DITADO DIVERTIDO
MANEIRAS DIVERTIDAS DE TREINAR DITADO
O ditado é o meio de que o professor pode lançar mão para medir o automatismo das palavras.
O objetivo do ditado deve ser para fixar conhecimentos, descobrir dificuldades não dominadas pelos alunos.
Para medir o automatismo das palavras treinadas, o professor poderá utilizar-se das seguintes atividades:
• Iniciar dando o ditado com consulta, para que o aluno possa verificar a grafia correta da palavra (se, a criança tiver alguma dúvida).
• Ler antes o ditado com voz pausada, pronunciando bem as palavras.
• Reler sempre o ditado dando oportunidade para o aluno corrigir erros.
• Colocar as fichas com as palavras no quadro, para os alunos fazerem a correção ou então escrever as palavras no quadro.
• A correção poderá ser também feita pelos colegas, trocando os cadernos, ou pelo próprio aluno.
Tipos de palavras a serem treinadas:
• Palavras que os alunos errarem nas produções de textos, nos exercícios de classe.
• Vocabulário do livro básico.
• Vocabulário novo de outros conteúdos (Geografia, História, Ciências, etc.).
SUGESTÕES DE TIPOS DE DITADOS
O professor deverá utilizar-se de meios mais atrativos, em vez de Cópias monótonas das palavras que as crianças têm mais dificuldades em escrever.
Para isso, deverá utilizar-se dos seguintes meios:
1- Jogos - Colocar as palavras que precisam ser treinadas em Caça-Palavras, Palavras Cruzadas, Bingos, Jogos da Memória.
- Dicionário - Pedir que procurem no dicionário as palavras a serem treinadas:
3 - Texto lacunado - O professor apresenta atividades com lacunas,para os alunos completarem.
Exemplo:
Ana foi ao circo.
Ela viu um _______________________e um ___________________________.
Ana ficou com tanto ________________________.
Que saiu correndo.
4 - Ditado cruzado - O professor elabora palavras cruzadas com as palavras que necessitam ser treinadas.
C A M P O
T E M P O
T A M P A
L E M B R A N Ç A
5 - Aluno x aluno
- Cada aluno faz a sua lista de palavras e depois dita para o colega do lado.
- Depois,trocam os ditados e cada um corrige o ditado do outro.
- O professor supervisiona depois.
6 - Ditado escreva e apague
O professor escreve uma palavra no quadro. Os alunos observam e lêem. Em seguida, o professor apaga a palavra e os alunos escrevem. Os alunos fazem a auto-correção quando a palavra é escrita novamente no quadro.
7 - Ditado com gravuras
- Apresentar aos alunos uma série de gravuras com a mesma dificuldade.
COELHO ABELHA FOLHA
- Explorar bem as gravuras, e pedir que as crianças coloquem a ficha debaixo de cada gravura (as fichas com as palavras serão feitas pelo professor).
- Pedir que separem as palavras em sílabas.
- Pedir que formem frases com as palavras.
8 - Bingo - Fazer o jogo do Bingo com as palavras a serem treinadas.
Exemplo:
cebola mocinho centavo centro
cinema cenoura cena centro
cinto cem oncinha concerto
o professor vai dizendo as palavras e os alunos irão marcando com tampinhas ou sementes.
9 - Ditado em grupo
- Cada grupo escolhe um colega para ditar as palavras.
- As palavras são previamente escolhidas.
- Depois, as crianças comparam seus ditados,procurando chegar à grafia correta, fazendo análises, comparações, consultas ao dicionário, apresentando o resultado depois para o grupo.
10 - Ditado visual
- O professor mostra fichas com desenhos ou gravuras de revistas com os nomes escritos atrás. Os alunos escrevem o que foi mostrado.
- Depois o professor vira a ficha, mostrando a palavra escrita e as crianças fazem a correção.
11 - Auto-ditado
- A criança mesma escreve as palavras e depois corrige em dupla com o colega.
12 - Jogo Ortográfico
- Entregar a cada grupo de 5 crianças uma sílaba. para que escrevam o maior número possível de palavras com aquela sílaba.
- Será o vencedor o grupo que conseguir escrever o maior número de palavras.
13 - Construção de frases
- Pedir que as crianças construam frase com as palavras que precisam ser treinadas.
14 - Objetos
- O professor mostra objetos ao vivo ou em gravuras sem falar o nome. As crianças escrevem os nomes.
15 - Listagem
- Pedir que os alunos façam listas de frutas, animais, verduras, alimentos, materiais de limpeza, etc.
- Depois, os alunos conferem para ver quem escreveu mais palavras.
16 - Adivinhações
- Dar várias "pistas" para as crianças descobrirem:
"Ele é peludo, gosta de comer ratos. Quem é?.."
17 - Jogo da memória
- Mostrar 5 ou 6 fichas com palavras ou desenhos.
- Depois,os alunos escrevem no caderno.
18 - Dominó
- Fazer fichas com desenhos e palavras.
19 - Trabalhando com sílabas
- Pedir que as crianças separem as palavras em sílabas, completem palavras que faltem sílabas, formar palavras com determinada sílaba.
