Arquivo do blog

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM - ENSINO FUNDAMENTAL II- 6º AO 9º ANOS - LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

 ENSINO FUNDAMENTAL - LÍNGUA PORTUGUESA

6° ANO


Conteúdo estruturante Conteúdo básico Expectativa de aprendizagem - seleção
(Acesso ao currículo do ano de matricula do estudante) Organização da escola
(bimestre, trimestre, semestre)
 
Discurso como prática social Gêneros discursivos LEITURA  
  1. Identifique o tema do texto.  
  2. Identifique as informações principais e secundárias no texto.  
  3. Localize informações explícitas no texto.
  4. Realize inferência de informações implícitas no texto.  
  5. Reconheça os efeitos de sentido decorrentes do uso das classes gramaticais no texto.  
  6. Reconheça os efeitos de sentido decorrentes do uso da linguagem conotativa no texto.  
  7. Realize inferência do sentido de palavras ou expressões no gênero trabalhado.  
  8. Identifique as condições de produção do gênero trabalhado (enunciador, interlocutor, finalidade, época, suporte, esfera de circulação etc.).  
  9. Reconheça o grau de formalidade e informalidade da linguagem em diferentes textos, considerando as variantes linguísticas.  
  10. Compreenda o efeito de sentido proveniente do uso de elementos gráficos (não verbais), recursos gráficos (aspas, negrito, travessão...) e linguísticos no texto.  
  11. Identifique os elementos constitutivos do gênero (tema, estilo e forma composicional).  
  12. Estabeleça as relações existentes entre dois ou mais textos.  
  13. Reconheça os efeitos de sentido decorrentes do tratamento estético do texto literário.  
  ESCRITA  
  14. Atenda à situação de produção proposta (condições de produção, elementos composicionais do gênero, tema, estilo).
  15. Organize o texto, considerando aspectos estruturais (apresentação do texto, paragrafação).  
  16. Utilize recursos textuais de informatividade e intertextualidade.  
  17. Utilize de forma pertinente elementos linguístico-discursivos (coesão, coerência, concordância etc.).  
  18. Empregue palavras e/ou expressões no sentido conotativo.  
  19. Utilize recursos linguísticos, como pontuação, uso e função das classes gramaticais.  
  20. Utilize as normas ortográficas e de acentuação.  
  21. Utilize a linguagem formal ou informal, de acordo com a situação de produção  
  ORALIDADE  
  22. Faça a adequação do discurso à situação de produção (formal/informal).  
  23. Leia com fluência, entonação e ritmo, observando os sinais de pontuação.  
  24. Expresse suas ideias com clareza, coerência e fluência.  
  25. Utilize recursos extralinguísticos em favor do discurso (gestos, expressões faciais, postura etc.).
  26. Respeite os turnos de fala.  
  27. Reconheça e utilize a forma composicional pertencente a cada gênero (elementos da narrativa, argumentatividade, exposição etc.).

LINGUA PORTUGUESA
ENSINO FUNDAMENTAL – 7º ANO

Acesso ao currículo do ano de matricula X necessidades apresentadas pelo estudante.
(assinalar com “x” os aspectos selecionados para cada estudante tomando como referência o planejamento do ano de matricula do estudante no ensino comum.)

