Arquivo do blog

sábado, 24 de agosto de 2019

TRABALHO COLABORATIVO ENTRE AEE E PROFESSOR DA SALA COMUM - A IMPORTÂNCIA DE SER REFLEXIVO



Ser reflexivo é um processo que se aprende sendo. Pensando sobre:  o conteúdo que se ensina;  o contexto em que se ensina;  o como se ensina;  a própria competência pedagógica;  a legitimidade dos procedimentos metodológicos que utiliza;  os objetivos do ensino da sua área de conhecimento na formação dos estudantes. 

Os professores da Educação Especial e os das disciplinas precisam, refletir e discutir sobre: os conhecimentos e as competências dos estudantes da Sala de Recursos Multifuncionais e da sala de aula comum; como está sendo o desenvolvimento do processo ensino e de aprendizagem; os fatores que contribuem ou não para isso, bem como o papel da avaliação neste processo. 

Reflexão Sobre como se ensina, analisar sobre suas competências docentes, as metodologias e recursos utilizados, quem são seus estudantes (potencialidades, capacidades, possibilidades, necessidades), como estão aprendendo e o papel da avaliação. 

A partir da concepção que o professor tem do seu papel e de como ele concebe o estudante e o conhecimento que ensina, ele traz indicativos do que pensa sobre conhecimento, ensino, aprendizagem, metodologia de ensino, aprendizagem e avaliação. 

Parafraseando Steve Jobs,  Coisas incríveis no contexto escolar nunca são feitas por um único profissional da educação e sim por uma equipe. 

 PLANO DO AEE:  São as ações desenvolvidas para atender às necessidades dos estudantes por meio do apontamento de recursos e estratégias de acessibilidade que permitem que eles possam ter acesso, a permanência com participação e avanços na aprendizagem. 

 O Plano do AEE deve ter sempre a perspectiva de ciclicidade, podendo retroceder, avançar e ser modificado. Deve ser considerado como um elemento vivo. Deve ser exclusivo de cada estudante, considerando as particularidades/especificidades de cada um. 

 Relembrando o filme “Mr. Holland, adorável professor”, O professor deve estimular e desenvolver em seus estudantes:  “tocar notas”  “tocar música”. “tocar nota” está relacionado à reprodução do conhecimento, tendo como eixo orientador a racionalidade técnica - reproduzir, sem levar em conta a harmonia, os conhecimentos. “tocar música”, o uso e à transformação do conhecimento, tendo como eixo orientador a racionalidade prática - colocar os conhecimentos a serviço de uma situação real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário