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sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Diferenciações Curriculares para alunos com necessidades educacionais especiais : Reflexões



que é inclusão de fato?  É estudar em uma escola que seja prazerosa, justa e livre de preconceitos, com uma equipe pedagogia que tenham prazer em ensinar seus alunos com uma educação que aceite a diversidade, uma educação que valorize os talentos de seus alunos que façam uma ponte entre o aprender e o ensinar, uma escola que forme alunos críticos e atuantes na sociedade, e que haje profissionais qualificados que dê apoio que atendam as necessidades individuais de cada aluno. 
É direito de todos os alunos acessarem e desenvolver uma aprendizagem de qualidade. 
O professor que assume uma sala de aula deve ter em mente que vai ensinar alunos que vem de classe social diferentes, de famílias diferentes cada um com sua singularidade e cabe ao professor no inicio do ano fazer uma sondagem para ver como os alunos estão na aprendizagem, recapitular o que achar necessário e a partir daí iniciar um trabalho de qualidade com os alunos e caso ela perceber que algum aluno apresente algum problema deve-se conversar com a equipe pedagógica e encaminhar para a avaliação com a psicopedagoga ou psicólogo para detectar o que o aluno tem e iniciar  um trabalho com esse aluno (adequações curriculares), como: 
- A dedicação da equipe escolar  
- Flexibilidade de currículo 
- Acomodação e planejar atividades que inclua todos levando em conta as necessidades especiais  
Existem as adequações de grande porte, exemplo: o prédio, edifício ou a estrutura precisam ser reformados  isso requer uma decisão superior que não cabe somente ao professor vai alem do que ele pode realizar. 
E há também adequação de pequeno porte: que são as pequenas mudanças que o professor pode realizar como a mudança de posição das carteiras, a organização dos conteúdos, retomada de conteúdos, eliminação de algum conteúdo menos relevante. 
Sala de recursos multifuncional para ensino fundamental I, que são as series iniciais, ela funciona em contra turno, a professora faz uma retomada nos conteúdos que o aluno não aprendeu, não há notas , o aluno faz a avaliação na classe em que esta matriculado  na sala comum, caso o professor regente ache necessário, pode pedir ao aluno para realizar a avaliação com o professor da sala de recursos, com o apoio especializado. 

As áreas de atendimento  na Sala de Recursos são: deficiência intelectual, deficiência física neuromotora, TGD – transtorno funcionais específicos (dislexia, discalculia e disgrafia).  
Transtornos Mentais: transtornos emocionais (bipolar afetivo, Borderline, depressão) 
(transtorno de personalidade esquizofrenia anti-social) 

Cabe o professor conhecer um pouco dessas deficiências e transtornos para ajudar e encaminhar o aluno. 
Pessoas com deficiências são aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectuais ou sensorial que dificultam sua participação plena na sociedade. 
Deficiência Física: alteração completa ou parcial em alguma parte do corpo humano que compromete dificulta para desempenhar suas funções. 
Deficiência auditiva: perda bilateral, parcial ou total de 41 decibéis ou mais. 
Deficiência visual: Cegueira, ou que a visão é igual ou menor á 0,05. 

Cabe ainda ao professor ficar alerta em qualquer situação que se apresentar em sala de aula como com alunos de deficiências visuais 

- irritações nos olhos 
- olhos franzidos, forçar a vista para enxergar 
-dificuldade em copiar  
- aproximação do papel  

Alunos com deficiência auditiva 

- fala muito alto ou muito baixo 
-virar a cabeça para ouvir  
-demora a falar e troca fonemas 

Alunos com deficiência física  

-movimentos sem coordenação 
-dificuldade no movimento de pinça 
-desequilíbrio 

Alunos com deficiência Intelectual 

-comportamentos atípicos 
-dificuldades acentuadas na aprendizagem 
- dificuldade na compreensão de novas ordens 

Deficiência Intelectual :  só  pode ser diagnosticada com uma equipe multiprofissional, adaptação trabalhar sempre no concreto. 

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