Quando há interação entre os parceiros
na busca de superação das dificuldades
de aprendizagem apresentadas pelo
estudante, pode-se ter uma amplitude de
possibilidades e o enriquecimento da
prática pedagógica, oportunizando a
criação de novos encaminhamentos
metodológicos, modificação das
ações pedagógicas e novas
estratégias para viabilizar o suporte
pedagógico de acompanhamento do
estudante.
O estudante (concretiza a
aprendizagem)
Professor
(é quem favorece,
pelo
ensino/intervenções,
a aprendizagem aos
estudantes)
Conhecimento
(objeto de
aprendizagem)
Processo de ensino e de aprendizagem
enquanto atividade articulada e conjunta
entre estudante e professor.
TRABALHO COLABORATIVO
A presença do outro é fundamental para que
se mantenha o equilíbrio.
O trabalho colaborativo entre o professor da
Educação Especial e os professores das disciplinas
mediado pelo pedagogo da escola com parceria da
equipe do NRE.
TRABALHO COLABORATIVO
planejamento conjunto, pesquisa colaborativa
em tempo hábil para não implicar em
improvisações rápidas de algum material, como
por exemplo:
- para o ensino da geometria ao estudante cego -
improvisar para aquele momento ou então
postergar o conteúdo da disciplina até que o
material seja pesquisado e elaborado.
Quem sai prejudicado?
O trabalho colaborativo visa:
buscar apoio e parceria para compreender e enfrentar
os problemas complexos da prática profissional;
enfrentar colaborativamente os desafios da inovação
curricular na escola, [visando ao] próprio
desenvolvimento profissional [e] (...) pesquisa sobre a
própria prática (FIORENTINI, 2004, p. 54).
Para Marcelo García e Vaillant (2001, p. 86) o mediador precisa ter
certas características:
pessoais (empatia, facilidade para a comunicação,
paciência, diplomacia, flexibilidade, sensibilidade) e
profissionais (..., disciplina e comunicação com os
companheiros, certa iniciativa para planejar e
organizar)
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