JOGO DOS TETRAMINÓS
Material:
Dado,
lápis de cores, folha de papel quadriculado e os cinco tetraminós.
Objetivos:
- compreender as transformações geométricas, prevendo a necessidade de realizar movimentos virar, rodar e deslizar
- desenvolver conceitos de medida de comprimento, medida de ângulo e medida de área
- desenvolver o pensamento visual-espacial
- Regras:
Cada
grupo dispõe de uma folha quadriculada
Pedir
para o aluno desenhar na folha quadriculada,
um retângulo 12
10
Entregar
ou mostrar cinco tetraminós
em correspondência com os números de 1 a 5 aos
alunos.
Na
sua vez, cada jogador lança o dado. Se sair um número de 1 a 5, irá
pintar no retângulo o tetraminó que corresponde a esse número, na
posição que lhe for mais conveniente, tendo em conta a intenção
de pavimentar o retângulo tanto quanto possível. Se sair 6, poderá
escolher qualquer dos 5 tetraminós para desenhar.
O
jogo acaba quando não for possível colocar mais tetraminós no
retângulo. Ganha quem conseguir colocar maior número de tetraminós
no retângulo.
FONTE: https://www.esec.pt/pagina/fcmat/documentos/Jogos_referentes.doc
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