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quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Trabalho Colaborativo entre Professor de Educação Física e o AEE:





Trabalho Colaborativo entre Professor de Educação Física e o AEE:

- Trabalhar jogos recreativos e educativos para ajudar os alunos a desenvolverem o raciocínio lógico – matemático e aquisição da escrita, coordenação motora ampla e fina, lateralidade, orientação espacial e temporal, etc. Exemplos de jogos: a.“Bumerangue” que visa aprimorar a coordenação motora, ampliar o equilíbrio e estimular a concentração; b.“Caça ao tesouro” que visa estimular o trabalho em equipe, a atenção visual e a localização espacial; Jogo: c.“Bola do alfabeto” que visa memorizar as letras do alfabeto, estimular a coordenação visomotora e desenvolver a habilidade do arremesso, etc.
IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NEE
De acordo com Cidade e Freitas (2002) a Educação Física quando adequado corretamente ao aluno com deficiência, possibilita-lhe a compreensão de suas limitações e capacidades, auxiliando-o na busca de um melhor desempenho.
É importante que o professor tenha os conhecimentos básicos relativos ao seu aluno tais como: o tipo da deficiência do aluno, a idade em que apareceu a deficiência, se foi repentina ou gradativa, se é transitória ou permanente, as funções e estruturas que estão prejudicadas. (CIDADE e FREITAS, 2002).
Para Pedrinelli (1994 apud CIDADE e FREITAS, 2002), a Educação Física deve conter desafios direcionados a todos os alunos, permitir a participação de todos, respeitarem as limitações e promover a autonomia. O professor deverá selecionar a atividade visando o comprometimento motor, a idade cronológica e o desenvolvimento intelectual do aluno.
Segundo Bueno e Resa (1995 apud Freitas, 2004), a Educação Física Adaptada para alunos com deficiência não se diferencia da Educação Física em seus conteúdos, mas compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados ao aluno com deficiência. É um processo de atuação docente com planejamento, visando atender às necessidades de seus educandos.
É importante que haja uma ampla variedade de atividades sendo oferecida aos alunos para que se efetive a inclusão, principalmente no que se refere à educação Física Escolar, pois só será possível a inclusão de todos os alunos, a partir da criação diversificada de conteúdos e atividades.
Não é necessário um conteúdo diferente para trabalhar a inclusão em sala de aula, o professor pode trabalhar atividades que são usadas no dia a dia da Educação Física Escolar. Mas é necessária que essas atividades sejam adaptadas à realidade de todos os alunos, sejam eles com necessidades educativas especiais ou não.

Referências Bibliográficas:

BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.p.168. BRASIL.

CIDADE, R.E.; FREITAS, P.S. Educação Física e inclusão: Considerações para a prática pedagógica na escola. s/d.

Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional. Nº9. 394/96 de 20/12/96. Brasília: Ministério da Educação e Desporto, 1996

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