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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

SINDROME DE IRLEN: IDENTIFICAÇÃO E ATENDIMENTO PEDAGÓGICO


SÍNDROME DE IRLEN

A Síndrome de Irlen é muito confundida com dislexia, TDAH e baixa visão, pois há poucos profissionais capacitados para realizarem um diagnóstico de qualidade.

Alguns alunos possuem dificuldades de leitura e, por isso, são identificados como disléxicos , mas é necessário muito cuidado no diagnóstico. O problema pode ser, na verdade, Síndrome de Irlen. Trata-se de um distúrbio do sistema visual que tem como sintomas mais comuns a dificuldade de adaptação à luz, desorganização espacial (noção de direita, esquerda, em cima e embaixo) e desconforto com o movimento e com figuras complexas e de alto contraste, como as zebradas e atinge 15% da população. A síndrome tem grande impacto nos alunos, principalmente por afetar a coordenação da movimentação ocular, e, consequentemente, prejudicar a leitura.

Assim como a dislexia,  manifesta-se com intensidade variável, mas é um problema oftalmológico demonstrado clinicamente e que tem tratamento.
Uma a cada seis pessoas são portadoras da síndrome, tem dificuldades de leitura, mas sai do consultório oftalmológico com um diagnóstico acima de qualquer suspeita. Isso porque o tradicional teste das letrinhas, ou teste de Snellen, trabalha com vogais e consoantes paradas e espaçadas, enquanto o portador de Irlen a enxerga de outra forma no dia a dia.

É um dos principais distúrbios estudados pela Neurovisão. Crianças e adultos se queixam de distorções visuais e dificuldades de leitura. As letras parecem dançar, pulsar ou tremer à frente dos olhos. Há restrição de abrangência focal, ou seja, as palavras, frases e o texto são vistos em partes e não como um todo. A visão espacial é prejudicada. É também difícil manter o olhar focado. A pessoa sente dor nos olhos ou dor de cabeça com frequência.
Para as pessoas nessas condições, locais menos iluminados são os melhores para a execução de tarefas que exigem esforço visual, porque as luzes fluorescentes, a luz solar direta e faróis de carros podem ser muito desconfortáveis.
As pessoas também têm dificuldade de percepção de profundidade, o que prejudica a avaliação tridimensional do ambiente e impacta em atividades como dirigir, praticar esportes com bola ou mesmo ações simples,  como subir escadas.

Qual é a causa?

A Síndrome de Irlen é causada por um desequilíbrio na capacidade de adaptação à luz e que se manifesta, normalmente, no déficit de leitura e na fotofobia. Normalmente hereditária (pelo menos um dos pais dos pacientes apresenta sintomas em 84% dos casos), a síndrome surge de forma evidente nos períodos de maior demanda visual, especialmente entre crianças e adolescentes nas atividades escolares. As queixas mais comuns são brilho excessivo ou reflexos no papel branco, que competem com as letras e dificultam a leitura.
Assista esse vídeo é bem esclarecedor!

  
Como tratar:
Além das intervenções psicopedagógicas, psicológicas e médicas usuais, os pacientes com Síndrome de Irlen podem utilizar overlays (lâminas transparentes de diversos tons de cor) para a leitura e filtros especiais que são colocados nos óculos. Esses recursos podem neutralizar os sintomas e trazer maior qualidade de vida aos pacientes. O Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães possui tecnologia e profissionais especializados para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Irlen.
Guimarães ressalta que todos os casos de síndrome de Irlen que não são identificados como tal acabam com diagnóstico de dislexia. “De maneira geral, observamos uma tendência de usar essa classificação como qualquer condição que afete o aprendizado e sobre o que não se sabe exatamente o que é. É mais um diagnóstico de exclusão – não é mais nada, então é dislexia – do que efetivamente de afirmação. É um termo não médico, mas educacional, para falar da dificuldade de leitura. O grande esforço que fazemos é tirar a Irlen desse saco comum”, diz.
TESTE DIFERENCIADO Márcia explica que, nesses casos, é preciso fazer o teste da visão em funcionamento, ao contrário do exame oftalmológico clássico. A avaliação deve excluir a instabilidade da movimentação ocular. “Quando lemos, normalmente movimentamos os olhos de três a quatro vezes por segundo. Para saber se a pessoa lê ou não, não posso me ater a ver se ela enxerga ou não a letra pequena, mas se enxerga e se movimenta bem os olhos da esquerda para a direita numa velocidade rápida e constante e com os dois olhos em sincronia”, afirma.

Características das pessoas com síndrome Irlen (crianças ou adultos:

