Arquivo do blog

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Plano de Ação para Diagnóstico, Avaliação pedagógica e Atendimento de Alunos ingressantes na Sala de Recursos (em processo de Avaliação ou de 6º anos

Escola:
Turno:
Professora:  
Sala de Recursos Multifuncional- Séries finais


Português ,  Matemática e Áreas do desenvolvimento

PORTUGUÊS
1- Conteúdos Estruturantes:
Oralidade,
Leitura
Escrita
Interpretação de texto

2- Conteúdos: ( Trabalho diferenciado e contextualizado )

Articulação correta dos fonemas e palavras;
Ampliação do vocabulário; sinônimos, antônimos, uso do dicionário;
interpretação oral e escrita ( idéias explícitas e implícitas)
sentido denotativo e conotativo
Sequencia lógica das idéias;
Relatos de experiencias;
Comunicação oral e escrita observando os interlocutores, finalidades, etc.;
Leitura compreensiva e informativa com ritmo e entonação;
Leitura para apreesão das idéias do texto;
Leitura de rótulos, imagens e nomes; compreensão do gênero (publictário)
Desenhos e outras formas de linguagens como forma de representação e comunicação;
Paragrafação;
Ortografia;
Acentuação;
Sinais gráficos e de pontuação;
Função social da escrita;
Gêneros textuais diversos;
Estrutura e organização do texto;
Ortografia;
Coesão e Coerência;
Produção tetual, Concordãncia nominal e verbal.
Análise linguística a partir dos textos

3- Objetivos
Desenvolver a expressão oral no sentido de adequação da linguagem ao assunto e ao objetivo;
Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas;
Utilizar a linguagem oral para expressar idéias, sentimentos e opiniões;
Produzir textos escritos preocupando-se com a corência e coesão;  
                                   
4- Metodologia:      O ensino da língua portuguesa torna-se produtiva quando se trabalha a analise  linguística, estrutural e discursiva dos diversos tipos de textos. os conteúdos estruturantes serão trabalhados a partir de um contexto, que funciona como disparador do processo de aquisição da lingua oral e escrita. Os conteúdos a serem trabalhados serão os mesmos com cada aluno, o que muda o grau de complexidade a partir do que o aluno já sabe e à medida que o mesmo demonstre avanço. Também  será desenvolvidos  com metodologia flexibilizada, ou seja, através de jogos e atividades diferenciadas.

5- Exemplos de Atividades:

 Leitura de imagens reconhecendo as idéias contidas nela;
Usar linguagem oral para expressar suas idéias, opiniões e sentimentos;
Apresentação de imagem, fotos, etc. para que haja o relato do que esta sendo observado;
Desenho a partir de histórias contadas com posterior explanação de suas idéias;
contar histórias do cotidiano e imaginários;
Ouvir a leitura do texto e interpreta-los oralmente;
Interpretação oral e escrito de palavras, frases e textos;
Uso da linguagem oral para expresar idéias, opiniões e sentimentos;
Textos de diferentes gêneros: poemas, fábulas, bulas , propagandas, descritivos, argumentativos, HQ, piadas, ...
Atividades que desenvolva a capacidade do aluno, onde ele possa escrever e ler corretamente, respeitando a pontuação;
Início, desenvolvimento  e finalização de textos, com coerência e coesão;
Jogos verbais: trava línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhos e canções;
Construção de frases com ordenação de sílabas ou palavras dadas;
Auto ditado (figuras e/ou objetos);
Sequencia lógica; jogos verbais, atividades de reflexão da língua( estrutura, análise linguística), etc.
Cruzadinhas; enigmas, sudoku, jogos de estratégia, de raciocínio lógico verbal, sequencialização, etc
Caça-palavras; webquest, uso de blogs, vídeos de diferentes fontes, simuladors, animação, etc.
Sequência de cenas de acordo com a ordem de acontecimentos;
Construção de histórias em quadrinhos;
Carta enigmática;
Explorar o uso social da escrita, valorizando o desenvolvimento de formas pessoais de escrita para a aquisição da escrita convencional;
Uso de jogos variados, softwares educacionaiss, sites diversos, etc

Matemática

1- Conteúdos extruturantes:
números e operações;
Geometria plana;
Medidas;


