Trabalho Colaborativo entre Professor de Educação Física e o AEE:
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Trabalhar jogos recreativos e educativos para ajudar os alunos a
desenvolverem o raciocínio lógico – matemático e aquisição da
escrita, coordenação motora ampla e fina, lateralidade, orientação
espacial e temporal, etc. Exemplos de jogos: a.“Bumerangue” que
visa aprimorar a coordenação motora, ampliar o equilíbrio e
estimular a concentração; b.“Caça ao tesouro” que visa
estimular o trabalho em equipe, a atenção visual e a localização
espacial; Jogo: c.“Bola do alfabeto” que visa memorizar as letras
do alfabeto, estimular a coordenação visomotora e desenvolver a
habilidade do arremesso, etc.
IMPORTÂNCIA
DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NEE
De
acordo com Cidade e Freitas (2002) a Educação Física quando
adequado corretamente ao aluno com deficiência, possibilita-lhe a
compreensão de suas limitações e capacidades, auxiliando-o na
busca de um melhor desempenho.
É
importante que o professor tenha os conhecimentos básicos relativos
ao seu aluno tais como: o tipo da deficiência do aluno, a idade em
que apareceu a deficiência, se foi repentina ou gradativa, se é
transitória ou permanente, as funções e estruturas que estão
prejudicadas. (CIDADE e FREITAS, 2002).
Para
Pedrinelli (1994 apud CIDADE e FREITAS, 2002), a Educação Física
deve conter desafios direcionados a todos os alunos, permitir a
participação de todos, respeitarem as limitações e promover a
autonomia. O professor deverá selecionar a atividade visando o
comprometimento motor, a idade cronológica e o desenvolvimento
intelectual do aluno.
Segundo
Bueno e Resa (1995 apud Freitas, 2004), a Educação Física Adaptada
para alunos com deficiência não se diferencia da Educação Física
em seus conteúdos, mas compreende técnicas, métodos e formas de
organização que podem ser aplicados ao aluno com deficiência. É
um processo de atuação docente com planejamento, visando atender às
necessidades de seus educandos.
É
importante que haja uma ampla variedade de atividades sendo oferecida
aos alunos para que se efetive a inclusão, principalmente no que se
refere à educação Física Escolar, pois só será possível a
inclusão de todos os alunos, a partir da criação diversificada de
conteúdos e atividades.
Não
é necessário um conteúdo diferente para trabalhar a inclusão em
sala de aula, o professor pode trabalhar atividades que são usadas
no dia a dia da Educação Física Escolar. Mas é necessária que
essas atividades sejam adaptadas à realidade de todos os alunos,
sejam eles com necessidades educativas especiais ou não.
Referências
Bibliográficas:
BRASIL.
Constituição (1988) Constituição da República Federativa do
Brasil. Brasília: Senado, 1988.p.168. BRASIL.
CIDADE,
R.E.; FREITAS, P.S. Educação Física e inclusão: Considerações
para a prática pedagógica na escola. s/d.
Lei
de diretrizes e bases da Educação Nacional. Nº9. 394/96 de
20/12/96. Brasília: Ministério da Educação e Desporto, 1996
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