O que é inclusão de fato? É estudar em uma escola que seja prazerosa, justa e livre de preconceitos, com uma equipe pedagogia que tenham prazer em ensinar seus alunos com uma educação que aceite a diversidade, uma educação que valorize os talentos de seus alunos que façam uma ponte entre o aprender e o ensinar, uma escola que forme alunos críticos e atuantes na sociedade, e que haje profissionais qualificados que dê apoio que atendam as necessidades individuais de cada aluno.
É direito de todos os alunos acessarem e desenvolver uma aprendizagem de qualidade.
O professor que assume uma sala de aula deve ter em mente que vai ensinar alunos que vem de classe social diferentes, de famílias diferentes cada um com sua singularidade e cabe ao professor no inicio do ano fazer uma sondagem para ver como os alunos estão na aprendizagem, recapitular o que achar necessário e a partir daí iniciar um trabalho de qualidade com os alunos e caso ela perceber que algum aluno apresente algum problema deve-se conversar com a equipe pedagógica e encaminhar para a avaliação com a psicopedagoga ou psicólogo para detectar o que o aluno tem e iniciar um trabalho com esse aluno (adequações curriculares), como:
- A dedicação da equipe escolar
- Flexibilidade de currículo
- Acomodação e planejar atividades que inclua todos levando em conta as necessidades especiais
Existem as adequações de grande porte, exemplo: o prédio, edifício ou a estrutura precisam ser reformados isso requer uma decisão superior que não cabe somente ao professor vai alem do que ele pode realizar.
E há também adequação de pequeno porte: que são as pequenas mudanças que o professor pode realizar como a mudança de posição das carteiras, a organização dos conteúdos, retomada de conteúdos, eliminação de algum conteúdo menos relevante.
Sala de recursos multifuncional para ensino fundamental I, que são as series iniciais, ela funciona em contra turno, a professora faz uma retomada nos conteúdos que o aluno não aprendeu, não há notas , o aluno faz a avaliação na classe em que esta matriculado na sala comum, caso o professor regente ache necessário, pode pedir ao aluno para realizar a avaliação com o professor da sala de recursos, com o apoio especializado.
As áreas de atendimento na Sala de Recursos são: deficiência intelectual, deficiência física neuromotora, TGD – transtorno funcionais específicos (dislexia, discalculia e disgrafia).
Transtornos Mentais: transtornos emocionais (bipolar afetivo, Borderline, depressão)
(transtorno de personalidade esquizofrenia anti-social)
Cabe o professor conhecer um pouco dessas deficiências e transtornos para ajudar e encaminhar o aluno.
Pessoas com deficiências são aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectuais ou sensorial que dificultam sua participação plena na sociedade.
Deficiência Física: alteração completa ou parcial em alguma parte do corpo humano que compromete dificulta para desempenhar suas funções.
Deficiência auditiva: perda bilateral, parcial ou total de 41 decibéis ou mais.
Deficiência visual: Cegueira, ou que a visão é igual ou menor á 0,05.
Cabe ainda ao professor ficar alerta em qualquer situação que se apresentar em sala de aula como com alunos de deficiências visuais
- irritações nos olhos
- olhos franzidos, forçar a vista para enxergar
-dificuldade em copiar
- aproximação do papel
Alunos com deficiência auditiva
- fala muito alto ou muito baixo
-virar a cabeça para ouvir
-demora a falar e troca fonemas
Alunos com deficiência física
-movimentos sem coordenação
-dificuldade no movimento de pinça
-desequilíbrio
Alunos com deficiência Intelectual
-comportamentos atípicos
-dificuldades acentuadas na aprendizagem
- dificuldade na compreensão de novas ordens
Deficiência Intelectual : só pode ser diagnosticada com uma equipe multiprofissional, adaptação trabalhar sempre no concreto.
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