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quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Considerações Pedagógicas Importantes sobre Altas Habilidades


Diferentemente das outras áreas da educação especial, para os estudantes com altas habilidades/superdotação, o que se propõe é a suplementação do currículo, ou seja, os encaminhamentos pedagógicos precisam estar voltados para o enriquecimento curricular. Diante disso:
__ Como identificar as áreas do conhecimento em que o aluno apresenta maior habilidade e interesse?
È importante:
Deixar de trabalhar a transmissão de conhecimentos da forma tradicional de ensino; Propor ambiente de aprendizagem criativo, que encoraje o aluno a explorar seus talentos, exercitar sua capacidade de aprender e entender suas habilidades especiais;
Oferecer aos alunos experiências de aprendizagem diversas das que o currículo regular normalmente apresenta para que o aluno tenha satisfação consigo mesmo, desenvolva seus talentos e habilidades de forma mais plena , dando subsídios ao professor sobre suas capacidades , para ser realizada por este, o enriquecimento curricular.
___É possível trabalhar em sala de aula comum com uma proposta de enriquecimento curricular para atender a demanda dos estudantes com altas habilidades/superdotação?
Sim. Trabalhando atendendo às necessidades educacionais destes alunos , isto é , contribuindo para o desenvolvimento do potencial destes alunos, oferecendo dentro da escola possibilidades de crescimento e desenvolvimento de suas habilidades e capacidades Como exemplos: relacionar o conteúdo às experiências e interesses dos alunos; lembrar-se de que os alunos diferem entre si em termos de habilidades, estilos, interesses, criatividade, etc; valorizar a diversidade em sala de aula; encorajar os alunos a apresentarem suas idéias e produções em sala de aula; instigar no aluno confiança em suas potencialidades.
__De que maneira os conteúdos poderão ser organizados de forma mais ampla e aprofundada para atender a demanda desse estudante?
Os conteúdos devem ser organizados de forma a ser um desafio aos alunos com AH/superdotação, os conteúdos ensinados devem ser instigantes, para que os alunos tenham interesse a buscar maior conhecimento fora da sala de aula. Outro ponto importante é o professor estimular o pensamento, a reflexão e permitir que o aluno demonstre suas opiniões, desenvolva um senso crítico. O professor deve ser um mediador não somente do conhecimento, mas também da compreensão do aluno de si próprio, de seus pontos fracos e seus pontos fortes, sendo mais um orientador do que um transmissor de conhecimentos. O professor pode também pedir ao aluno com altas habilidades para ser monitor, auxiliando os demais colegas em suas dúvidas e ajudando os menos capazes a aprender.









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