1) Qual a importância da utilização do computador em sala de aula para o estudante com deficiência?
R: O uso das TICs, em especial, o computador, é de grande utilidade aos alunos com deficiências, pois por meio dele pode ser trabalhado e desenvolvido no aluno todas as áreas do desenvolvimento e conhecimento. É um grande aliado do professor, um instrumento de ensino e aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem. Com este recursos pedagógico, o professor pode contextualizar o conteúdo e o aluno recontextualizar o que aprende.
O computador pode ser considerado como um novo ambiente de aprendizagem, onde o aluno trabalha com os recursos que a tecnologia oferece, na organização, flexibilização dos conteúdos, na interação aluno-aluno e aluno-professor e na redefinição de conceitos e objetivos.
Entretanto, o uso das TICs não pode ser visto apenas como um recurso de modernização do sistema de ensino, mas como um meio de repensar e ressignificar o processo educativo, gerando novas oportunidades aos alunos e professores. Por meio do uso das TICs na educação, os alunos com deficiências, têm a oportunidade de desenvolver suas potencialidades e habilidades, acelerar seu processo ensino aprendizagem, tornar-se cada vez mais autônomos e consequentemente minimizar a exclusão educacional e social .
2) Que formas de trabalho são realizadas com alunos com deficiência em sua escola, com o uso do computador?
R: Dentro das possibilidades, os professores das Salas de Recursos Multifuncionais e salas comuns do colégio estão organizando a prática pedagógica no processo educacional em observância às necessidades e diferenças deste alunos, com as flexibilizações curriculares necessárias. Sabemos que todos os profissionais da educação devem estar envolvidos nestes encaminhamentos de uso das tecnologias no colégio, como diretores, pedagogos, agentes administrativos, etc. Dentro dessa nova abordagem metodológica, nas atividades realizadas com os alunos prioriza-se o desenvolvimento de conceitos e a utilização de tecnologias para a descoberta de novos conhecimentos, objetivando proporcionar ao aluno melhor aprendizagem. È ofertado aos alunos situações de aprendizagem, com o uso do computador que possibilitam que os mesmos exercitem a capacidade de procurar e selecionar informações, resolver problemas e aprender de maneira independente. O aluno deixa de ser instruído de forma tradicional e passa a ser o construtor do seu próprio conhecimento. Nesta perspectiva, quando o aluno está construindo algo do seu interesse e para o qual está motivado, sua aprendizagem se torne mais significativa. Na interação com o computador, o aluno com deficiência está manipulando conceitos e isso contribui para o seu desenvolvimento mental , sensorial , social e afetivo.
3) Como o professor pode contribuir para potencializar o uso dos recursos tecnológicos em sala de aula pelos alunos com deficiência?
R: A utilização de softwares educativos, computador e outros recursos das Tecnologias Assistivas para alunos com deficiências devem ser planejados e mediados pelos professores para que contribuam para a apropriação do conteúdo e desempenho dos mesmos no processo de aprendizagem,
As atividades propostas e desenvolvidas nas aulas devem ser compatíveis com os conteúdos que são trabalhados em sala de aula. Essa prática favorece a aprendizagem dos alunos com deficiência e caracteriza a utilização dos computadores e dos softwares educativos como um recurso pedagógico .É necessário também que os professores estejam aptos, isto é, tenham formação em relação à utilização das TICs no contexto escolar para utilizar essa tecnologia, de maneira que sejam capazes de selecionar o software adequado para seus alunos. Além disso, é necessário uma infra-estrutura adequada para a utilização das TICs no ambiente escolar . Desta forma, o uso das tecnologias assistivas contribuirá para a mudança de paradigmas, aumento da motivação em aprender e a aprendizagem se tornará mais fácil e prazerosa.
Para potencializar a aprendizagem dos alunos com deficiência visual, são muitos os recursos utilizados hoje no ensino: reglete, punção, livro adaptado, livro falado e sistema Dosvox, entre outros.
Esses recursos, muito importantes para a inclusão de pessoas deficientes visuais na escola e sociedade, normalmente são utilizados em escolas de Educação Especial por professores com especialização na área, Salas de Recursos Multifuncionais e Centros de Atendimentos Especializados na Área Visual, mas podem ser utilizados em turmas inclusivas que têm um professor que provavelmente não recebeu qualquer preparo para trabalhar com eles; o importante é que, uma vez em sala de aula regular, o aluno com deficiência seja considerado integrante da turma, devendo participar de todas as atividades presentes em classe escolhidas previamente para serem utilizadas tanto pelos alunos com deficiência quanto por aqueles sem deficiência.
Nosso colégio não possui nenhum aluno cego, mas caso haja aluno com esta deficiência incluso no ensino regular , é necessário que professores se capacitem em programas de acessibilidade aos cegos. Dentre os sistemas operacionais proprietários - funcionais e eficientes mais utilizados como leitores de tela em nosso país temos: DOSVOX, VIRTUAL VISION E JAWS. Com estes softwares, além do deficiente visual poder editar textos - ler e escrever no computador poderá navegar na internet para se comunicar com um mundo novo de informações, gerenciar cartas eletrônicas (e-mails), gerenciar arquivos, executar músicas, exibir vídeos, instalar novos aplicativos.
Um grande aliado no processo ensino aprendizagem, para acessibilidade é o programa Dosvox, que consiste em um sistema para computadores que se comunica com o usuário através de síntese de voz. Através dele,o cego passa a ter independência no estudo e no trabalho.