-   Tropeçam com freqüência, são desastrados e deixam cair objetos;
-   Levam muito tempo para realizar leituras e para acabar a lição de casa;
-  Queixam-se de dores de cabeça, tensão ou cansaço na escola ou quando lêem;
-  Evitam a leitura ou não tem prazer em ler principalmente em voz alta;
-  Saem-se mal em testes cronometrados ou testes padronizados;
-  Lêem o começo do capítulo e os resumos ao invés de lerem o capítulo todo;
- Tem mais facilidade em aprender nas discussões orais do que lendo;
-  Esforçam-se bastante para tirar boas notas, mas não conseguem;
- Podem ser considerados preguiçosos ou desmotivados e sempre lhes dizem que poderiam render mais caso se esforçassem
- Tem problemas de fluência e compreensão da leitura;
- Tem problemas de concentração durante a leitura ou escrita;
- Distraem-se facilmente ao ler ou escrever;
- Ficam distraídos ou apresentam desconforto quando estão num local com luzes fluorescentes ou brancas;
- Entram em estado de devaneio durante a aula;
- Não conseguem permanecer muito tempo fazendo tarefas acadêmicas;
- Queixam-se freqüentemente de dores de cabeça, enxaqueca e outros sintomas físicos, tais como dores de estômago, tontura e fadiga;
- Sempre que podem preferem ficar no escuro ou com fraca iluminação;
- Sentem-se incomodados com a luz de faróis de veículos e com brilho em geral;
- Apresentam desconforto visual ao usar o computador e terminam o dia exaustos;
- Podem apresentar dificuldade ao olhar para listras ou xadrez;
- Podem apresentar pouca noção corporal espacial ou dificuldade com degraus e escadas rolantes;
- Têm dificuldade para pegar uma bola que lhes e atirada;
- Na infância podiam apresentar tendência a brincar debaixo de móveis, dentro de guarda-roupa ou simplesmente com menos luz nos ambientes;
- Apresentam incômodos também com o som alto ou alergias pelo corpo e principalmente nos olhos porque são extremamente sensíveis também nos outros órgãos dos sentidos;
- Apresentam pouca coordenação motora grossa e fina

Assista esse vídeo é bem esclarecedor!
https://www.youtube.com/watch?v=aOMS42kWRJ8&t=45s

Quais são os recursos mais adequados?

Lentes são obrigatórias para quem tem síndrome de Irlen!

  
  Outra coisa importante que você precisa saber é que as lentes são um recurso necessário porque o impacto do Irlen no desempenho de quem sofre deste quadro tende a impedi-lo de competir em igualdade de condições com seus pares, seja na escola, ou na vida adulta, uma vez que os sintomas se acentuam em locais lotados ou ruidosos, com excesso de movimentação, iluminação ou odores.
Adaptações tecnológicas para qualificar o estudo e a pesquisa.irlen 5

As lâminas móveis, overlays (lâminas transparentes de diversos tons de cor) para auxiliar na leitura.

As réguas adaptadas, do modelo overlays (lâminas transparentes de diversos tons de cor) para auxiliar na leitura, enquanto a família não adquire o óculos.
 Proposta Inclusiva?
Além disso, as pessoas com Irlen devem receber as seguintes adaptações em casa, na escola ou até no ambiente de trabalho:
  • Posicionamento centralizado e na primeira fileira se possível, longe de portas e janelas para melhor monitoramento do trabalho e atenção, facilitando a aquisição de referências espaciais centrais e periféricas do ambiente;
  • Reforçar o uso dos óculos com os filtros especiais em tempo integral, inclusive em lazer e educação física, a menos que se trate de esportes com contato físico intenso com risco de danificá-los. Basicamente os óculos serão tirados apenas na hora do banho e para dormir;
  • Certificar-se de que não haja claridade excessiva ou reflexo de luz natural na lousa prejudicando a visualização pelo aluno;
  • Imprimir atividades e avaliações com espaçamento duplo, em letra tamanho 12 ou maior, do tipo mais legível possível principalmente na fase de adaptação (referente aos meses iniciais de tratamento dos óculos ou sob o uso de overlays);
  • Ampliar o tempo para realização de tarefas e provas, sem prejuízo de sua socialização no recreio ou momento de folga no trabalho.
IMPORTANTE:


A identificação da Síndrome é feita por profissionais da saúde e educação devidamente capacitados a identificar (teste de screening ou rastreamento) os portadores da síndrome, através da aplicação de um protocolo padronizado conhecido como Método Irlen, e classificar o grau de intensidade das dificuldades visuoperceptuais dos casos suspeitosO teste de screening é feito após avaliação da acuidade visual e sob correção refracional atualizada, quando necessária. Pelo screening verificamos os benefícios, com a supressão das distorções visuais, pela interposição de uma ou mais transparências coloridas selecionadas individualmente pelo portador da Síndrome de Irlen.
Aplicação do Método Irlen onde ocorre a indução de estresse em atividades com alta demanda “visuoatencional” e posterior supressão após a sobreposição de uma lâmina colorida individualmente selecionada. Uma vez determinada a transparência ideal o portador passa a usá-la sobre o texto durante a leitura ou cobrindo a tela do computador enquanto lê, obtendo benefícios imediatos no conforto visual, fluência e compreensão.
A neutralização das distorções facilitará o reconhecimento das palavras lidas, mas obviamente não permitirá que a pessoa leia palavras que não sabe. Para estes indivíduos, a leitura sempre foi sinônimo de dificuldade e a rejeição tornou-se um habito incorporado – é preciso considerar que pode haver anos de atraso em relação aos leitores regulares que puderam adquirir um substancial vocabulário visual de reconhecimento instantâneo. Obviamente, o aprendizado das palavras será facilitado por não mais se apresentarem distorcidas – mas a assistência ao aprendizado será importante e sem ela a leitura permanecerá sendo uma atividade difícil e estressante.
http://fundacaoholhos.com.br/sindrome-de-irlen/

DISTORÇÕES:

para muitas crianças e adultos, portadores da síndrome de Irlen (SI), o ato de ler é um pesadelo, realidade para 10% a 15% da população. Ao olhar um texto que se desfoca, fica instável, em movimento, tremendo, embaralha e desaparece, a percepção e o desempenho em uma determinada atividade podem ser cada vez mais difícil, principalmente na fase escolar.

https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2018/12/08/noticias-saude,238312/distorcoes-visuais-e-dificuldade-de-leitura-podem-ser-indicios-da-sind.shtml


principais distorções:

Veja aqui:

http://fundacaoholhos.com.br/efeitos-de-distorcao/



Fontes:

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