• Confusões auditivas, principalmente entre vogais átonas e entre consoantes surdas e sonoras
menino↔ mininu
dado ↔ tato
Confusões entre letras visualmente semelhantes:
b ↔ d
p ↔ q
n ↔ u
m ↔ n
f ↔ t
e ↔ a
3-• Inversões entre as letras e, menos frequentemente, entre sílabas ou palavras:
pai ↔ pia
maus ↔ suam
pata ↔ tapa
sai ↔ ias
4-• Adição de letras, sílabas ou prefixos/sufixos:
pata → prata
sapo → sapeu
feliz → infeliz
Substituição de palavras
ele viu um carro → ele viu uma cadeira
Outros comportamentos típicos na leitura
Inventar uma história baseada em imagens em um livro sem relação com o texto
Leitura lenta e hesitante
Seguir o texto com o dedo
Perdendo o fio constantemente – seja omitindo passagens inteiras ou tendo que ler a mesma passagem duas vezes
Leitura em voz alta sempre com hesitação e, às vezes, palavra por palavra, sem mudar a entoação
Tentar dizer “sons” isolados das palavras, sem ser capaz de sintetizá-los para formar a palavra
Leitura de palavras incorretamente quando elas já são familiares no vocabulário falado da criança e podem ser pronunciada por via oral sem dificuldade
Leitura exclusivamente no tempo presente quando o texto está no passado
Adivinhar palavras – façam ou não sentido
Ignorar a pontuação.
Outros padrões típicos de erros de ortografia
Contrações ou fusão de duas palavras em uma
De-contrações, dividir uma palavra em duas (supersegmentação)
ESCRITA INCONSISTENTE: Exemplo de escrita inconsistente: a mesma palavra está ortografada de forma diferente no mesmo parágrafo ou trecho
Exemplo de escrita fonética (escrever palavras foneticamente como elas são pronunciadas):
[Difícil] →
Escrita Espelhada : Escrever em espelho, por exemplo, da direita para a esquerda. Ex: anso para anos, ou coraçoa para coração.
A pontuação
Para alunos com dislexia de todas as idades, a pontuação frequentemente apresenta um grande desafio, por exemplo, não usar uma letra maiúscula no início da frase e um ponto final no final da mesma.
Crianças com dislexia podem saber sobre a finalidade dos pontos de interrogação, pontos de exclamação, aspas e parênteses, mas raramente conseguem usá-los corretamente em um texto.
Outras dificuldades:
- unidades de som: a habilidade de representar e manipular unidades fonológicas como silabas, e em “sons” específicos, isto é, consciência fonológica a qual, você se lembra, é a consciência do fato de que frases e palavras faladas podem ser analisadas em unidades fonológicas menores que a palavra;
- leitura e soletração de palavras;
- compreensão de texto; ou
- outros domínios essenciais para habilidades de leitura e soletração como nomeação rápida, assim como memória de curto prazo auditiva e visual.
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