O sistema Dosvox foi desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ (NCE/UFRJ), situado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza. É destinado ao auxílio de deficientes visuais no uso do computador; o sistema conversa com o deficiente visual em português. Além de ampliar as telas para pessoas com visão reduzida, ele contém ainda programas para educação de crianças com deficiência visual e programas sonoros para acesso à internet.
Entre as atividades que podem ser executadas pelo sistema estão:
- Edição de textos para impressão Braille;
- Leitura e audição de textos;
- Utilização de calculadora, agenda, entre outros instrumentos;
- Jogos.
Outro programa importante é o jaws, que funciona como um leitor de telas, identifica e interpreta informações, que estão sendo exibidas no monitor e repassa seu contexto ao deficiente visual por meio de síntese de voz. Considerado mais popular do mundo, que permite facilmente o acesso ao computador de pessoas deficientes visuais, valorizando suas potencialidades e possibilidades.
Para alunos com baixa visão, é ofertado atendimento especializado no CAEDV ( Centro de Atendimento Especializado ao Deficiente Visual) em contraturno, e na sala comum são utilizados lupa digital e livros ampliados, material escolar adaptado ,bem como adaptação de pequeno porte como: auxilío individual , realizado por professores e colegas de classe, ampliação de provas ( caracteres, espaçamentos, fontes, contraste, fundo, etc), utilização de iluminação adequada, posicionamento de carteiras, formas específicas de escritas e orgasnização do espaço do quadro negro em sala de aula, etc de forma a facilitar para o aluno com baixa visão.
Para alunos com deficiência Física Neuromotora, é ofertado, ao aluno matriculado, apoio especializado na Sala de Recursos Multifuncional em contraturno, e Professor de Apoio Permanente na sala comum, que auxilia na estruturação das aulas, planejando conjuntamente com o professor da sala comum as ações, os acontecimentos, organização dos materiais, bem como a estruturação do uso do tempo, do espaço, dos materiais, e da realização das atividades que serão especificamente utilizados pelo aluno, além de realizar contatos com os profissionais da saúde, que prestam atendimento ao aluno e orientação aos familiares.
Para alunos Surdos, caso estejam inclusos no contexto regular de ensino serão ofertadas as flexibilizações curriculares necessárias, de acordo com suas especificidades e singularidades, bem como tradutor e intérprete de LIBRAS, além da oferta do CAES ( Centro de Atendimento Especializado ao Surdo , em contraturno.
Em relação às outras deficiências, o Colégio buscará alternativas e orientações com SEED/NRE/Equipe de Educação Especial para efetivar o processo de inclusão de forma eficaz , dando oportunidades a estes alunos de perceber o mundo através de seus canais receptivos e expressivos. favorecer o desenvolvimento das suas aptidões e do conhecimento de si mesmo e dos outros, ampliar suas capacidades e aprendizagem.
Questão para debate
R: A tecnologia aliada a educação, oferece grandes benefícios a aprendizagem de alunos com deficiências. É um meio alternativo e eficaz de resgatar e/ou ampliar a aprendizagem, a motivação, a autoestima. A tecnologia assistiva no contexto escolar, surge como ferramenta auxiliar do trabalho do professor, um instrumento facilitador e potencializador da construção do conhecimento e da aprendizagem, É ainda uma ferramenta e um instrumento de mediação, pois possibilita o estabelecimento de novas relações para a construção do conhecimento e novas formas de atividade mental.
Através do computador, o aluno interage e produz conhecimento, conhece pessoas em lugares diferentes e distantes e pode se comunicar com os recursos da telecomunicação produzindo ou recebendo informações.
Para propor boas situações de aprendizagem utilizando as ferramentas do computador, é importante considerar alguns aspectos:
- As propostas de trabalho devem seguir um levantamento prévio de conhecimento, tanto pelo professor, quanto pelo aluno;
- Deve haver um tempo para exploração dos recursos computacionais, do software, sites, antes de iniciar o trabalho propriamente dito;
- Oferecer roteiros de trabalho;
- Promover a troca de experiências e idéias;
- Estabelecer um contrato didático e mediações pedagógicas,
– Dividir as tarefas.
- Socializar o trabalho;
- Conduzir o processo de aprendizagem pelo próprio aluno, as decisões são tomadas em função das respostas e ações do computador;
- O professor deve orientar e articular os diferentes processos de elaboração e construção, dando sugestões, resolvendo dúvidas, propondo novos problemas e softwares, utilizados na problematização dos conteúdos curriculares;
Através do computador, pode se trabalhar a capacidade representativa, a resolução de problemas, os acertos e erros, potencializar a criatividade e imaginação, o desenvolvimento emocional gerado pela autonomia e independência.
A tecnologia computacional tornou possível o rompimento de várias barreiras, pois o aluno com deficiências aprende a lidar melhor e mais rápido com o computador , tendo acesso ao conhecimento, e se tiver propostas interessantes e um orientador eficiente a aprendizagem acontece. Além disso, os softwares especializados têm demonstrado a preocupação de proporcionar não só informações, mas também o interesse de incluir os indivíduos digitalmente na sociedade, dando igualdades de condições.
Ao inserir a tecnologia assistiva na educação, há o estimulo ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e emocionais, além da valorização de um novo canal de informação e comunicação. Porém esta inserção deve ser um ato consciente, não movido por modismo ou pelo fascínio que exerce sobre o aluno, mas sim como um instrumento facilitador da aprendizagem e construção do conhecimento, desenvolvimento como pessoa e promotor da inclusão educacional e social.
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