Diferentemente das
outras áreas da educação especial, para os estudantes com altas
habilidades/superdotação, o que se propõe é a suplementação do
currículo, ou seja, os encaminhamentos pedagógicos precisam estar
voltados para o enriquecimento curricular. Diante disso:
__ Como identificar
as áreas do conhecimento em que o aluno apresenta maior habilidade e
interesse?
È
importante:
Deixar
de trabalhar a transmissão de conhecimentos da forma tradicional
de
ensino; Propor
ambiente de aprendizagem criativo,
que encoraje o aluno a explorar seus
talentos, exercitar sua
capacidade de aprender e entender suas habilidades especiais;
Oferecer
aos alunos experiências
de aprendizagem diversas das que o currículo regular normalmente
apresenta
para
que o
aluno tenha satisfação consigo mesmo, desenvolva
seus talentos e habilidades de forma mais plena , dando
subsídios ao professor sobre suas capacidades , para ser realizada
por este, o enriquecimento curricular.
___É
possível trabalhar em sala de aula comum com uma proposta de
enriquecimento curricular para atender a demanda dos estudantes
com altas habilidades/superdotação?
Sim. Trabalhando
atendendo às necessidades educacionais destes alunos , isto é ,
contribuindo
para o
desenvolvimento do
potencial
destes alunos, oferecendo dentro da escola possibilidades de
crescimento e desenvolvimento de suas habilidades e capacidades Como
exemplos: relacionar
o conteúdo às experiências e interesses dos alunos; lembrar-se
de que os alunos diferem entre si em termos de habilidades, estilos,
interesses, criatividade,
etc; valorizar
a diversidade em sala de aula; encorajar
os alunos a apresentarem suas idéias e produções em sala de aula;
instigar
no aluno confiança em suas potencialidades.
__De
que maneira os conteúdos poderão ser organizados de forma mais
ampla e aprofundada para atender a demanda desse estudante?
Os
conteúdos devem ser organizados de forma a ser um desafio aos alunos
com AH/superdotação,
os conteúdos ensinados devem
ser instigantes,
para
que os
alunos
tenham interesse a buscar maior conhecimento fora da sala de aula.
Outro
ponto importante é o
professor estimular o pensamento, a reflexão e
permitir que o aluno demonstre suas opiniões, desenvolva um senso
crítico. O
professor deve
ser um
mediador não somente do conhecimento, mas também da compreensão do
aluno
de si próprio, de seus pontos fracos e seus pontos fortes, sendo
mais um orientador do que um transmissor de conhecimentos. O
professor pode também pedir ao aluno com altas habilidades para
ser
monitor, auxiliando
os demais colegas em suas dúvidas e
ajudando
os menos capazes a aprender.
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