DISLEXIA Transtorno específico da aprendizagem na leitura e/ou escrita e/ou na matemática:
Manifesta-se em 3 níveis: leve, moderado e grave. No nível grave constitui um transtorno que acompanha o indivíduo por toda a vida.
• Incidência : 15%
Os alunos não conseguem perceber, não utilizam de mecanismos ou não desenvolvem estes mecanismos que permitem a percepção das unidades de palavras, ou frases;
• Apresenta-se em diversos graus;
• Atinge a capacidade de leitura, escrita, cálculo,etc;
• Desenvolvem problemas de adaptação ”, Leitura: transtorno no reconhecimento de palavras (precisão e velocidade) e compreensão leitora. Escrita: transtorno em escrever ortograficamente e de produzir textos.
• Demora para aprender a falar, a fazer laço nos sapatos, a reconhecer as horas, a pegar e chutar bola, a pular corda;
• Pode ter dificuldades para: escrever números e letras, ordenar as letras do alfabeto,meses do ano, sílabas de palavras compridas;
• Faz uso do concreto nos cálculos;
• Dificuldade incomum na tabuada;
• Leitura mais lenta do que o esperado para sua idade;
• Demora para fazer as quatro operações;
• Auto estima baixa;
• Confunde-se com datas, recados,horários;
• Atrapalha-se em falar palavras longas;
• Dificuldades em redações; agitação, inquietude TRANSTORNOS de memória e seqüência. Dificuldades:
• apropriação de conceitos básicos (dia, mês, ano, localização no espaço,cores, formas, etc) Orientação Direita e Esquerda e Espacial
Dificuldade de: • conhecimento das partes do corpo • se localizar no espaço • orientação da escrita e leitura • montagem e execução das operações Distúrbio topográfico
• Dificuldades em entender gráficos, mapas, globos, maquetes;
• Não tem noção de espaço apropriada
Orientação Temporal Dificuldade de:
• Noções de antes, depois, ontem,
amanhã, primeiro e último, seqüência de dias da semana, meses e
ano. Distúrbio de Padrão Motor
• Coordenação motora fina
• Controlar lápis
• Coordenação motora global
estática Problemas Procurando indicadores precoces
● Pré-escola – apresentar
histórico familiar de dislexia, lentidão em leitura e soletração
fraca em outros membros da família – ser ambidestro, ou escrever
com a mão esquerda, ou lentidão em definir uma das mãos –
apresentar andar tardio e ser desastrado – não ser capaz de
perceber ou produzir rimas – ter linguagem verbal imatura e
pronúncia pobre
● Entre 5 e 8 anos – ter
dificuldade para aprender o alfabeto, ou em reproduzir os sons que as
letras representam – ter dificuldade em juntar sons para formar
palavras
● Outros sinais irrestritos a uma
idade específica – fazer confusão entre esquerda e direita –
apresentar atraso na aprendizagem de dizer as horas e confusão na
orientação temporal e espacial – sentir dificuldades em seguir
várias instruções verbais dadas rapidamente uma após a outra.
Erros comuns na leitura e ortografia • Confusões auditivas,
menino↔ mininu dado ↔ tato Confusões entre letras visualmente
semelhantes: b ↔ d p ↔ q n ↔ u m ↔ n f ↔ t e ↔ a
• Inversões entre as letras e, menos
frequentemente, entre sílabas ou palavras: pai ↔ pia maus ↔ suam
pata ↔ tapa sai ↔ ias 4-
• Adição de letras, sílabas ou
prefixos/sufixos: pata → prata sapo → sapeu feliz → infeliz
Substituição de palavras ele viu um carro → ele viu uma cadeira
Leitura lenta e hesitante Seguir o texto com o dedo Perdendo o fio
constantemente – seja omitindo passagens inteiras ou tendo que ler
a mesma passagem duas vezes Leitura em voz alta sempre com hesitação
e, às vezes, palavra por palavra, sem mudar a entoação Leitura de
palavras incorretamente quando elas já são familiares no
vocabulário falado
Leitura exclusivamente no tempo
presente quando o texto está no passado Adivinhar palavras – façam
ou não sentido Ignorar a pontuação. (infrassegmentação) →
dividir uma palavra em duas (supersegmentação)
→ ESCRITA INCONSISTENTE: Exemplo de
escrita inconsistente: a mesma palavra está ortografada de forma
diferente no mesmo parágrafo ou trecho Exemplo de escrita fonética
(escrever palavras foneticamente como elas são pronunciadas):
[Difícil]
→ Escrita Espelhada, por exemplo, da
direita para a esquerda, A pontuação Para alunos com dislexia de
todas as idades, a pontuação frequentemente apresenta um grande
desafio, por exemplo, não usar uma letra maiúscula no início da
frase e um ponto final no final da mesma.
Crianças com dislexia podem saber
sobre a finalidade dos pontos de interrogação, pontos de
exclamação, aspas e parênteses, mas raramente conseguem usá-los
corretamente em um texto. testes informais Os testes indicam
possíveis dificuldades nos seguintes domínios: - consciência
fonológica consciência do fato de que frases e palavras faladas
podem ser analisadas em unidades fonológicas menores que a palavra;
- leitura e soletração de palavras regulares, - compreensão de
texto; nomeação rápida, assim como memória de curto prazo
auditiva e visual.
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