Conteúdo estruturante Conteúdo básico Expectativa de aprendizagem - seleção
(Acesso ao currículo do ano de matricula do estudante) Organização da escola
 (bimestre, trimestre, semestre)  
Discurso como prática social Gêneros discursivos Leitura
  28.Identifique o tema do texto.  
  29.Identifique as informações principais e secundárias no texto.  
  30.Localize informações explícitas no texto.  
  31.Realize inferência de informações implícitas no texto.  
  32.Reconheça os efeitos de sentido decorrentes do uso das classes gramaticais no texto.  
  33.Reconheça os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos estilísticos no texto.  
  34.Realize inferência do sentido de palavras ou expressões no gênero trabalhado.  
  35.Identifique as condições de produção do gênero trabalhado (enunciador, interlocutor, finalidade, época, suporte, esfera de circulação, etc.).  
  36.Reconheça o grau de formalidade e informalidade da linguagem em diferentes textos, considerando as variantes linguísticas.  
  37.Compreenda o efeito de sentido proveniente do uso de elementos gráficos (não verbais), recursos gráficos (aspas, negrito, travessão...) e linguísticos no texto.  
  38.Identifique os elementos constitutivos do gênero (tema, estilo e forma composicional).  
  39.Estabeleça as relações existentes entre dois ou mais textos.  
  40.Reconheça os efeitos de sentido decorrentes do tratamento estético.  
  ESCRITA  
  41.Atenda à situação de produção proposta (condições de produção, elementos composicionais do gênero, tema, estilo).  
  42.Organize o texto, considerando aspectos estruturais (apresentação do texto, paragrafação).  
  43.Utilize recursos textuais de informatividade e intertextualidade.  
  44.Utilize de forma pertinente elementos linguístico-discursivos (coesão, coerência, concordância etc.).  
  45.Empregue palavras e/ou expressões no sentido conotativo.  
  46.Utilize recursos linguísticos, como pontuação, uso e função das classes gramaticais.  
  47.Utilize as normas ortográficas e de acentuação.  
  48.Atenda à situação de produção proposta (condições de produção, elementos composicionais do gênero, tema, estilo).  
  ORALIDADE
  49.Faça a adequação do discurso à situação de produção (formal/informal).  
  50.Leia com fluência, entonação e ritmo, observando os sinais de pontuação.  
  51.Expresse suas ideias com clareza, coerência e fluência.  
  52.Utilize recursos extralinguísticos em favor do discurso (gestos, expressões faciais, postura etc.).
  53.Respeite os turnos de fala.  
  54.Reconheça e utilize a forma composicional pertencente a cada gênero (elementos da narrativa, argumentatividade, exposição etc.).

LINGUA PORTUGUESA
ENSINO FUNDAMENTAL – 8º ANO

Acesso ao currículo do ano de matricula X necessidades apresentadas pelo estudante.
(assinalar com “x” os aspectos selecionados para cada estudante tomando como referência o planejamento do ano de matricula do estudante no ensino comum.)

Conteúdo estruturante Conteúdo básico Expectativa de aprendizagem - seleção
(Acesso ao currículo do ano de matricula do estudante) Organização da escola
 (bimestre, trimestre, semestre)  
Discurso como prática social Gêneros discursivos Leitura 
  55. Efetue leitura compreensiva, global, crítica e analítica de textos verbais e não verbais.  
  56. Identifique o tema/tese do texto.  
  57. Identifique as informações principais e secundárias no texto.  
  58. Localize informações explícitas no texto.  
  59. Realize inferência de informações implícitas no texto.  
  60. Reconheça os efeitos de sentido decorrentes do uso das classes gramaticais no texto.  
  61. Reconheça os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos estilísticos no texto (figuras de linguagem, repetição de palavras e/ou expressões etc.).  
  62. Realize inferência do sentido de palavras ou expressões no gênero trabalhado.  
  63. Identifique as condições de produção do gênero trabalhado (enunciador, interlocutor, finalidade, época, suporte, esfera de circulação etc.).  
  64. Reconheça o grau de formalidade e informalidade da linguagem em diferentes textos, considerando as variantes linguísticas  
  65. Compreenda o efeito de sentido proveniente do uso de elementos gráficos (não verbais), recursos gráficos (aspas, negrito, travessão) e linguísticos no texto.  
  66. Identifique os elementos constitutivos do gênero (tema, estilo e forma composicional).  
  67. Reconheça as relações estabelecidas entre as partes do texto.  
  68. Reconheça as diferenças (de posicionamento, de ideias, de intenções) entre textos que tratam do mesmo assunto.  
  69. Estabeleça as relações existentes entre dois ou mais textos.  
  70. Identifique os argumentos relacionados no texto para sustentar uma tese.  
  71. Identifique as vozes sociais presentes no texto.  
  72. Reconheça os efeitos de sentido decorrentes do tratamento estético do texto literário.  
  ESCRITA  
  73. Atenda à situação de produção proposta (condições de produção, elementos composicionais do gênero, tema, estilo).  
  74. Organize o texto, considerando aspectos estruturais (apresentação do texto, paragrafação).  
  75. Utilize recursos textuais de informatividade e intertextualidade.  
  76. Utilize de forma pertinente elementos linguístico-discursivos (coesão, coerência, concordância etc.).  
  77. Empregue palavras e/ou expressões no sentido conotativo.  
  78. Utilize recursos linguísticos como pontuação, uso e função das classes gramaticais.  
  79. Utilize as normas ortográficas e de acentuação  
  80. Utilize adequadamente a linguagem formal ou informal, de acordo com a situação de produção
  ORALIDADE  
  81. Realize a adequação do discurso à situação de produção (formal/informal).  
  82. Empregue adequadamente os conectivos de acordo com a situação comunicativa.  
  83. Leia com fluência, entonação e ritmo, observando os sinais de pontuação  
  84. Expresse suas ideias com clareza, coerência e fluência.  
  85. Utilize recursos extralinguísticos em favor do discurso (gestos, expressões faciais, postura etc.).
  86. Respeite os turnos de fala.  
  87. Organize a sequência da fala  
  88. Reconheça e utilize a forma composicional pertencente a cada gênero (elementos da narrativa, argumentatividade, contra- argumentação, exposição etc.).

LINGUA PORTUGUESA
ENSINO FUNDAMENTAL  –  9º ANO

Acesso ao currículo do ano de matricula X necessidades apresentadas pelo estudante.
(assinalar com “x” os aspectos selecionados para cada estudante tomando como referência o planejamento do ano de matricula do estudante no ensino comum.)

Conteúdo estruturante Conteúdo básico Expectativa de aprendizagem - seleção
(Acesso ao currículo do ano de matricula do estudante) Organização da escola
 (bimestre, trimestre, semestre)  
Discurso como prática social Gêneros discursivos LEITURA 
  89. Efetue leitura compreensiva, global, crítica e analítica de textos verbais e não verbais.  
  90. Identifique o tema/tese do texto  
  91. Identifique as informações principais e secundárias no texto.  
  92. Localize informações explícitas no texto.  
  93.Realize inferência de informações implícitas no texto  
  94. Reconheça os efeitos de sentido decorrentes do uso das classes gramaticais no texto.  
  95. Reconheça os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos estilísticos no texto (figuras de linguagem, repetição de palavras e/ou expressões etc.).  
  96. Realize inferência do sentido de palavras ou expressões no texto trabalhado.  
  97. Identifique as condições de produção do gênero trabalhado (enunciador, interlocutor, finalidade, época, suporte, esfera de circulação etc.).  
  98. Reconheça o grau de formalidade e informalidade da linguagem em diferentes textos, considerando as variantes linguísticas.  
  99. Compreenda o efeito de sentido proveniente do uso de elementos gráficos (não verbais), recursos gráficos (aspas, negrito, travessão...) e linguísticos no texto.  
  100. Identifique os elementos constitutivos do gênero (tema, estilo e forma composicional).  
  101. Reconheça operadores argumentativos no texto.  
  ESCRITA  
  110. Atenda à situação de produção proposta (condições de produção, elementos composicionais do gênero, tema, estilo).  
  111. Organize o texto, considerando aspectos estruturais (apresentação do texto, paragrafação).  
  112. Utilize recursos textuais de informatividade e intertextualidade.  
  113. Utilize de forma pertinente elementos linguístico-discursivos (coesão, coerência, concordância etc.).  
  114. Empregue palavras e/ou expressões no sentido conotativo.  
  115. Utilize recursos linguísticos como pontuação, uso e função das classes gramaticais.  
  116. Utilize as normas ortográficas e de acentuação.  
  117. Utilize adequadamente a linguagem formal ou informal, de acordo com a situação de produção.  
  ORALIDADE  
  118. Realize a adequação do discurso à situação de produção (formal/informal).  
  119. Empregue adequadamente os conectivos de acordo com a situação comunicativa.  
  120. Leia com fluência, entonação e ritmo, observando os sinais de pontuação.  
  121. Expresse suas ideias com clareza, coerência e fluência  
  122. Utilize recursos extralinguísticos em favor do discurso (gestos, expressões faciais, postura etc.).  
  123. Respeite os turnos de fala.  
  124. Organize a sequência da fala.  
  125. Reconheça e utilize a forma composicional pertencente a cada gênero (elementos da narrativa, argumentatividade, contra- argumentação, exposição,etc.).  
  126. Identifique a ideologia presente nos diferentes discursos.

MATEMATICA
ENSINO FUNDAMENTAL  –  6º ANO

Acesso ao currículo do ano de matricula X necessidades apresentadas pelo estudante.
(assinalar com “x” os aspectos selecionados para cada estudante tomando como referência o planejamento do ano de matricula do estudante no ensino comum.)

Conteúdo estruturante Conteúdo básico Expectativa de aprendizagem - seleção
(Acesso ao currículo do ano de matricula do estudante) Organização da escola
 (bimestre, trimestre, semestre)  
Números e Álgebra Sistema de numeração Números naturais Múltiplos e divisores Potenciação e radiação Números fracionários
Números decimais  
  1. Compreenda as necessidades práticas que levaram à criação dos números.  
  2. Identifique diferentes sistemas de numeração.  
  3. Identifique e compreenda as regras do Sistema de Numeração Decimal.  
  4. Reconheça, interprete e represente números naturais.  
  5. Compare e classifique números naturais.  
  6. Identifique múltiplos e divisores de números naturais.  
  7. Localize e represente números naturais na reta numérica.  
  8. Determine o MMC e MDC de números naturais.  
  9. Compreenda as operações de potenciação e radiciação de números naturais, identificando-as como operações inversas.  
  10. Resolva expressões numéricas envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números naturais.  
  11. Resolva situações-problema envolvendo operações com números naturais.  
  12. Reconheça a fração como parte de um todo e a significação de numerador e denominador.  
  13. Simplifique frações.  
  14. Reconheça, interprete e opere com números racionais nas formas fracionária e decimal.  
  15. Resolva situações-problema envolvendo operações com números racionais  
Grandezas e Medidas Medidas de comprimento
Medidas de massa
Medidas de área
Medidas de volumes
Medidas de
tempo
Medidas de ângulos
Sistema Monetário  
  16. Reconheça e interprete unidades de medida, seus múltiplos e submúltiplos.  
  17. Realize transformações entre unidades de medida.  
  18. Compreenda o conceito de grandeza.  
  19. Resolva situações-problema envolvendo grandezas e unidades de medidas.  
  20. Compreenda o conceito de ângulo.  
  21. Reconheça, compare e classifique ângulos.  
  22. Compreenda conceitos do Sistema Monetário Brasileiro.  
  23. Resolva situações-problema envolvendo o Sistema Monetário Brasileiro  
Geometrias Geometria Plana
Geometria Espacial  
  24. Compreenda o conceito de espaço geométrico (bi e tridimensional).  
  25. Compreenda os conceitos de ponto, reta e plano.  
  26. Reconheça e classifique polígonos.  
  27. Conceitue e diferencie o círculo e a circunferência.  
  28. Calcule perímetro e área de diferentes figuras planas.  
  29. Resolva situações-problema envolvendo figuras planas.  
  30. Reconheça sólidos geométricos e identifique seus elementos.  
  31. Identifique a planificação de sólidos geométricos.  
  32. Associe sólidos geométricos com suas planificações e vice-versa.  
  33. Reconheça e classifique sólidos geométricos em poliedros e corpos redondos.  
  34. Resolva situações-problema envolvendo poliedros e/ou corpos redondos  
Tratamento da Informação Dados, tabelas e gráficos
Porcentagem  
  35. Interprete e organize dados e informações em tabelas.  
  36. Interprete e represente dados e informações em diferentes tipos de gráficos.  
  37. Resolva situações-problema envolvendo dados e informações estatísticas.  
  38. Compreenda o conceito de porcentagem.  
  39. Resolva situações-problema que envolva porcentagem.

MATEMATICA
ENSINO FUNDAMENTAL – 7º ANO

Acesso ao currículo do ano de matricula X necessidades apresentadas pelo estudante.
(assinalar com “x” os aspectos selecionados para cada estudante tomando como referência o planejamento do ano de matricula do estudante no ensino comum.)

Conteúdo estruturante Conteúdo básico Expectativa de aprendizagem - seleção
(Acesso ao currículo do ano de matricula do estudante) Organização da escola
 (bimestre, trimestre, semestre)  
Números e Álgebra Números inteiros
Números racionais
Equação e inequação do 1º grau
Razão e proporção
Regra de três simples  
  40. Reconheça, interprete e represente números inteiros.  
  41. Localize e represente números inteiros na reta numérica.  
  42. Compare números inteiros.  
  43. Resolva expressões numéricas envolvendo operações com números inteiros.  
  44. Resolva situações-problema envolvendo operações com números inteiros.  
  45. Compreenda o conceito de número racional.  
  46. Localize e represente os números racionais na reta numérica.  
  47. Resolva situações-problema envolvendo operações com números racionais.  
  48. Compreenda o conceito de incógnita e o princípio de equivalência das equações.  
  49. Interprete e represente a linguagem algébrica no estudo das equações.  
  50. Reconheça e interprete inequações como uma desigualdade entre os membros de sentenças matemáticas.  
  51. Resolva problemas envolvendo equações e inequações.  
  52. Compreenda os conceitos de razão e proporção entre grandezas.  
  53. Reconheça grandezas direta e inversamente proporcionais.  
  54. Resolva situações-problema envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais.  
  55. Compreenda e aplique a regra de três simples.  
  56. Resolva situações-problema envolvendo regra de três simples  
Grandezas e Medidas Medidas de temperatura
Medidas de ângulos
  57. Reconheça medidas de temperatura.
58. Resolva situações-problema envolvendo medidas de temperatura.  
  59. Identifique ângulos congruentes, complementares e suplementares.  
  60. Identifique ângulos consecutivos, adjacentes e opostos pelo vértice.  
  61. Transforme medidas de um ângulo em graus e seus submúltiplos  
  62. Efetue operações com medidas de ângulos.  
  63. Identifique ângulos nos polígonos.  
  64. Compreenda a definição de bissetriz e represente-a.  
  65. Resolva situações-problema envolvendo ângulos.  
  66. Classifique triângulos quanto às medidas de lados e ângulos.  
Geometrias Geometria Plana
Geometria Espacial
Geometrias Não Euclidianas
  67. Classifique poliedros em prismas e pirâmides, identificando seus elementos.  
  68. Classifique corpos redondos em cilindros, cones e esferas.  
  69. Reconheça a planificação de prismas e pirâmides.  
  70. Resolva situações-problema envolvendo poliedros e corpos redondos.  
  71. Compreenda as noções topológicas (interior, exterior, fronteira, vizinhança, conexidade, curvas e conjuntos abertos e fechados).  
Tratamento da
Informação Pesquisa estatística
Média aritmética
Moda e mediana
Juros simples
  72. Analise, interprete e organize dados e informações de pesquisas estatísticas em gráficos e tabelas.  
  73. Calcule a média aritmética e a moda de dados estatísticos.  
  74. Compreenda o conceito de juro.  
  75. Resolva situações-problema envolvendo juros simples.

MATEMATICA
ENSINO FUNDAMENTAL – 8º ANO

Acesso ao currículo do ano de matricula X necessidades apresentadas pelo estudante.
(assinalar com “x” os aspectos selecionados para cada estudante tomando como referência o planejamento do ano de matricula do estudante no ensino comum.)

Conteúdo estruturante Conteúdo básico Expectativa de aprendizagem - seleção
(Acesso ao currículo do ano de matricula do estudante) Organização da escola
 (bimestre, trimestre, semestre)  
Números e Álgebra Números racionais e irracionais
Sistemas de equações do 1º grau
Potências
Monômios e polinômios
Produtos notáveis
  76. Reconheça, compare e represente números racionais e irracionais..  
  77. Efetue cálculos com números racionais e/ou irracionais, envolvendo as seis operações fundamentais.  
  78. Resolva equações do 1º grau.
    79. Reconheça e determine sistemas de equação do 1º grau.  
  80. Resolva sistemas de equação do 1º grau.  
  81. Resolva situações-problema envolvendo equações e sistemas de equações do 1º grau.  
  82. Interprete e represente notações científicas.  
  83. Resolva situações-problema envolvendo notações científicas  
  84. Identifique monômios e polinômios e efetue suas operações.  
  85. Reconheça e determine o quadrado da soma de dois termos.  
  86. Reconheça e determine o quadrado da diferença entre dois termos.  
  87. Reconheça e determine o produto da soma pela diferença de dois termos.  
  88. Resolva situações-problema envolvendo produtos notáveis  
Grandezas e Medidas Medidas de comprimento
Medidas de área
Medidas de volume
Medidas de ângulos  
  89. Calcule o comprimento de circunferência.  
  90. Determine medidas de área de polígonos e círculos.  
  91. Identifique e determine medidas de pares de ângulos formados por um feixe de retas paralelas e uma transversal.  
  92. Compreenda o conceito de volume.  
  93. Resolva situações-problema envolvendo medidas de comprimento, área e volume.  
Geometrias Geometria Plana
Geometria Espacial
Geometria Analítica
Geometrias Não Euclidianas
  94. Compreenda a condição de existência de um triângulo na superfície plana.  
  95. Identifique e represente os pontos notáveis dos triângulos.  
  96. Aplique a propriedade da soma dos ângulos internos de um triângulo na superfície plana.  
  97. Aplique o teorema dos ângulos externos de um triângulo na superfície plana.  
  98. Compreenda o conceito de congruência de figuras planas.  
  99. Reconheça os casos de congruência de triângulos.  
  100. Compreenda o conceito de paralelismo entre retas.  
  101. Reconheça o Sistema de Coordenadas Cartesianas.  
  102. Localize e interprete pares ordenados no plano cartesiano.  
  103. Identifique quadriláteros, seus elementos e suas propriedades.  
  104. Classifique quadriláteros em trapézios e paralelogramos.  
  105. Identifique formas fractais e as características de autossimilaridade e complexidade infinita  
Tratamento da Informação Gráfico e informação
População e amostra  
  106. Analise e interprete resultados de pesquisas estatísticas realizadas por amostragem.  
  107. Identifique e interprete dados e informações estatísticas por meio de sua representação gráfica.  
  108. Resolva situações-problema envolvendo pesquisas estatísticas.

MATEMATICA
ENSINO FUNDAMENTAL – 9º ANO

Acesso ao currículo do ano de matricula X necessidades apresentadas pelo estudante.
(assinalar com “x” os aspectos selecionados para cada estudante tomando como referência o planejamento do ano de matricula do estudante no ensino comum.)

Conteúdo estruturante Conteúdo básico Expectativa de aprendizagem - seleção
(Acesso ao currículo do ano de matricula do estudante) Organização da escola
 (bimestre, trimestre, semestre)  
Números e Álgebra Números reais
Propriedade dos radicais
Equação do 2º grau
Teorema de Pitágoras
Equações irracionais
Equações biquadradas
Regra de três composta  
  109. Reconheça, interprete e represente números reais.  
  110. Efetue cálculos envolvendo as operações com números reais.  
  111. Aplique as propriedades dos radicais nas operações com números reais.  
  112. Reconheça o Teorema de Pitágoras como um procedimento de cálculo algébrico.  
  113. Reconheça uma equação do 2º grau e determine suas raízes.  
  114. Interprete e represente equações do 2º grau algébrica e geometricamente.  
  115. Resolva situações-problema envolvendo equações do 2º grau..  
  116. Reconheça e resolva equações irracionais e biquadradas.  
  117. Compreenda e aplique a regra de três composta.  
  118. Resolva situações-problema envolvendo regra de três composta  
Grandezas e Medidas Relações métricas no triângulo
retângulo
Trigonometria no triângulo
retângulo  
  119. Compreenda as relações métricas no triângulo retângulo..  
  120. Utilize as relações métricas para determinar medidas dos lados de um triângulo retângulo.  
  121. Utilize as razões trigonométricas no triângulo retângulo para obter relações entre ângulos e lados na determinação de suas medidas.  
  122. Resolva situações-problema envolvendo as relações métricas no triângulo retângulo.  
  123. Resolva situações-problema envolvendo as relações trigonométricas no triângulo retângulo
Funções Noção intuitiva de Função Afim
Noção intuitiva de Função Quadrática
    124. Compreenda o conceito de função, identificando suas variáveis e lei de formação.  
  125. Resolva situações-problema envolvendo a relação de dependência entre grandezas.  
  126. Reconheça uma Função Afim nas suas representações algébrica e gráfica.  
  127. Reconheça uma Função Quadrática nas suas representações algébrica e gráfica  
Geometrias Geometria Plana
Geometria Espacial
Geometria Analítica
Geometria Não Euclidianas  
  128. Compreenda o conceito de semelhança e congruência de figuras.  
  129. Compreenda e aplique o Teorema de Tales na solução de situações-problema.  
  130. Compreenda os conceitos de volume e capacidade.  
  131. Calcule volume e capacidade de prismas.  
  132.Resolva situações-problema envolvendo cálculo de volume e capacidade de prismas.  
  133. Represente retas e parábolas no plano cartesiano.  
  134. Compreenda conceitos básicos de geometria projetiva.  
Tratamento da Informação Noções de análise combinatória
Noções de probabilidade
Estatística
Juro composto
  135. Compreenda o princípio fundamental da contagem.  
  136.Resolva situações-problema envolvendo princípio fundamental da contagem.  
  137. Reconheça variáveis estatísticas e compreenda a distribuição de frequência.  
  138.Resolva situações-problema envolvendo o cálculo das chances de ocorrência de um evento.
  139.Resolva situações-problema envolvendo cálculos de juro composto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário