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quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Matemática - Atividade: O número mágico


Atividade: o número mágico : O truque


Neste truque, o "mágico" pede que alguém de sua "plateia" escolha um número inteiro de 1 até 31 e não conte para ninguém. Depois, o mágico mostra, um após o outro, cinco cartões contendo vários números. A cada cartão que é exibido, o participante deve dizer se o número que ele pensou está ou não no cartão.
Quando todos os cartões tiverem sido mostrados, o mágico é capaz de adivinhar qual foi o número pensado.

Como é que se faz?

Primeiramente, você irá precisar das cinco tabelas repletas de números que serão mostradas aos participantes. Abaixo é mostrado o conteúdo de cada uma delas:

1 3 5 7
9 11 13 15
17 19 21 23
25 27 29 31



2 3 6 7
10 11 14 15
18 19 22 23
26 27 30 31



4 5 6 7
12 13 14 15
20 21 22 23
28 29 30 31



8 9 10 11
12 13 14 15
24 25 26 27
28 29 30 31



16 17 18 19
20 21 22 23
24 25 26 27
28 29 30 31


Depois de construir as tabelas, você já é capaz de fazer o truque, e aprender como é ser um mágico. Funciona assim:
  • Você pede para alguém pensar em um número;
  • A pessoa deve dizer se o número está na primeira tabela
  • Se estiver, memorize o número 1 (o primeiro que está na tabela);
  • Se não, memorize o número 0 e passe para o próximo cartão;
  • O participante precisa dizer se o número aparece na segunda tabela;
  • Se estiver, some ao número que você está memorizando 2 unidades (pois 2 é o primeiro número da segunda tabela)
  • Se não, apenas vá para a próxima tabela;
  • Novamente o participante diz se o número está ou não na terceira tabela;
  • Se estiver, some 4 ao valor que você têm memorizado; (esse é o primeiro número da terceira tabela)
  • Se não, passe para o próximo cartão;
  • Outra vez, peça que seja indicado se o número está ou não na tabela;
  • Em caso afirmativo, some 8 ao número que você está memorizando; (esse é o primeiro número da quarta tabela)
  • Caso contrário, ignore e passe para o seguinte;
  • Finalmente, peça que seja informado se o número está no último quadro;
  • Se estiver, some 16; (o primeiro número da última tabela)
  • Se não, ignore;
O resultado da soma que você, senhor mágico, esteve fazendo mentalmente, será justamente o número que o participante pensou.

Um comentário:

  1. Esta atividade foi trabalhada por esta proponente, com os alunos. Em seguida, os próprios colegas fizeram a "mágica ",com os colegas. Desta forma, foram trabalhados conteúdos das áreas do desenvolvimento, tais como: atenção, concentração, orientação espacial, cálculo mental, operações matemáticas,interação social, oralidade, planejamento e outras funções cognitivas
    Foi muito proveitosa a atividade...
    Silvana Bassani

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