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sábado, 24 de agosto de 2019

Conversando sobre TDAH- Minhas Experiências Pessoais



Os professores sempre me perguntam como trabalhar com alunos com deficiências, distúrbios de Aprendizagem ou transtornos de comportamento . Eu poderia enumerar várias metodologias, dicas pedagógicas, formas de diferenciação curricular, mas não quero falar sobre isso, porque existem muitos artigos científicos e produções escritas explicando e orientando os profissionais da educação nestas questões.

O que quero falar com vocês E ACHO MUITO IMPORTANTE é como funciona o cérebro destes alunos e sobre como é o emocional destes alunos, e o quanto é difícil pra eles estar e ser feliz na escola, tendo qualquer tipo de distúrbio de aprendizagem, principalmente o TDAH.

Sinceramente professores, para nós, normotípicos, que temos um cérebro que funciona dentro dos parâmetros da normalidade, quando encontramos algum obstáculo, temos as funções executivas aptas e prontas para nos ajudar... nós conseguimos processar toda a informação externa e conseguimos gerenciar as demandas ao nosso redor, vou citar como exemplo, quando sabemos que precisamos aprender algum assunto, conseguimos focar a atenção, seja em uma explicação, em um vídeo, mas conseguimos manter a atenção sustentada... quando nos estressamos, conseguimos controlar a impulsividade de alguma ação... e quando temos um problema para resolver, conseguimos planejar, tomar decisões, nos organizarmos e termos controle emocional, o que é muito, mas muito difícil mesmo para esses alunos , já que eles possuem falha nas funções executivas , ou seja , nas principais tarefas de comando e controle do cérebro, o que ocasiona distração, hiperatividade, agitação mental, esquecimentos, desorganização, adiamento crônico, dificuldades em planejamento e execução e eu digo a vocês: eles não tem culpa, isso acontece porque o funcionamento do cérebro é diferente, existe uma lentificação” de áreas específicas, predominantemente o Lobo Pré-Frontal .

Uma pessoa sem tdah consegue maior ativação acontece sempre que é preciso prestar atenção ou manter o foco em algo. Então, quando precisamos trabalhar em ambientes barulhentos e cheios de distrações ou então em atividades chatas, cansativas e pouco estimulantes, para conseguirmos manter a atenção concentrada, nosso cérebro se torna mais ativo – os neurônios emitem pulsos elétricos mais vezes por segundo. Desta forma, ocorre o bloqueio das distrações e a ativação necessária, por exemplo, para a elaboração das idéias ao estudar ou resolução de um problema.
NO tdah , acontece a hipoativação de áreas cerebrais. Em especial, o córtex pré-frontal é afetado. Como resultado, parcelas significativas dos neurônios nestas áreas “trabalham mais devagar” que o esperado. E a lentificação é mais intensa justamente durante as atividades que demandam maior esforço mental. Ou seja, o cérebro fica mais lento quando precisaria trabalhar com maior intensidade. Daí aparece o déficit de atenção, esses alunos sofrem muito, especialmente quando tentam se concentrar ou fazer um esforço mental. u queria dizer a vocês que isto é um sofrim, esquecimentos, agitação, desorganização, baixo desempenho
Quero também lembrar vocês que o primeiro caminho de regulação da atenção são as mesmas regiões que controlam basicamente os centros do medo e do prazer, intimamente ligados aos mecanismos básicos e instintivos de manutenção da vida. …Por esta razão, pessoas com o déficit de atenção tem dificuldade em focar nas “coisas chatas”. Por outro lado, para elas é fácil entrar em hiperfoco quando “tem interesse”. Igualmente, sob pressão dos prazos se concentra mais facilmente. A pressão dos prazos, o medo do fracasso ativa os centros primitivos, ajudando a manter a atenção mesmo nas atividades que num momento anterior era simplesmente deixada de lado.

Quem sofre com TDA – Déficit de Atenção presta sim atenção, desde que ela seja capturada por alguma fonte de estimulação poderosa. Ao mesmo tempo, terá bastante dificuldade em exercer controle voluntário sobre o foco, especialmente diante de estímulos mais fortes e poderosos. E, naturalmente, os mais poderosos terão sempre vantagem…

Por isto é tão difícil se manter em tarefas chatas… Para ninguém é fácil, mas no TDAH pode ser demasiado difícil… quase impossível! Apesar de todos os avanços da ciência, ainda não se sabem as causas exatas dos transtornos mentais em geral. Isto vale tanto para o TDAH – Déficit de Atenção quanto para ansiedade, depressão, bipolaridade ou esquizofrenia, por exemplo. Por exemplo, pessoas que tenham passado a infância numa família muito desorganizada, sem rotinas e hábitos regulares. Ou então que não tenham sido adequadamente supervisionadas quando crianças e adolescentes ao fazer as tarefas escolares. Outras podem ter o péssimo hábito fazer muitas coisas ao mesmo tempo (multi-tarefas). Todas estas pessoas provavelmente terão problemas em conseguir realizar suas atividades até o final, mantendo-se concentradas e focadas em seus objetivos.

Por outro lado, se a pessoa consegue criar rotinas, estará diminuindo a intensidade dos sintomas. Idem para desenvolver hábitos e mudar seus comportamentos. Eventualmente, os problemas poderão até mesmo desaparecer. Pois, não é que TDAH tenha “cura”, mas quando algo deixa de incomodar, é como se não existisse.
Em casos leves, os sintomas estão presentes porém os prejuízos são pequenos, sem afetar significativamente a vida da pessoa, seja no trabalho, escola ou relacionamentos. Por outro lado, quando os sintomas são muito frequentes, muito intensos e causam muitos prejuízos, o caso é considerado grave.


Casos mais graves podem necessitar intervenções mais intensivas, como tratamentos multi-modais com terapias comportamentais, uso de medicação e outras ações para mudança de estilo de vida.

Na infância, as comorbidades mais comuns com déficit de atenção são transtornos de aprendizagem, como dislexia ou discalculia, bem como transtorno opositivo-desafiador.  Em adultos, comorbidades envolvendo ansiedade, depressão, stress crônico, transtorno-obsessivo compulsivo, bipolaridade e abuso de drogas precisam ser bem avaliadas.

Pessoas com TDAH tem grandes conflitos sobre inteligência. Por um lado, sentem que são muito criativas, até em grau maior que outros em geral. Pessoas com potencial elevado e capacidade para grandes realizações. Por outro lado, tem dúvidas sobre sua real capacidade, uma “farsa”. Eventualmente, podem até se achar “burras”, pelos erros tolos por distração e por não conseguirem fazer tudo aquilo que, racionalmente, sabem que conseguiriam alcançar.

Duas coisas, entretanto, são completamente verdadeiras. Em primeiro lugar, pessoas com TDAH tem realmente maior dificuldade com execução, independente de suas capacidades. Neste caso, a comparação entre o que sentem poder realizar e o que conseguem de fato é muito discrepante, levando a duvidar da própria inteligência ou inclusive do caráter, quando se acham “preguiçosas”.
Em segundo lugar, é também fato que as pessoas com TDAH tem alguns processos mentais típicos, como “pensar fora da caixa”. Por isto, conseguem ser mais criativas e alcançar destaque em determinados contextos, no qual suas forças valem mais que as fragilidades.
Por tudo isto, é extremamente importante o correto diagnóstico e tratamento. Pois o impacto sobre o desempenho e não alcançar os objetivos pode ser a consequência indesejada, que pode frustrar e até destruir a vida de pessoas tão talentosas.

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