Arquivo do blog

sábado, 24 de agosto de 2019

TESTES INFORMAIS PARA IDENTIFICAÇÃO DE DISLEXIA

Os testes informais, que propomos, podem ser conduzidos em sala de aula ou, individualmente, fora da aula, no caso de alguns desses testes. Você deve certificar-se primeiramente de que o aluno entenda que esses testes são simplesmente para ajudar você como professor a ser capaz de ensinar mais efetivamente.
Os testes indicam possíveis dificuldades nos seguintes domínios:

                                                                      Digit span test
Span Reverse span
2-9
8-3
1-5-3
7-2-4
2-6-7-1
3-9-4-6
4-7-2-9-5
8-3-6-2-4
6-3-2-1-4-8
5-7-9-3-6-4
3-5-1-8-7-2-9
5-9-3-4-6-2-8
2-8-9-4-6-1-7-3
7-5-2-6-1-3-8-4

Neste tipo de teste, a criança é convidada a encontrar certo número de objetos-alvo de uma série de distratores, ou a encontrar tantos objetos-alvo quantos possíveis num determinado período de tempo (geralmente 2 minutos).
Crianças com dificuldades de memória de curto prazo visual normalmente cometem mais erros de identificação e usam estratégias de busca sistemática mais pobres e mais erráticas, que as crianças sem dificuldades de memória de curto prazo visual.

Comparação de sequências
Mostram-se à criança pares de sequências de letras ou dígitos e se pede a ela para dizer se ambas as sequências de cada par são iguais ou diferentes, o que é cronometrado.
Crianças sem dificuldades de memória de curto prazo visual devem completar tal tarefa com rapidez e precisão, enquanto as crianças com problemas de memória de curto prazo visual tendem a ser muito mais lentas e a cometer erros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário