Arquivo do blog

sábado, 24 de agosto de 2019

O Trabalho Colaborativo entre Professor da Sala de Recursos e da Sala Comum

Quando há interação entre os parceiros na busca de superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelo estudante, pode-se ter uma amplitude de possibilidades e o enriquecimento da prática pedagógica, oportunizando a criação de novos encaminhamentos metodológicos, modificação das ações pedagógicas e novas estratégias para viabilizar o suporte pedagógico de acompanhamento do estudante. 

O estudante (concretiza a aprendizagem) Professor (é quem favorece, pelo ensino/intervenções, a aprendizagem aos estudantes) Conhecimento (objeto de aprendizagem) Processo de ensino e de aprendizagem enquanto atividade articulada e conjunta entre estudante e professor. 

TRABALHO COLABORATIVO A presença do outro é fundamental para que se mantenha o equilíbrio. O trabalho colaborativo entre o professor da Educação Especial e os professores das disciplinas mediado pelo pedagogo da escola com parceria da equipe do NRE. 

TRABALHO COLABORATIVO planejamento conjunto, pesquisa colaborativa em tempo hábil para não implicar em improvisações rápidas de algum material, como por exemplo: - para o ensino da geometria ao estudante cego - improvisar para aquele momento ou então postergar o conteúdo da disciplina até que o material seja pesquisado e elaborado. Quem sai prejudicado? 

 O trabalho colaborativo visa: buscar apoio e parceria para compreender e enfrentar os problemas complexos da prática profissional; enfrentar colaborativamente os desafios da inovação curricular na escola, [visando ao] próprio desenvolvimento profissional [e] (...) pesquisa sobre a própria prática (FIORENTINI, 2004, p. 54).

 Para Marcelo García e Vaillant (2001, p. 86) o mediador precisa ter certas características: pessoais (empatia, facilidade para a comunicação, paciência, diplomacia, flexibilidade, sensibilidade) e profissionais (..., disciplina e comunicação com os companheiros, certa iniciativa para planejar e organizar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário