Discalculia: (dificuldade de memória a longo e curto prazo)
Dificuldade de aprender matemática, por:
Capacidade cognitiva limitada,
Disfunção do SNC
Dificuldade em memória auditiva
Não relacionam número à quantidade;
Não relacionam símbolos à quantidade;
Fazem contagem oral relacionando com o número visualmente.(1,2,3,4...., só contam diante do número.)
Como afeta o cérebro a discalculia?
A discalculia aparece como uma disfunção neuronal no sulco intraparietalneuronal do cérebro. Esta disfunção desenvolve um padrão de déficit cognitivo que geralmente apresenta déficits em habilidades como:
Foco (concentração);
Atenção dividida: apresentam problemas ao responder a um estímulo porque não são capazes de focar e se distraem com os estímulos irrelevantes, se cansando com facilidade.
Memória operacional: Este habilidade cognitiva faz alusão ao armazenamento temporário e à capacidade para manipular as informações para completar tarefas complexas. Algumas dificuldades pode ser o problema para seguir direções, com o esquecimento das indicações e tarefas, pouca motivação, memórias incompletas, se distrair com facilidade, não lembrar dos números e demorar para fazer aritmética mental.
Memória de curto prazo: A capacidade para reter pequenas quantidades de informação durante um período curto de tempo. Este déficit mental explica a incapacidade para realizar tarefas mentais. Os problemas aparecem ao calcular ou tentar fazer problemas matemáticos. Isto também está relacionado à incapacidade para lembrar dos números ou das tabuadas de multiplicar.
Nomeação: Implica a incapacidade para lembrar de uma palavra ou número e usá-los posteriormente. As crianças com discalculia têm dificuldade para lembrar dos números porque sua capacidade para processar informações é deficiente.
Planejamento: dificuldades na área de planejamento e compreender os números e exercícios. Esta incapacidade para antecipar acontecimentos impossibilita os estudantes de completar um exercício corretamente.
Velocidade de processamento: Corresponde ao tempo que nosso cérebro leva para receber uma informação (um número, uma equação matemática, um problema…), entendê-la e respondê-la. As crianças que não têm dificuldade completam este processo de forma rápida e automática, enquanto as crianças com discalculia precisam de mais tempo e energia para processar a informação.
ENCAMINHAMENTOS:
De que serviços individuais E ATENDIMENTOS o aluno precisa e quem os ofertará?
Que tipos de acomodações ou modificações serão permitidas no programa da criança?
Que equipamento especial e apoio técnico (se necessário) serão oferecidos?
Que objetivos escolares e comportamentais específicos serão estabelecidos.
Que flexibilização curricular será ofertada?
SINAIS DE ALERTA:
ATRASOS DESENVOLVIMENTAIS;
DESEMPENHO INCONSISTENTE;
PERDA DO INTERESSE PELA APRENDIZAGEM:
queixas de desinteresse pela aprendizagem;
queixas persistentes de que o trabalho é muito difícil;
queixas de tédio;
recusa em falar sobre a escola;
perda do orgulho pelo trabalho escolar.
BAIXO DESEMPENHO INESPERADO;
COMPORTAMENTO OU PROBLEMAS EMOCIONAIS PERSISTENTES;
DECLÍNIO NA CONFIANÇA E NA AUTO-ESTIMA.
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