20 - Ditado em colunas
- O professor entrega aos alunos uma folha com várias palavras escritas em colunas.
- O professor dita a palavra e os alunos riscam na lista a palavra ditada.
- As palavras são ditadas coluna por coluna.
21 - Ditado gráfico
- Distribuir uma folha de papel ofício para cada aluno.
- O professor vai dando as ordens, dizendo somente uma vez, sem repetir:
• Desenhar no meio da folha um quadrado grande.
• Em cima deste quadrado, desenhe uma mola.
• Em cima desta mola, desenhe um círculo como se fosse uma cabeça.
• De cada lado do círculo, desenhe orelhas de elefante.
• No lugar do nariz, desenhe uma lâmpada.
• No lugar da boca, desenhe o que você quiser.
• No lugar dos olhos, desenhe duas bananas.
• No lugar dos braços, desenhe dois retângulos, e os dedos são 5 penas.
• Uma perna é uma roda de bicicleta e a outra é um pé de galinha.
• Dê um nome bem maluco para este robô que você criou.
22 - Conceito
- O professor dá dicas e os alunos escrevem a palavra.
Exemplo:
- Escreva o nome de um animal mamífero que voa.
- Escreva o nome de um animal que tem penas e bota ovo.
- Escreva o nome do objeto onde sentamos.
- Escreva o nome de uma coisa bem azeda.
Ditado Dinâmico
O professor mostra gravuras ou objetos e as crianças escrevem a palavra. Ou então mostra a palavra e eles fazem os desenhos.
Ditado com Dicas
O professor dá as "dicas" para o aluno descobrir a palavra.
" É amarelo, redondo e ilumina a Terra". (Sol)
" É cheiroso e usamos para tomar banho".(sabonete)
Variação: os alunos dão as dicas para os colegas.
" É amarelo, redondo e ilumina a Terra". (Sol)
" É cheiroso e usamos para tomar banho".(sabonete)
Variação: os alunos dão as dicas para os colegas.
Ditado Relâmpago
Este ditado visa principalmente ao treino das dificuldades ortográficas.
Mostrar a palavra numa ficha ou escrever no quadro.
O aluno lê a palavra.
O professor esconde a palavra e o aluno escreve a palavra.
Depois, o professor mostra a palavra.
Mostrar a palavra numa ficha ou escrever no quadro.
O aluno lê a palavra.
O professor esconde a palavra e o aluno escreve a palavra.
Depois, o professor mostra a palavra.
Auto Ditado
Os alunos escrevem uma lista de palavras que quiserem.
Eles gostam muito deste tipo de ditado e ao fazê-lo aumentam sua auto-confiança, procurando melhorar cada vez mais e errar menos.
Eles gostam muito deste tipo de ditado e ao fazê-lo aumentam sua auto-confiança, procurando melhorar cada vez mais e errar menos.
Ditado com desenhos
O professor mostra uma gravura com desenhos de diversos objetos, animais, tipos de alimentos, frutas, etc.
É dado um tempo para os alunos memorizarem os objetos que constam na gravura.
Depois, o professor retira a gravura e os alunos procuram escrever os nomes dos objetos.
Quem escrever mais palavras será o campeão.
Variação: em vez de mostrar desenhos ou gravuras, o professor mostrará um grupo de palavras de treinos ortográficos estudados pelos alunos.
É dado um tempo para os alunos memorizarem os objetos que constam na gravura.
Depois, o professor retira a gravura e os alunos procuram escrever os nomes dos objetos.
Quem escrever mais palavras será o campeão.
Variação: em vez de mostrar desenhos ou gravuras, o professor mostrará um grupo de palavras de treinos ortográficos estudados pelos alunos.
Ditado Cochicho
O professor mostra a palavra numa ficha ou escreve no quadro.
Ele fala a palavra bem baixo, exagerando a sua articulação.
Os alunos lêem a palavra em voz alta.
Os alunos escrevem a palavra.
Depois, conferem se escreveram a palavra certa.
Ele fala a palavra bem baixo, exagerando a sua articulação.
Os alunos lêem a palavra em voz alta.
Os alunos escrevem a palavra.
Depois, conferem se escreveram a palavra certa.
Ditado Desenhado
Ler as palavras das fichinhas e fazer os desenhos correspondentes nos quadrinhos.
Ditado Adedanha
O professor sorteia uma letra do alfabeto.
Os alunos vão escrever nomes: animal, planta, objeto, etc.
Os alunos vão escrever nomes: animal, planta, objeto, etc.
Ditado Bingo
O professor prepara as cartelas do bingo com as palavras.
Os alunos marcam com um X as palavras que forem sorteadas.
Os alunos marcam com um X as palavras que forem sorteadas.
Ditado surpresa
Coloque alguns objetos dentro de uma caixinha bem bonita e passe durante a aula pela sala. As crianças vão tirando os objetos e escrevendo sua lista.