2- Conteúdos Específicos:
Conceitos básicos;
Decomposição, ordem crescente e decrescente, números ímpares e pares,
Divisibilidade, mmc , mdc;
Frações;
Situação problema;
Sistema de numeração decimal;
Classificação e seriação;
Noção espacial; temporal, de quantidade, etc
operações: adição, subtração, divisão e multiplicação;
Medidas de tempo, valor, capacidade, comprimento e massa;
Classificação de sólidos e figuras geometricas;
Números naturais e suas representações;

3- Objetivos:
Recomhecer e efetuar corretamente as 4 operações,com ou sem material concreto;
Analisar, interpretar e resolver situaçâo problemas, compreender sua idéias de juntar, diminuir, multiplicar e dividir;
Ler , escrever e ordenar números naturais;
Classificar e dar nome aos sólidos geométricos;
Identificar a importância do uso das medidas convencionais e identifica-las;
Reconhecer o sistema de numeração decimal;
Identificar conceitos numericos básicos, etc.

4 - Metodologias:
Através de experiencias simplese concretas como, contar, comparar, classificar, ordenar e operar sobre quantidades de cálculos, utilização do raciocínio lógico, cálculo mental, bem como a estruturação do pensamento, observando-se atentamente que a matemática faz parte diariamente da vida de cada um e deve ser utilizado em diferentes contextos. A prática dos  jogos com a finalidade de levar o aluno a perceber que não são as ações (atividades físicas), mas as operações (atividades mentais) as responsáveis pala conquista de um conhecimento sistematizado que lhe dará condições de atuação em sua realidade.

5 - Atividades:

Retomar se necessário o estudo dos conceitos básicos matemáticos (< / , crescente / decrescente, sucessor/ antecessor, par/ ímpar...; etc
Uso dos sinais (+,-,=)
Problemas que envolvam adição, subtração, divisão e multiplicação;
Uso do material dourado
usar a tabuada, riar junto com o aluno através de exercícios estruturais;
Relacionar e nomear as figuras geométricas com objetos presentes no dia a dia identificando suas caracteristicas;
Usar a calculadora como ferramenta de trabalho;
Utilizar o calendário para reconhecimento dos; dias da semana, mês e ano;
Através de atividades cotidianas trabalhar: litro, Kilo, grama, dúzia, e meia dúzia;
Manusiar cédulas e moedas atrvés de atividades lúdicas;
Composição e decomposição de números;
Uso diário de relógio e também exercícios em folhas;
Uso variados de jogos.

6- Avaliação
   A avaliação será diagnóstica, formativa, somatória e continua, a qual considera que os alunos possuem ritmos e processo de aprendizagem diferentes, deve apontar dificuldades, possibilitando que a intervenção pedagógica aconteça o tempo todo, também sera de forma descritiva, o que permitirá resgistros do desemvolvimento.    Espera-se o aluno desenvolva ao máximo as áreas do desenvolvimento, as habilidades matemáticas, de línguagem, leitura, interpretação e escrita, desenvolva seu vocabulário, amplie sua capacidade de argumentação e criatividade, estrutura de pensamento, coêrencia e coesão, tanto na escrita quanto na oralidade e tenha maior segurança e autoestima elevada, além de frequentar AEE e assimilação dos conteúdos da sala comum.

ÁREAS DO DESENVOLVIMENTO
Áreas abordadas e conteúdos a ser trabalhado.

1 Área Cognitiva
2 Área Social
3 Área Emocional
4 Áreas de auto Cuidado
5 Áreas da Linguagem
6 Área Motora
7Área das Atividades Acadêmicas

Conteúdos

1.1 Atenção- concentração
1.2 Memoria -auditiva
1.3 Memoria-visual
1.4 Percepção-auditiva
1.5 Percepção-visual
1.6 Raciocínio-lógico-sequência lógica
1.7 Associação de ideias
1.8 Reconhecimento de erros
1.9 Raciocínio lógico matemático
2.0 Capacidade para resolução de problemas 

2.1 Socializações do aluno em relação a si mesmo
2.2 Socializações do aluno em relação a família
2.3 Socializações do aluno em relação a escola
2.4 Socializações do aluno em relação a comunidade

3.1 Auto-identificação
3.2 Auto-aceitação
3.3 Valorização 
3.4 Adequações de comportamento 

4.1 Higiene pessoal
4.2 Higiene social
4.3 Alimentação
4.4 Vestuário
4.5 Preservações a saúde
4.6 Atividades de vida diária

5.1 Coordenações motora global
5.2 Coordenações visomotora 
5.3 Esquemas corporal
5.4 Lateralidade
5.5 Orientações espacial
5.6 Orientações temporal

