que quanto mais o aluno escreve e tentar nomear objetos, mais ela pensa, elabora hipóteses de escrita, aumenta o vocabulário e compreende as diferentes significações que a palavra apresenta, seus sentidos diante do contexto apresentado. Também desenvolve a concentração e a ortografia dos alunos e ainda pode servir de ferramenta para a construção de textos.

Professor, a atividade do ditado tem mais relevância quando se relaciona com algum tema que está sendo trabalhado por você. Por exemplo: se estiver trabalhando com animais em Ciências, faça o ditado com os nomes dos animais. Certamente o desempenho deles será melhor com o texto trabalhado previamente. Os ditados podem ser também direcionados para um foco específico: palavras com NH ou LH, SS, RR ou outra particularidade, em que o aluno apresenta dificuldade

Professor, para aplicar a atividade do ditado, ele deve ser bem preparado. A preparação é a parte que deve preceder a atividade. Consiste na escolha de palavras e ou de trechos de boa linguagem, que transmita: conhecimentos, regras, conceitos, dificuldades dos alunos , palavras com dulplo sentido,dentre outros. Destacamos que cada palavras escrita pelo aluno e que ele demonstre dúvida , o professor deve exemplificar,
A execução propriamente dita é a leitura uma a uma, do trecho escolhido, com voz pausada e inflexões corretas. As palavras devem ser bem articuladas, especialmente as letras finais.
Professor, a atividade do ditado tem mais relevância quando se relaciona com algum tema que está sendo trabalhado por você. Faça o teste: proponha um ditado sem ter trabalhado o tema anteriormente. Em seguida, trabalhe um tema relacionado com algum texto que utilizou ou mesmo com conteúdos ligados a diferentes áreas que esteja trabalhando, por exemplo: se estiver trabalhando com animais em Ciências, faça o ditado com os nomes dos animais. Certamente o desempenho deles será melhor com o texto trabalhado previamente.
Professor, os ditados devem ser direcionados para um foco específico: palavras com NH ou LH, SS, RR ou outra particularidade, conforme o exemplo abaixo que focou o uso do NH e do LH.

SUGESTÕES:
Leve uma caixa para a sala de aula com vários objetos dentro dela, brinquedos, por exemplo: peteca, bola, boneca, carrinho, dado, dentre outros. À medida que tirar os objetos da caixa, marque 30 segundos e solicite que seus alunos escrevam o nome do referido objeto em seus cadernos, eles devem visualizar, mas não podem falar em voz alta, apenas pensar no nome do objeto e escrever. Depois, solicite que façam a autocorreção, para isso escreva na lousa para que observem a forma que escreveram e confrontem com a escrita convencional.

Formular hipóteses sobre a escrita;
·         Realizar diferentes ditados;
·         Escrever novas palavras;
·         Produzir textos;
·         Fazer uso das regras ortográficas;
·         Ampliar o vocabulário e as possibilidades de escrita;
·         Respeitar diferentes pontos de vista, que as pessoas possuem sobre o assunto;
·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

Como cada criança com autismo processa a informação e quais são as melhores estratégias de ensino devido à singularidade de seus pontos fortes, interesses e habilidades em potencial?Visite: https://pedagogiaaopedaletra.com/o-aluno-autista-e-o-processo-de-aprendizagem/

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https://pedagogiaaopedaletra.com/o-aluno-autista-e-o-processo-de-aprendizagem/

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Autoditado:
Fonte: Sitio “Atividades para colorir”. Disponível em: <http://www.atividadesparacolorir.com.br/2010/10/atividades-de-auto-ditado.html >. Acesso em:
06 de set. 2013.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52090







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