Ditado Lacunado
O aluno recebe a cópia de um texto do qual foram retiradas algumas palavras. Sua tarefa é acompanhar a leitura do professor e completar as lacunas. A atividade permite ao professor selecionar os aspectos que pretende explorar, como palavras acentuadas, r ou rr, l ou u, s ou ss, por exemplo. Outra maneira de trabalhar com o ditado lacunado é envolver os alunos na seleção de palavras que eles considerem difíceis. Em geral essas palavras são aquelas em que há o emprego de letras rivais para uma mesma posição. Um grupo de alunos seleciona previamente as palavras que devem ser omitidas da cópia e dita o texto aos demais. Depois outro grupo realiza a tarefa.
Ditado em Duplas
O professor seleciona um pequeno trecho que deverá ser ditado e organiza a turma em duplas heterogêneas, envolvendo os alunos com maior ou menor facilidade em ortografia. Quem tem maior dificuldade dita primeiro. Além de ditar, o aluno deve também acompanhar o que o colega está escrevendo e apontar os erros que for encontrando. Depois quem escreveu primeiro dita ao outro o mesmo texto. Isso permite que a criança com mais dificuldades possa obter melhores resultados e se encoraje para aceitar novos desafios.
Jogo do Ditado
Há ainda uma outra variação interessante que permite trabalhar a articulação entre aumento da velocidade na escrita e redução de problemas ortográficos. O professor põe no quadro-negro várias cópias do texto a ser ditado. O aluno deve se dirigir ao local em que estão afixados os textos, memorizar um trecho, voltar à sua carteira e escrever a passagem. Vence quem escrever em menos tempo, com letra legível e menor número de erros.
Ditado Musical
Coloca-se uma música para os alunos escutarem. No momento que ela pára, os alunos devem escrever a última palavra que ouviram. Uma variação: ter a letra da música com lacunas, depois de ouvir a música, escrever as palavras que faltam.
Coloca-se uma música para os alunos escutarem. No momento que ela pára, os alunos devem escrever a última palavra que ouviram. Uma variação: ter a letra da música com lacunas, depois de ouvir a música, escrever as palavras que faltam.
Ditado Completando Frases
A professora escreve uma frase incompleta e dá 2 ou 3 opções de palavras para que os alunos completem a frase. Essas palavras não são escritas. Ex.: A casa é__________. (pequena, amarela, bonita).
Pode aumentar o grau de dificuldade pedindo que completem a frase com duas palavras.
Ditado Relâmpago com Frases
A professora escreve uma frase e pede que leiam. Em seguida, apaga a frase e pede que escrevam.
Ditado Soletrando (Sonia Ubeda)
Dito a palavra e as crianças soletram sílaba por sílaba.
Isso tem auxiliado bastante o processo de construção de escrita de minhas crianças. Durante o ditado costumo lançar perguntas como: é com z ou s? x ou ch? porque? porque l e não u?
Mesmo os que ainda não conseguem escrever de forma convencional, conhecendo as letras do alfabeto, conseguem acertar a maioria das palavras e isso gera maior estímulo e confiança.
Temos que ver a forma de ditado que dá melhores resultados em nossa sala de aula. De repente, o que é bom para minha sala não o é para a sua. As turmas são diferentes.
O ano passado meus alunos gostavam de ditado em ordem alfabética. Cada aluno ditava uma palavra seguindo a ordem alfabética para não ter bagunça um dia seguíamos a ordem da chamada e outro dia as fileiras de carteiras.
Isso tem auxiliado bastante o processo de construção de escrita de minhas crianças. Durante o ditado costumo lançar perguntas como: é com z ou s? x ou ch? porque? porque l e não u?
Mesmo os que ainda não conseguem escrever de forma convencional, conhecendo as letras do alfabeto, conseguem acertar a maioria das palavras e isso gera maior estímulo e confiança.
Temos que ver a forma de ditado que dá melhores resultados em nossa sala de aula. De repente, o que é bom para minha sala não o é para a sua. As turmas são diferentes.
O ano passado meus alunos gostavam de ditado em ordem alfabética. Cada aluno ditava uma palavra seguindo a ordem alfabética para não ter bagunça um dia seguíamos a ordem da chamada e outro dia as fileiras de carteiras.
Jogo do Ditado
Há ainda uma outra variação interessante que permite trabalhar a articulação entre aumento da velocidade na escrita e redução de problemas ortográficos. O professor põe no quadro-negro várias cópias do texto a ser ditado. O aluno deve se dirigir ao local em que estão afixados os textos, memorizar um trecho, voltar à sua carteira e escrever a passagem. Vence quem escrever em menos tempo, com letra legível e menor número de erros.
Ditado com Apoio
Colocar um cartaz com as sílabas, acentos, r, s, n, m, l, u e vogais. Ao falar uma palavra, apontar para as sílabas da mesma. Em seguida as crianças escrevem a palavra ditada. Funciona como um “jogo da memória”.
Fontes: http://paraisodoeducando.blogspot.com/2011/06/aula-dinamica-ditado.html
https://cantinhodatiavere.blogspot.com/2011/02/ditado-divertido.html
https://cantinhodatiavere.blogspot.com/2011/02/ditado-divertido.html
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