1-
Quais necessidades especiais levaram esses alunos a frequentarem a
Sala de Recursos?
R:
Os alunos que frequentam a SRM necessitam do AEE porque não
conseguem acompanhar de forma satisfatória o ensino regular, devido
as suas necessidades educacionais especiais . Entre eles alguns
possuem nível cognitivo abaixo da média, outros possuem Déficit
de Atenção e Hiperatividade (TDAH), outros , deficiência Física-
Neuromotora , Transtornos Funcionais Específicos e outros possuem
Transtornos Globais do Desenvolvimento ( autismo)
2.
Descreva, separadamente, as características desses alunos.
R:
Deficiência Intelectual ou nível cognitivos abaixo da média: o
aluno com este diagnóstico possui duas ou mais limitações
adaptativas,
como por exemplo, a capacidade de lidar com atividades do dia a dia,
o desenvolvimento da linguagem e o desenvolvimento social
. Apresentam
dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas
(como as metáforas, a noção de tempo e os valores monetários),
compreender e obedecer a regras, etc.
TDAH:
transtorno
neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e
frequentemente
acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por
sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade
DFN:
condições
orgânicas
que de alguma forma, alteram o funcionamento normal do aparelho
locomotor, comprometendo assim a movimentação e a deambulação da
pessoa . Essas alterações podem ser em vários níveis: ósseo,
articular, muscular e nervoso.
TFE:
alteração
em um ou mais dos processos cognitivos básicos envolvidos no
entendimento e/ou
no
uso da linguagem oral ou escrita, que pode se manisfestar numa falta
de habilidade para se expressar ou para compreender a fala , para
ler, escrever, dominar a ortografia ou realizar cálculos
matemáticos
TGD:
são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam
manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos
padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como
pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.
3.
Quais as principais dificuldades apresentadas pelos alunos?
R:
Dificuldades na resolução de problemas, compreensão de conteúdos
abstratos, dificuldades na atenção/concentração, memória de
curto e longo prazo, raciocínio lógico-matemático e verbal,
sequência lógica, orientação espaço-temporal, coordenação
motora (principalmente fina, orientação temporal, coordenação
visomotora, lateralidade, dificuldades na compreensão/interpretação
oral e escrita, leitura, produção textual, cálculos matemáticos,
dificuldades na comunicação, interações sociais, compreensão
dos conteúdos curriculares da série em que frequenta, etc.
4.
Quais habilidades precisam de mais atenção? a) Cognitivas: b)
Motoras:
R:
As duas são importantes, visto que as habilidades motoras contribui
para maior desenvolvimento nas áreas acadêmicas. As
habilidades
cognitivas incluem habilidades motoras, como:
memória, atenção, percepção e uma categoria ampla conhecida como
habilidades executivas
. Essas atividades executivas ajudam
a
desenvolver
outras
habilidades que
é
essencial para a aprendizagem.
Dai a necessidade de trabalhar as áreas
motoras e cognitivas
com todos os alunos da SRM
5.
Quais tipos de atividades você percebe que têm uma maior aceitação
e quais não têm boa aceitação? Justifique.
R:
As atividades de maior aceitação são as atividades lúdicas, que
possuem desafios, atividades desenvolvidas fora da sala de aula
onde eles participam de forma ativa, seja através de jogos,
brincadeiras , dinâmicas, etc. As que eles não gostam são as
atividades aplicadas de forma tradicional, exercícios repetitivos,
que não fazem parte da sua realidade ou atividades que eles julgam
não terem importância ou aplicabilidade na sua vida. Considero que
eles gostem mais de atividades lúdicas porque elas são dinâmicas,
interessantes , motivadoras e despertam o prazer, a emoção , o
envolvimento
6.
Em que a Educação Física pode contribuir para superar as
dificuldades desses alunos?
R:
Com certeza, ajudará na aquisição ou melhoria das habilidades
motoras básicas como equilíbrio, lateralidade e orientação
tempo-espaço, cognição, etc. Os alunos, participando de
atividades lúdicas são incentivados a realizar contagens,
comparação de quantidades , identificar algarismos, perceber
intervalos numéricos, solucionar problemas, interpretar, desenvolve
a oralidade, sequência lógica de pensamento, amplia a capacidade de
utilização da memória, raciocínio lógico e dedutivo
matemático, contribuindo para a aprendizagem de conceitos e dos
conteúdos curriculares de outras disciplinas.
Acredito
ainda que a Educação Física auxiliará também
para melhor automatização
dos
conteúdos, já
que esses conteúdos serão trabalhadas de forma prazerosa,
com
expressão de sua
afetividade e emocões, o que facilita a aprendizagem
significativa
7.
Qual a relevância dos Jogos e Brincadeiras para esses alunos?
R:
A Educação Física além contribuir na aquisição de conteúdos
acadêmicos, melhora a saúde física e mental dos alunos que é
muito importante para o “aprender”. Ajudará também na
interação dos mesmos com o mundo que os cercam e consigo mesmos ,
a terem maior participação, tornando-os desinibidos e
consequentemente, com maior socialização.
8.
Ao aplicar atividades de jogos e brincadeiras, há um melhor
entendimento por parte dos alunos? Justifique.
Sim.
Com a experiência o aluno consegue maior assimilação das
habilidades receptivas e expressivas , principalmente na oralidade ,
há maior entendimento também na aceitação construção e
aplicação de regras, melhora a criatividade, ajuda na resolução
de problemas, na organização e planejamento, etc.
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