Ser reflexivo é um processo que se aprende sendo.
Pensando sobre:
o conteúdo que se ensina;
o contexto em que se ensina;
o como se ensina;
a própria competência pedagógica;
a legitimidade dos procedimentos metodológicos que
utiliza;
os objetivos do ensino da sua área de conhecimento
na formação dos estudantes.
Os professores da Educação Especial e os das
disciplinas precisam, refletir e discutir sobre:
os conhecimentos e as competências dos
estudantes da Sala de Recursos Multifuncionais e
da sala de aula comum; como está sendo o
desenvolvimento do processo ensino e de
aprendizagem; os fatores que contribuem ou não
para isso, bem como o papel da avaliação neste
processo.
Reflexão
Sobre como se ensina, analisar
sobre suas competências
docentes, as metodologias e
recursos utilizados, quem são seus
estudantes (potencialidades,
capacidades, possibilidades,
necessidades), como estão
aprendendo e o papel da
avaliação.
A partir da concepção que o
professor tem do seu papel e
de como ele concebe o
estudante e o conhecimento
que ensina, ele traz
indicativos do que pensa
sobre conhecimento, ensino,
aprendizagem, metodologia
de ensino, aprendizagem e
avaliação.
Parafraseando Steve Jobs, Coisas incríveis no contexto escolar
nunca são feitas por um único
profissional da educação e sim por
uma equipe.
PLANO DO AEE: São as ações desenvolvidas
para atender às
necessidades dos estudantes
por meio do apontamento de
recursos e estratégias de
acessibilidade que permitem
que eles possam ter acesso,
a permanência com
participação e avanços na
aprendizagem.
O Plano do AEE deve ter sempre a
perspectiva de ciclicidade, podendo
retroceder, avançar e ser modificado.
Deve ser considerado como um elemento
vivo.
Deve ser exclusivo de cada estudante,
considerando as
particularidades/especificidades de cada
um.
Relembrando o filme “Mr. Holland, adorável professor”,
O professor deve estimular e desenvolver em seus estudantes:
“tocar notas”
“tocar música”.
“tocar nota” está relacionado à reprodução do conhecimento,
tendo como eixo orientador a racionalidade técnica - reproduzir,
sem levar em conta a harmonia, os conhecimentos.
“tocar música”, o uso e à transformação do conhecimento,
tendo como eixo orientador a racionalidade prática - colocar os
conhecimentos a serviço de uma situação real.
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