Objetivos da Área cognitiva

- Possibilitar a aquisição de conhecimento e a utilização de informações acumuladas.
- Desenvolver a capacidade de adquirir as habilidades essenciais para que desenvolva seus progressos intelectuais na escola e na vida.
- Desenvolver a capacidade de aprender e organizar os estímulos visuais, sonoros e sensoriais.
- Estabelecer associações de ideias.
-Interpretar histórias lidas e ouvidas, buscando a ideia principal e secundária  do texto;
-Expor suas ideias com sequencia lógica;
-Fazer boa leitura obedecendo pontuação, entonação e ritmo;
-Produção escrita com coerência e coesão;
- Organização dos textos (paragrafação, introdução, desenvolvimento e conclusão)
-Corrigir erros ortográficos;
-Identificar as informações principais e secundárias do texto;
-Reconhecer o grau de formalidade da linguagem em diferentes textos
-Discurso Direto e Indireto;
-Ter noção de  tempos , modos e formas nominais dos verbos regulares;
- Reconhecer, comparar e representar números racionais e irracionais;
-Efetuar cálculos com números racionais, envolvendo as seis operações fundamentais;
- Resolver potenciações aplicando suas regras e propriedades;
- Resolver seus multiplos e submultiplos;
- Realizar as quatro operações com recurso e reserva;
- Interpretar situação problemas, utilizando diferentes processos;
- Desenvolver o raciocínio percebendo a sequência lógica dos fatos.
- Múltiplos e divisores e MMC
- Números inteiros-  SND - Sistema Monetário

Objetivos da Área Social

Socializar e interagir o aluno no meio em que ele vive, procurando obter um bom relacionamento consigo mesmo, com a família, com a comunidade escolar e com a sociedade.

Objetivos da Área Emocional

Fazer com que o aluno tenha alta auto estima reforçando seus valores pessoais, seus sentimentos e sua personalidade própria.
Compreender seus problemas e conflitos, seus sonhos e aspirações fazendo com que ele aceite como é, e saiba ganhar e perder, mas ao mesmo tempo procure melhorar sua performance como pessoa..

Objetivos da Área do auto-cuidado

Compreender os cuidados que se deve ter com a higiene pessoal e social.
Reconhecer e realizar com comprometimento e  adequadamente,  atividades  necessárias  no dia a dia.

Objetivos da Área da Linguagem

Saber ouvir, compreender e transmitir mensagens, utilizando  linguagens diversas e com finalidades e interlocutores diferenciados.

Objetivos da Área Motora 

Saber se orientar no espaço em relação a um ponto de referência.
Conhecer o corpo como um todo e as parte que o compõem.
Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos e o tempo.
Desenvolver movimentos amplos: tronco, braços, pernas ,pescoço,coordenação dinâmica dos grandes músculos, para maior desenvolvimento da área psicomotora
Trabalhar a organização dos cadernos, material escolar, desenvolvimento óculo-manual, espaçamento, margens do caderno, etc.

Objetivos da Área das Atividades Acadêmicas

Trabalhar as dificuldades encontradas nos conteúdos das áreas acadêmicas, através de atividades diversificadas, usando métodos variados, materiais concreto e outros recursos que possibilitem o aprendizado dos alunos dentro do nível que ele se encontra.

Estratégias

Jogos de quebra cabeça, dominó (adição, subtração, multiplicação e divisão), memória de palavras e desenhos, caça palavras da nova ortografia, recados e avisos.
Discriminar figuras de fundo(sombra), separar objetos coloridos conforme a cor.
Ficha de identificação.
Árvore genealógica.
Reconhecer funcionários e a função de cada um dentro da escola.
Reforço positivo por tarefas realizadas.
Conversa informal (diálogo sobre seus problemas pessoais).
Pedir ao aluno para levar alguma mensagem a alguém, buscar algum objeto,etc.
Trabalhar com trava-línguas, trovinhas.
Calendário (dia, mês e ano), estações do ano e horas (noção de duração).
Enfiar miçangas, modelagem, alinhavo, amassar papéis picados (punção), rasgado de papel(mosaico), colagem, recorte com tesoura etc.
Trabalhar no computador jogos pedagógicos, produção de texto, tabuada, operações online, resolução de situações problemas.
Uso de TICs - Tecnologias Educacionais : computador, retroprojetor, jogos on e off line, jogos  pedagógicos concretos, materiais concretos, softwares educacionais, blogs,  simuladores, vídeos, animação, músicas, sudoku, etc.





Nenhum comentário:

Postar um comentário