Atividade: o número mágico : O truque
Neste
truque, o "mágico"
pede que alguém de sua "plateia"
escolha um número
inteiro de
1 até 31 e não conte para ninguém. Depois, o mágico mostra, um
após o outro, cinco cartões contendo vários números. A cada
cartão que é exibido, o participante deve dizer se o número que
ele pensou está ou não no cartão.
Quando
todos os cartões tiverem sido mostrados, o mágico é capaz
de adivinhar qual
foi o número pensado.
Como é que se faz?
Primeiramente,
você irá precisar das cinco tabelas repletas de
números que serão mostradas aos participantes. Abaixo é mostrado o
conteúdo de cada uma delas:
1 | 3 | 5 | 7 |
9 | 11 | 13 | 15 |
17 | 19 | 21 | 23 |
25 | 27 | 29 | 31 |
2 | 3 | 6 | 7 |
10 | 11 | 14 | 15 |
18 | 19 | 22 | 23 |
26 | 27 | 30 | 31 |
4 | 5 | 6 | 7 |
12 | 13 | 14 | 15 |
20 | 21 | 22 | 23 |
28 | 29 | 30 | 31 |
8 | 9 | 10 | 11 |
12 | 13 | 14 | 15 |
24 | 25 | 26 | 27 |
28 | 29 | 30 | 31 |
16 | 17 | 18 | 19 |
20 | 21 | 22 | 23 |
24 | 25 | 26 | 27 |
28 | 29 | 30 | 31 |
Depois
de construir as tabelas,
você já é capaz de fazer o truque, e aprender como é ser um
mágico. Funciona assim:
- Você pede para alguém pensar em um número;
- A pessoa deve dizer se o número está na primeira tabela
- Se estiver, memorize o número 1 (o primeiro que está na tabela);
- Se não, memorize o número 0 e passe para o próximo cartão;
- O participante precisa dizer se o número aparece na segunda tabela;
- Se estiver, some ao número que você está memorizando 2 unidades (pois 2 é o primeiro número da segunda tabela)
- Se não, apenas vá para a próxima tabela;
- Novamente o participante diz se o número está ou não na terceira tabela;
- Se estiver, some 4 ao valor que você têm memorizado; (esse é o primeiro número da terceira tabela)
- Se não, passe para o próximo cartão;
- Outra vez, peça que seja indicado se o número está ou não na tabela;
- Em caso afirmativo, some 8 ao número que você está memorizando; (esse é o primeiro número da quarta tabela)
- Caso contrário, ignore e passe para o seguinte;
- Finalmente, peça que seja informado se o número está no último quadro;
- Se estiver, some 16; (o primeiro número da última tabela)
- Se não, ignore;
O
resultado da soma que você, senhor mágico, esteve fazendo
mentalmente, será justamente o número que o participante pensou.
Esta atividade foi trabalhada por esta proponente, com os alunos. Em seguida, os próprios colegas fizeram a "mágica ",com os colegas. Desta forma, foram trabalhados conteúdos das áreas do desenvolvimento, tais como: atenção, concentração, orientação espacial, cálculo mental, operações matemáticas,interação social, oralidade, planejamento e outras funções cognitivas
ResponderExcluirFoi muito proveitosa a atividade...
Silvana Bassani